Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Gomes fecha treino e mantém suspense para jogo com o Macaé


Recuperados, Navarro e Carleto devem retornar, mas técnico não garante; Roger Carvalho não treina e vira dúvida



Ricardo Gomes estuda equipe antes de enfrentar
 o Macaé (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
As dúvidas não apenas estão mantidas como foram ampliadas. Nesta segunda-feira, o técnico Ricardo Gomes fomentou o mistério sobre a escalação do Botafogo para o duelo contra o Macaé, que acontece nesta terça, às 19h, no Estádio Nilton Santos. O treinador fechou a maior parte do treino - realizado no próprio campo do jogo válido pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro -, deixando apenas os primeiros minutos abertos para a imprensa.

Dessa forma, os retornos do atacante Navarro e do lateral Thiago Carleto - recuperados de lesão - seguem como incógnitas, assim como a presença de Roger Carvalho. O zagueiro foi poupado da atividade por conta de dores musculares, gerando mais uma interrogação na cabeça no comandante alvinegro.

No entanto, embora não seja confirmada pelo técnico, a tendência é que o uruguaio e o lateral estejam na equipe que encara o rival do Estado. O Botafogo é o líder da competição com 52 pontos. Já o Macaé, que soma 31 e aparece em 15º na tabela, luta para se afastar da zona de rebaixamento.



Patrick Monteiro - LANCENET! 

Navarro e Carleto voltam ao Botafogo, mas Roger Carvalho preocupa


Ricardo Gomes faz mistério e fecha treino antes do jogo contra o Macaé. Recuperados de lesões, uruguaio e lateral jogam. Com dores, zagueiro é poupado



O Botafogo adota a tática do mistério para a partida contra o Macaé. No treino na noite desta segunda, no Estádio Nilton Santos, o técnico Ricardo Gomes permitiu que a imprensa acompanhasse apenas os primeiros 15 minutos, enquanto os jogadores aqueciam. Tudo indicar, no entanto, que o time terá novidades. Recuperados de lesões, Navarro e Carleto voltam à equipe.


Os dois treinaram normalmente nesta segunda-feira, e Luis Ricardo, em entrevista coletiva, acabou entregando o retorno da dupla.


- Ficamos felizes pela volta do Navarro. Estávamos jogando com Sassá, mas a função de centroavante não é bem a característica dele. Esperamos que ele retorne bem e faça um grande jogo. Em relação ao Carleto, nós já estávamos sentindo falta dele. Até porque é um jogador da posição. O Giaretta foi bem, mas estava jogando improvisado. Ficamos felizes também pela volta dele – revelou Luis Ricardo.


Se terá o reforço da dupla, Ricardo Gomes dificilmente contará com Roger Carvalho. Com dores musculares, o zagueiro não treinou nesta segunda e preocupa. Caso ele não jogue, Giaretta, que vinha atuando como lateral na ausência de Carleto, formará dupla de zaga com Renan Fonseca.


A provável escalação do Botafogo para a partida desta terça é Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta (Roger Carvalho) e Carleto; Serginho, Willian Arão, Fernandes, Daniel Carvalho (Elvis); Neilton (Lulinha) e Navarro (Sassá).


Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, com 52 pontos, o Botafogo recebe o Macaé, nesta terça-feira, às 19h, no Estádio Nilton Santos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo firma parceria por qualificação de profissionais da base




O Botafogo recentemente firmou uma parceria com a Universidade do Futebol, instituição que reúne em seu site vários artigos, promove cursos e tem como slogan a "transformação pelo conhecimento" do esporte no Brasil. O objetivo do acordo é estimular a qualificação dos profissionais da comissão técnica do clube.

- O Botafogo já tinha uma metodologia de treinamento muito boa, e nós estamos juntos com eles justamente para disseminar esse conhecimento e ajudar na formação de jogadores dentro dessa metodologia e da cultura do clube - explica Eduardo Tega, Diretor Executivo da Universidade do Futebol.

O clube também teve um importante reforço estrutural no fim de agosto, e terá outro em breve. O estádio Caio Martins foi liberado para treinamentos, e o campo de General Severiano voltará a ter grama natural, o que amplia o número de opções para treinamento das equipes de base.

No primeiro momento, o sub-20 deverá treinar em General Severiano, local do alojamento dos juniores, com as outras categorias se revezando entre Caio Martins e o Cefat, em Maricá.


por Pedro Venancio BLOG NA BASE DA BOLA

Com 97% de chances de acesso, Botafogo tenta conter a ansiedade


Rodada do fim de semana ajuda, e clube carioca fica ainda mais próximo do retorno à elite. Com mais quatro vitórias, Alvinegro praticamente asseguraria vaga no G-4




O futebol não vem enchendo os olhos, mas o fato é que o Botafogo se aproxima cada vez mais do retorno à Série A. A 11 rodadas do fim, a vantagem para o Santa Cruz – 5ª colocado – é de oito pontos. Com a vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Boa Esporte, o Botafogo chegou a 52 pontos e tem agora 97% de chances de subir, segundo o matemático Tristão Garcia. O desafio, agora, é conter a ansiedade com a proximidade da volta à elite.


- Os resultados estão sendo favoráveis, mas estamos pensando jogo a jogo, pensando em fazer bons jogos. Consequentemente, o acesso à Série A e o título virão. A ansiedade bate, mas não podemos deixá-la tomar conta, até porque pode atrapalhar. Temos que pensar jogo a jogo e nas vitórias. O acesso virá naturalmente – destacou Fernandes, autor do gol da vitória sobre o Boa Esporte. 

Retorno do Botafogo à Série A está cada vez mais próximo (Foto: Felipe Oliveira / Agif / Estadão Conteúdo)
De acordo com Tristão Garcia, o clube que somar 64 pontos praticamente garante vaga na Série A. A última rodada, na opinião do matemático, foi excelente para o clube carioca.


- O Botafogo deu um passo muito importante. Independente de como jogou, o resultado fora de casa foi importantíssimo. A rodada foi muito boa para o Botafogo. Quase todos perderam lá em cima. Depois dessa rodada, quem chegar a 64 garante o acesso. É a pontuação para garantir vaga – afirmou Tristão Garcia.


Nos últimos anos, clubes com pontuação abaixo de 64 pontos conseguiram acesso à Série A. No ano passado, por exemplo, o Avaí subiu com 62. Em 2012, foi a vez de o Figueirense subir com 60.


- São pontuações possíveis, mas não são garantias de acesso - resume Tristão Garcia.


O Botafogo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, às 17h30. Na terça, às 19h, o time recebe o Macaé, no Nilton Santos. O Alvinegro lidera a Série B com 52 pontos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE