Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Marcelo Mattos exalta retorno de Renato ao time do Botafogo


Camisa 5, que formou dupla com Renato nas últimas três partidas, define a importância do volante para o time: 'É um jogador de categoria enorme'


Renato, Figueirense x Botafogo (Foto: Cristiano Andujar/Vipcomm)
Renato foi titular nos últimos três jogos do Botafogo
(Foto: Cristiano Andujar/Vipcomm)
A lesão do jovem Gabriel abriu a oportunidade para o retorno do experiente Renato ao meio-campo do Botafogo, que voltou ao time titular na partida contra o Criciúma. No jogo em Santa Catarina e nos dois seguintes, contra Corinthians e Santos, o Glorioso saiu de campo vencedor. Quem aprovou o retorno do camisa 8 foi exatamente seu companheiro no meio-campo alvinegro, Marcelo Mattos.
- O Renato está tendo oportunidades e indo bem. É um jogador de categoria enorme, ótimo passe e que ajuda muito a nossa equipe. Ele é muito importante para gente.

A categoria com a bola nos pés pôde ser vista no segundo gol do Botafogo contra o Santos, neste domingo. O volante acertou um lindo passe para Hyuri cruzar e Elias, de cabeça, marcar e dar a vitória ao Alvinegro.

Para a partida contra o líder Cruzeiro, na quarta-feira, Renato mais uma vez começará jogando. O antigo titular, Gabriel, segue com uma lesão na coxa direita. No treino desta segunda-feira, ele foi a campo e fez um trabalho físico. O jogador não deve viajar para a partida contra os mineiros, mas será reavaliado para o jogo de domingo, contra o Bahia. Companheiro de ambos, Marcelo Mattos fez uma comparação entre os dois atletas.

- Gabriel é jovem. Corre muito, se dedica. Vai evoluir muito ainda e conquistar muitas coisas, é um garoto que trabalha muito. O Renato é mais técnico, cadencia, tem mais visão de jogo - analisou o camisa 5.

Vice-líder, o Botafogo joga na quarta-feira, contra o Cruzeiro, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão. Se vencer, o Alvinegro diminui a diferença para os mineiros para apenas um ponto.

Gabriel treino Botafogo (Foto: Bernardo Eyng)
Volante Gabriel segue se recuperando de lesão na coxa direita (Foto: Bernardo Eyng)
Por Rio de Janeiro

Bota evita falar em decisão contra o Cruzeiro: 'O troféu não estará lá'

 

Marcelo Mattos segue discurso de Oswaldo de Oliveira e diz que ninguém vai morrer com o resultado do confronto desta quarta-feira no Mineirão

                                           
 

Marcelo Mattos coletiva (Foto: Globoesporte.com)
Marcelo Mattos diz que time continuará sua
caminhada (Foto: Globoesporte.com)
O Botafogo entra em campo quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos, no Mineirão. Os dois times estão separados por quatro pontos na tabela de classificação da competição e, apesar de o confronto ser tratado publicamente como uma final, ainda há 17 jogos e 51 pontos em disputa.
 
Esses números fazem os jogadores do Botafogo evitarem um tratamento diferente a esse confronto, mesmo reconhecendo a importância de uma vitória. Ainda assim, lembram a necessidade de se manter concentrado mesmo em caso de derrota, que deixaria o Cruzeiro com sete pontos de vantagem.

- A única diferença para o jogo com o Santos é que o Cruzeiro está na liderança. Se perdermos, o campeonato não vai acabar e se ganharmos não vamos ser campeões. O troféu não estará lá. Como diz o nosso treinador, ninguém vai morrer e continuaremos nossa caminhada - afirmou Marcelo Mattos.

Os dois times continuarão nas duas primeiras colocações independentemente dos resultados dos outros participantes da competição nesta rodada. Por isso, as atenções acabam se voltando para o confronto. No primeiro turno, o Botafogo venceu por 2 a 1, com dois gols de Lodeiro.

- Todos os jogos são finais. É um jogo importante e vai parar o mundo. Todos querem ver, vai ser um espetáculo maravilhoso. Só espero que dê Botafogo - afirmou o atacante Elias.

Por Bernardo Eyng e Thales Soares Rio de Janeiro

André Bahia deve ser titular e Lodeiro volta na decisão contra o Cruzeiro


Oswaldo de Oliveira dá indícios que zagueiro deve substituir o suspenso Dória. Gilberto treina e deve ficar como opção no banco de reservas




O dia seguinte da vitória do Botafogo sobre o Santos foi de recuperação para os titulares. Enquanto isso, os jogadores reservas e que não atuaram por 90 minutos contra o Peixe fizeram um treino coletivo no campo anexo do Engenhão. Na segunda parte da atividade, os reservas disputaram um coletivo contra os juniores e Oswaldo de Oliveira poupou André Bahia, Lodeiro e Gilberto, dando a entender que os dois primeios serão titulares contra o Cruzeiro, e que o lateral deve seguir com a delegação, mas sem retorno garantido ao time titular, já que volta de lesão.

Gilberto participou bem da primeira parte da atividade. Ele estava fora do time desde a partida contra o Atlético-PR, no dia 25 de agosto, por conta de um estiramento muscular na coxa esquerda.

Andre Bahia, Lodeiro e Gilberto durante o treino do Botafogo (Foto: Bernardo Eyng)

Quem se destacou no primeiro coletivo foi o uruguaio Lodeiro. O meia marcou um gol e mostrou muita movimentação. Suspenso contra o Santos, ele deve voltar ao time titular contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, no Mineirão.

Dória, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Peixe, deve ser substituído por André Bahia. No primeiro turno, o jovem também não enfrentou o Cruzeiro, em Volta Redonda. Ele estava com a seleção brasileira, que fazia um amistoso na Bolívia.

O Alvinegro ainda faz mais um treino nesta terça-feira antes da viagem para Belo Horizonte. O importante jogo contra o Cruzeiro é na próxima quarta-feira, às 21h50m, pela 22ª rodada do Campeonato Brasilbiro.

Por Thales Soares e Bernardo Eyng Rio de Janeiro

Gabriel treina em separado e deve ficar à disposição para 'final antecipada'


Volante treinou no campo anexo do Engenhão, mas já está em fase final de recuperação de uma lesão na coxa direita



Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Gabriel trabalha duro para voltar logo ao
 time (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Os reservas do Botafogo e os jogadores que não foram relacionados para a partida diante do Santos, no domingo, fizeram um treino coletivo contra os juniores na tarde desta segunda-feira, no campo anexo do Engenhão. A esperança do Glorioso é contar com o volante Gabriel, que está em fase final de recuperação de uma lesão na coxa direita, e fez uma atividade em separado.

Capitaneados por Lodeiro, que desfalcou o Alvinegro na última rodada devido a suspensão pelo terceiro cartão amarelo, os profissionais foram comandados pelo auxiliar-técnico Jair Ventura. De fora, Oswaldo de Oliveira aproveitou para observar alguns jovens e até mesmo o atacante Bruno Mendes, que não joga pelo Glorioso desde maio. O camisa 38 deve voltar a ser relacionado nos próximos jogos, já que está recuperado de uma queimadura no pé esquerdo.

Desta maneira, Oswaldo tem duas decisões para tomar antes do confronto. A mais óbvia é que Lodeiro retornará ao time titular, enquanto Hyuri volta a figurar como opção no banco. A outra, mais complicada, é se Gabriel a volta ao onze inicial e saca Renato, que vem tendo bom desempenho.

Outra mudança certa no time titular é a entrada de André Bahia na zaga, já que o jovem Dória está suspenso. O camisa 19 fará dupla de zaga com Bolívar, com quem já atuou algumas vezes e foi muito bem.


Leia mais no LANCENET!

Botafogo começa a conversar para comprar Elias no fim do ano

Empresário do jogador, Jorge Moraes, revelou ao LANCE!Net que negociação pode ter desfecho rápido. Camisa 39 deve receber aumento salarial considerável




Santos X Botafogo - Gol Elias (Foto: Ivan Storti/ LANCE!Press)
Elias deve ser comprado até o fim do ano
(Foto: Ivan Storti/ LANCE!Press)
Indicado de Oswaldo de Oliveira para o Brasileirão, Elias já rende os frutos desejados pelo comandante alvinegro. Não à toa o Botafogo já começou a se movimentar para comprar o camisa 39 em definitivo ao término do empréstimo dele, em dezembro deste ano.

O camisa 39, que chegou ao Alvinegro após ter brilhado pelo Resende no Carioca, tem o valor fixado em torno de R$ 2 milhões para os 100% dos direitos econômicos. A tendência é que a situação se resolva o mais rapidamente possível.

- Não houve o pagamento efetivo do Elias ainda, até porque o Botafogo tem tempo para se organizar, mas já estamos conversando para que isso aconteça. Pode ser que o clube compre ele até antes do final do ano, mas isso fica a critério da diretoria. A questão é que as coisas começam a caminhar para a aquisição dele por parte do Botafogo - disse o empresário do jogador, Jorge Moraes, ao LANCE!Net.

A tendência é que assim que ele for contratado também haja um aumento salarial considerável para o atacante, que hoje assumiu o posto de titular da equipe. Em 15 jogos neste Campeonato Brasileiro ele já marcou sete gols e tem sido fundamental.


Walace Borges - LANCENET!