Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Análise: Botafogo muda postura e dá esperança à torcida, mas excesso de vontade cobra caro


Em clássico disputado, Alvinegro deixa apatia de lado e chega a igualar confronto com o Flamengo nos primeiros 30 minutos. Expulsão de Luiz Fernando é determinante para a derrota



Excesso de vontade de Luiz Fernando prejudicou o Botafogo no clássico; Alvinegro ao menos mostrou uma mudança de postura — Foto: André Durão/GloboEsporte.com



O cenário é esse: quatro derrotas seguidas e time dentro da zona do rebaixamento. Mas ao mesmo tempo que a derrota por 1 a 0 para o Flamengo aumenta a crise do Botafogo, ela também dá esperança. A apatia das últimas partidas deu lugar a um time aguerrido que mostrou mais organização, criou boas chances no primeiro tempo e vendeu caro o resultado para o líder isolado do campeonato.


Ainda é pouco para um time que perdeu 10 das 12 partidas do returno e agora se vê dentro da zona do rebaixamento? Sim. O Botafogo teve pouca posse de bola e trocou poucos passes. Mas ao menos a mudança de postura foi reconhecida pela torcida após o apito final. E deu esperança para os próximos jogos.


- O Botafogo não vai cair, precisamos repetir jogos como fizemos hoje, com muita intensidade, entrega dos jogadores. Vamos corrigindo os erros no decorrer do campeonato - disse o técnico Alberto Valentim.




Melhores Momentos: Botafogo 0 x 1 Flamengo pela 31ª rodada do Brasileirão


O Botafogo foi a campo com quatro mudanças na escalação: Cícero, Valencia e Alex Santana voltaram ao time titular, enquanto Luiz Fernando substituiu o lesionado Marcinho. Os primeiros 30 minutos foram os melhores da equipe sob o comando de Valentim até agora, ainda mais diante de um adversário que está invicto há 18 rodadas.


Contra todos os prognósticos, o Botafogo conseguiu equilibrar o jogo no primeiro tempo e teve pelo menos duas boas chances para abrir o placar.


- Temos que elogiar muito a equipe do Botafogo. A equipe vem procurando aumentar seu ritmo, sua dinâmica, que é algo que eu gosto muito - frisou o treinador.


Sem pensar em apenas se defender e empurrado pela torcida, o Botafogo apostou na marcação forte (apesar do exagero em alguns lances) e nas jogadas pelos lados do campo. João Paulo e Yuri se destacaram. Mas foi pouco. O excesso de vontade ainda cobrou um preço caro na expulsão de Luiz Fernando.


O atacante levou o primeiro amarelo no início do jogo após falta dura em Gabigol. E no início do segundo tempo, após perder a bola, voltou desesperado e puxou Bruno Henrique. Expulsão justa com apenas oito minutos da etapa final.


Dali em diante o que se viu foi ataque contra defesa. O Botafogo até soube sofrer, mas praticamente abriu mão da posse de bola e se fechou para tentar segurar o empate. Conseguiu até os minutos finais, quando o gol de Lincoln lhe colocou no Z-4 do Brasileirão.


- Ficou mais difícil, estávamos bem no jogo, sem deixar o Flamengo criar. Ficamos muito tempo com um a menos. Mesmo assim o Fla não teve chances claras de gol. Mas perdemos o poder ofensivo, com certeza - analisou Valentim.


Agora o Alvinegro tenta recolher os cacos para focar no Avaí, adversário da próxima segunda-feira em um confronto direto que se anuncia como mais uma final. É mais um daqueles jogos em que a vitória é o único resultado possível.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro