Páginas

domingo, 25 de outubro de 2015

Após atuação de gala, Sassá espera seguir como titular no Botafogo


Autor de três gols contra o Náutico, atacante ainda não sabe se seguirá no time contra o Bahia. Técnico Ricardo Gomes disse que atleta criou um "problema" para o sábado





Sassá tenta conquistar espaço no time titular do
 Bota (Foto: Elton de Castro (GloboEsporte.com)
A bola do jogo não é o único presente que Sassá espera conquistar com os três gols marcados contra o Náutico, no último sábado. Principal nome da vitória do Botafogo por 4 a 1, o atacante acredita que conseguiu mostrar ao técnico Ricardo Gomes que tem condições de assumir a titularidade no sistema ofensivo alvinegro.


- Estava precisando fazer gols como titular. Faltava isso para me dar confiança e os gols contra o Náutico me ajudaram nisso. Acredito que consegui colocar uma dúvida na cabeça do treinador, e agora é trabalhar para seguir na equipe.


A esperança do jogador ganhou força nas palavras do técnico Ricardo Gomes. Mesmo sem cravar a permanência de Sassá, que substituiu Neilton, suspenso, o treinador deixou claro que a atuação do atacante criou um “problema” para o duelo contra o Bahia, no próximo sábado.


- Claro que a atuação de Sassá deixa dúvida. É um problema bom. Espero que outros jogadores criem um problema desses para mim. É o que eu digo: o Botafogo tem um grupo bom, com várias peças.


Em relação ao desempenho de Sassá, Ricardo Gomes acredita que o atacante precisa mostrar que a atuação diante do Náutico não foi um ponto fora da curva.


- Temos que destacar o que Sassá fez contra o Náutico. Mas Sassá precisa de continuidade, de constância. Tem que manter esse nível de atuação. É um jogador novo, que tem muito para crescer.


 


Por Elton de Castro Recife/GE

Botafogo: chance de subir no sábado é inferior a 1%, diz matemático


Tristão Garcia ressalta improvável combinação de outros seis resultados na próxima rodada para equipe celebrar Série A. Probabilidade de título é 88%






Botafogo celebra vitória sobre o Náutico: vaga na
Série A cada vez mais perto da realidade
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
A euforia tomou conta da torcida com a goleada por 4 a 1 sobre o Náutico. A Série A já é quase uma realidade para o Botafogo, que faz uma espécie de contagem regressiva. No entanto, mesmo que vença o Bahia, no próximo sábado, no Estádio Nilton Santos, a equipe ainda não poderá confirmar matematicamente que cumpriu este objetivo. Com o fechamento dos resultados da 32ª rodada, segundo o matemático Tristão Garcia, o Alvinegro precisará de uma complicada combinação de resultados para que isso ocorra, o que representa, segundo ele, uma probabilidade de menos de 1%.


Para garantir a vaga na Série A diante do Bahia, o Botafogo, além de vencer a partida, teria de torcer para que Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Paysandu e Náutico percam suas partidas. Além disso, precisaria torcer para Bragantino e Luverdense não vençam.


Isso dificulta que o Botafogo confirme matematicamente o acesso na próxima rodada. Mas, obviamente, terá muito a comemorar se vencer o Bahia, já que, depois deste compromisso, somente uma improvável sequência negativa de resultados e outras combinações possam mantê-lo na Série B em 2016.


- A pontuação que garante um time na última rodada é 64. Obviamente o Botafogo vai superar esse número antes da última rodada, mas para antecipar a classificação, precisa passar muito dos 64. Apenas com muita sorte ele se garantiria na Série A com uma vitória sobre o Bahia. Antecipar com 65 pontos é pouco - observou o matemático Tristão Garcia.


Mas quando os cálculos são feitos em relação à rodada seguinte, a projeção torna-se mais otimista. Ainda de acordo com Tristão Garcia, é de 29% a chance de o Botafogo celebrar a vaga na Série A no dia 7 de novembro, contra o Criciúma, em Santa Catarina. A probabilidade do acesso até a última rodada segue em 99%.


Já quando se fala em chances de título, os números do Botafogo continuam a ser muito favoráveis. De acordo com Tristão Garcia, elas estão em 88%.


Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE