Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Engenhão terá novas obras em 2015, mas não será fechado, garante Paes


Interditado desde março, estádio será devolvido em duas etapas: primeira
terá reforço na cobertura, e segunda envolve adequação às Olimpíadas




Construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, com o custo de R$ 380 milhões, o Engenhão estará de volta ao cenário carioca no segundo semestre de 2014. Nesta sexta-feira, a prefeitura, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e membros da Empresa Olímpica Municipal (EOM) apresentaram os avanços e o momento do projeto carioca para as Olimpíadas. Para o estádio, que será palco das competições de atletismo em 2016, foram anunciadas novas intervenções em 2015, mas sem a necessidade de fechamento, segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

- Essas obras não impactam no aproveitamento do estádio desde a sua liberação no segundo semestre de 2014. O Engenhão será mais integrado, com novos acessos que facilitarão a entrada e saída do estádio - afirmou Paes.
Imagens da EOM mostram detalhes no entorno do estádio (Foto: Reprodução)

O Engenhão será devolvido aos torcedores em etapas. Na primeira, que teve início em julho de 2013 e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2014, serão feitas as obras de reforço da cobertura do estádio que, por falhas e risco à segurança, fizeram o local ser fechado em março deste ano. Depois, a partir do primeiro trimestre de 2015, serão realizadas as intervenções para que o local esteja adequado aos requerimentos olímpicos. A conclusão estimada é para o primeiro trimestre de 2016. O valor total dos investimentos não foi divulgado.

Eduardo Paes não poupou críticas ao projeto de construção do estádio e prometeu “entregar o estádio com outro padrão”. Ele chamou de inaceitável o fechamento que, para ele, não será repetido com os equipamentos olímpicos de 2016.

- Pretendemos devolver o Engenhão com outro padrão. Com estruturas firmes, e com toda a frente aberta. A nossa ideia é consolidar o estádio, devolvê-lo ao povo, integrar o Engenhão dentro do cenário do Rio de Janeiro. Entregá-lo à cidade de verdade. O Engenhão tem uma grande importância para o Rio de Janeiro e para o futebol da cidade – disse Paes.
Reprodução de material da OEM mostra obras que serão feitas (Foto: Reprodução )
Estádio terá ampliação temporária para 60 mil pessoas

Até o primeiro trimestre de 2016, o Engenhão receberá mais 15 mil assentos, todos temporários. Além disso, a prefeitura colocará em ação uma grande melhoria urbanística no local, que visa a acabar com os infindáveis problemas causados em dias de grandes jogos de futebol no local, por exemplo, devido ao difícil fluxo para entrada e saída dos torcedores no bairro do Engenho de Dentro.

As duas pistas de atletismo - a oficial e a de aquecimento - serão completamente trocadas. A capacidade de iluminação do estádio será ampliada, assim como serão refeitos os dutos sob a pista de atletismo principal, aumentando a capacidade de passagem de cabos de transmissão, entre outros. O estádio também vai ganhar nova rampa de acesso para atletas paralímpicos até a pista de atletismo.
Acessos do Engenhão terão mudanças para facilitar o trânsito de pessoas (Foto: Reprodução )
As vias de acesso ao estádio serão ampliadas. Além das obras já finalizadas no Viaduto da Abolição, serão feitas obras de drenagem para evitar alagamentos, e toda a urbanização da comunidade Belém-Belém (obras começam no final do ano). Uma nova via, em linha reta ao estádio, será aberta. Ela será chamada de Via Projetada, que vai facilitar a entrada e a saída do público do local. Ao todo, 34,6 mil m² de calçadas serão pavimentadas no entorno de 27 km de vias com trabalhos de intervenção, tudo no padrão “bairro maravilha”, da prefeitura do Rio.

- Todas as áreas dos galpões servirão como uma praça. A escola municipal permanece. A quadra do estádio será transformada em uma grande área de lazer, com ciclovias, sempre focando na acessibilidade e deslocamento – frisou o prefeito Eduardo Paes.

