Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Em busca de um zagueiro: Botafogo sonda Luiz Otávio, do Bahia, e Oliveira, do Atlético-GO


Com possível saída de Kanu, Alvinegro vai ao mercado em busca de defensor e tem dois nomes na mesa; conversas iniciais com atleta do Dragão não avançaram





Luiz Otávio e Oliveira (Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia; Bruno Corsino/ACG)



A contratação de um zagueiro está no topo da lista de prioridades do Botafogo no mercado. Com a possível negociação de Kanu para o Corinthians e a saída de Gilvan, o setor está enfraquecido. A diretoria tem nomes em mira: Luiz Otávio, do Bahia, e Oliveira, do Atlético-GO, agradam.



+ Gilvan não fica no Botafogo em 2022: saiba as contratações, saídas e sondagens do clube


Os dois nomes agradam e entram em uma realidade que o Botafogo entende que é viável para a temporada 2022: jogadores que não possuem salários astronômicos e provaram, seja na última temporada ou não, que podem agregar a equipe.

O dinheiro, para variar, é um entrave o Botafogo, que ainda não anunciou nenhum reforço para 2022. O Alvinegro procurou o Atlético-GO para sondar a situação de Oliveira, mas o Dragão sequer permitiu que as conversas avançassem. O zagueiro tem contrato até dezembro de 2022 e o Rubro-Negro só o negociaria agora mediante uma transferência.

Com Luiz Otávio, a situação é diferente. Como o Bahia foi rebaixado para a Série B, a parte financeira pode pesar - há um considerável corte no orçamento, algo que o Alvinegro viveu na pele em 2021. O Glorioso tem interesse no atleta e espera que o Tricolor facilite as negociações com o defensor, que também possui contrato até dezembro de 2022.

O nome de Dedé, livre no mercado desde que deixou o Cruzeiro, é outro ventilado no Estádio Nilton Santos para reforçar o Botafogo. O zagueiro realizou uma primeira bateria de exames médicos, mas viajou para o México no começo da semana passada com a família. Desde que retornou ao Brasil, nos últimos dias, ainda não teve nenhum tipo de novidade com o Alvinegro.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Ainda sem reforços, Botafogo pode dar chances a Matheus Nascimento no Carioca de 2022


Rafael Navarro saiu do Alvinegro, que enfrenta dificuldades de se reforçar para a próxima temporada; estadual começa no fim de janeiro





Matheus Nascimento, jovem promessa do Botafogo (Foto: Divulgação/Botafogo)


O Botafogo enfrenta dificuldades para se reforçar e sofre com as constantes saídas de jogadores do elenco. Rafael Navarro, artilheiro do Alvinegro na temporada, não renovou seu vínculo com o clube e já se juntou ao Palmeiras. Com isso, o jovem Matheus Nascimento pode ganhar oportunidades em 2022 com a camisa alvinegra.


> Conheça John Textor, empresário norte-americano que está próximo de comprar a SAF do Botafogo


Matheus Nascimento não foi muito aproveitado no profissional na temporada de 2021. O atacante atuou em 15 jogos e marcou um gol. Para o ano que vem, a diretoria já estuda um projeto para o desenvolvimento do jovem e planeja utilizá-lo mais vezes. Com Enderson Moreira, Matheus Nascimento possui apenas 43 minutos em campo. O treinador já afirmou o desejo de contar com o jogador em 2022.

- O Matheus Nascimento pra mim não precisa provar nada. Quero contar mais com ele. Essa coisa dele de ficar lá na base e voltar pro profissional não ajuda. Ele precisa ser uma referência no profissional, a gente tem que sentir falta dele aqui. Ele já vai muito para a Seleção e ainda tem a base, ficou muito itinerante aqui. Quero ele mais presente, quero que o Matheus realmente possa buscar esse espaço no profissional - afirmou Enderson Moreira, ao LANCE!.

O Campeonato Carioca de 2022 se inicia no final de janeiro. A primeira rodada do Botafogo é contra o Boavista, mas ainda sem definição de data e local. Com pouco tempo de pré-temporada, o estadual é bastante utilizado para estudar e fazer testagens na equipe. Dessa forma, Matheus Nascimento pode ganhar mais espaço durante a competição.


> Gilvan não fica no Botafogo em 2022: saiba as contratações, saídas e sondagens do clube


Um sonho da diretoria para o ataque é Elkeson. O jogador, que já atuou pelo Botafogo em 2011 e 2012, está livre no mercado após deixar o Guangzhou Evergrande, da China. O clube já iniciou conversas com o atacante, mas a questão financeira não favorece o acordo. Vale lembrar que o experiente Rafael Moura ainda pode ter seu contrato renovado com o Alvinegro.



Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Hugo vê Carlinhos e Enderson como essenciais para evolução no Botafogo: "Me desenvolvi melhor"


Lateral-esquerdo revelado na base diz que formação colocada em prática pelo técnico foi importante para ter melhor leitura da partida: "Conseguia ver o jogo por completo e os espaços que tinha"



A temporada de Hugo foi de subidas e descidas, mas não nas atuações, e sim nas vezes que entrou em campo na categoria de base e no profissional. Em 2021, o lateral-esquerdo revelado pelo Botafogo participou do time vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 e também da equipe principal que conquistou o título da Série B. O ano, que classifica como "muito proveitoso", teve uma evolução considerável para ele na forma de ver o jogo. E o culpado disso é Enderson Moreira.


- Minha forma de ver o jogo melhorou muito por causa do posicionamento. Joguei de uma forma mais avançada com o Enderson e ficava muito na lateral. Então, conseguia ver o jogo por completo e os espaços que tinha. Vendo esses espaços melhorou muito a minha forma de jogar, de chegar mais pra cima, ir mais ao ataque e ser mais ofensivo. Para defender tive um pouco de dificuldade, mas consegui desenvolver melhor em alguns jogos. No novo posicionamento que estava jogando, conseguia ver melhor o jogo, por isso digo que me desenvolvi melhor em 2021.



>>> FAQs Botafogo SAF: o que temos de informação e o que ainda falta saber sobre a venda do clube <<<





Hugo entrou em campo pela última vez em 2021 no jogo que confirmou o acesso para a Série A — Foto: Vitor Silva/Botafogo



>>> Rodrigo Maia critica, e Montenegro exalta assinatura do Botafogo com sócio do Crystal Palace <<<


Natural de Cabedelo, cidade de quase 70 mil habitantes na região metropolitana de João Pessoa, Hugo aproveita o fim das férias com a família, principalmente com as três irmãs. O pai do jogador trabalha embarcado e a mãe é técnica de enfermagem. Apesar da distância dos quase 2.500 km que separam a cidade paraibana do Rio de Janeiro, a família foi imprescindível para o período que passou fora de campo.


Em 2021, esse número foi considerável. Segundo levantamento do Espião Estatístico, Hugo perdeu 23 jogos por causa de algumas contusões. O lateral quebrou a clavícula em um treino no Nilton Santos, mas a maior preocupação foi uma lesão no músculo anterior da coxa esquerda. O apoio da família nesse momento ajudou o jogador a manter a confiança e retomar o futebol que pôde apresentar mais nesta temporada.


>>> Joia 2022, Kauê vive sonho do tio na base do Botafogo: "Todos os meus gols são para ele" <<<




Única assistência de Hugo no profisisonal em 2021 foi para o gol de Rafael Navarro contra o Vila Nova (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-20-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-rafael-navarro-do-botafogo-contra-o-vila-nova-9790397.ghtml)


>>> Sócio do Crystal Palace assina pré-contrato para compra da SAF do Botafogo <<<


Com contrato renovado até o fim de 2024, Hugo prefere nem saber se gera interesse de outros clubes. O lateral diz deixar isso para os representantes e focar apenas no Botafogo. E é justamente no clube que ele tem um parceiro mais experiente que ajuda em ajustes e detalhes técnicos e táticos: o "concorrente" Carlinhos.


- Nós temos treinamento de cruzamento e finalizações, às vezes erramos bastante, então ele fala: "ajeita o seu corpo um pouco mais assim, se pegar mais embaixo na bola ela vai onde você quer..." Aí eu aprimorei mais ainda, porque aprendi a ouvir. Ele tem mais vivência, já jogou mais. Sempre pego um pouquinho de cada um, utilizo dentro de campo e fica tudo certo.


As férias de Hugo terminam no próximo dia 3 de janeiro, quando o elenco principal se reapresenta no Nilton Santos para começar a pré-temporada. Na mesma data, os jovens do time sub-20 estreiam na Copa São Paulo de Futebol Junior, às 15h15 (de Brasília), contra a Aparecidense. Como a competição não foi realizada em 2021, jogadores até 21 anos podem participar do torneio. É a idade de Hugo, mas em 2022 ele ficará de vez com a equipe profissional.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️

 
Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro