Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Céu é o limite? Matemático indica chances de G-7, G-4 e até título do Botafogo: confira!


Tristão Garcia apresenta cálculos das pontuações necessárias para as pretensões alvinegras no Brasileiro. Por Libertadores sem depender dos outros, time precisa manter "média de campeão"






Melhor do returno, Botafogo venceu cinco dos seis jogos disputados (Foto: Divulgação)


Melhor time do returno, com vaga no G-6 e foco exclusivo no Campeonato Brasileiro, o Botafogo não esconde de ninguém que a meta para os últimos meses do ano é carimbar a passagem para a Libertadores de 2018. Mas a confiança é tanta que o presidente Carlos Eduardo Pereira comentou durante a semana que "o céu é o limite", citando a queda de rendimento do líder Corinthians.


Com a Copa do Brasil nas mãos do Cruzeiro, ele já se garantiu na Libertadores do ano que vem, e o Brasileirão passa a ter um G-7 como zona de classificação para a Pré-Libertadores, uma vez que o time mineiro está entre os seis primeiros – voltará a ser G-6 se a Raposa perder posição. Porém, o G-4 é que segue dando vaga direta na fase de grupos da principal competição da América do Sul.


Para saber qual o limite do céu do Botafogo no campeonato, restando 13 rodadas, o GloboEsporte.com consultou os números. O matemático Tristão Garcia, do site "Infobola" e especialista em probabilidades no futebol, fez os cálculos e apresentou as chances alvinegras tanto para G-4, G-7, contra Z-4 e até de título. Impossível? Praticamente. Mas aquele 1%...



Após boa participação, meta do time é voltar à Libertadores em 2018 (Foto: Giuliano Gomes/Agência PR Press)


TÍTULO

São 14 pontos de distância para o Corinthians. Dá para sonhar? O momento dos dois clubes deixa um fio de esperança vivo: o líder atravessa uma má fase e vem perdendo pontos, enquanto o Botafogo é o melhor time do returno com cinco vitórias em seis jogos.


Mas para Tristão Garcia, o Alvinegro tem apenas 1% de chances de ser campeão. Embora reconheça que a média da equipe no returno seja fantástica, mesmo conseguindo o improvável desafio de mantê-la até o final, dificilmente irá ultrapassar o rival paulista.


– Essa média é excelente, isso é um espetáculo. Com ela estamos falando em G-3, G-2... Mas isso é difícil de manter. O Corinthinas está dando um alento, embora não ache que perca de jeito nenhum esse título – opinou o matemático.


Pelos seus cálculos, um time garante o título sem depender de outros resultados com 76 pontos. Com mais 39 em disputa, o Botafogo só conseguiria alcançar o número se vencer 12 das 13 partidas restantes.


CHANCES DE TÍTULO


TIME PORCENTAGEM
Corinthians 84%
Palmeiras 6%
Grêmio 4%
Santos 3%
Cruzeiro 1%
Botafogo 1%
Flamengo 1%


G-4

Se para título é algo muito difícil, para a vaga na Libertadores já passa a ser algo bem mais palpável para o Alvinegro, embora ainda seja menor que 50%. Segundo o matemático, o time de Jair Ventura tem 43% de chances de beliscar uma vaga direta na fase de grupos. O que é a meta do elenco, da torcida e da diretoria para o fim do ano.


O número mágico que garante o G-4 sem depender de outros resultados é de 64 pontos. Ou seja, o Botafogo precisaria de 24 em 39 disputados, uma média de quase dois pontos por jogo. Mas tendo em conta que terá três jogos seguidos no Rio de Janeiro agora (contra Vitória e Chapecoense no Nilton Santos e Vasco em São Januário), se ganhá-los ficará bem na fita.


– Não tem ninguém garantido no G-4, salvo o Corinthians praticamente. Então são três vagas em aberto. Para não depender de ninguém, o Botafogo precisa de uma média de excelência, de campeão, que é de dois pontos por jogo.


– Mas se vencer as próximas três, chegará a 49 pontos e poderá ganhar uma e perder outra até o final que terminará com 64 pontos –observou.


CHANCES DE G-4


TIME PORCENTAGEM
Corinthians 99%
Palmeiras 76%
Santos 70%
Grêmio 69%
Botafogo 43%
Flamengo 27%


PRÉ-LIBERTADORES*

Já quando o assunto é a zona de classificação para a Pré-Libertadores, que pode variar de G-6 a G-9 se dois times brasileiros conquistarem a Libertadores e a Sul-Americana e juntos com o Cruzeiro terminarem entre os seis primeiros do Brasileiro, o Botafogo vai muito bem, obrigado.


A matemática aponta para 59 pontos o necessário para garantir a classificação à fase prévia da Libertadores sem depender de outros resultados. Com isso, o Alvinegro só precisaria conquistar mais 19 pontos, ou seja, praticamente metade do que resta a disputar. Nesse caso, as chances de classificação do time sobem para 77%.


CHANCES DE PRÉ-LIBERTADORES

TIME PORCENTAGEM
Corinthians 99%
Palmeiras 95%
Santos 93%
Grêmio 92%
Botafogo 77%
Flamengo 64%


Z-4

E por último, mas não menos importante, os riscos de rebaixamento. Diferente dos últimos anos, o Botafogo versão 2017 briga lá em cima, e não contra a degola. Porém, ainda não alcançou a pontuação necessária que a matemática garante o alívio sem depender dos outros: 47 pontos.


Este ano a pontuação de corte está um pouquinho mais alta, mesmo assim o Alvinegro está perto de atingi-la com mais sete pontos. Segundo Tristão Garcia, não é algo para se preocupar. Os cálculos do matemático apontam 0,1% de risco de rebaixamento.


*Obs: a porcentagem pode aumentar caso um brasileiro conquiste a Libertadores ou a Sul-Americana, o que abriria mais vagas no torneio via Campeonato Brasileiro.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Conmebol divulga calendário de 2018 com "eventual final única" para Libertadores


Com quatro meses de antecedência, entidade anuncia cronograma, deixa aberta possibilidade de decisão com só um jogo e ainda marca data: 1º de dezembro, em um sábado








Além de ampliar os ganhos para seus torneios a partir de 2019, a Conmebol também anunciou o calendário de suas competições de clubes para 2018. Nas datas anunciadas, uma chama atenção. A entidade deixou marcada uma eventual final única para a Libertadores para o dia 1º de dezembro do próximo ano, um sábado. No entanto, a mudança no formato do torneio ainda não está garantida, e os dias 7 e 28 de novembro estão reservados para os dois jogos da decisão, caso o regulamento seja mantido (veja o calendário completo mais abaixo).


A final única é um desejo do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. O martelo sobre a adoção ou não do modelo europeu na decisão será batido no final deste ano. Quatro cidades surgiram como candidatas a receber o evento: Lima, São Paulo, Rio de Janeiro e Miami.


O calendário foi aprovado em reunião do Conselho da Conmebol, nesta quarta-feira, em Bogotá. Pela primeira vez, a entidade divulgou o cronograma com tanta antecedência. A Libertadores começará no dia 22 de janeiro de 2018, com os jogos de ida da primeira de três fases anteriores à fase de grupos. A segunda fase, onde entram os primeiros brasileiros na disputa, está marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


Os jogos da fase de grupos terão seu pontapé inicial no dia 28 de fevereiro e irão até o dia 23 de maio. Devido à Copa do Mundo, o mata-mata da Libertadores só será disputado a partir de agosto. Portanto, a competição ficará parada por quase três meses. O jogo de ida das oitavas de final está marcado para o dia 8 de agosto.


A Recopa Sul-Americana, que reúne os vencedores da Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior, será disputada nos dias 7 e 21 de fevereiro. Em 2018, a taça pode ter dois brasileiros, com o Grêmio de um lado, e Sport, Flamengo ou Fluminense de outro. A Copa Sul-Americana começará no dia 14 de fevereiro, com seis partidas da primeira fase, e tem seus dois jogos da final marcados para os dias 5 e 12 de dezembro.


CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO:



Confira o calendário completo da Conmebol em 2018 (Foto: Divulgação/Conmebol)


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com, Assunção