Engenhão está fechado desde 26 de março

Principal construção dos Jogos Pan-americanos de 2007, o Engenhão está fechado desde o dia 26 de março, após a prefeitura do Rio receber da empresa alemã Schlaich Bergerman und Partner (SBP) um estudo indicando o risco de a cobertura ceder com ventos acima de 63km/h.
Engenhão está fechado desde o dia 26 de março (Foto: EFE)
Financiador da obra, o governo municipal encomendou à empresa um laudo para determinar a solução do problema. Entregue ao Botafogo no dia 3 de julho, o extenso material escrito em inglês indica algumas alternativas que serão avaliadas por outra empresa, a canadense RWDI.

Pavilhões esportivos em construção


A Prefeitura e a Empresa Olímpica Municipal (EOM) ainda trabalham em outras intervenções de olho nas Olimpíadas de 2016. Entre elas, o avanço da Transcarioca, das obras no entorno do Maracanã, com ênfase em acessibilidade, e os projetos de desenvolvimento social, como o Rio Criança Global, que universaliza o ensino do inglês nas escolas municipais, e o Ginásio Experimental Olímpico, onde alunos da rede municipal desenvolvem seu potencial esportivo aliados à educação. No segundo semestre, serão iniciadas as obras do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Aquático, do Centro de Tênis, da Arena de Handebol, do Velódromo e de um hotel.

Três pavilhões esportivos do Parque Olímpico, que receberão provas de cinco modalidades olímpicas e cinco paralímpicas, começaram a ser construídos em julho. De acordo com a assessoria da EOM, a cidade já atingiu o compromisso de ter 44.500 quartos para a Família Olímpica.
Eduardo Paes apresentou como está a preparação três anos antes dos Jogos (Foto: Beth Santos)

O Porto Maravilha apresenta mudanças significativas em sua revitalização da zona portuária da cidade, como o Museu de Arte do Rio. O Centro de Operações Rio funciona desde 2010 na Cidade Nova, no Centro, com 400 profissionais trabalhando em três turnos, 24 horas por dia, realizando monitoramento constante e ações integradas.

A Transoeste já liga a Barra a Santa Cruz e diminuiu pela metade o tempo de viagem entre os dois locais. O novo Sambódromo foi inaugurado para o Carnaval de 2012, enquanto o Parque dos Atletas está sendo usado pela população como área de lazer e para a prática de esportes, e vai receber eventos como o Rock in Rio.

A Prefeitura também entregou, em 2012, as primeiras obras de macrodrenagem do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá. A construção da passarela sobre a Via Férrea, que ligará o Maracanã à Quinta da Boa Vista, está prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2014, assim como a remodelação completa do entorno do estádio.

Por Thierry GozzerRio de Janeiro

Usando rede social, mulher de Oswaldo posta críticas ao Botafogo


Após o Alvinegro derrotar o Vitória e reassumir a ponta do Brasileiro, perfil de Jeniffer Setti frisa falta de apoio do clube e da torcida à equipe

Mulher de Oswaldo critica falta de apoio
 no Botafogo 
(Foto: Reprodução / Facebook)
O triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, na noite de quinta-feira, recolocou o Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro. Jogadores e o treinador Oswaldo de Oliveira ressaltaram a importância do apoio dos quase 20 mil expectadores presentes ao Maracanã, uma resposta positiva dada pela torcida ao pacto proposto por Seedorf. Após o importante resultado, porém, Jeniffer Setti, esposa do técnico botafoguense, foi na contramão do discurso do marido e dos atletas, postando em seu perfil no Facebook críticas ao clube e à falta de incentivo dos torcedores alvinegros.

- Botafogo líder do campeonato! Sem salários, sem jogadores, sem Engenhão, sem o apoio da torcida, sem o puxasaquismo da imprensa e sem jogadores. Está na hora dessa torcida parar de reclamar e engolir suas murmúrias. Pronto, falei. Oswaldo, meu amor, parabéns pelo seu talento e coragem para passar por cima de tudo isso com humildade e paciência. Aff, pronto, falei! – expressou-se Jeniffer em sua conta na rede social.

Ainda na discussão, Jeniffer voltou a detonar o Botafogo, afirmando que os reservas alvinegros são muitos jovens. Com isso, ela crê que o time não está à altura de outros grandes brasileiros.

- Os meninos que acabaram de sair da base? Para mim, time é o São Paulo, o Corinthians, Atlético Mineiro e etc... É só comparar... - disparou.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Elias dá minutos preciosos ao Botafogo e ganha elogios de Oswaldo


Reforço para o Campeonato Brasileiro, atacante, ex-Resende, tem menos de 100 minutos em campo pelo time em quatro jogos e dois gols marcados






Contratado para reforçar o Botafogo na disputa do Campeonato Brasileiro, o atacante Elias vem correspondendo ao que o técnico Oswaldo de Oliveira pretendia quando o chamou para conversar em campo depois da semifinal da Taça Rio, ainda atuando pelo Resende. A expectativa era por minutos preciosos do jogador sempre que entrasse em campo.

Até o momento, Elias só teve chances saindo do banco de reservas. Em quatro jogos, somou 97 minutos e fez dois gols. O primeiro contra o Náutico, quando entrou no intervalo do jogo, e marcou em apenas quatro minutos. Contra o Vitória, domingo, fechou o placar em 2 a 0 (veja o vídeo) sete minutos depois de substituir Vitinho.

- Estou acreditando sempre que o Elias possa fazer o gol quando a gente precisa. Daqui para frente, confio nessa resposta positiva dele - afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.


Elias foi um dos destaques do Resende no Campeonato Carioca, levando o time até a semifinal da Taça Rio. Na ocasião, mesmo sendo derrotado por 5 a 0 e desperdiçando uma cobrança de pênalti, chamou a atenção de Oswaldo. Hoje, o atacante só tem a agradecer.

- Fiquei muito feliz com esse primeiro gol no Maracanã, uma satisfação imensa. Fui coroado. Agradeço aos meus companheiros, que me receberam muito bem, e ao Oswaldo, que sempre conversa e me dá apoio. Precisando de mim, espero ajudar - afirmou Elias.

Oswaldo só não aprovou a comemoração de Elias em uma das escadas que dão acesso da arquibancada para o gramado. O jogador acabou sendo punido pelo cartão amarelo, uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como já havia acontecido com Elias, do Flamengo, no clássico de domingo.

- Para todos que participam deste espetáculo, o comportamento e o comedimento em algumas coisas que são colocadas pela Fifa, que observa e pesquisa, precisam ser praticado. Os jogadores devem pensar antes de fazer alguma coisa que possa estimular o torcedor a querer invadir o campo, como já aconteceu. Respeito, disciplina e obediência devem existir, e reconhecer o seu limite é importante - analisou o treinador.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

Manu no colo e Neymar nos pés: o primeiro gol de Vitinho no Maracanã




Jovem entra com a filha em campo pela primeira vez e, com as chuteiras do craque do Barcelona, abre caminho para o Botafogo liderar o Brasileiro


Na cabeça, a responsabilidade de quem foi pai aos 19 anos. Nos pés, a mesma chuteira utilizada por Neymar. No colo, a filha Manuela, de apenas três meses, que pela primeira vez entrou em um gramado de futebol e logo no Maracanã. Deu sorte. O jovem Vitinho fez um gol (veja o vídeo), o seu primeiro no estádio, criou boas jogadas e saiu de campo aplaudido pela torcida do Botafogo na vitória por 2 a 0 sobre o Vitória, que deixou o time na liderança do Campeonato Brasileiro.


Vitinho não fazia um gol desde a derrota por 2 a 1 para o Bahia, em Aracaju, no dia 5 de junho. Foi o sétimo dele na temporada em um jogo no qual a torcida parecia ter recobrado a confiança em uma das grandes apostas do clube ao gritar que "Vitinho é melhor do que Neymar" antes do início do confronto com o Vitória.

O cuidado com o jogador é evidente no clube. No intervalo do jogo, quando o Botafogo vencia por 1 a 0, Seedorf impediu que Vitinho, autor do primeiro gol, fosse assediado para entrevistas na saída de campo. Mesmo com as repetidas substituições do jovem, o técnico Oswaldo de Oliveira tem mantido suas convicções e contado com a ajuda do grupo para dar cada vez mais apoio a ele.

- A gente tem se dedicado muito ao Vitinho. Todos os companheiros estão se dedicando muito a ele, tem merecido atenção especial dentro do clube. Vejo que está pronto para evoluir, reagir. Ele é muito jovem e precisa de amadurecimento, mas hoje deu uma demonstração de que isso é viável - afirmou Oswaldo.

Vitinho entra em campo com a filha Manuela, de três meses, no colo (Foto: Pedro Martins/T&T Comunicação)
Vitinho assumiu a condição de titular do Botafogo com a negociação de Fellype Gabriel para o Sharjah, dos Emirados Árabes. Desde então, vem mantendo a posição e sendo cobrado por isso. Suas jogadas são sempre seguidas de perto pela torcida, que não tem demonstrado paciência com seus erros, principalmente quando tenta jogadas individuais.

Nas categorias de base, Vitinho sempre foi conhecido pelo drible fácil. Contra o Vitória, conseguiu uma boa arrancada da defesa para o ataque, como já havia acontecido contra o Flamengo, mas desta vez teve seu chute bloqueado pelo último defensor. Em outra jogada, um zagueiro impediu sua finalização já dentro da área.

Se teve destaque fazendo gol, sofrendo faltas (cinco, recorde no jogo) e criando jogadas de ataque contra o Vitória, Vitinho também mostrou dedicação ao setor de marcação. Ele conseguiu três roubadas de bola, menos apenas do que os volantes Marcelo Mattos (quatro) e Gabriel (cinco). Além disso, manteve a média de finalizações, com três, perdendo apenas para Lodeiro (cinco).

Contra o Vasco, domingo, Vitinho novamente estará em campo como titular do Botafogo, no Maracanã. Desta vez, como líder do Campeonato Brasileiro e um dos principais artilheiros da equipe na temporada. O jovem, como disse Oswaldo, merece cada vez mais atenção, mas não deixa de lado sua responsabilidade de pai, carregando seu amuleto Manuela.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo celebra simbiose com a torcida do Botafogo no Maracanã


Time vence o Vitória por 2 a 0, assume a liderança do Brasileiro e técnico vê mudança na relação com a vibração que vem da arquibancada


Oswaldo durante o Botafogo x Vitória
(Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
A conquista da liderança do Campeonato Brasileiro levou o Botafogo a uma comemoração dupla. Não apenas por ter vencido o Vitória por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã, mas pela relação estabelecida pela torcida antes, durante e depois do confronto, que contou com quase 20 mil pessoas no primeiro jogo do clube como mandante no estádio depois de sua reinauguração.

Desde terça-feira, quando o presidente Maurício Assumpção concedeu entrevista coletiva até a convocação feita por Seedorf na véspera do jogo, a preocupação foi estimular os torcedores. Principalmente depois de os resultados da noite de quarta-feira terem favorecido o Botafogo.

- O fator mais importante foi o que vinha faltando ao Botafogo, que era a participação da torcida. A chamada que a diretoria e o Seedorf deram efeito. Não existe time campeão sem a participação de uma torcida inflamada e vibrante especialmente nesses jogos de meio de semana, quando é comum cair a audiência - afirmou Oswaldo.

O treinador do Botafogo lembrou, inclusive, do tempo em que comandou o Corinthians. Ele citou a diferença de atuação do time quando atuava pela Copa Mercosul e no Campeonato Brasileiro de 1999. Agora, viu o mesmo acontecer com o Botafogo nos jogos disputados na Copa do Brasil em Volta Redonda.

- Isso bloqueia o entusiasmo. O jogador precisa disso, pois é uma rotina repetida 70 vezes por ano. Se não estiver motivado vai declinar. Sentimos isso na pele quando fomos massacrados pela torcida do CRB-AL, em Maceió. Tivemos o mesmo problema contra o Figueirense lá e em Volta Redonda não havia resposta. A torcida desta vez estimulou, vibrou os 90 minutos e deu a resposta. Essa simbiose, conjunção, ou seja lá que nome dê, é muito importante - disse o treinador.

A participação da torcida fez Oswaldo considerar o jogo desta quinta-feira o melhor do Botafogo em termos de equilíbrio. Desta vez, o time conseguiu manter o ritmo nos dois tempos, evitando qualquer tipo de reação do adversário.

- O time foi irrepreensível do início ao fim. Não foi brilhante, mas consistente, com a mesma pegada o tempo todo, sem falta de atenção e isso veio de fora para dentro - comentou Oswaldo.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Vasco, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O time lidera a competição, com 20 pontos.

Por Thales Soares Rio de Janeiro