Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Adriano abre mão de ajuda, admite limitação e encaminha fim da carreira


Gerente técnico do Botafogo, Sidnei Loureiro revela: 'Ele ia conversar
com a família e dizer a eles que realmente deve ter que parar de jogar'





Adriano não aceitou programação apresentada por
empresário e dirigentes do Bota (Foto: Ag. O Globo)
As cartas foram colocadas na mesa. Mas Adriano saiu do jogo, e sua carreira parece se encaminhar para o fim. O empresário Fabiano Farah e dirigentes do Botafogo traçaram um plano em conjunto para tentar adiar o término da história do atacante como jogador e, mais do que isso, ajudar na recuperação do ser humano. Depois de o atacante ter feito uma série de exames, todos os envolvidos sentaram-se à mesa para um almoço. Com os resultados em mãos, ficou decidido que seria preciso dedicação extrema do Imperador por, no mínimo, seis meses. Adriano admitiu suas dificuldades e, na conversa, teria confessado que pode se aposentar.

Gerente técnico do Botafogo, Sidnei Loureiro participou da negociação. Amigo de longa data de Fabiano Farah, ele foi testemunha da recusa de Adriano.

- O Farah me procurou, e tocamos no assunto. Perguntei como Adriano estava, qual era a situação. Tive um almoço com o Adriano, um papo informal, sem tocar no nome Botafogo. Conversamos sobre a vida dele, como ele estava. Ele disse que queria saber qual era a condição física, e disponibilizamos pessoas da nossa confiança no clube. Fizemos os exames e nos reunimos novamente. A situação não é simples, teria que ter muito cuidado e, mesmo que tivesse a melhor dedicação, existia a chance de não ter resultado. Estipulamos mais ou menos seis meses. O tendão dele pode não responder ao estímulo para voltar a ser de atleta, porque hoje em dia é de uma pessoa normal. Diante desse quadro, ele nos agradeceu e disse que pela primeira vez estavam falando a verdade com ele. Disse que conhece o corpo dele e sabia que algo estava errado, que não era por falta de dedicação no tratamento. Sentia que a coisa não evoluía, sabia do limite dele, da idade e que seis meses seriam demais sem alguma garantia. Está pensando em encerrar, mas que se mudasse de ideia voltaríamos a conversar - revelou Sidnei Loureiro.

O planejamento traçado determinava trabalho em tempo integral e também projetava cuidados para quando o jogador decidisse encerrar a carreira, dando suporte para os primeiros momentos de aposentadoria. Todos os pontos foram esmiuçados para o atacante. O tratamento do tendão do pé esquerdo e também acompanhamento psicológico estavam na programação.

Todos os envolvidos se empenharam em focar não apenas no jogador, mas sim na figura humana de Adriano, como revela o gerente alvinegro:

- A conversa não foi com o Adriano Imperador, foi com o Adriano Leite. Independentemente de voltar a jogar, tem que tratar do tendão e da saúde. Não estou falando de bebida e lado emocional. É saúde mesmo. Se ele quiser chegar com 50, 60 anos com uma vida normal, podendo subir uma escada, por exemplo, precisa se cuidar. E nós estamos aqui para ajudar. Nunca pensei em tentar recuperar ele para jogar no Botafogo. Sempre foi Sidnei e Adriano, nunca Botafogo e Adriano.

Apesar da negativa inicial, as portas ficaram abertas para Adriano. O atacante ficou de repensar sua decisão, mas, segundo o dirigente alvinegro, admitiu fazer o comunicado oficial de sua aposentadoria para a família.

- Abrimos as portas para o tratamento. Ele disse que ia conversar com a família e dizer a eles que realmente deve ter que parar de jogar, encerrar a carreira - completou Sidnei.

Fabiano Farah não assumiu a gestão da carreira de Adriano, apenas se colocou à disposição para ajudar no processo de recuperação. Todos os envolvidos no projeto que não saiu do papel ficaram tristes com a resposta do jogador.

Longa inatividade

Desde junho de 2010, há mais de três anos, Adriano disputou apenas 16 jogos – oito pelo Roma. oito pelo Corinthians – e marcou dois gols. Nesse tempo, atuou uma única vez durante 90 minutos. Foi no dia 25 de fevereiro do ano passado, na vitória do Timão por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, pelo Paulistão. A última partida do atacante aconteceu ainda com a camisa do Corinthians, no dia 4 de março.

Em março, o nome de Adriano chegou a entrar na pauta do Palmeiras. Na ocasião, o diretor executivo José Carlos Brunoro disse que foi procurado por representantes do jogador, que teriam manifestado o desejo do Imperador de retomar a carreira. O atacante também despertou interesse do futebol chinês. Recentemente, o Internacional encaminhou a contratação do atacante, mas recuou depois do resultado dos exames médicos.

Por Fred Huber e Janir JúniorRio de Janeiro

Real Madrid B faz proposta e Botafogo estuda empréstimo de Henrique


Clube espanhol quer atacante por uma temporada, mas sem pagar, o que dificulta acordo




Henrique - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Henrique tem proposta para deixar o Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
O Botafogo recebeu, na semana passada, uma proposta do Real Madrid B pelo atacante Henrique. O clube espanhol quer o jogador por empréstimo de uma temporada. Entretanto, o clube ainda irá ouvir a decisão do atleta e do técnico da equipe, Oswaldo de Oliveira. Pessoas ligadas a Henrique consideram que a transferência não seria uma boa para ele, mesmo que hoje não esteja sendo muito aproveitado no Botafogo.

Outra dificuldade para que a transação evolua é a intenção dos espanhóis em levar o jogador sem nenhum ônus financeiro, pagando apenas o salário do atacante.
A intenção do time espanhol seria fazer com o botafoguense, o mesmo que foi feito com Casemiro, ex-São Paulo, que foi contratado por empréstimo, agradou em suas exibições, sendo comprado em definitivo em seguida.

Henrique tem 22 anos, foi revelado no São Paulo, de quem o Botafogo adquiriu 50% dos seus direitos econômicos em janeiro de 2013. Em General Severiano, o atacante, que ainda teve passagens por Vitória (BA), Granada (ESP), Sport (PE), participou de 11 jogos. Em dois, ele iniciou a partida entre os titulares e não marcou nenhum gol.

No fim do Campeonato Carioca, o Bahia demonstrou interesse na contratação de Henrique. No entanto, a negociação não evoluiu. Em 2011, Henrique foi eleito o melhor jogador do Mundial sub-20. Além disso, foi o artilheiro da competição, que foi disputado na Colômbia.


Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira - LANCENET!

Botafogo usa Vitinho para defender Seedorf de assédio aos companheiros


O presidente Mauricio Assumpção bate bola no gramado do Engenhão Foto: Marcos Tristão / O Globo
Leonardo André
Um dia antes de o Botafogo enfrentar o Atlético-MG, na partida de ida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, nesta quinta, às 21h50, no Maracanã, o presidente Maurício Assumpção foi bater bola no campo do Engenhão. Seedorf, não. Com desgaste muscular, o craque não treinou e não conseguiu esconder o desconforto com a matéria publicada pelo Jogo Extra, dando conta de sua ligação com uma empresa que agencia a carreira de jogadores, a Think Ball.

Arredio, circulou pelo Engenhão acompanhado dos assessores, enquanto seus companheiros demonstravam tranquilidade. Depois de um silêncio de dois dias, o presidente alvinegro decidiu se manifestar através de uma nota oficial, na qual uma resposta do jogador Vitinho, durante coletiva na última terça-feira — portanto antes da publicação — foi usada para defender o holandês de captar jovens valores para a empresa da qual é cliente e embaixador.

“A diretoria do Botafogo FR não recebeu qualquer informação por parte dos atletas de uma atuação do atleta Seedorf que não seja como atleta profissional. O clube estranha o fato de a reportagem não ter mencionado a seguinte declaração do atleta Vitinho, concedida na entrevista coletiva da última terça-feira, portanto na véspera da publicação da matéria: ‘Até hoje nunca surgiu nada sobre isso e eu nem sabia desse lado que ele tinha, fiquei surpreso agora’. O atacante foi citado na reportagem como um dos dos jogadores supostamente abordados”, diz a nota, na íntegra.

Estranhamente, o presidente alvinegro manteve o silêncio sobre outras questões, como a intromissão de Seedorf em áreas como alimentação e entrevistas, bem como sobre as seguidas discussões que o camisa 10 tem como os companheiros.

A declaração de Vitinho não joga por terra a preocupação da Traffic de protegê-lo mais, depois de ter sido sondado por Seedorf sobre como era o gerenciamento de sua carreira.

— Ficamos mais atentos, porque, se não for o Seedorf, pode ser qualquer outra pessoa — disse um representante da Traffic, pedindo para não ter o nome revelado.

Seedorf é dúvida para o jogo desta quinta-feira
Foto: Ivo Gonzalez / O Globo
Da Austrália, Debora Martin, que agencia a carreira de Seedorf, confirmou a ligação do holandês com a Think Ball. Para ela, porém, embora o jogador faça parte de um projeto de gerenciamento de carreira e imagem de atletas de futebol e outros esportes, o ON Think Ball, o futuro do craque será como técnico.

— Ele não trabalha para a Think Ball, ele é cliente da empresa. Mas, como um jogador experiente, ele é procurado por outros atletas, conversa sobre gestão, mas não para fazer negócios. Acho que o futuro dele está mais para gerenciar jogadores em campo, como técnico, do que como empresário — afirmou Debora.

Ela também confirmou que Seedorf está com os salários atrasados, assim como os demais companheiros. Segundo a Puma, o pagamento do craque é feito diretamente pelo Botafogo e não é responsabilidade da empresa.

Leonardo André/Extra

Em confrontos de mata-mata, Atlético-MG é freguês histórico do Botafogo


Equipes se enfrentaram em seis oportunidades, nas mais variadas competições, e o Galo venceu apenas um. Glorioso venceu os dois confrontos pela Copa do Brasil




Botafogo e Atlético-MG empatam no Independência (Foto: Ramon Bitencourt/ LANCE!Press)
Duelo será brigado
(Foto: Ramon Bitencourt/ LANCE!Press)
Se a torcida do Botafogo se preocupou ao saber que teria de enfrentar o Atlético-MG na Copa do Brasil, por outro lado ficou feliz com o sorteio da competição. Atual campeão da Libertadores, e adversário desta quinta-feira, o Galo não costuma mostrar resistência ao Glorioso em jogos eliminatórios e já taxado como freguês.

A história entre os dois clubes começou a se cruzar em 1993, na semifinal da Copa Conmebol. Na ocasião, o Alvinegro carioca, que depois seria campeão da competição, venceu o jogo de ida por 3 a 0 no Caio Martins. Na volta, perdeu por 3 a 1, mas se classificou pelo gol marcado fora. Mesmo suada e eletrizante, a "derrota" foi muito comemorada. Os times também se enfrentaram duas vezes pela Copa Sul-Americana (2008 e 2011) e o Botafogo se classificou nas duas oportunidades.

Confrontos em Copa do Brasil foram dois. Mais precisamente em 2007 e 2008, ambos com vitórias do Glorioso. Curiosamente os confrontos tiveram a mesma lógica: vitória dos cariocas no Rio de Janeiro (2 a 1 em 2007 e 2 a 0 em 2008) e empate sem gols no Mineirão. O time do Rio de Janeiro não conquistou nenhuma das competições, mas carimbou o atestado de freguês do adversário desta quinta-feira.

Por outro lado, o Galo também já fez das suas. Em 1994, os dois se enfrentaram nas quartas de final do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os mineiros venceram a primeira por 2 a 0 em casa e perderam no Rio de Janeiro por 2 a 1, se classificando por conta do gol fora. O campeão daquela temporada seria o Palmeiras.

Se esses números farão diferença na noite desta quinta-feira não há como afirmar, mas representam algo que a torcida, tanto do Botafogo como do Atlético-MG, respeita e comenta. A expectativa é de um grande jogo, entre provavelmente as duas melhores equipes do país e com jogadores de alto nível de qualidade. Haja coração!


Walace Borges  (RJ) LANCENET! 

Bota e Galo iniciam duelo e tentam dar mais brilho a ano especial


Campeão carioca e líder do Brasileiro, time carioca recebe o mineiro, que recentemente conseguiu sua maior glória, a Taça Libertadores





Botafogo e Atlético-MG iniciam a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã. As equipe vivem um ano especial e tentam dar sequência a isso no sonho de mais um título. Os cariocas já venceram o estadual e lideram o Brasileiro. Os mineiros, além do estadual, conquistaram o título mais importante de sua história, o da Libertadores da América. A diretoria do Bota fez promoção no preço dos ingressos, mas até esta quarta apenas 6.500 haviam sido vendidos antecipadamente.

O técnico Oswaldo de Oliveira avisou que o Botafogo irá com gás total também nesta competição, mas corre o risco de não ter seu principal jogador. Seedorf sente dores no joelho e será reavaliado momentos antes de a bola rolar. A equipe carioca tem boas recordações das duas vezes em que cruzou com o Atlético-MG na Copa do Brasil, em 2007 e 2008, já que o eliminou em ambas.

Curado da ressaca do título da Libertadores, o Galo voltou a mostrar sua força. O técnico Cuca, velho conhecido da torcida botafoguense, afirmou que seu time entra nesta competição não apenas para fazer número. A aposta é na presença de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Jô, Victor e Réver para colocar fim ao histórico desfavorável contra o Botafogo.

O árbitro deste confronto será Paulo Godoy Bezerra (SC), que terá como assistentes Herman Brumel Vani (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP). O SporTV exibe o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real com vídeos.




Botafogo: a grande dúvida da equipe para o duelo é Seedorf, que, sentindo dores no joelho, fará um teste antes do jogo. Caso seja desfalque, o camisa 10 deve ser substituído por Alex, que no treinamento foi observado por Oswaldo de Oliveira. O time deve atuar com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf (Alex) e Vitinho; Rafael Marques.

Atlético-MG: o técnico Cuca vai repetir a base da equipe que empatou sem gols com o Inter, no domingo. A única mudança será na lateral direita, com o retorno de Marcos Rocha. O time entrará em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Josué, Ronaldinho Gaúcho, Luan e Fernandinho; Jô.




Botafogo: além de Elias, que já atuou pelo Resende na competição, o time não terá três jogadores que estão no departamento médico: o lateral-direito Lucas, o meia Cidinho e o atacante Bruno Mendes.

Atlético-MG: Cuca não terá o volante Leandro Donizete, com estiramento muscular na coxa direita. O atacante Diego Tardelli é outro desfalque por causa de dores musculares. Já o meia Dátolo não pode disputar a Copa do Brasil por já ter atuado pelo Inter.


Os times já se enfrentaram duas vezes na competição, em 2007 e 2008, e em ambas o Botafogo eliminou o Atlético-MG nas quartas de final. Em 2007, houve um 0 a 0 no Mineirão e os cariocas venceram por 2 a 1 no Maracanã, com gols de André Lima e Alex. Já nos acréscimos, Carlos Eugênio Simon não marcou pênalti de Alex em Tchô, gerando muita reclamação dos atleticanos, treinados pelo interino Tico Santos. Cuca, hoje no Galo, era o técnico do Botafogo. 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Alvinegros de Rio e Minas fazem primeiro duelo pela Copa do Brasil


Equipes conquistaram títulos no primeiro semestre de 2013; enquanto o Galo venceu a Libertadores, Botafogo foi campeão carioca e lidera o Brasileirão




Apresentação Botafogo x Atlético-MG
Alvinegros se enfrentam pelas oitavas
 de final da Copa do Brasil
Botafogo e Atlético-MG entram em campo nesta quinta-feira, às 21h50, no Maracanã, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Enquanto a equipe carioca curte a liderança do Campeonato Brasileiro, o Galo quer mostrar que a ressaca pós-Libertadores já acabou. Promessa de jogão.

BOTAFOGO PODE NÃO TER SEEDORF

Após o treino da última quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira não quis confirmar a presença do apoiador Seedorf no jogo. Ele não revelou qual o problema físico do holandês, mas disse que ele será reavaliado antes da partida. Caso ele não possa jogar, a tendência é que o atacante Alex entre em seu lugar. Assim, Lodeiro atuaria como armador centralizado, e Alex cairia pelos lados, trocando de posição com Vitinho.

Outro problema que aflige o Botafogo é em relação aos jogadores pendurados. Os zagueiros Bolívar e Dória e o volante Marcelo Mattos já levaram dois cartões amarelos na Copa do Brasil e, em caso de nova advertência, não participarão da partida de volta, na próxima semana. O problema é que os reservas imediatos da zaga e da cabeça-de-área - André Bahia e Renato, respectivamente - não fizeram boas apresentações nas últimas oportunidades que tiveram.

- Uma vitória pode dar muita confiança para o Botafogo. O Atlético, pelo que tem apresentado, é muito difícil de ser batido. Eles tiveram uma instabilidade pós-Libertadores, principalmente pela ausência dos principais jogadores. Com o baixar da poeira, já vejo o time mais equilibrado e forte - afirmou o treinador do Glorioso.

CUCA DEVE REPETIR TIME

O Atlético-MG faz sua estreia na Copa do Brasil já nas oitavas de final por ter participado (e vencido) a Copa Libertadores. E, na visão dos jogadores, pegar o Botafogo logo de cara não era o cenário ideal. No entanto, a história de freguesia para o time da Estrela Solitária não está sendo levada muito a sério pelos jogadores do Galo. Campeões da América, os atletas querem mostrar que a prioridade do Alvinegro mineiro é mesmo a Copa do Brasil.

- Hoje a Copa do Brasil é o caminho mais curto para uma conquista. A mobilização e a motivação tem de ser alta. Tem esse ingrediente a mais de oito jogos nos separar de um título, mas temos de pensar jogo a jogo – disse o goleiro Victor.

Para o duelo inicial entre as duas equipes, o técnico Cuca não terá nem Diego Tardelli e Dátolo. O primeiro segue lesionado na coxa esquerda e o argentino não pode atuar na competição pode já ter defendido o Internacional. Para o lugar de Tardelli, deve entrar Luan. Já o lado esquerdo do ataque pode ser usado por Fernandinho, que teve estreia desastrosa contra o Colorado, no domingo, ao ser expulso no primeiro tempo.

Outra alternativa seria a escalação de Guilherme, com R10 mais deslocado para o flanco canhoto. Só que Guilherme acaba de ser recuperar de longa lesão muscular e está sem ritmo de jogo.
A única diferença, assim, para a escalação do jogo diante do Inter, no domingo, será a volta de Marcos Rocha para a lateral direita da equipe. Michel, que jogou bem, volta a ser opção no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 22/8/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Herman Brumel Vani (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro, Seedorf (Alex) e Vitinho; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior Cesar; Pierre e Josué; Luan, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho; Jô – Técnico: Cuca.


LANCENET!