Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Com dois campos no CT, Botafogo precisa usar medidas mínimas da Fifa



Espaço de 19,6 mil metros quadrados comporta apenas um gramado de padrão internacional, e clube ainda tenta cessão de área militar vizinha


O Botafogo anunciou há um mês a pedra fundamental do centro de treinamento para suas divisões de base em Marechal Hermes, que trata como escola de futebol. O clube conseguiu, junto ao governo do estado, a cessão por 20 anos do terreno da Rua Xavier Curado, 1705 - onde em 1977 foi inaugurado o antigo Estádio Mané Garrincha. Mas, apesar do lançamento, o clube ainda enfrenta questões para a realização da obra. O terreno cedido pelo estado tem apenas 19,6 mil metros quadrados, não 49 mil m² como divulgado anteriormente, e não comporta mais de um campo com o padrão de medida de jogos internacionais da Fifa. Usando todo o espaço, é possível, no máximo, demarcar dois gramados próximos das medidas mínimas determinadas pela entidade para a prática do futebol.


Planta da Seplag mostrada pelo Botafogo aponta metragem correta do terreno do CT (Foto: Reprodução)

O clube ainda busca junto ao Exército a cessão do terreno contíguo, que tem uma área total de 113 mil m². Os alvinegros, contudo, solicitaram um espaço que tornaria a área do CT igual à que foi anunciada inicialmente, algo próximo dos 50 mil m². O Comando da 1a Região Militar confirmou em e-mail enviado ao GLOBOESPORTE.COM que o presidente do Botafogo pediu a cessão de parte do terreno de 113 mil m². Segundo o Exército, "o processo de cessão de terrenos para o centro de treinamento encontra-se em análise nesta Região Militar". O e-mail também explicita que o "terreno do Botafogo tem 18 mil metros quadrados delimitado por muro". Consultada, a assessoria do clube apresentou a planta do terreno da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) - que mostra que o terreno tem 19.595 m² (155,98m x 125,63m). E informou que a área demarcada para gramados seria de 120m x 108m.


Projeto mostrado em 2010 (Foto: Divulgação)

Em 2010, o Botafogo anunciou os planos para Marechal e mostrou um croquis bastante amplo - com cinco campos. Em setembro deste ano, ao lançar a pedra fundamental, o presidente Maurício Assumpção exibiu um desenho menor, com apenas dois campos grandes e dois pequenos. Numa palestra recente,o ex-coordenador das divisões de base e hoje supervisor de futebol profissional, Sidnei Loureiro, informou que os dois maiores campos teriam as dimensões do gramado do Engenhão (105m x 68m).

Perguntado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM na ocasião do lançamento da pedra fundamental, Loureiro, que cotninua sendo o responsável no clube pelo futuro CT, disse também que o projeto contava com um terreno de 49 mil m². Em entrevista por telefone, na última segunda-feira, ele estimou que o clube já usava cerca de "30 mil metros quadrados" do terreno e repetiu que os dois campos teriam aproximadamente a medida do gramado do Engenhão.


Imagem divulgada em setembro (Foto: Divulgação)

Enquanto o croquis apresentado em 2010 avançava sobre a área do Exército, aquele apresentado em setembro se "encaixa" no terreno atual. Mas os dois campos projetados só podem chegar, no máximo, a cerca de 50m de largura - dentro das normas oficiais da Fifa para jogos domésticos, mas bem abaixo das chamadas "medidas internacionais" (mínimo de 105m x 68m). Se for feito um gramado dentro das normas para jogos internacionais, o outro inevitavelmente teria medidas inferiores às oficiais. Depois de consultar os documentos na sede do clube, a assessoria apontou a medida de 19,6 mil m², mostrando a planta da Seplag, e Loureiro explicou:

- A área de gramado é essa informada pela arquiteta (120m x 108m), que poderemos demarcar do jeito que for melhor. Podem ser dois campos oficiais, podem ser dois um pouco menores com dois campos pequenos com 10m de largura... 

Podemos deixar em aberto para marcar conforme a necessidade dos treinos. Isso ainda está sendo decidido.O supervisor profissional acrescentou que o desenho apresentado no lançamento da pedra fundamental não era um projeto:Com os citados 19,6 mil m², o CT do Botafogo será um pouco menor que o da base do Santos - que tem 25 mil m² (e comporta dois campos oficiais e um menor). O time paulista também integra juniores e profissionais em outro centro de treinamento. Para efeito de comparação, os CTs da base de outros times têm mais espaço. O Fluminense dispõe de sete campos em Xerém - num espaço de 100 mil m². Um deles comporta 2 mil torcedores e tem 110m × 76m, de acordo com as informações no site do clube. 

O São Paulo tem um centro de excelência para a formação de atletas em Cotia com 220 mil m² e oito campos oficiais, incluído um estádio para 1.500 torcedores.Por isso, o Botafogo ainda sonha com o terreno do Exército. 

A única possibilidade de fazer um projeto maior é realmente na parte dos fundos do terreno da Rua Xavier Curado. Dos lados é inviável: de um lado do terreno alvinegro, existe uma delegacia. Do outro, um pântano habitado por jacarés.- Marechal não tem o tamanho ideal. Mas onde arranjaremos agora outro terreno com essa metragem que não seja Xerém, Itaguaí, locais muito distantes? Nem em Vargem Grande se consegue mais. Não podemos mais ficar esperando, estamos esperando há 100 anos para ter um CT. Ali está perto dos subúrbios, da linha de trem, tem ônibus. O atleta normalmente não aparece na Zona Sul - acrescentou Loureiro.


Clube aguarda licença para demolir antiga estrutura e iniciar obra (Foto: Fred Huber/ Globoesporte.com)

Agora, o Botafogo corre contra o relógio para fazer a obra. Segundo a assessoria, o clube já tem como financiar o empreendimento estimado em R$ 14 milhões, mas não foi revelada a origem da verba. Caso consiga, o bairro da Zona Norte do Rio verá mais um capítulo numa história que começou em 1922 - quando ali foi inaugurado o campo do União de Marechal Hermes. Depois de vender General Severiano, o Botafogo recebeu o terreno e inaugurou ali, em 1978, o Estádio Mané Garrincha. Nos anos 90, ele foi desativado. 

A posse do terreno chegou a voltar para o União de Marechal em 2002 - mas o Botafogo conseguiu reaver a posse e, em 2011, assegurar a cessão junto ao governo estadual por vinte anos renováveis. O governo, no entanto, exigiu que o clube desse finalidade social ao terreno - incluindo no termo de cessão a construção de uma escola para crianças da área. No texto assinado pelo governador Sérgio Cabral em 30 de agosto deste ano, fica claro que o clube precisa agir com rapidez:

"O supracitado termo aditivo dará nova redação as cláusulas segunda e sétima objetivando autorizar a demolição das edificações existentes e irá reiterar a obrigação do Botafogo de Futebol e Regatas de edificar um novo Centro de Treinamento, no prazo de 14 (quatorze) meses, a contar da assinatura do instrumento, no imóvel estadual situado na Rua Xavier Curado nº 1.705, Marechal Hermes, Rio de Janeiro/RJ. Motiva esta decisão o incremento esportivo gerado pela ampliação e criação do moderno centro esportivo, que deverá desenvolver projetos sociais relevantes".

Os planos para a obra no terreno atual (de 19,6 mil m²) incluem - além dos campos - uma escola para 150 alunos, um auditório para 80 pessoas, um alojamento para 72 atletas, caixa de areia, piscina, quadra coberta, cinco vestiários (três maiores e dois menores), rouparia, lavanderia, departamento médico e odontológico, lugar para trator de frente para o gramado, uma área de convivência e outra para pais e empresários, que não terão acesso ao CT.

Por Vicente Seda Rio de Janeiro


Hoje eu vou assistir o clássico, porque sou masoquista...



Opinião do Torcedor




Discurso afinado entre um arrogante e prepotente que se acha a última coca -cola do planeta e uma diretoria omissa, medíocre e fraca!!!

Vou criticar sim... Sou botafoguense pra caramba, tenho direito de achar ruim o que não está sendo nem medianamente realizado.

Não temos padrão de jogo nenhum. Nossos laterais são medíocres e nossa zaga depende de um garoto de 17 anos ainda imaturo. Não temos ataque e nosso meio de campo é debilitado fisicamente (tirando os dois garotos!).

Um planejamento beirando ao ridículo, um treinador extremamente mal intencionado que omite os problemas que apresenta para trabalhar e transfere a culpa de seus insucessos para o maior patrimônio de um clube: SUA TORCIDA!

Sou corneteiro, não venho aqui apenas nas derrotas, mas há quantos anos não temos um elenco de verdade?

 Ver Rafael Marques "jogar" por 90 minutos é um acinte, um desrespeito... E mais ainda, ver este @#$%& ganhando 220.000,00 por mês!

Batam, bastante, palmas... Gritem bastante que amam o botafogo enquanto te @#$%& pelas costas!

Hoje eu vou assistir o clássico, porque sou masoquista...
Sei que metade dos que vestem a camisa do meu glorioso não merecem um vintém do que lhes é pago!

Vai tomando nota, OSWALDO... Vai tomando nota, MAURÍCIO OMISSÃO!!!

Por BotafogoDePrimeira


Em queda, Bota e Vasco duelam para ma nter viva a meta da Libertadores



Há sete jogos sem vencer, Glorioso aposta em Seedorf para sair do buraco. Já cruz-maltinos contam com Juninho para evitar disparada do São Paulo

Mesmo separados por nove pontos e quatro posições, Vasco e Botafogo tentam manter às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Engenhão, o mesmo objetivo para salvar a temporada de um fiasco: ir à Libertadores de 2013. O sonho é bem mais palpável no caso dos cruz-maltinos, que permitiram que o São Paulo tomasse a quarta posição e abrisse dois pontos de vantagem. Para alvinegros, o trabalho será mais ingrato, já que a tabela aponta 12 pontos de distância para o G-4. O clássico, portanto, vale a sobrevida de dois times que vivem mau momento no Brasileirão.

O Botafogo encara um jejum de sete jogos sem vencer, sua pior sequência no campeonato. Depois de contar com Antônio Carlos e Renato de volta ao time contra o Grêmio, o técnico Oswaldo de Oliveira, mais uma vez, poderá escalar Seedorf no meio de campo, aumentando o número de jogadores experientes em busca do último sopro de esperança na conquista da vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Em São Januário, após duas derrotas - para São Paulo e Santos, ambas sem marcar um gol sequer - o sinal de alerta foi ligado. O técnico Marcelo Oliveira vem experimentando alternativas para conter a queda de rendimento e fazer as pazes com o bom futebol. Assim como no rival, o principal destaque está de volta. Após ser poupado, Juninho foi confirmado.

Curiosamente, no duelo do primeiro turno, o Vasco completava a quarta vitória direta e mirava a liderança. O Bota, porém, chegava a quatro rodadas sem sair de campo com os três pontos. A partida terá transmissão apenas em canal fechado. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.




Botafogo: com a volta de Seedorf confirmada, Oswaldo de Oliveira ainda tem segredos a desvendar para o clássico contra o Vasco. Ele não terá Lucas e Andrezinho, suspensos, e escondeu o nome de seus substitutos e até o sistema que utilizará, com um ou dois atacantes. O time deve entrar em campo com Jefferson, Lennon, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson e Rafael Marques.

Vasco: principais nomes da equipe, Dedé e Juninho estarão de volta. Rodolfo volta para o banco de reservas, e Carlos Alberto só não segue o mesmo caminho porque Alecsandro foi vetado por lesão e não há outro atacante no elenco. Wendel será mantido na lateral. A equipe, então, deve ser a seguinte: Fernando Prass, Jonas, Dedé, Douglas e Wendel; Nilton, Fellipe Bastos, Felipe e Juninho; Eder Luis e Carlos Alberto.




Botafogo: além de Lucas e Andrezinho, suspensos, Oswaldo ainda não contará com o zagueiro Fábio Ferreira, com uma torção no tornozelo direito, e o volante Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Já Marcelo Mattos pode ser aproveitado no banco de reservas depois de se recuperar de uma cirurgia no púbis.

Vasco: os atacantes Alecsandro e Tenorio são os únicos vetados pelo departamento médico. Ambos têm problemas na coxa e só devem estar à disposição em dez dias.



Botafogo: Dória, Gabriel, Jefferson, Lennon, Márcio Azevedo e Vítor Júnior.

Vasco: Dedé, Juninho, Nilton, Fabrício, Rodolfo e William Barbio.




Rodrigo Nunes de Sá (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ). Rodrigo Nunes arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 35 faltas, aplicou três amarelos, um vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,29 vermelho, 36,8 faltas e 0,22 pênalti.




Botafogo: depois de ficar no banco de reservas contra o Grêmio, gripado, Seedorf volta ao time titular contra o Vasco. Ele disputou três clássicos desde sua chegada ao clube, mas ainda não venceu. O holandês perdeu duas vezes e empatou outra.

Vasco: Juninho é a grande esperança para encerrar a sequência de duas derrotas que tirou o time do G-4. Com atuação decisiva no último clássico contra o rival, o Reizinho é o principal destaque, com mais finalizações que os atacantes e como líder de assistências no Brasileirão.




Fellype Gabriel, meia do Botafogo: "Nossa situação não é tranquila pelos resultados, mas temos feito bons jogos. A cobrança é normal e, se não vencermos, ela aumenta cada vez mais. Esse clássico pode definir algumas coisas, pois ainda queremos essa vaga na Libertadores".

Marcelo Oliveira, técnico do Vasco: "O Botafogo tem jogadores técnicos e velozes, que jogam com um padrão definido. Precisamos de atenção total com os meias e laterais, além da experiência do Seedorf. O Vasco sempre tem a obrigação de vencer e vamos fazer nossa parte, além de contar com as surpresas do Brasileiro para conquistar uma posição ainda melhor na tabela".





* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Este é o quarto confronto entre Vasco e Botafogo em 2012. Nos três anteriores, todos no Engenhão, houve duas vitórias do Botafogo (ambas por 3 a 1 e pela Taça Rio, uma delas na final) e uma do Vasco (1 a 0, pelo Brasileiro).

* O clássico Vasco x Botafogo tem sido garantia de muitos gols. Desde o último 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro de 2006, as duas equipes se enfrentaram 19 vezes, com média de gols de 3,47 por jogo. Os destaques foram o empate por 4 a 4 pela semifinal da Taça Rio em 2007; duas goleadas botafoguenses por 4 a 0 nos Brasileiros de 2007 e 2011; e a goleada vascaína por 6 a 0 na Taça Guanabara de 2010.



No dia 25 de julho, o Vasco superou o Botafogo por 1 a 0, gol marcado por Alecsandro aos 43 minutos do segundo tempo (confira os lances), após jogada de raça de Juninho Pernambucano. Foi o último momento de brilho intenso dos cruz-maltinos no ano. Já o Glorioso buscava deixar o meio da tabela e teve Seedorf pela segunda vez. O clássico teve domínio do time então dirigido por Cristóvão Borges, que desperdiçou diversas chances de gol. A partida disputada no Engenhão teve público de 17.778 pagantes (21.812 presentes), com renda de R$ 489.125,00.


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro