Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Autuori cobra salários em dia no Botafogo para a disputa do Brasileiro


Treinador falou sobre os preparativos para a estreia no torneio nacional e defendeu a valorização dos jogadores formados na base do clube como fonte de receitas



Autuori voltou a defender visão sistêmica sobre a gestão do futebol (Vítor Silva/Botafogo)



Em meio aos preparativos do Botafogo para o Campeonato Brasileiro, o técnico Paulo Autuori fez uma cobrança pública, nesta quarta-feira, para que o clube mantenha os salários em dia. Para o comandante alvinegro honrar os compromissos será essencial para um boa campanha no torneio nacional.

– Creio que estamos no caminho certo e agradeço muito à direção. Faz esforço diário para cumprir as obrigações, como salários em dia. Vou ser o guardião disso, não posso aceitar que se gaste dinheiro em contratações quando as coisas não estão ajustadas no dia a dia em relação a funcionários e jogadores. Estou aqui com objetivo de correr todos os riscos. Não pedi nenhum jogador, vou trabalhar com quem está aqui, para qualificar o núcleo de futebol do clube. Fazendo isso, vamos proporcionar uma equipe que dê orgulho aos botafoguenses, vamos tentar jogar futebol e ter comportamento competitivo como todos exigem. Nosso objetivo é clarificar essas situações e assumir as responsabilidades. Elas são minhas e vou assumir – disse o técnico à Botafogo TV.

O treinador voltou a defender sua visão sistêmica sobre a gestão do futebol no clube. Para ele é momento de deixar de pensar em contratações e valorizar os atletas formados na base do Glorioso, que possam render receitas aos cofres no futuro.

– Se pararmos para entender que vários jogadores foram utilizados na equipe ou vendidos, se transformaram em grana para o clube saldar compromissos, seja em folha salarial ou tributos. Aí estaríamos sim valorizando o trabalho feito pela formação do clube, mesmo sem as condições ideais de infraestrutura. Quando confrontados com os rivais, a quantidade de jogadores que temos formados é significativa. Meu papel é ser guardião dessa verdade. Não gostaria da venda de jogadores apenas para dar satisfação à torcida que se está a contratar e fechar espaço para os mais jovens. Me recuso a fazer isso, enquanto estiver aqui esse tipo de contratação acabou. Acredito na qualificação do trabalho. Quantos jogadores vieram e custaram valores significativos? Poderiam ter sido usado os jogadores formados no clube. Esses valores absurdos que canalizem para o nosso futebol, para evoluir em termos estruturais. Queremos excelência nesse tipo de trabalho.



Confira outros tópicos abordados por Autuori:

Integração do profissional com a base


Acho fundamental clarificar pontos que são importantes na vida do futebol do clube. Entendo o futebol hoje com visão sistêmica do todo e tendo equipe trabalhando. Estou muito satisfeito com o pessoal envolvido no futebol do clube, tanto na atividade fim quanto na atividade meio. Hoje não consigo trabalhar em um clube apenas pensando em contratar ou trazer jogadores, mas em desenvolver jogadores e novos talentos. O clube necessita do trabalho dos profissionais neste sentido. Estamos fazendo uma integração com o sub-20, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. O objetivo é sim, a partir do momento que as coisas voltarem minimamente ao normal, ter uma integração diária, com muita comunicação. Todos os dirigentes sabem a minha visão.


Reforços

Me recuso a pedir jogadores. Há uma ideia que não tem absolutamente nada de sensato que é a que clube que melhor contrata é o que contrata em mais quantidade. “Ah, fez 14 contratações”. Isso é um grande absurdo, significa que não fez nada no passado. O objetivo é fazer contratações pontuais, de jogadores com potencial, em que acreditamos seriamente na qualidade técnica e competitiva. Para mim é muito claro, e todos que vivem o dia a dia do Botafogo sabem. Contratar jogadores do mercado estrangeiro, principalmente sul-americano com ideia de que são mais baratos e prontos, não posso aceitar. Nosso trabalho vai ser valorizar a formação do clube.


Balanço da temporada

Estou muito satisfeito em como os jogadores estão a trabalhar e outros a chegar. Com muito trabalho vamos construir equipe forte e competitiva. Não tenho dúvidas que os sinais que temos construído nos treinamentos e nos jogos são claros e positivos, demonstram tendência a ser atingida.


Amistosos com o Fluminense


Nessa ideia, esses amistosos com o Fluminense, a preliminar vamos fazer com nosso time sub-20 contra o sub-23 do Fluminense. Não estou falando de resultado ou vitória, mas de jogo coletivo, individualidades que vão aparecer e materializar as minhas palavras. São situações que me agradam muito e dão brilho nos olhos para continuar o trabalho.




Fonte: LANCE!
Rio de Janeiro (RJ)

De agosto a fevereiro: CBF divulga tabela detalhada das dez primeiras rodadas do Brasileirão


Entidade ainda realçou que, por conta da pandemia, 'os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário na época de suas partidas'



Taça do Campeonato Brasileiro: primeira rodada será no dia 8 de agosto (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)



Na manhã desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada do Campeonato Brasileiro 2020. Datas e horários das dez primeiras rodadas da competição foram reveladas, exibindo que a partida inaugural ocorrerá no dia 8 de agosto (sábado), com o confronto entre Fortaleza e Athletico, às 19h, na Arena Castelão.

A entidade afirma que "a ordem dos confrontos para cada time foi mantida, de acordo com a decisão do Conselho Técnico, realizado em 27 de fevereiro deste ano" - ou seja, antes das paralisações ocasionadas pela pandemia da Covid-19.


O Brasileirão tem previsão para encerrar-se em fevereiro de 2021, "após a revisão para ajustar a competição às medidas de segurança impostas pela pandemia". Além disso, foi externado, em nota oficial, que clubes podem jogar fora de suas cidades e estados, posteriormente.

- Em reunião conjunta com a CBF, os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário na época de suas partidas, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia. Conforme prevê o Regulamento Geral das Competições, essas mudanças, caso necessárias, deverão acontecer até dez dias antes da data do jogo.

Cabe destacar ainda que o atual campeão, Flamengo, estreia no domingo (9), às 16h, contra o Atlético-MG, no Maracanã. Ainda neste dia, haverá jogos às 11h e, para fechar a primeira rodada, às 19h45. Veja mais abaixo.

SOBRE A MP 984

Por fim, a respeito da Medida Provisória 984, que permite ao clube mandante, caso não tenha vínculo com alguma emissora, por exemplo, o direito de venda dos direitos de transmissão das partidas, a CBF salienta que cabe a ela "o estrito cumprimento das determinações legais em vigor".

- A definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor - diz a nota da entidade.

RODADA INAUGURAL

Sábado, 8 de agosto

19h - Fortaleza x Athletico - Arena Castelão
19h30 - Coritiba x Internacional - Estádio Couto Pereira
21h - Sport x Ceará - lha do Retiro

Domingo, 9 de agosto

11h - Botafogo x Bahia - Estádio Nilton Santos
16h - Flamengo x Atlético-MG - Maracanã
16h - Santos x Red Bull Bragantino - Estádio Vila Belmiro
16h - Corinthians x Atlético-GO - Arena Corinthians
16h - Goiás x São Paulo - A definir
19h - Grêmio x Fluminense - Arena do Grêmio
19h45 - Palmeiras x Vasco da Gama - Allianz Parque



Fonte: LANCE!
Rio de Janeiro (RJ)


Botafogo anuncia contratação de Kevin, que se apresenta à torcida: "Não vai faltar raça"


Jogador de 22 anos chega por empréstimo do Tombense até o fim de 2021


O Botafogo anunciou na manhã desta quarta-feira a contratação do lateral-direito Kevin, de 22 anos. O jogador chega por empréstimo do Tombense-MG e estava no Rio de Janeiro desde a última semana para resolver as últimas pendências contratuais.



Em um vídeo publicado nas redes sociais, Kevin, que aparece fazendo exercícios na academia do Botafogo, apresentou suas credenciais à torcida.


- Fala, galera! Meu nome é Kevin, tenho 22 anos, sou de Teresina, no Piauí e sou o novo lateral-direito do Botafogo. As expectativas são as melhores, estou vindo para um grande clube, de uma grande massa. Pode ter certeza que não vai faltar raça nem entrega - disse ele no vídeo.




"Sou um lateral mais ofensivo, gosto de chegar no último terço de campo, tenho bons cruzamentos. Mas, claro, sempre prezando a defesa. Conceito básico do lateral é primeiro defender para depois atacar", completou.



Kevin, novo lateral do Botafogo — Foto: Divulgação / Botafogo


O jogador pertence ao clube mineiro, mas jogou o primeiro semestre no Grêmio. Antes, passou também por Goiás e Guarani. O GloboEsporte.com ouviu um dos antigos técnicos do atleta, que destacou as qualidades ofensivas do novo reforço alvinegro.


+ Conheça Kevin, novo reforço do Botafogo


Kevin é um dos quatro atletas que o Bota escolheu para reforçar o time no Campeonato Brasileiro. Além do defensor, o clube contratou o zagueiro Rafael Forster, o lateral-esquerdo Victor Luis e o atacante Salomon Kalou.


