Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Botafogo tem vitória contra Willian Arão no TST, e julgamento final deve acontecer em outubro


Impasse, que já dura quase três anos, deve ter definição em até 15 dias. Tribunal acata recurso alvinegro, dá prosseguimento ao caso, mas não entra no mérito da questão



Alexandre Loureiro/BP Filmes


No primeiro julgamento do caso Willian Arão x Botafogo em última instância no Tribunal Superior do Trabalho, realizado nesta quarta-feira, em Brasília, vitória alvinegra. E por unanimidade. Os três ministros da 4ª Turma do TST deram provimento a solicitação do Botafogo para que o recurso principal seja "destrancado". Arão trocou General Severiano pelo Flamengo no início de 2016. Soma 210 jogos e 23 gols pelo Rubro-Negro. Com a Estrela Solitária, fez 58 partidas e sete gols.


+LEIA MAIS: TRT nega envio de recurso do Botafogo para Brasília no caso Willian Arão


+LEIA MAIS: E o caso Arão? Estopim da crise entre Flamengo e Botafogo, imbróglio vive seu capítulo final


Ou seja, o TST julgou que a argumentação do Botafogo no sentido de rever derrotas no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ).


Em Brasília, o TST entendeu que que procede o recurso do Botafogo e cabe julgamento do mérito. Foi a primeira vitória do Botafogo no caso, uma vez que o TRT-RJ julgou e entendeu, em duas instâncias, que Arão tinha razão no caso.


O recurso de revista (mérito) geralmente é analisado na sessão seguinte do provimento do agravo ou no máximo em 15 dias.. Ou seja, se nenhum ministro da Turma pedir vista ou o relator tirar o processo da pauta da semana que vem, a Turma vai dar uma definição final do mérito do processo nas próximas duas semanas.


O recurso principal deverá ser julgado na primeira sessão ordinária após o término do prazo de cinco dias úteis, contados a partir da data da publicação da certidão de julgamento. Ainda não houve a publicação do acórdão, mas o Botafogo foi informado que o julgamento deve acontecer dentro de 15 dias.


O jurídico do Botafogo não esconde a confiança em recuperar os direitos federativos de Arão, hoje no Flamengo, e entende que o TST é a via mais precisa para apreciação do caso, lembrando que o clube sofreu derrotas em primeira e segunda instância no TRT do RJ.



Willian Arão defendeu o Botafogo em 2015 — Foto: Vitor Silva/SSPress


Relembre o caso:

Entenda o caso Botafogo x Arão
O contrato de Arão com o Botafogo previa renovação automática por mais um ano, em caso de depósito de R$ 400 mil. Nesse caso, a multa do jogador passaria a valer R$ 20 milhões. Em novembro de 2015, o clube chegou a depositar duas vezes o valor para acionar o dispositivo de renovação automática, mas ambos foram devolvidos por Arão, que já desejava se transferir para o Flamengo. A Justiça tornou sem efeito a cláusula por entender que o contrato fere a nova resolução da Fifa que proíbe investidores de ter direitos econômicos de atletas.


Na visão da juíza da 27ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, o próprio volante foi considerado seu "investidor" e dono de parte do montante econômico na renovação. O Botafogo discorda da interpretação e por isso leva o caso adiante. Depois de derrotas em duas instâncias, o departamento jurídico acredita que o processo ainda pode ser revertido no TST, em Brasília.


Fonte: GE/Por Fred Gomes e Marcelo Baltar — Rio de Janeiro

Barroca afirma que Botafogo ia bem até Gilson ser expulso: "O jogo ficou outro"

Treinador alvinegro afirma ainda ter dúvidas se lateral-esquerdo mereceu ou não o cartão vermelho

Por Thiago Pereira — Salvador


Melhores momentos: Bahia 2 x 0 Botafogo pela 21ª rodada do Brasileirão


Após a derrota por 2 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova, Eduardo Barroca analisou que o Botafogo atuava bem até Gilson ser expulso, aos 33 minutos do primeiro tempo, momento em que o adversário já vencia por 1 a 0.

- A ideia era ter três jogadores com maior velocidade na frente e um meio-campo com experiência boa. Sabíamos que seria um jogo difícil aqui. Ideia era ter Cícero, João Paulo e Diego, experientes, para termos a bola. Até o momento da expulsão, acho que o Botafogo fazia boa partida, tentando controlar as ações e segurando um pouco o ímpeto do Bahia.
- Depois da expulsão, o jogo ficou outro, uma situação extremamente atípica. A ideia foi essa. Diego treina, fez essa função de meia durante algumas partidas. Hoje optei por começar com três jogadores de maior velocidade na frente.

eduardo barroca botafogo coletiva — Foto: Thiago Pereira


Confira outros tópicos:

Postura até a expulsão

Até a expulsão, a gente estava fazendo o que estava combinado. Tentávamos ter a bola no nosso pé, tivemos uma chance clara que Juninho tirou de cabeça em cima do linha. Tivemos uma falta na entrada da área do Cícero, tivemos algumas faltas laterais que colocamos na área, uma com o Marcinho que quase entrou direto. A gente tava fazendo um bom jogo até a expulsão.

Gol adversário

- Sofremos um gol no mérito da equipe do Bahia, numa boa jogada do Moisés. Mas depois da expulsão o jogo realmente ficou muito atípico e difícil. A gente tentou levar o 1 a 0 o máximo que pudesse para tentar arriscar alguma coisa no final, mas o Bahia teve o mérito do segundo gol, e aí ficou muito difícil competir. O Bahia tem bom treinador, tem um bom investimento. Está com o elenco equilibrado, está ajustado. Está muito difícil de jogar contra o Bahia aqui.

Expulsão justa?

- Tive a oportunidade de ver a imagem agora, estou com um pouco de dúvida para ver se o Gilson encostou no Élber ou não. Depois a partida ficou muito atípica.

Como passar tranquilidade a esse grupo, que é majoritariamente jovem, após duas derrotas consecutivas?

- A gente precisa ter ciência do momento que estamos passando enquanto instituição. Desportivamente, os jogadores vão ter sempre de mim uma figura que vai protegê-los. Que vai fazer as cobranças e ajustes desportivos, mas um treinador que vai blindá-los diante da dedicação que eles têm tido. Hoje eles mais uma vez faziam uma partida igual, e um lance isolado fez com que a partida ficasse atípica.

- A gente precisa passar por esse momento de instabilidade na competição, trabalhar firme e tentar a vitória contra o Fortaleza. Temos um time muito jovem e hoje eu terminei com quatro ou cinco jogadores da base. Esse é o time que temos para tentar voltar a crescer na competição, buscar grandes coisas no Brasileiro. Saber passar por esse momento, não transferir responsabilidade para que a gente se recupere desse resultado e consiga fazer um grande jogo contra o Fortaleza.

Lucas Barros substitui Gilson, suspenso, contra o Fortaleza

O Lucas é o único lateral-esquerdo no elenco além do Gilson, provavelmente ele quem vai jogar. Mas ainda é cedo, Lucas fez mais de 45 minutos, vamos ver como vai ser a recuperação dele, mas ele quem deve jogar sim.

Relação com o Bahia, onde trabalhou por muitos anos

- Gratidão muito grande ao Bahia, devo muito ao Bahia, porque me ajudou a me formar como profissional. Aqui trabalhei com diversos treinadores, passei por diversas situações. Recebo sempre um grande carinho e respeito dos torcedores do Bahia. É sempre especial para mim qualquer coisa relacionada ao Bahia.

- Tanto no Rio, quando a gente jogou lá e venceu, quanto hoje. Tenho ciência que o Bahia cresceu ainda mais, está muito forte. Tem grande treinador, uma equipe de trabalho muito boa e com grandes jogadores. Fico feliz de ver uma equipe pela qual tenho carinho tão grande num processo de crescimento.