Páginas

domingo, 2 de novembro de 2014

Cruzeiro marca cedo, tira o pé, leva susto no fim, mas vence o Botafogo




Rodrigo Souto e Bolatti abusam dos erros contra o líder, que não perdoa. Marquinhos e Egídio definem vitória. Léo faz contra nos acréscimos

momento decisivo

4 min
Bem contra o Fla, Rodrigo Souto, improvisado como zagueiro começou muito mal a partida. Um erro seu permitiu a Marquinhos criar toda a jogada do 1º gol.


nome do jogo

Everton Ribeiro
O meia do distribuiu chapéus - um em cada tempo -, tocou a bola com a categoria de sempre e deixou Marcelo Moreno na cara do gol pelo menos duas vezes.


sozinho

Jefferson
O goleiro não teve muito o que fazer nos dois gols logo no início da partida e ainda fez outras boas defesas, sendo o melhor jogador do Botafogo no Mineirão.



Não era jogo para cumprir tabela. Mas bem parecia. Com uma mínima inspiração no início da partida, o Cruzeiro definiu sua 19ª vitória na competição contra um Botafogo nervoso, que entregou rapidamente dois gols em falhas individuais e que só mostrou alguma reação no segundo tempo. Com 2 a 0 até os acréscimos - gols de Marquinhos e Egídio - diante de quase 36.004 pagantes (37.768 presentes, com renda de R$ 1.807.922), o relaxamento da Raposa por pouco não ameaçou o resultado positivo, quando Léo fez contra após cruzamento despretensioso para a área mineira. Nada que pudesse ameaçar muito o líder isolado do Brasileiro.

Ainda cinco pontos na frente do segundo colocado São Paulo, o Cruzeiro, com 64 pontos, administra boa vantagem para conquistar o título. No próximo domingo, pela 33ª rodada, o time de Marcelo Oliveira enfrenta o Criciúma, no Mineirão, às 19h30.

Com 33 pontos, o Botafogo segue na zona de rebaixamento - 18º lugar - e ameaçado de jogar a Segunda Divisão em 2015. Na próxima rodada, o time alvinegro enfrenta o Atlético-PR em Volta Redonda, às 21h, no estádio Raulino de Oliveira.

Egídio comemora seu golaço de falta contra o Botafogo, o segundo do Cruzeiro (Foto: Getty Images)

Em 15 minutos, Cruzeiro 2 a 0

Qualquer manual de atuação fora de casa pede que o visitante administre a pressão nos primeiros 15 minutos de partida. Imagine então quando se enfrenta o líder do campeonato? Mas logo aos quatro minutos Rodrigo Souto tentou dominar a bola, errou e Marquinhos, de chaleira, fez um bonito gol após dar um balão no zagueiro improvisado. Dez minutos depois, Bolatti passou mal a bola para trás. Na sequência, Souto, sem outro recurso, fez falta na entrada da área em Julio Baptista. Egídio bateu a falta no ângulo e Jefferson olhou, sem ter muito o que fazer: 2 a 0 Cruzeiro em 15 minutos de bola rolando.

Sem precisar fazer muita força, o Cruzeiro tinha um jogo que se desenhava tranquilo ainda no primeiro tempo. Naturalmente, o time de Marcelo Oliveira tirou o pé. O que poderia significar uma reação do Botafogo, acabou abrindo espaço na verdade para mostrar um pouco do nervosismo alvinegro. Primeiro, Junior Cesar acertou o pé esquerdo no rosto de Everton Ribeiro, em exagerada tentativa de cortar a bola. Minutos depois, o técnico Vagner Mancini tanto esbravejou contra o bandeirinha, o quarto árbitro e o juiz que terminou expulso. Em banho-maria, o líder do campeonato levou os 2 a 0 para o vestiário com tranquilidade.

Vagner Mancini tanto reclamou que acabou expulso (Foto: Denilson Dias/O Tempo/Agência Estado)

Jobson movimenta o jogo

A etapa final começou animada. Os dois times perderam gols incríveis. Primeiro foi Carlos Alberto. O meia-atacante alvinegro recebeu cruzamento perfeito de Régis, pareceu não acreditar na falha de Dedé, e pegou muito mal na bola, tirando como um zagueiro da pequena área. Pouco depois, Everton Ribeiro levantou a cabeça e cruzou para Marcelo Moreno. O atacante cruzeirense perdeu a chance completamente sozinho na área botafoguense.

Os técnicos mudaram o time no segundo tempo. Nilton e Dagoberto substituiram Lucas Silva e Julio Baptista. Esbravejando muito de um camarote, Mancini colocou Ramírez e Jobson nos lugares de Bolatti e Rogério. O polêmico atacante ameaçou logo minutos depois, ao chutar forte e obrigar Fábio a fazer grande defesa. No fim, depois do tempo regulamentar e de Marcelo Moreno perder outras chances, o Cruzeiro retribuiu a ajuda do início do jogo com um gol contra do zagueiro Léo: 2 a 1. Era muito pouco para o Botafogo e o suficiente para mais uma vitória do time mineiro em busca do caneco.

Por GloboEsporte.com Belo Horizonte

Na luta contra Z-4, Botafogo ameaça um Cruzeiro em busca de calmaria


Líder do Campeonato Brasileiro tenta aumentar distância dos concorrentes em partida deste domingo, no Mineirão, contra equipe motivada por vitória em clássico



No 1º turno, no Rio, empate: 1 a 1
(Foto: Gaspar Nóbrega/Light Press)
Com apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas, o Cruzeiro passou a ter ameaçada uma liderança que carrega desde o início do Campeonato Brasileiro. O jogo deste domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, é a chance de retomar essa tranquilidade. Mas o fato de seu adversário, o Botafogo, lutar desesperadamente contra o rebaixamento é a promessa de equilíbrio. A equipe alvinegra, que chega motivada por uma vitória sobre o Flamengo, se permite sonhar com pelo menos um ponto em Belo Horizonte.

A diferença de cinco pontos sobre o vice-líder que o Cruzeiro tem na liderança já foi de nove. A queda de produção no segundo turno, quando o time conseguiu apenas 50% dos pontos disputados, não significa um abalo na tranquilidade. O clima na Toca da Raposa II segue ótimo, com jogadores e comissão técnica confiantes na conquista do tetra. Um tropeço diante do Botafogo, entretanto, pode significar uma ameaça a esta paz, por isto, o Cruzeiro encara o jogo com toda a seriedade.

A Raposa vai com o que tem de melhor para a partida. Os jogadores tiveram um dia a mais de folga para recuperar as energias, já que a queda de rendimento no segundo tempo está sendo nítida nas últimas partidas. O quarteto ofensivo será formado por Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Marquinhos e Marcelo Moreno. O lateral Egídio vai disputar a 100ª partida pelo clube mineiro.

A discrepância técnica tem como reflexo a diferença entre Botafogo e Cruzeiro na tabela. Mas com quatro vitórias a conquistar em sete rodadas, o Alvinegro não pode esperar para reagir. Mesmo que o adversário deste domingo seja o líder do Campeonato Brasileiro. Por isso, embora não negue o favoritismo dos mineiros, a equipe comandada por Vagner Mancini afirma que vai em busca de pontos no Mineirão e que pretende jogar de acordo com suas limitações.

A TV Globo transmite o jogo para MG (menos Belo Horizonte), RJ, PR (menos Londrina e Cascavel), ES, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AP, DF, Florianópolis e Criciúma. O Premiere e PFC HD mostram para todo o Brasil e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir das 16h (de Brasília).



Cruzeiro: o técnico Marcelo Oliveira disse que depende dos médicos e fisiologistas do clube para definir a escalação da equipe que vai a campo. Caso não haja nenhuma baixa de última hora, os 11 que começam são: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marquinhos; Marcelo Moreno.

Botafogo: a intenção de Vagner Mancini era manter a equipe que venceu o Flamengo, na última rodada. Mas as lesões de André Bahia e Wallyson ao longo da semana impediram que o planejamento fosse cumprido. Mesmo assim, o treinador vai manter a base que se destacou no clássico, inclusive com o volante Rodrigo Souto improvisado na zaga. O recém-contratado Murilo, de 20 anos, vai fazer sua estreia como titular do Alvinegro. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, Regis, Dankler, Rodrigo Souto e Junior Cesar; Andreazzi, Gabriel, Bolatti e Carlos Alberto; Murilo e Rogério.




Cruzeiro: no departamento médico do Cruzeiro estão o zagueiro Manoel, o lateral Samúdio, o volante Tinga, o meia Alisson e o atacante Willian. O time não tem jogadores suspensos.

Botafogo: no departamento médico estão André Bahia (coxa direita) e Wallyson (tornozelo direito). O volante Marcelo Mattos faz trabalho de recondicionamento físico. O zagueiro Matheus Menezes cumpre suspensão.



Cruzeiro: Alisson, Ceará, Dagoberto, Egídio, Henrique, Léo, Lucas Silva, Marquinhos, Mayke, Samudio e Willian Farias.

Botafogo: Airton, Gabriel, Jefferson e Rogério.





Por GloboEsporte.comBelo Horizonte