Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Rafael Marques resiste no Botafogo e tenta passar tranquilidade ao grupo


Atacante tem sido escalado como titular pelo técnico Oswaldo de Oliveira nos treinamentos desta pré-temporada



Rafael Marques treina em Saquarema: titular
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Nos treinamentos realizados até o momento na pré-temporada do Botafogo, o atacante vem sendo escalado como titular pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Desacreditado até pelo próprio comandante, que considerava difícil a sua permanência este ano, o jogador, provavelmente, será escalado entre os 11 iniciais na abertura do Campeonato Carioca, contra o Duque de Caxias, dia 20, no Engenhão.

Rafael Marques sofreu no ano passado com a perseguição da torcida, que associou sua chegada à saída de Loco Abreu. Agora, o uruguaio foi negociado definitivamente e ele permaneceu no grupo. Aos companheiros, tem passado tranquilidade.

- Ele está tranquilo. O importante é saber que as coisas acontecem com qualquer jogador. Ele tem nosso apoio, da mesma forma que faríamos com Andrezinho, Fellype Gabriel, Márcio Azevedo ou outro. Ninguém está pensando no que já passou. Hoje tudo mudou em relação ao ano passado e precisamos dele - afirmou o uruguaio Lodeiro.

Com 17 jogos e nenhum gol marcado, Rafael Marques estará em campo neste domingo, às 16h (de Brasília) no jogo-treino com o Macaé, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Apesar de não ser em um estádio, alguns torcedores devem acompanhar o confronto dos muros do CT, algo comum durantre a estadia do clube em Saquarema.

A presença de torcedores pode representar um ponto desfavorável para Rafael Marques, que sofreu com vaias em 2012 a partir do momento em que seu nome era anunciado no telão ou no chamado de Oswaldo para entrar em campo. A confiança dos companheiros e da comissão técnica em sua superação é grande.

- Rafael Marques é muito bom jogador, mas no futebol, às vezes, você joga bem e a bola não entra. Em outras, consegue fazer o gol. Ele vem treinando muito bem, sempre muito profissional, se move bem, faz gols e amanhã (domingo) vai estar tranquilo. Não tem que demonstrar nada, apenas fazer o que sabe - comentou Lodeiro.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Marcelo Mattos, Rafael Marques e Bolívar entre os titulares do Botafogo


Jogadores atuam em treinamento tático e coletivo e devem iniciar o jogo-treino com o Macaé, domingo, em Saquarema


O técnico Oswaldo de Oliveira comandou, neste sábado, pela primeira vez nesta pré-temporada um treinamento tático e coletivo e mostrou o time titular do Botafogo para este começo de ano. Com uma bandeira do clube pendurada em um dos muros por torcedores, a atividade abriu o trabalho em Saquarema, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), onde será realizado um jogo-treino com o Macaé, domingo.

O volante Marcelo Mattos, recuperado de duas cirurgias no púbis realizadas no ano passado, o recém-contratado zagueiro Bolívar, ao lado de Antônio Carlos, e o atacante Rafael Marques, perseguido pela torcida, foram as novidades. Outros reforços para este ano, Rodrigo Defendi, André Bahia e Henrique atuaram entre os reservas. Já Julio Cesar não foi utilizado na atividade.
Marcelo Mattos, Sassá e Bolívar no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Oswaldo deu ênfase ao trabalho de marcação, tando na linha defensa quanto na ofensiva. Ele iniciou a atividade com um treinamento tático, utilizando apenas oito jogadores de linha de cada lado em três quartos do campo. Depois completou os dois times para abrir o coletivo, do qual o meia Andrezinho foi poupado e substituído por Henrique.

- Lembrem o que a gente conversou ontem (sexta-feira). É preciso definir a marcação - disse Oswaldo, direcionando a lembrança para os zagueiros Bolívar e Antônio Carlos. - Lucas, quando a bola estiver do outro lado, você é último homem e precisa falar.

O volante Gabriel, titular na reta final da temporada passada, já está recuperado de uma lesão na coxa direita, mas não participou do coletivo. Mesma situação do lateral-direito Gilberto, reserva de Lucas. Outros dois titulares no ano passado, O zagueiro Dória e o atacante Bruno Mendes estão com a seleção brasileira sub-20, assim como o volante Jadson.
Rafael Marques foi titular no coletivo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
O grupo, no momento, tem 31 jogadores em Saquarema. O holandês Seedorf ainda vai se juntar aos companheiros na noite de segunda-feira. O atacante Yguinho, que estava fora da lista, foi incorporado e também viajou. Já o volante Lucas Zen fez um trabalho na academia do CT da CBV no processo de recuperação de uma lesão no joelho esquerdo.

Com isso, o time para o jogo-treino com o Macaé deve ser formado com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel; Rafael Marques.

Por Thales SoaresSaquarema, RJ