Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2023

De sirene a batida de carro, jogadores do Botafogo contam histórias da carreira



Tiquinho Soares, Eduardo e Marçal lembram momentos curiosos que passaram em alguns dos países que jogaram



As andanças da carreira de jogador de futebol levam os atletas a conhecerem cidades, culturas e pessoas mais diversas ao longo dos anos em que jogam. Marçal, Tiquinho Soares e Eduardo são alguns dos atletas do Botafogo que já rodaram o mundo e contaram histórias inusitadas que aconteceram com eles nessas experiências.



Jogadores do Botafogo contam histórias curiosas da carreira pelo mundo (https://ge.globo.com/video/jogadores-do-botafogo-contam-historias-curiosas-da-carreira-pelo-mundo-11494728.ghtml)


Com passagens por França, Inglaterra e Portugal, o momento que rendeu uma história para contar a Marçal foi a chegada à Turquia para assinar com o Gaziantepspor, em 2015/16, time que ficou por uma temporada com 25 partidas e um gol.


- Na Turquia foi mais impactante para mim. Uma cultura totalmente diferente da nossa. Lembro que cheguei na cidade meia-noite para assinar com o clube no outro dia de manhã. Quando foi 5h da manhã começou a tocar uma sirene. Eu fiquei desesperado, pensei que fosse alguma coisa de guerra. Fui para a janela, maior paz. Ninguém na rua. Fiquei pensando: 'O que está acontecendo?'. A sirene tocando, eu fiquei abismado. Não sei o que é, se alguém tá indo para algum lugar, se no hotel tem algum lugar para ir no subsolo. Olhei no corredor e também não tinha ninguém.


"No outro dia, eu fui conversar com o tradutor e ele me explicou que, por ser um país muçulmano, às 5h e em outros horários toca o sinal para as pessoas acordarem para rezar. E eu desesperado achando que era alguma coisa grave", contou Marçal.


Tiquinho Soares ganhou destaque pelo período em que jogou em Portugal, principalmente quando defendeu o Porto, mas o centroavante também teve passagens pelo Tianjin Teda, da China, em que teve uma experiência curiosa.


- Quando eu fui para a China, na hora de jantar, você não está acostumado com aqueles banquetes que os chineses são acostumados a comer. Na hora que eu estava colocando comida no prato, vi uma lagartinha se mexendo. Foi um caso que eu nunca vou esquecer disso (risos) - disse Tiquinho.





Tiquinho Soares, Shenzhen, Tianjin Teda — Foto: Divulgação / Sina



O meia Eduardo jogou em Portugal e na França, mas onde teve os momentos mais inusitados da carreira foi durante a longa passagem pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde jogou por cinco temporadas e era um dos ídolos do clube.


- Uma vez um torcedor bateu no meu carro para tirar uma foto comigo porque eu não tinha parado. Eu estava voltando para casa saindo do treino, o cara foi, encostou no meu carro, pediu desculpa e disse que era a única forma de tirar foto comigo. São história bacanas que a gente vai levar para o resto da vida - lembrou o camisa 33.




Carlos Eduardo, único brasileiro do elenco do Al-Hilal — Foto: Divulgação



O Botafogo volta à campo no próximo domingo para enfrentar o Audax-RJ, às 18h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, a primeira partida da final da Taça Rio, que vale vaga na Copa do Brasil de 2024.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro