Páginas

domingo, 19 de junho de 2022

Com menos um desde o primeiro tempo, Botafogo vira para cima do Internacional pelo Brasileirão



Diante de uma arbitragem confusa de Savio Pereira Sampaio e das expulsões de Philipe Sampaio e Luís Castro, Glorioso é valente e conquista os três pontos no Beira- Rio





Melhores momentos: Internacional 2 x 3 Botafogo (Brasileirão) <iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/MkyQ8vsa0m0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


O duelo entre Internacional e Botafogo pelo Brasileirão foi cercado de polêmicas desde o primeiro minuto. Com expulsões, VAR e pênalti logo no início,o Glorioso virou para cima do Colorado por 3 a 2, no Beira-Rio, na noite deste domingo. Edenilson e Bustos marcaram para os gaúchos, enquanto Vinícius Lopes, Erison e Hugo viraram o placar.


Com o resultado, o Colorado deixa o G4 e permanece com 21 pontos, na quinta colocação, em 13 partidas. O Alvinegro subiu na tabela e agora está em sétimo com 18.


O próximo compromisso do Internacional será na sexta-feira, às 21h30, diante do Coritiba, também no Beira-Rio. O Botafogo, por sua vez, entra em campo no domingo, às 16h, no Nilton Santos, no clássico contra o Fluminense.


 

Hugo marcou o gol da vitória do Botafogo sobre o Internacional (Vitor Silva / Botafogo)



POLÊMICAS E VAR

Desde o início da partida, o Internacional tentou adiantar a marcação para não deixar o adversário sair de seu campo de defesa. No primeiro lance, Edenilson tentou a jogada por dentro e a bola sobrou para Alan Patrick. O meia chutou em direção ao zagueiro Philipe Sampaio. Depois de consultar o VAR, o árbitro Savio Pereira Sampaio assinalou pênalti e alegou que a bola tocou no braço do jogador.

Além disso, ele também expulsou o atleta, e fez com que os cariocas ficassem com menos um desde os 4 minutos do primeiro tempo. A ação causou revolta por parte dos jogadores do Glorioso, que reclamaram bastante, e o técnico Luís Castro também foi expulso.


COLORADO NA FRENTE

Na cobrança de pênalti, Edenilson bateu, com categoria, e abriu o placar para os donos da casa. Com um a mais em campo, a equipe gaúcha voltou a pressionar o Glorioso, e Bustos estufou a rede de Gatito. O lateral tabelou com Alan Patrick, invadiu a área e bateu cruzado para ampliar.


ALVINEGRO DESCONTA

Mesmo com menos um, o Botafogo seguiu na luta para tentar diminuir o placar e demonstrar estar vivo no jogo. Até que Saravia dividiu com De Pena e achou Vinícius Lopes. O atacante só teve o trabalho de tirar do goleiro Daniel e balançar a meta colorada.

Minutos depois, o jogador alvinegro teve outra grande oportunidade ao passar por Gabriel Mercado e chutar rasteiro. O goleiro Daniel fez a defesa.

 

Jogadores do Botafogo celebram vitória no Beira Rio (Vitor Silva / Botafogo)



OUTRA CONSULTA AO VAR

Em um lance rápido pela direita, David corre em profundidade, mas o lance á paralisado pelo árbitro, pois Saravia e Wanderson tiveram o contato físico na área. Sávio Pereira Sampaio, então, assinalou impedimento na origem da jogada.

No fim do tumultuado primeiro tempo, o Inter ainda teve mais uma chance. Wanderson cruzou para Edenilson, que parou na grande defesa de Gatito Fernández. No rebote, o paraguaio também espalmou a finalização de David.
 

GOL ANULADO

Na volta do intervalo, o técnico Mano Menezes perdeu Alan Patrick, que sentiu um incômodo muscular. Na primeira grande chance colorada, Edenilson lançou Alemão, que dominou com a mão, passou por Carli e Gatito e marcou. O árbitro viu irregularidade no lance e anulou o gol.


EL TORO!

Com muita entrega, o Botafogo seguia vivo no jogo e tentava explorar as jogadas aéreas. Em uma delas, Carli aproveita a cobrança de escanteio para escorar e deixar Erison livre para cabecear em direção ao fundo da rede. Desse modo, o Alvinegro cresceu na partida e, por pouco, não virou. Erison recebeu na área e chutou em cima do goleiro Daniel.
 

PAREDÃO ALVINEGRO

O centroavante alvinegro teve outra chance de marcar. Após cobrança de falta de Lucas Piazon, Erison apareceu por trás da zaga colorada e balançou a rede de novo. O auxiliar levantou a bandeira e anulou o gol do Botafogo.

Na sequência, Taison tocou para Bustos em profundidade para cruzar para Pedro Henrique. O atacante chutou, mas Gatito brilhou. O arqueiro voltou a se destacar, quando Alemão chutou e o obrigou a fazer grande defesa. A bola ainda tocou no travessão e foi para fora.


MAIS UM GOL ANULADO

O fim da partida foi intenso, com chances de ambas as equipes. E o Colorado chgou a balançar a rede com o defensor Mercado, mas o árbitro assinalou impedimento na origem da jogada.


GOL, CONFUSÃO E PANCADARIA

Em um jogo confuso e com idas e vindas, o Botafogo apostou no contra-ataque. Matheus Nacimento tentou o passe para Jeffinho e a bola sobrou para Hugo sacramentar a vitória alvinegra, no Beira-Rio. Depois do gol, uma confusão entre os jogadores com pancadaria genelarizada, mas que foi contida.
 

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2X3 BOTAFOGO


Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data e Horário: 19/06/2022, às 18h
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Rafael Traci (SC)
Público: 26.219 torcedores
Cartões Amarelos: Maurício, Moisés, Mercado, Taison, Carlos De PenaKaíque Rocha (INT) / Joel Carli, Lucas Piazon, Klaus, Gatito Fernández, Patrick de Paula e Kayque (BOT)
Cartões Vermelhos: Mercado (INT) / Philipe Sampaio e Luís Castro (BOT)

Gols: Edenilson (8'/1T) (1-0), Bustos (12'/1T) (2-0), Vinícius Lopes (18'/1T) (2-1) / Erison (13'/2T) (2-2), Hugo (55'/2T) (2-3)

INTERNACIONAL (Técnico Mano Menezes)
​Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Moisés (Pedro Henrique 18'/2T); Gabriel, Edenilson, Carlos de Pena e Alan Patrick (Taison - intervalo); David (Maurício 16'/2T) e Wanderson (Alemão 47'/1T).

BOTAFOGO (Técnico Luís Castro)
Gatito Fernández; Klaus, Philipe Sampaio, Joel Carli, Saravia (Jeffinho 52/2T), Patrick de Paula, Kayque e Hugo, Vinícius Lopes (Daniel Borges 38'/2T), Erison (Matheus Nascimento 45'/2T) e Lucas Piazon.



Fonte: LANCE/Felipe Melo/Porto Alegre (RS)

Castro diz que arbitragem não deveria ser "agente para tudo de mal que há" e faz ressalva após vitória do Botafogo

     

Treinador alvinegro diz que viveu "um dos dias mais complexos" da carreira de treinador em virada sobre o Internacional, no Beira-Rio. Ele foi expulso após a marcação de pênalti para o Colorado






Luís Castro, sobre duelo do Botafogo com o Inter: "Um dos dias mais complexos da minha carreira" (https://ge.globo.com/video/luis-castro-sobre-duelo-do-botafogo-com-o-inter-um-dos-dias-mais-complexos-da-minha-carreira-10682546.ghtml)



O técnico do Botafogo, Luis Castro, criticou as decisões do árbitro Savio Pereira Sampaio, depois da tremenda virada do Alvinegro sobre o Internacional. O time do treinador português venceu por 3 a 2 depois de jogar com um a menos por mais de 80 minutos de partida e sair atrás com 2 a 0.


Ele falou em seguida ao dirigente alvinegro André Mazzuco, que fez manifestação antes de Castro ir para a coletiva de imprensa na sala de visitantes do estádio Beira-Rio.


+ Diretor de futebol do Botafogo detona arbitragem no Beira-Rio: "Uma vergonha"


- Foi um dos dias mais complexos da minha trajetória como treinador. Na minha opinião, o pênalti foi inexistente. E o segundo gol deveria ter um escanteio para o Botafogo na origem e depois acaba no segundo gol. A arbitragem deveria ser sempre agente pacificador do jogo e não agente potencializador de tudo de mal que há no jogo. E acho que houve confusão de critérios que prejudicou a nossa equipe -disse Luis Castro.




Luis Castro, técnico do Botafogo, disse que a vitória é mais uma prova de comprometimento do grupo — Foto: Reprodução


O treinador comentou que em 25 anos de carreira não tinha visto algo semelhante ao que ocorreu no Beira-Rio. Lembrou de lance contra o Atlético-GO em que Vanderson cabeceou a bola no próprio braço e "toda a imprensa" disse que não era pênalti. Ele seguiu com ressalvas ao árbitro.


- A bola bateu no peito e depois resvalou no cotovelo, não mudou a trajetória da bola, não mudou nada. E nós ali ficamos incrédulos com a expulsão, acabando ali com o jogo, que acabou servindo para a gente com grande união. Porque se não fosse o compromisso de toda a equipe, e eu disse isso na última coletiva, que era uma equipe muito honesta e muito digna... - afirmou o treinador, que se disse "revoltado" ainda com um jornalista que disse não haver compromisso no seu grupo.


- Não devemos viver em função do resultado e sim em função de nossa consciência. Normalmente, os árbitros chamam os jogadores para dar cartões. Estranhei muito. Eu fui expulso com o juiz a 30 metros de mim, sem saber nem o motivo, sem ter uma simples palavra, sem simples explicação. Mas, pronto, nós seguimos - disse Luis Castro.


O treinador comentou que em 25 anos de carreira não tinha visto algo semelhante ao que ocorreu no Beira-Rio. Lembrou de lance contra o Atlético-GO em que Vanderson cabeceou a bola no próprio braço e "toda a imprensa" disse que não era pênalti. Ele seguiu com ressalvas ao árbitro.


- A bola bateu no peito e depois resvalou no cotovelo, não mudou a trajetória da bola, não mudou nada. E nós ali ficamos incrédulos com a expulsão, acabando ali com o jogo, que acabou servindo para a gente com grande união. Porque se não fosse o compromisso de toda a equipe, e eu disse isso na última coletiva, que era uma equipe muito honesta e muito digna... - afirmou o treinador, que se disse "revoltado" ainda com um jornalista que disse não haver compromisso no seu grupo.



- Não devemos viver em função do resultado e sim em função de nossa consciência. Normalmente, os árbitros chamam os jogadores para dar cartões. Estranhei muito. Eu fui expulso com o juiz a 30 metros de mim, sem saber nem o motivo, sem ter uma simples palavra, sem simples explicação. Mas, pronto, nós seguimos - disse Luis Castro.


Veja mais da coletiva do técnico do Botafogo


Estratégia mental e tática

- É mais fácil falar das vitórias do que nas derrotas. Tudo aquilo que eu disser agora "ah, está falando porque ganhou". Mas no intervalo o que mais me preocupei foi em controlar os jogadores emocionalmente. Para eles perceberem que para chegar ao empate ou possível vitória isso não teria que ocorrer nos primeiros cinco minutos. Nem nos primeiros 10, nem nos 15. Está instituído no futebol que se as equipes fizerem gols nos primeiros 15 minutos vai virar o jogo? Não, as equipes têm que ter paciência para na hora certa para poderem matar o jogo.


- Nós tínhamos que sobreviver em determinados momentos do jogo, de forma ordenada. Sabíamos que as linhas de 4-4-1 muitas vezes teriam que se comportar como linha de 5 e a nossa linha da frente iria se transformar em linha de 3. Nessa linha de 3 teríamos que ver o ponta do lado contrário do ataque cobrir uma entrada da área e muitas vezes era por aí que o internacional ia tentar seus lances ofensivos. Quando ganhássemos a bola tínhamos que explorar o Erison para ele ganhar faltas no campo do adversário e através dessas faltas chegar no gol adversário. E numa bola mais longa fazer ataques mais rápidos. O Piazon era nosso jogador mais perigoso e ganhava as bolas em cima do lateral deles.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Diretor de futebol do Botafogo detona arbitragem no Beira-Rio: "Uma vergonha"



André Mazzuco diz que clube tomará "medidas cabíveis" na CBF e também levará questionamentos para a comissão de arbitragem: "O futebol precisa de profissionais preparados"




André Mazzuco faz pronunciamento sobre arbitragem no Beira-Rio: "Uma vergonha" (https://ge.globo.com/video/andre-mazzuco-faz-pronunciamento-sobre-arbitragem-no-beira-rio-uma-vergonha-10682535.ghtml)



Após a grande virada do Botafogo sobre o Internacional nos acréscimos, em pleno Beira-Rio, com um jogador a menos e após estar perdendo por 2 a 0, o diretor de futebol alvinegro, André Mazzuco, não perdoou a arbitragem de Savio Pereira Sampaio. Ele afirmou que o futebol precisa de profissionais preparados e qualificou a atuação do árbitro como "uma vergonha".


- Boa noite a todos, em primeiro lugar gostaria de enaltecer em nome do Botafogo o grande jogo de hoje, comprometimento, entrega, isso é motivo de orgulho para cada botafoguense. Um jogo que talvez tenha acontecido uma das coisas mais lamentáveis que já passamos, uma arbitragem despreparada, iam acabar com o jogo em três minutos, em um despreparo total de conduta, técnico, isso não pode acontecer e a gente espera que não se repita nem com o Botafogo, nem com outro clube, porque a gente investe muito e o futebol precisa de profissionais preparados. Botafogo vai tomar as medidas cabíveis junto à CBF e a comissão de arbitragem. O que aconteceu aqui foi uma vergonha.


+Castro critica árbitro: "Fui expulso com o juiz a 30 metros, sem saber nem o motivo"
+Após vitória, Botafogo protesta contra arbitragem: "Escandaloso e caso de investigação"
+Jogo termina em briga e confusão entre atletas no Beira-Rio
+Textor chama pênalti contra o Botafogo de vergonhoso; expulso, Sampaio se revolta: "Covardia"





André Mazzuco, diretor de futebol do Botafogo — Foto: Reprodução


Mazzuco também colocou, pelo menos em parte, na conta da arbitragem a confusão generalizada que se formou após o apito final. Segundo o dirigente, foi o resultado do despreparo do árbitro Savio Pereira Sampaio.


- Independente de quem fez, ou quem deixou de fazer, o jogo teve consequências no final de uma falta absurda de controle e que levou a outras cenas lamentáveis. Também nos desculpamos pelo espetáculo acabar dessa forma. E acho que todas as pessoas têm de refletir sobre a conduta que pode acabar nesse tipo de comportamento. Lamentamos profundamente esse despreparo que foi a arbitragem de hoje.


Durante a partida, o americano John Textor, que comprou o Botafogo, também disparou nas redes sociais contra a arbitragem da partida. Ele chegou a dizer que Savio Pereira Sampaio deveria entregar o seu cargo. E questionou:


- Como qualquer um que gosta do futebol brasileiro pode estar feliz com essa partida? Os times e os torcedores merecem mais do que um jogo destruído - disse o empresário.



Fonte: Por Renata de Medeiros — Porto Alegre, RS

Após vitória, Botafogo protesta contra arbitragem: "Escandaloso e caso de investigação"



Clube diz que só não se retirou do campo porque "respeita as regras do jogo"





PC Oliveira fala sobre pênalti para o Internacional (https://ge.globo.com/video/pc-oliveira-fala-sobre-penalti-para-o-internacional-10682412.ghtml)



O Botafogo conseguiu uma virada épica sobre o Internacional por 3 a 2, neste domingo, no Beira-Rio, depois de estar perdendo por 2 a 0, com um jogador a menos desde os primeiros minutos da partida. Após o jogo, o clube fez um protesto em uma declaração no Twitter.


+ Textor chama pênalti contra o Botafogo de vergonhoso; expulso, Sampaio se revolta: "Covardia"


Na postagem, o Botafogo diz que só não saiu do campo porque "respeita as regras do jogo" e pediu investigação. O clube reclama de um pênalti marcado logo no início da partida, após revisão no VAR, e da expulsão de Felipe Sampaio no mesmo lance.




Mais registros da confusão no final do jogo com virada do Botafogo sobre o Internacional: 3 a 2 — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF


Na reta final da partida, houve uma grande confusão entre jogadores do Botafogo e do Inter.


- Inacreditável, vergonhosa e absurda a atuação da arbitragem no Beira-Rio. Tornou a competitividade do jogo desleal com apenas 3 minutos. Pior: com auxílio de imagens. Isto não é futebol. É escandaloso e caso de investigação. Apenas não deixamos o campo pois o Botafogo respeita as regras do jogo. Exigimos, no entanto, o mesmo respeito de quem diz zelar pelas regras. Temos um time honrado que, apesar de tudo, foi valente e buscou o resultado.

Inter x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo pela 13ª rodada do Brasileirão




Inter e Botafogo se enfrentam neste domingo no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida inicia às 18h (de Brasília), com acompanhamento ao vivo do ge.





O Colorado chega embalado pela sequência invicta de 16 partidas, 14 sob o comando de Mano Menezes. Contra o Botafogo, o time inicia uma série de dois jogos seguidos no Beira-Rio e quer aproveitar o fator local para entrar de vez na briga pelo título. Em caso de vitória, o time gaúcho pode terminar a rodada na vice-liderança.


Após sequência negativa de quatro derrotas e invasão ao CT, o Botafogo chega a Porto Alegre mais aliviado: venceu o São Paulo na rodada passada e deixou a zona de rebaixamento. Com o Brasileirão embolado, o time inicia a rodada a três pontos do G-6 e a dois do Z-4.


+ Confira a tabela do Brasileirão




PVC analisa Internacional x Botafogo, pela 13ª rodada do Brasileirão 2022 (https://ge.globo.com/video/pvc-analisa-internacional-x-botafogo-pela-13a-rodada-do-brasileirao-2022-10678998.ghtml)


Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Transmissão: o Premiere transmite ao vivo, com narração de Gustavo Villani e comentários de Petkovic, PVC e PC Oliveira (Central do Apito).


Tempo real: o ge acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos.


Escalações prováveis



Inter - técnico: Mano Menezes


Mano Menezes conta com os retornos de Carlos De Pena e Taison, que cumpriram suspensão contra o Goiás. O uruguaio retorna ao time titular no lugar de Johnny e deve ser a única mudança em relação à última rodada. São três titulares pendurados, além do próprio treinador.


Provável escalação: Daniel; Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Moisés; Gabriel e Carlos De Pena; Edenilson, Alan Patrick e Wanderson; David.




Provável escalação do Inter contra o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Renê (lesão muscular na coxa esquerda), Boschilia (lesão no joelho direito) e Tiago Barbosa (lesão muscular na coxa direita).


Pendurados: Daniel, Gabriel, Keiller, Moisés e Mano Menezes.


+ Leia mais notícias do Inter


Botafogo - técnico: Luis Castro


As principais baixas do técnico português estão no setor defensivo - justamente o que passou por significativa mudança na vitória sobre o São Paulo, na rodada passada, quando Castro escalou três zagueiros. Dois deles, Kanu e Víctor Cuesta, estão fora do confronto com o Inter por suspensão automática.


Se quiser manter a mesma lógica, o treinador terá de escalar, ao lado de Carli, zagueiros que não vêm jogando: Philipe Sampaio (última partida em 1 de maio, quando se lesionou), Klaus (só jogou 45 minutos neste ano, pelo Carioca), Lucas Mezenga (recuperado de trambose venosa em membro superior sofrida em abril, integra pela primeira vez a delegação na Série A) e o garoto Kawan, de 19 anos, que estava no time B.


Provável escalação: Gatito Fernández; Daniel Borges (Klaus), Philipe Sampaio e Joel Carli; Saravia, Patrick de Paula, Kayque, Piazon e Hugo; Vinícius Lopes e Erison




Provável Botafogo contra o Inter — Foto: arte/ge


Quem está fora: Carlinhos, Chay, Diego Gonçalves, Del Piage, Luís Oyama, Lucas Fernandes, Rafael, Sauer e Victor Sá (departamento médico).


Pendurados: Erison, Kayque, Patrick de Paula, Philipe Sampaio e Vinícius Lopes.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistente 1: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Assistente 2: Jose Reinaldo Nascimento Junior
Quarto Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Árbitro de Vídeo: Rafael Traci (SC)



Fonte: Por Redação do ge — Porto Alegre