Páginas

sábado, 4 de junho de 2016

No cenário de 1995, Bota busca bons fluidos contra Santos para sair do Z-4



Alvinegro voltou para a zona de rebaixamento após resultados de sábado. Time tem bom retrospecto contra Peixe no Pacaembu, onde foi campeão brasileiro sobre rival






Pacaembu, Santos... O cenário faz o torcedor do Botafogo reviver o saudoso ano de 1995, mas a tabela atual traz uma realidade muito distinta. Se há 21 anos o Alvinegro se sagrava campeão brasileiro com um gol de Túlio Maravilha (veja no vídeo acima), neste domingo, às 11h (de Brasília), o objetivo no reencontro com o estádio e o adversário é sair da zona de rebaixamento. Local para onde o time voltou após os resultados de sábado. Para isso, só uma vitória interessa, diferentemente daquele último título nacional, quando o empate por 1 a 1 serviu.


Para ajudar, o Botafogo busca os bons fluidos que tem no Pacaembu. Além de ter sido carrasco do Santos em 95, o Alvinegro carioca faz frente ao adversário no estádio. Em toda a história, o time travou 17 duelos contra o adversário no local, com quatro vitórias, quatro derrotas e nove empates - o duelo deste domingo será o tira-teima no palco paulista. Porém, a missão será árdua, afinal. Apesar de não jogar na Vila Belmiro, que passa por uma reforma no gramado, o Peixe vem se dando bem na capital e tem 11 triunfos nas últimas 11 partidas no estádio.

Partida será o tira-teima do clássico no Pacaembu: são quatro vitórias para cada e nove empates (Foto: Marcos Ribolli)

Apesar de o momento não ser bom em General Severiano, após derrotas para Fluminense e Cruzeiro, o torcedor do Botafogo tem um fator positivo para acreditar em um melhor desempenho em campo neste domingo. Isso porque Ricardo Gomes enfim conseguiu fazer um coletivo e treinar o time, coisa que não vinha sendo possível devido à maratona de jogos e o pouco tempo para descanso. O treinador desta vez fará mudanças no meio de campo, promovendo a estreia do recém-chegado Dudu Cearense e a volta de Leandrinho no lugar de Salgueiro.


O clássico Botafogo x Santos está pertinho de seu centenário: completou 98 anos em abril. No retrospecto geral do confronto, o Alvinegro carioca tem pequena desvantagem. Em 103 partidas, ganhou 36, empatou 28 e perdeu 39 vezes, com 152 gols marcados e 178 sofridos.

Provável escalação do Botafogo contra o Santos tem volta de Leandrinho e estreia de Dudu Cearense (Foto: Arte Esporte)


Santos x Botafogo

Local: Pacaembu, em São Paulo.
Data e horário: domingo, 11h (horário de Brasília)
Escalação provável: Helton Leite, Diego, Emerson, Emerson Silva e Victor Luís; Dudu Cearense, Bruno Silva, Fernandes e Leandrinho; Anderson Aquino e Ribamar
Desfalques: Jefferson, Airton, Diogo Barbosa, Carli, Rodrigo Lindoso, Luís Henrique e Luis Ricardo
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (SC) apita a partida, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Transmissão: Premiere e PFCI (com Odinei Ribeiro e Ivan Andrade)

Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/São Paulo

CBF marca Bota x Vitória para Raulino, mas Alvinegro tenta cartada por Arena



Diretoria não desiste de inaugurar estádio na Ilha do Governador no dia 12 e tem até segunda-feira para mudar local. Em fase final de reforma, local ainda precisa de laudo



Na noite da última sexta-feira, a CBF marcou a partida Botafogo x Vitória para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 11h (de Brasília). Mas o martelo ainda não está batido. A diretoria Alvinegra mantém conversas com a confederação e ainda tem uma chance, embora remota, de conseguir inaugurar neste jogo a "Arena Botafogo", na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para isso, tem até segunda-feira para viabilizar um laudo de segurança que falta tirar. O clube garante o local preparado para um público de 15 mil pessoas, capacidade mínima exigida pela CBF, até o dia 12 e aguarda uma nova inspeção - outros três mil lugares de arquibancadas móveis serão construídos na semana seguinte.

Arena Botafogo está em fase final das obras, mas estádio ainda precisa de laudo técnico (Foto: Divulgação / Botafogo)

Fato é que a decisão da CBF em marcar o jogo para Volta Redonda causou uma insatisfação na diretoria do Botafogo, quem tem outros planos caso não consigam liberar a arena para a inauguração no dia 12. O plano B seria jogar no Estádio Radialista Mario Helênio, em Juiz de Fora (MG), ou no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). O Raulino de Oliveira, que vem recebendo públicos pequenos nos jogos de times do Rio, seria a última opção.


Nas redes sociais, o Botafogo vem divulgado frequentemente fotos da reforma avançada da arena, mas o palco ainda não está totalmente pronto. Entulhos ainda são vistos no entorno, a ampliação da arquibancada móvel não foi concluída e falta iluminação para jogos noturnos - por esse motivo o clube antecipou o horário do jogo contra o Vitória para 11h. Se não conseguir viabilizar a "Arena Botafogo" para o dia 12, mas conseguir instalar os refletores a tempo, a inauguração do estádio pode ser na quarta-feira, 15, contra o América-MG, às 21h. Depois disso, o próximo jogo como mandante será só dia 22, contra o Figueirense.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Leandrinho volta ao time, e Ricardo indica a estreia de Dudu Cearense


Treinador do Botafogo promove mudanças só no meio de campo e repete defesa e ataque para jogo com o Santos. Recuperado de lesão, Diogo Barbosa é reintegrado





Depois de vários dias sem conseguir comandar coletivos devido à maratona de jogos, Ricardo Gomes enfim conseguiu armar o time na manhã deste sábado, em General Severiano, para a partida contra o Santos neste domingo. Defensor da repetição na escalação, o treinador vai manter a base da formação que foi derrotada pelo Cruzeiro e mexerá apenas no meio de campo. Leandrinho volta à equipe no lugar de Salgueiro, e Dudu Cearense entra na vaga que estava ocupada por Dierson. O volante, recém-chegado do Fortaleza, vai estrear pelo Alvinegro.

Dudu Cearense fará sua estreia pelo Botafogo neste domingo, no Pacaembu (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

O time titular teve Helton Leite, Diego, Emerson, Emerson Silva e Victor Luís; Dudu Cearense, Bruno Silva, Fernandes e Leandrinho; Anderson Aquino e Ribamar. Na parte final do treino, Ricardo testou algumas mudanças: Neilton, Sassá, e Gervasio "Yaca" Núñez foram observados entre os titulares e também surgem como opções. Quem foi confirmado fora da partida é Luis Ricardo. O resultado do exame não apontou lesão, mas o lateral ainda sente dores na coxa esquerda e será preparado para o jogo contra o Vitória no dia 12.


Do grupo que está no departamento médico, Diogo Barbosa foi o primeiro a sair e se juntou ao elenco neste sábado. O lateral-esquerdo, que está há um mês fora do time por conta de uma lesão na coxa esquerda, deve voltar a ficar à disposição de Ricardo contra o Vitória. A delegação viaja à tarde para São Paulo, onde o Botafogo joga neste domingo contra o Santos, às 11h (de Brasília), no Pacaembu. Com quatro pontos, o Alvinegro é o 15º colocado do Brasileirão.


Fonte:GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

Jefferson retira pontos de cirurgia e dá início a treinos físicos no Botafogo



Goleiro faz tratamento no clube diariamente e completa metade do período com braço imobilizado na terça. Médico elogia evolução, mas mantém a previsão de três meses



A recuperação de Jefferson segue de vento e popa. Operado no dia 17 de maio, o goleiro retirou nos últimos dias os pontos da cirurgia no braço esquerdo e tem ido diariamente a General Severiano para fazer treinos físicos e manter a forma na academia do clube. O comprometimento do jogador e a evolução de seu quadro são motivos de elogio por parte do departamento médico do Botafogo, mas a torcida precisa ter calma. A previsão de três meses afastado dos gramados está mantida. Na próxima terça-feira, o ídolo alvinegro ainda vai completar metade do período de seis semanas com o braço engessado. Só depois disso é que ele poderá fazer trabalhos específicos com a musculatura reconstruída e aos poucos dar início às atividades com o grupo.


- Ele está evoluindo bem, tirou os pontos e está fazendo a reabilitação. Vai ao clube todo dia, faz treinos físicos sob controle... Tudo correndo como o previsto, mas aquela previsão de três meses permanece - afirmou o coordenador do departamento médico alvinegro, Luiz Fernando Medeiro.


Jefferson deu início a treinos físicos na academia para manter a forma durante recuperação (Foto: Divulgação/Botafogo)

A tendência é que o goleiro retorne aos gramados só em meados de agosto, o que o fará perder todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Além de ser considerada grave, a lesão de Jefferson é incomum. A cirurgia consistiu em reconstruir o tendão rompido retirando enxerto do joelho, de modo a prevenir que a sutura feita no local fique mais resistente aos movimentos após a recuperação. O arqueiro ficará ao todo seis semanas com o braço imobilizado com tipoia.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Elenco fechado? Diretoria discorda de Ricardo e deixa porta aberta por um 10


Após negativa de Alex, Botafogo ainda busca um meia para ser titular e completar o elenco. Outras contratações só se clube perder algum jogador na janela internacional




Ricardo ao lado de Carlos Eduardo Pereira. Técnico
está satisfeito com elenco (Foto: Divulgação/Botafogo)
Ricardo Gomes não titubeou. Questionado em entrevista coletiva na última sexta-feira se o elenco estava fechado com a chegada dos nove reforços, o treinador do Botafogo disse que sim e que já havia comunicado sua satisfação ao presidente, Carlos Eduardo Pereira, e ao gerente de futebol, Antônio Lopes. Mas a diretoria não compartilha do mesmo pensamento e mantém as portas abertas para uma décima e última contratação: um tão sonhado camisa 10. No entanto, dirigentes alvinegros admitem que o plantel ficou bem encorpado e não há mais pressa por caras novas no grupo - ou "não tem mais sangria desatada" segundo palavras de um deles, que preferiu não se identificar.


Após a tentativa frustrada por Alex, do Internacional, a diretoria voltou a mapear o mercado, mas não há ninguém próximo. Negociações que estavam no início e foram deixadas de lado por priorizarem o armador do Colorado podem ser retomadas. Um dos nomes sondados recentemente, mas que não avançou, foi o de Danilo. O experiente meia completa 37 anos este mês e tem contrato até dezembro com o Corinthians. As contratações para a camisa 10 até agora não vingaram. O primeiro foi Lizio, que chegou no início da temporada com status de craque da seleção boliviana, só que no Botafogo fez apenas um gol e oito jogos até agora. O segundo foi Salgueiro, que apesar de ainda não ter balançado a rede vem sendo mais aproveitado: o uruguaio já disputou 19 partidas pelo Alvinegro, mas sem brilho, o que o fez virar alvo de crítica de torcedores. Internamente, há a esperança de que Camilo possa ser esse 10.


Tirando esse sonhado meia, outras contratações só deverão ser feitas se o Botafogo perder alguém na janela de transferências internacionais. Como por exemplo Ribamar. O jovem de 19 anos, eleito a revelação do Campeonato Carioca, vem sendo alvo de sondagens do futebol francês e recentemente foi observado de perto pelo Nantes. Nos bastidores, dirigentes alegam que não aceitarão propostas abaixo da multa - de R$ 24 milhões - e não acreditam em perder a joia agora. Porém, se algum clube pagar algo próximo da quantia, parte do dinheiro seria revertido na busca por um novo atacante para o elenco.


Último a se apresentar, Pimpão chega na terça

Os noves reforços contratados são os atacantes Gustavo Canales (ex-Univerdad de Chile), Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Anderson Aquino (ex-Linense) e Geovane Maranhão (ex-Madureira); os meia Marquinho (ex-Macaé) e Camilo (ex-Al Shabab), o volante Dudu Cearense (ex-Fortaleza); o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) e o goleiro Sidão (ex-Audax). Todos já estão em General Severiano, menos Pimpão. O atacante segue com a família em Curitiba e chegará ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira. O motivo da demora é porque o jogador ainda tem contrato com o clube árabe até o dia 20 e precisa de uma carta de autorização dos dirigentes de lá para poder treinar em outra equipe. Já há um acordo para se obter este documento, que deve ser enviado até segunda-feira.

Possível escalação do Botafogo após todos os jogadores estarem à disposição de Ricardo Gomes (Foto: Arte Esporte)


Por serem transferências internacionais, Canales, Pimpão e Camilo só poderão jogar após a reabertura da janela, no próximo dia 20. Com todos os reforços à disposição e com a recuperação dos jogadores que estão no departamento médico, o elenco é visto internamente com potencial para almejar coisas maiores no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Tendo todo mundo como opção, Ricardo Gomes passará a ter opções de sobra para armar diferentes formações e esquemas táticos. E para você, alvinegro, ainda precisa chegar mais?


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro