Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Botafogo se reapresenta com 15 atletas nesta quarta; base titular volta na segunda; confira critérios


Retorno aos trabalhos escalonado tem a ver com a minutagem em campo; há exceções por questões pessoais, como de Valencia, que, durante o recesso, foi pai pela terceira vez



Após uma semana de folga, o Botafogo volta a treinar no Nilton Santos nesta quarta-feira, mas com somente um grupo de trabalho. Quinze atletas se reapresentam, entre eles Gustavo Bochecha, jogador em quem Eduardo Barroca aposta bastante, e Fernando, que ganhou a titularidade na terceira rodada do Brasileirão.


Dentre os que voltam ao Niltão nesta quarta estão os atacantes Victor Rangel, recém-contratado, e Vinicius Tanque, reintegrado ao elenco em junho.


Coordenador científico e auxiliar da preparação física do Alvinegro, Felippe Capella explicou o critério adotado para a separação do grupo.


- Situação bem simples: a comissão técnica se reuniu e basicamente dividiu o grupo em dois levando em consideração o volume de jogo na temporada. Os atletas que tiveram volume inferior a 30% do total (cerca de 2.600 minutos) se reapresentam antes. E os demais que tiveram uma minutagem acima disso se apresentam num segundo momento.



Gustavo Bochecha, que se recupera de trauma no tornozelo direito, volta nesta quarta-feira — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC



*O Botafogo jogou 28 vezes em 2019. Sem os acréscimos, a conta é de 2.520 minutos no total. Com os descontos, o número total de minutagem é próximo a 2.600.


Capella afirmou que a comissão técnica está bastante otimista em relação à forma física com a qual os atletas se reapresentarão após a pausa.


- A comissão técnica teve conversas individuais com os atletas, cada um recebeu um programa de treinamento para esse período de recesso individualizado de acordo com a necessidade de cada um. Os atletas saíram orientados do que deveriam fazer no aspecto físico a fim de minimizar possíveis perdas, mas é um período tranquilo, porque o grupo que vai ficar maior tempo fora fica 11 dias. Todo mundo saiu bem.


- Antes de eles saírem, fizemos uma avaliação da composição corporal. Estava todo mundo com números bem legais e interessantes. E teremos três semanas depois que ele voltarem para treinar. Um período maior do que o que tivemos na pré-temporada. Estamos bastante tranquilos, porque sabemos da consciência dos atletas que eles têm de se cuidarem. Eles têm a ciência de que esse período de 11 dias é para descansar, mas também para ficar atento à condição física.


Yuri e Rickson, por compromissos, retornam na quinta-feira.


O meia-atacante Luiz Fernando, que registrou cerca de 60% em relação ao total de minutagem do Botafogo no ano, prontificou-se a voltar antes do grupo que se apresenta na segunda-feira e já trabalha a partir de sexta, mesmo dia em que Valencia retorna.



Leo Valencia foi pai pela terceira vez e, por isso, não se reapresenta nesta quarta-feira — Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com


O chileno não atingiu 30% de tempo em campo, mas sua filha nasceu durante o recesso.


Diego Cavalieri também não tem alta minutagem, e estava programado para voltar apenas na segunda-feira por ser reconhecidamente um atleta que se cuida acima da média. Justamente por isso, o goleiro pediu para voltar a treinar antes do previsto. Alan Santos está com questões pessoais a resolver e só volta na segunda mesmo.


Confira a programação de reapresentação do grupo:



19/06 (quarta-feira)

Diego
Fernando
Ferrareis
Gustavo
Helerson
Igor Cássio
Jonathan
Kanu
Lucas Campos
Pachu
Saulo
Victor Lindenberg
Victor Rangel
Vinícius Tanque
Wenderson


20/06

Yuri
Rickson

21/06


Léo Valencia
Luiz Fernando


24/06

Alex Santana
Alan Santos
Carli
Gilson
Cícero
Diego Cavalieri
Diego Souza
Erik
Gabriel
Jean
João Paulo
Marcelo Benevenuto
Marcinho
Rodrigo Pimpão


*Victor Rangel e Vinícius Tanque, integrados ao grupo recentemente, treinaram nos dias 13, 14 e 15.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro