Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Botafogo x Confiança: prováveis times, desfalques e onde assistir


Alvinegro vai em busca de mais uma vitória em casa e ainda pode assumir a liderança na rodada, enquanto o Dragão vai atrás de um triunfo na luta contra o rebaixamento





Botafogo em ação no Estádio Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Nesta quarta-feira, às 19h, Botafogo e Confiança se enfrentam no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 33ª rodada da Série B. O Alvinegro vai atrás de mais um triunfo em seus domínios e espera um tropeço do Coritiba para assumir a liderança do campeonato. Já o Dragão, espera uma vitória para continuar na briga pela permanência na segunda divisão.


> Simule os jogos e veja a classificação da Série B


O melhor mandante da competição vai jogar em casa em busca de mais um grande resultado diante de sua torcida. Se vencer, o Botafogo pode assumir a liderança da Série B, porém precisa de um tropeço do Coritiba, que joga com o Operário na rodada. O Alvinegro está com 56 pontos, enquanto o Coxa lidera com 58.


O Botafogo sofreu uma grande baixa para o confronto. Um dos principais destaques da equipe na temporada, Chay se lesionou na última partida, contra o Goiás. Enderson Moreira terá que ‘quebrar a cabeça’ para substituir o jogador, que tem oito gols e sete assistências no campeonato. O meia-atacante está fora do jogo e não tem prazo de recuperação definido.


FICHA TÉCNICA

Botafogo x Confiança
Campeonato Brasileiro Série B - 33ª rodada

Data e horário: 03/11/2021, ás 19h
Local: Estádio Nilton Santos, em Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Onde assistir: Premiere e tempo real pelo LANCE!


PROVÁVEIS TIMES

BOTAFOGO (Técnico: Enderson Moreira)

Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo; Barreto, Pedro Castro e Luiz Henrique; Ronald, Marco Antônio e Rafael Navarro.

Suspensos: Ninguém
Pendurados: Diego Loureiro, Diego Gonçalves, Marco Antônio, Barreto, Carli, Carlinhos e Pedro Castro
Fora: Gatito e Chay


CONFIANÇA (Técnico: Luizinho Lopes)

Rafael Santos, Jonathan Bocão, Nirley, Adalberto e João Paulo; Vinícius Barba, Rafael Vila, Álvaro e Ítalo; Willians Santana e Hernane Brocador (Lohan).

Suspensos: Madison
Pendurados: Nirley, Isaque, Neto Berola, Hernane Brocador, Madison, Jonathan Bocão e Adalberto
Fora: Everton, Nery Bareiro, Jhemerson e Robinho (lesionados) e Madison (suspenso).


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Barreto lamenta ausência de Chay, mas vê Botafogo próximo do acesso: "Expectativa rodada a rodada"


Volante comemora titularidade e vê acesso próximo, mas faz alerta para reta final da Série B: "Falta pouco para conseguir, mas ainda temos que ralar muito"




Barreto não escondeu a ansiedade: o Botafogo faz a contagem regressiva para o retorno à elite do futebol brasileiro. Com posição consolidada no G-4 da Série B, o volante pede o gás final para garantir o acesso, mas alerta para as armadilhas que a reta final do campeonato pode oferecer.


- As disputas são mais intensas, os jogos têm dois times com expectativas na competição. Vai ser mais truncado, decidido no detalhe. Nossa equipe tem potencial na defesa e no ataque, principalmente em casa. Vamos pegar um time da parte de baixo da tabela, mas estamos conscientes e vamos buscar a vitória - disse.



- A expectativa de acesso vem rodada a rodada. Para o ano que vem, com perspectiva de Série A, temos grande expectativa. Chance de o clube melhorar, conseguir coisas diferentes. Isso deixa o jogador mais motivado - completou.


O Botafogo encara o Confiança às 19h (de Brasília) da próxima quarta-feira, no Nilton Santos, com chances de assumir a liderança da Série B pela primeira vez. Com 56 pontos, o time alvinegro está a dois do primeiro colocado, Coritiba, e a sete de alcançar a soma mágica de 63, que historicamente, na média, garante lugar entre os quatro primeiros colocados.




Barreto é titular absoluto do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O meio-campista analisou o grande problema que o Bota tem para a rodada: a ausência de Chay. Com entorse no tornozelo direito, o camisa 14 está fora do jogo.


- Chay é um jogador de muita qualidade, que gosta do drible. Quando o jogo está difícil ele faz algo diferente. Mas temos que valorizar as outras peças do grupo. A gente torce para ele voltar logo, porque o campeonato não acabou e temos que vencer jogos. Vamos tentar encaixar o jogo amanhã para sair com o resultado positivo.


Outras respostas de Barreto


Administrando a ansiedade


O grupo se mostrou tranquilo mesmo nos momentos mais difíceis. O Paulo, psicólogo, nos ajuda muito. A psicologia faz diferença dentro do futebol. O grupo está unido nesse objetivo. Falta pouco para conseguir, mas ainda temos que ralar muito.



Botafogo pode assumir a liderança da Série B contra o Confiança (https://ge.globo.com/video/botafogo-pode-assumir-a-lideranca-da-serie-b-contra-o-confianca-10003502.ghtml)



Cão de guarda

Eu jogo nessa função mais de marcação, vou pouco para frente. No máximo nos escanteios. Gostaria muito de fazer gols, mas melhorar os números da defesa já me valoriza bastante. É a minha característica, é como posso ser útil para o grupo.


Eu sou um jogador mais defensivo. O esquema que a gente usa me deixa sempre atrás da linha da bola, atacar marcando. Venho fazendo isso no campeonato, e o time tem conseguido bons resultados também.


Confiança do professor

Consegui aproveitar as oportunidades, fazer o meu papel bem feito. É legal estar ligado nos números, e isso me deixa motivado, não sair da equipe. Tento fazer o meu papel da melhor maneira possível. Sigo o que o professor pede e acredito que estou bem. Mas sempre ligado, porque quem entra dá conta do recado. Não quero sair do time, ainda mais nessa reta final.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Melhor mandante da Série B, Botafogo dá últimos passos para conquistar acesso; veja probabilidade


Alvinegro fez a melhor campanha dentro de casa na Série B e ocupa a segunda colocação do Brasileiro; Time tem 98% de chance de conquistar o acesso





Botafogo sofreu apenas duas derrotas no Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na reta final da Série B, o acesso do Botafogo parece inevitável. Após decolar na segunda metade do primeiro turno, o time se consolidou como melhor mandante da competição e dá os passos finais para retornar à elite do futebol brasileiro. Com mais seis jogos à frente, o Alvinegro enfrenta clubes que lutam contra o rebaixamento, em sua maioria, para concretizar seu maior objetivo.


Apesar de um início tortuoso, a campanha de 2021 foi mais marcada por comemorações que derrotas. Sob nova direção, com o técnico Enderson Moreira, o time ganhou confiança e emplacou quatro partidas de invencibilidade. Em casa, o Botafogo conquistou 13 vitórias, 1 empate e 2 derrotas em 16 jogos.


Na segunda colocação da Série B, as chances de acesso são de 98%, ficando apenas atrás do Coritiba, atual líder por dois pontos de diferença. Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG. Desta forma, o Glorioso está praticamente garantido na Série A de 2022, e pode até terminar a temporada em primeiro lugar.


+ Quem entra no lugar de Chay? Botafogo tem diferentes opções para substituir o meia


Com apenas seis jogos para cumprir no Brasileiro, o clube se prepara para enfrentar adversários dentro e fora de casa, mas tendo em comum uma campanha inferior à do Alvinegro. Confiança e Brasil de Pelotas lutam contra o rebaixamento, enquanto a Ponte Preta segue próxima do Z4. Operário e Vasco, com 41 e 47 pontos respectivamente, figuram no meio da tabela e não devem ameaçar o principal objetivo botafoguense.

De todos os últimos duelos do Botafogo, talvez apenas o Guarani represente a possibilidade de complicações para o time. Ainda assim, o adversário está a sete pontos de diferença, ocupando a sexta colocação da Série B. Além da distância, o confronto irá encerrar a competição, quando o Alvinegro pode estar mais que garantido na primeira divisão.


Nesta quarta-feira, o Alvinegro encara o Confiança no Estádio Nilton Santos, às 19h, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileiro. Inseguro, o azulino está em uma situação diretamente oposta ao time carioca, com 83.8% de chances de rebaixamento para a Série C na próxima temporada. Em primeiro lugar na classificação do returno, a previsão é de que o Botafogo dê mais um passo em direção ao retorno do clube à elite do futebol brasileiro.




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Da desconfiança ao aplauso: 5 jogadores do Botafogo que surpreenderam na Série B


Clube não confirma expectativa de sofrimento e faz campanha sólida rumo ao acesso. No caminho, atletas dão volta por cima ou contestaram a crítica ao render mais do que o esperado




O elenco com muitos nomes desconhecidos e o início vascilante do Botafogo na Série B fizeram torcida e boa parte da imprensa projetar uma campanha com fortes emoções. Para alegria dos alvinegros, os prognósticos mais pessimistas não se confirmaram. A seis rodadas do fim do campeonato, o clube caminha confiante de volta à elite liderado em campo por muitos jogadores que recebiam olhos tortos há alguns meses.


Dos últimos jogos do primeiro turno em diante, o Bota teve um ponto de virada na temporada. A chegada de Enderson Moreira fez a equipe reagir na competição com uma sequência de vitórias. Entrou no G-4 para não sair mais, e hoje briga pela liderança. A boa fase fez o torcedor se surpreender não só com as atuações do time, mas também com a individualidade de alguns atletas que antes eram tratados com desconfiança ou até certa resistência. O ge lista os cinco principais.


+ Enderson completa um turno pelo Botafogo




Antes contestado, Barreto virou cão de guarda — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Joel Carli

O argentino nunca foi cornetado pelos alvinegros, mas a volta ao clube aos 35 anos não era tratada como grande reforço para o campo. Muitos esperavam a influência positiva do zagueiro apenas nos vestiários. Acontece que Carli não só joga como se tornou um dos destaques da campanha do Botafogo.


Além da liderança que já era esperada, o defensor apresenta bom desempenho e é destaque nos números. Com ele em campo, o Botafogo venceu oito de 11 rodadas. Em média, a equipe sofre o dobro dos gols quando não conta com o capitán em jogos da Série B.




Capitão voltou com autoridade ao time titular — Foto: André Durão


+ Aos 12 anos, Giovanna é referência no Botafogo


Chay

O camisa 14 é outro que não foi cornetado, mas mostrou em campo nível muito acima do que torcida e crítica esperavam. Aos 30 anos, chegou para a primeira chance em um grande clube e não sentiu o peso da camisa. Rapidamente se tornou o maestro da equipe. Virou o cara das bolas paradas e o jogador mais procurado pelo companheiros.


Em 29 rodadas da Série B, Chay marcou oito gols e deu sete assistências. Só perde em números para Rafael Navarro, o jogador mais decisivo do Bota na temporada. O grande desempenho já rendeu uma renovação de contrato com o clube.




Camisa 14 é um dos destaques da Série B — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



Barreto

O volante começou a ser cornetado antes mesmo de estrear pelo clube. Chegou em um período turbulento da temporada, mas ganhou o reconhecimento da torcida com um trabalho silencioso e eficiente.


Hoje, é titular absoluto. Barreto é o líder de desarmes do time no campeonato. Dá segurança à retaguarda alvinegra e é um dos responsáveis por o Botafogo ter uma das melhores defesas da Série B.



Melhor mandante da Série B, Botafogo pega o Confiança em casa (https://ge.globo.com/video/melhor-mandante-da-serie-b-botafogo-pega-o-confianca-em-casa-9999973.ghtml)


Warley

O atacante é protagonista de uma grande reviravolta nesse ano. No início, estava cotado para ser dispensado. Ficou, recuperou espaço e virou titular do time. Em 27 jogos da segunda divisão, fez três gols e deu passes para outros quatro.


Chegou a ser utilizado como lateral no início da temporada, mas fez os melhores jogos como ponta pela direita. Já desbancou nomes que estavam mais tarimbados para a posição e, hoje, já é considerado para continuar no elenco com um acesso à Série A.




Warley se consolidou na ponta direita — Foto: Celio Junior/AGIF


Carlinhos

Da última leva de reforços, o experiente lateral-esquerdo chegou sob dúvidas. Alguns torcedores debatiam a necessidade da contratação quando o elenco tinha Jonathan Silva e Hugo e outros setores pareciam mais carentes. Só que a sequência de jogos mostrou que a importância do defensor de 34 anos.


Carlinhos chegou do Fortaleza, onde já trabalhou com Enderson Moreira, e virou titular da posição. Mostrou segurança na marcação e aprendeu rápido a maneira de jogar do time. Além dos atributos físicos, também aumentou a experiência, junto de Carli, de um setor que contava com muitos jovens. Tem um gol e uma assistência na Série B.




Carlinhos já fez gol com a camisa do Bota — Foto: André Durão



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro