Páginas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Patrick de Paula projeta retorno ao Botafogo em 2024 após lesão grave no joelho



Meia é um dos poucos jogadores do elenco com experiência em conquistar a Libertadores





Até hoje eu não sei quantos pontos eu tomei
— Patrick de Paula


A longa cicatriz na lateral do joelho esquerdo dá o tom do que foi a lesão mais grave da carreira do volante Patrick de Paula do Botafogo. A marca de uma recuperação ainda em andamento depois de lesionar o ligamento colateral lateral, o cruzado, os dois meniscos (medial e lateral) e o côndilo femoral no dia 25 de fevereiro.



Patrick de Paula lembra momento de grave lesão pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/patrick-de-paula-lembra-momento-de-grave-lesao-pelo-botafogo-12210805.ghtml)



+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora



- Não sabia a gravidade. Quando eu soube, foi um momento de frustração. Chorei, desabafei. Botei na minha cabeça que não tinha o que fazer. Era recuperar, tratar e dar a volta por cima.


De lá para cá, dez meses de um processo doloroso e demorado de recuperação se passaram e deixaram um impacto. Das semanas de espera para o local desinchar e realizar cirurgia até a recuperação inicial, PK ficou quase dois meses sem colocar o pé no chão.


Esse período, obviamente, tem um impacto grande na vida de um atleta profissional. Perda de massa muscular que alonga o processo de recuperação. Hoje, o volante está em fase de reequilíbrio muscular para poder voltar aos treinos no campo.




Cicatriz na lateral do joelho do volante Patrick de Paula — Foto: Giba Perez



Até por conta disso, seguiu treinando no centro de treinamentos do Botafogo, junto com o lateral-direito Rafael, enquanto os companheiros já haviam entrado de férias. Tudo isso para chegar em 2024 o mais perto possível de poder se juntar aos companheiros.


- Quero fazer acontecer, ajudar meus companheiros. Voltar bem, na forma física, ter confiança de novo, que vai demorar um pouco. Espero que seja um ano muito produtivo - afirmou o atacante em entrevista exclusiva ao ge.


Leia mais notícias do Botafogo:

+ Botafogo faz contato pelo zagueiro Lucas Halter, do Athletico-PR

+ Botafogo protocola plano de pagamento de R$ 400 milhões de dívidas cíveis em 15 anos


Patrick foi a primeira grande contratação do Glorioso após a venda da SAF para o americano John Textor. É, até hoje, o jogador mais caro da história do clube. Pagou 6 milhões de euros, o equivalente a R$ 33 milhões, por 50% dos direitos econômicos.



Lesão grave: Patrick de Paula está fora da temporada no Botafogo (https://ge.globo.com/video/lesao-grave-patrick-de-paula-esta-fora-da-temporada-no-botafogo-11410188.ghtml)



A passagem até aqui foi acidentada. PK viveu uma temporada de adaptação em 2022, teve que lidar com uma paralisia facial em setembro e a lesão no joelho logo no começo de 2023, quando começava a ganhar espaço no time titular.


Sem poder jogar, Patrick de Paula acompanhou quase toda a temporada tentando contribuir com os companheiros da forma como poderia, apesar de ter revelado que ficou um pouco distante do futebol nas primeiras semanas pós-contusão para ficar com a família.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Ele viu de fora a campanha de altos e baixos no Campeonato Brasileiro que terminou em frustração com a perda do título que parecia iminente. De fora, mas não de longe. Sempre que o time jogou em casa, o volante se fez presente no Estádio Nilton Santos.


- Futebol tem seus altos e baixos. A gente fez um grande campeonato, todos viram. Não tem o que falar. Futebol tem várias surpresas. A gente está conversando sobre o ano que vem, como a gente pode fazer, como lidar com tudo isso - afirmou.


Hora do continente

Apesar da frustração de perder o título do Brasileirão, o Botafogo alcançou um dos objetivos traçados no começo da temporada que era voltar para a Conmebol Libertadores. A quinta colocação rendeu uma vaga na segunda fase preliminar, que começa já em fevereiro.


O adversário será conhecido apenas depois da realização da primeira. Será o vencedor do confronto entre Aurora, da Bolívia, e Melgar, do Peru. Ambos mandam partidas em estádios com altitude, em Cochabamba (2570m) e Arequipa (2335m), respectivamente.





Patrick de Paula, à esquerda, comemora o título da Libertadores com Danilo e Gabriel Menino — Foto: Staff Images/Conmebol


+ Leia mais notícias do Botafogo


Dentro do elenco alvinegro, Patrick de Paula é um dos jogadores com maior experiência dentro da competição, apesar de ter apenas 24 anos. Revelando pelo Palmeiras, o volante disputou e conquistou a competição duas vezes em 2020 e 2021. Esteve em campo nas duas finais, contra Santos e Flamengo, saindo do banco de reservas.


- Primeiramente tem que vir de você. Têm jogadores como o Danilo, que também já ganhou, o Tchê Tchê já jogou. Eu até brinco que agora que a gente vai jogar a Libertadores a gente tem que estar mais preparado. É difícil, é viagem, volta, preparação. Se Deus quiser vai dar tudo certo, para a gente poder chegar em uma final de Libertadores, ou ganhar, o que não é fácil - concluiu Patrick.


O Botafogo se reapresenta no dia 7 de janeiro após as férias e inicia a preparação para a temporada. A primeira partida é contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca, no dia 17 de janeiro.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez e Sofia Miranda — Rio de Janeiro