No Botafogo, Kevin chega para disputar vaga em uma posição que ainda não ganhou dono em 2020. No primeiro semestre, Barrandeguy e Fernando se revezaram na lateral direita. Para o Brasileirão, a expectativa é que Marcinho aumente a concorrência no setor.




Fonte: Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Apresentação virtual, aumento de sócios e retorno técnico: Botafogo se anima à espera de Kalou



Vice-presidente Ricardo Rotenberg detalha planos e projeta frutos dentro e fora de campo com o marfinense. Clube quer recepção com presença virtual da torcida para amenizar distanciamento


O Botafogo espera ansioso pelos frutos dentro e fora de campo com o início da parceria com Salomon Kalou. O atacante marfinense resolve as últimas pendências antes de viajar para o Brasil. Enquanto isso, o clube faz planos e projeta o retorno técnico e o ganho financeiro que mais uma estrela internacional pode proporcionar.


Ao GloboEsporte.com, o vice-presidente comercial e de marketing alvinegro, Ricardo Rotenberg, detalhou algumas das ideias que o clube colocará em prática assim que o marfinense pisar em solo brasileiro. A começar pela apresentação, que terá o calor da torcida mesmo com a distância imposta pelo coronavírus.


+ Pandemia atrasa viagem, e Kalou espera visto para se apresentar



Atacante deve chegar ao Brasil na próxima semana — Foto: Jan-Philipp Burmann/Getty Images


- Vamos recomendar que as pessoas não compareçam ao aeroporto até por uma questão de coerência com o que o clube defendeu até aqui. Vai depender do período que ele chegar, mas vai ter uma coletiva de imprensa e apresentações virtuais no aeroporto e no Nilton Santos. Vamos abrir para os alvinegros entrarem numa live com ele. No aeroporto também teremos botafoguenses recepcionando o Kalou virtualmente - disse.


- Estamos programando coisas especiais para o sócio-torcedor, que está crescendo como forma de ajuda mesmo, já que não tem a possibilidade de ir ao estádio nesse primeiro momento por conta da pandemia. Tenho pedido essa ajuda e vamos colocar outros atrativos para os sócios, para que se associem porque o time é bom e porque terão outros benefícios. Estamos querendo reforçar o coletivo do Botafogo - emendou.



Desde que o atacante foi anunciado, o programa de sócio-torcedor ganhou 4 mil novas inscrições. O clube criou um site especial e já vendeu cerca de 1.200 produtos com a marca do atacante.



O jogador ainda está na Alemanha, mas o clube já colhe alguns frutos. O número de sócios-torcedores pulou de 28 para 32 mil. A equipe de marketing aposta em um aumento de vendas principalmente da camisa de número 8, que já foi usada por grandes craques do passado e volta a ficar em evidência por conta do novo reforço.


- Estamos fazendo não só para ele, mas para o time como um todo. A torcida do Botafogo tem repetido nas redes que o time se reforçou pouco, mas muito bem. Ganhamos prováveis titulares: Rafael Forster, Victor Luis e Kalou. Além do Kevin, lateral-direito jovem com potencial. Já tínhamos jogadores muito bons no elenco. Estamos fazendo campanha em cima de todos - completou Rotenberg.



Rotenberg (esquerda) negociou diretamente com Honda e Kalou — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Kalou pode ser apresentado no amistoso contra o Fluminense?

- Depende dos documentos dele. E o amistoso e de Botafogo e Fluminense, não queremos tumultuar. Queremos uma coisa virtual e sem atrair o torcedor do Botafogo para o local. Dentro da nossa coerência. E o torcedor vem dando muito apoio.



O que você espera que Honda e Kalou deem para o Botafogo no extracampo?


- Honda é um jogador espetacular e um sujeito muito bom. Humanista, que tem opiniões sobre tudo, é um exemplo para os jogadores jovens. Dentro do campo já começou a render e vai render ainda mais no decorrer dos jogos. Já trouxe receita para o Botafogo e traria muito mais se não fosse a pandemia. A média de público do clube iria dobrar.


Espero o mesmo do Kalou. Ele ajuda financeiramente três hospitais na capital do seu país, tem trabalhos beneficentes, fala fluentemente quatro línguas, é um sujeito que tem posições interessantes sobre o mundo. É um vencedor, saiu para a Europa com 16 anos e venceu. É um tipo de exemplo muito importante para o Luis Henrique, por exemplo, um garoto de 18 anos.


A torcida pode esperar mais mudanças no elenco?

- Nosso elenco é muito grande numericamente, temos jogadores que podem ser negociados. Estamos esperando sair alguns jogadores eventualmente para crescer o elenco. O Paulo está muito animado com os jovens que têm entrado como boas opções de elenco. O Caio Alexandre cresceu muito, Honda foi bem como segundo volante, então não estamos vendo volantes no momento.


Trouxemos cirurgicamente três jogadores: um zagueiro canhoto, que faltava no elenco e que tem seis participações em ligas europeias; o Victor Luis, um jogador que adoramos e que rende muito com a camisa do Botafogo; e o Kalou, que dispensa apresentações, deixa ele entrar em campo porque ele tem muita bagagem. Kalou faz um gol e dá uma assistência a cada três jogos, era jogador titular da primeira divisão da Holanda com a idade do Matheus Nascimento, jogou duas Copas do Mundo.



Victor Luis foi anunciado na última terça-feira — Foto: Divulgação



Houve escolhas equivocadas no início da temporada?

- A gente fez um time dentro do orçamento. Às vezes, o jogador dá liga em um clube e não dá em outro. Não diria que foram equivocadas, é meu papel fazer isso. Quando você contrata jogadores, tem chance de acertar e errar. Pode contratar 10 jogadores e correr risco de errar com os 10 jogadores. Nós tentamos contratar quem tem chance muito pequena de erro. Victor Luis, que conhecemos o futebol dele, Salomon Kalou, jogador de Copa do Mundo, Rafael Forster, zagueiro que o nosso técnico conhece bem...


No início do ano, era um momento de transição do Botafogo e contratamos jogadores espetaculares, como o Bruno Nazário, o Pedro Raul e o Honda. Teve jogador que foi muito criticado e hoje é elogiado. Alguns precisam de mais tempo para dar liga.


O clube projeta mudanças no sócio-torcedor?

- O nosso programa de sócio é ainda muito aquém do que poderia ser. O Botafogo tem uma torcida muito grande fora do Rio de Janeiro, que não comparece a jogos, obviamente, e que só se associa para ajudar. Nossa ideia é oferecer mais serviços e vantagens. O "Sou Botafogo" vai receber uma reformulação e vamos deixar o melhor para a próxima gestão. Acho que o Botafogo deveria ter no mínimo 60 mil torcedores e chegar perto dos 100 mil. Isso só será possível com um programa que oferece mais benefícios e também com um time mais competitivo, que dispute título, vaga na Libertadores. Isso que atrai torcedor.


As pessoas não são obrigadas a ajudar um time sem expectativa de conquistas. Estamos esperando que esse elenco do Botafogo dispute as primeiras posições do Brasileiro. Não vejo elencos muito melhores que o Botafogo no país, há elencos páreos, mas não muito à frente. Escolhemos o Kevin, lateral-direito jovem, do qual falam muito bem, apoiador. Escolhemos as posições certas. Vamos dar um tempo agora para não errar em escolhas, porque o Botafogo tem muitos anos de escolhas equivocadas, teve certas escolhas também, mas quem tem pouco dinheiro não pode errar nessas escolhas.



Como está a negociação por novos patrocínios?


- Estamos conversando com algumas empresas, discutindo preços. Não é fácil porque o mercado ficou mais pobre. As empresas empobreceram. Tudo isso faz a coisa ficar mais complexa. Estamos apresentando algumas propostas e tendo respostas boas. Esperamos começar o Campeonato Brasileiro com alguma coisa já estampada. Estamos tentando driblar tudo isso, essa questão da pandemia, para o Botafogo conseguir arrecadar um pouco mais com patrocínios.


Como está o andamento do clube-empresa? Falou-se muito da possibilidade de isso já ser concreto nesse segundo semestre. Já há investidores suficientes?

- Estamos trabalhando para isso e vendo alternativas. Muitos que iriam entrar com um valor estão entrando com menos, metade. A gente está otimista de que vai conseguir nesse segundo semestre, coincidindo com uma nova gestão. Estamos trabalhando forte para isso, mas é dinheiro grande, investidores de peso. Estamos caminhando bem. Acho que vamos ter novidades positivas em algumas semanas.


Serão só investidores nacionais ou também internacionais?

- Pode ser que tenha um investidor que não seja do Brasil, não tem problema. Pode ser que não seja majoritário, mas será muito bem-vindo. Queremos um modelo profissional, com equilíbrio financeiro para adquirir uma competitividade importante rápido. O segundo semestre promete essa mudança, um time competitivo em campo e uma mudança gerencial no Botafogo.




Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro