Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Análise: Botafogo tem uma das melhores noites no ano e começa contagem regressiva para o acesso


Com segurança, várias chances e amplo domínio do adversário, time de Enderson Moreira faz uma das melhores exibições na temporada




Melhores momentos: Botafogo 3 x 0 Brusque, pela 31ª rodada do Brasileirão Série B



Faltam nove pontos. A vitória do Botafogo por 3 a 0 em cima do Brusque colocou o time ainda mais perto dos mágicos 64 pontos necessários para a volta à primeira divisão. Mas não é a segunda colocação, o excelente aproveitamento em casa ou os cinco pontos à frente do quinto lugar que fazem com que o futuro seja promissor para os alvinegros. A exibição no Nilton Santos convenceu e foi uma das melhores do Bota na temporada.


Na noite de quarta-feira, o time de Enderson Moreira teve amplo domínio em cima do Brusque. Com maior volume desde o início do jogo e seguro das ações, o Botafogo terminou a partida com o triplo de finalizações do adversário. Apesar de ter visto a equipe catarinense chegar com algum perigo em determinados momentos, a defesa conseguiu se portar de maneira que sofresse os sustos, mas não se abalasse.



>>> Botafogo abre vantagem no G-4, mas Enderson prega cautela: "Não estamos sentados em cima da diferença" <<<





Rafael Navarro e Warley comemoram gol em Botafogo x Brusque — Foto: André Durão/ge



>>> Atuações: Chay volta a jogar bem, Rafael Navarro brilha e Diego Gonçalves destoa <<<


Antes de a bola rolar, Enderson optou por uma surpresa na escalação e colocou Hugo como titular na lateral esquerda. Parado há cerca de dois meses por causa de uma fratura na clavícula, o jovem começou jogando e deu conta do recado. Sem comprometer, apareceu algumas vezes como opção no ataque e foi seguro na defesa.


Mas os grandes destaques da noite do Botafogo ficaram por conta da dupla Chay e Rafael Navarro. Principais responsáveis pela boa campanha do clube nesta Série B, eles estavam um pouco apagados nas últimas partidas, em especial o meia, grande articulador do time na competição. Contra o Brusque, Chay conseguiu os espaços que precisa para poder jogar bola, arriscar de fora da área e buscar os companheiros em boas condições.


>>> Marco Antônio dedica vitória contra o Brusque à torcida do Botafogo: "Eles merecem" <<<



A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Já estou pensando na Série A de 2022" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-ja-estou-pensando-na-serie-a-de-2022-9967420.ghtml)


>>> Após xingamentos de torcedores, Botafogo se desculpa com bandeirinha: "Acreditamos no seu trabalho" <<<


O camisa 14 parecia mais confiante quando tinha a bola no pé e pôde fazer aquilo que o torcedor se acostumou. Bem marcado nas últimas partidas, o meia conseguiu se desvencilhar dos defensores adversários. Apesar de não ter balançado as redes do Brusque - ele não marca desde a 20ª rodada - colocou os companheiros em boas condições na noite passada.



Outro destaque da noite foi o atacante Rafael Navarro. O centroavante, cujo contrato termina no fim da temporada, tem mostrado bastante empenho mesmo com a saída do clube cada vez mais próxima. Os gritos da torcida pedindo para que ele fique não devem surtir efeito, mas o carinho com que é tratado pelos botafoguenses e a forma como retribui dentro de campo é notável.


Navarro encerrou o período de quatro jogos sem gols - o segundo maior desde a chegada de Enderson - marcando logo dois e também mostrando um bom futebol. Saindo com frequência da área, o camisa 99 deu passe, buscou o jogo, e até se solidarizou com o adversário catarinense que passava frio nos menos de 20ºC do Rio de Janeiro ao dar um lençol. De maneira geral, dentro de campo, nota-se que o esforço dele nesses meses que restam de contrato é colocar o Botafogo de volta à Série A.




Rafael Navarro e Chay foram os principais jogadores do Botafogo na noite contra o Brusque — Foto: André Durão/ge


Porém, assim como Enderson Moreira disse na entrevista coletiva depois do jogo, não é porque o time jogou bem e venceu que tudo deu certo. Um ponto a se destacar foi a noite ruim de Diego Gonçalves. O camisa 11 foi um dos jogadores do Botafogo que mais teve oportunidade de finalizar, só que perdeu duas chances claras de gol, uma delas com o goleiro no chão. O gol de Marco Antônio, que entrou seis minutos antes da saída de Diego e fechou o placar aos 47 minutos, faz aumentar o coro para que seja ele o titular do Botafogo nos próximos jogos.



Mas o técnico ainda terá um tempo para pensar em quem mandar a campo contra o Goiás, na próxima rodada. O Botafogo volta a atuar pela Série B na terça-feira, quando vai a Goiânia, enfrentar o terceiro colocado. Com 55 pontos, o Bota é o vice-líder, está dois pontos atrás do Coritiba e cinco na frente do quinto colocado, CRB.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro