Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Botafogo faz sondagem e tem interesse em Fernando Diniz, ex-São Paulo



Alvinegro formaliza interesse, apresenta projeto e faz contato formal com treinador; comandante espera propostas de clubes da Série A antes de dar resposta





Fernando Diniz no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)



Um nome encabeça a lista de prioridades de possível treinador para a próxima temporada do Botafogo. Trata-se de Fernando Diniz, que está livre no mercado desde que deixou o São Paulo no começo de fevereiro. O clube de General Severiano, com o interesse na contratação, conversou e fez uma sondagem concreta ao comandante.


> Confira a classificação atualizada do Brasileiro


Na última semana, um projeto de dois anos de contrato - visando a Série B e um eventual acesso à primeira divisão - foi apresentado a Fernando Diniz, que se interessou. O comandante, contudo, não deu garantias: pediu tempo para pensar e analisar outras ofertas antes de dar uma resposta concreta.

Diniz está à espera que, após uma temporada com alguns pontos positivos sob o comando do São Paulo, apareça uma nova oportunidade de trabalho na Série A. Assim, o Botafogo ficaria atrás da fila.

A busca por Fernando Diniz indica que a nova diretoria do Botafogo procura um treinador que gosta de propor o jogo, como é o estilo do ex-comandante são-paulino. Outros nomes estão na lista de Eduardo Freeland, diretor de futebol do Glorioso, que busca dar um "tiro certo" nesta questão.

No Rio de Janeiro, Fernando Diniz trabalhou no Fluminense. Pelo São Paulo, na atual temporada, o comandante foi demitido após perder força no título do Campeonato Brasileiro e acumular resultados negativos em 2021.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo mira alto em primeiros contatos por novo técnico e quer acerto até o fim da semana


Clube busca nomes para participar da reconstrução dentro de campo e tenta treinadores que até estariam fora da realidade financeira, mas podem ser atraídos por um bom projeto




Eduardo Freeland definiu os nomes, a diretoria aprovou, e o Botafogo iniciou a busca pelo novo técnico. O perfil procurado é de experiência na Série B, mas com capacidade para ir além da tão desejada volta à Série A. Dentro da realidade esportiva e financeira, o clube tenta nomes mais cobiçados antes de partir para um plano B.


As conversas estão em andamento, e o prazo máximo da direção para anunciar o novo comandante é o final desta semana. O Botafogo aguarda para bater o martelo porque muitos técnicos ainda esperam outras propostas, especialmente da Série A, já que a nova temporada está para começar e alguns clubes ainda não têm destinos definidos. A prioridade é por um nome nacional, acostumado com a realidade brasileira.


+ Técnico precisa aproveitar reta final como pré-temporada




Diretor concentra busca por comandante — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O mesmo vale para técnicos empregados no futebol brasileiro, que ainda está com a temporada em andamento. Alguns profissionais disputam outras competições além do Brasileirão. O clube tem mais de uma opção e conversa até com treinadores que estariam acima da realidade financeira de momento, mas que podem ser atraídos por um bom projeto esportivo.


A estimativa do Botafogo é manter a folha salarial do departamento de futebol em R$ 2,5 milhões para esta temporada. O montante inclui o custo da comissão técnica. Não foi definido um valor para a contratação do novo treinador, mas Freeland precisa encaixá-lo nesses gastos, o que significa ter menos do que gostaria para fechar a negociação.



Em meio à busca pelo treinador, o dirigente define também a repaginação do elenco. Além das dispensas, o diretor de futebol conversa com possíveis reforços. O primeiro acordo já foi feito: o atacante Ronald é aguardado para exames médicos nesta semana.


Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro