Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mancini esboça time em coletivo, e André Bahia é desfalque do treino


Zagueiro sente dores no músculo anterior da coxa esquerda e não vai ao gramado no Engenhão. Com isso, deve ficar de fora do jogo com Santos, quinta, no Pacaembu



Andre Bahia pode ser desfalque (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Na antevéspera da partida contra o Santos, pela decisão da vaga às semifinais da Copa do Brasil, Vagner Mancini esboçou o time que deve entrar em campo no Pacaembu. No campo anexo do Engenhão, o treinador fez um coletivo e formou a provável formação para o jogo, que deve ter o desfalque de André Bahia. O zagueiro sentiu o músculo anterior da coxa esquerda e não foi ao gramado para a atividade. No treino da última segunda, porém, o jogador havia trabalhado normalmente.

Assim, a equipe que enfrentará o Peixe terá mudanças em relação à que derrotou o Corinthians no sábado passado, com a volta de Ramírez e a ausência de Régis, que não poderá jogar porque já atuou pela Portuguesa na Copa do Brasil - mesma situação de Carlos Alberto, que esteve em campo pelo Goiás. O volante Gabriel será improvisado. Jobson e Murilo também ficam fora, pois não foram inscritos. O Alvinegro treinou nesta terça com Andrey; Gabriel, Dankler, Matheus e Guilherme; Rodrigo Souto, Bolatti, Ramírez e Wallyson; Yuri Mamute e Rogério.

Helton Leite deve ser mantido no gol do Botafogo

O lateral-esquerdo Junior Cesar ainda é dúvida para o confronto e assumiria o lugar do jovem Guilherme. Ele não participou da atividade, mas a acompanhou do gramado, ao lado da comissão técnica. Além do lateral, Airton e Fabiano, com problemas musculares, e Tanque Ferreyra, com gastroenterite, completam as baixas do grupo.

O goleiro Andrey retornou da seleção brasileira olímpica nesta terça-feira. No dia anterior, havia vencido os Estados Unidos por 3 a 0 no Mané Garrincha. Helton Leite, que vinha atuando na sua ausência, deve ser mantido após a grande atuação na vitória sobre o Corinthians. Depende de Mancini optar por sua sequência como titular. Jefferson, que defendeu a seleção principal nesta manhã, contra o Japão, está fora.

Por Jessica Mello e Sofia Miranda*Rio de Janeiro* Estagiária, sob a supervisão de Jessica Mello/GE

Sindiclubes obtém liberação de verba para pagar um mês de salário do Bota


Desembargador Antonio César Coutinho Daiha defere mandado de segurança após  a negativa de juíza na segunda-feira. Funcionários e atletas receberão valor da CLT



Funcionários do Bota foram ao Ministério do Trabalho na
segunda-feira para pedir a liberação (Foto: Vicente Seda)
Em meio à grave crise financeira, o Botafogo ganhou um pequeno alívio nesta terça-feira e vai poder pagar um mês de salário a funcionários, atletas e comissão técnica até a próxima sexta. O desembargador Antonio César Coutinho Daiha deferiu um mandado de segurança impetrado pelo Sindiclubes que possibilitará a liberação da verba de cerca de R$ 2,5 milhões. O processo corre no Tribunal Regional do Trabalho sob o nº 0011145-16.2014.5.01.0000.

O dinheiro levantado é referente ao contrato de transmissão de jogos do clube e está depositado judicialmente, assim como outros recursos do clube bloqueados judicialmente nos últimos meses, o que vem causando a situação. Só será quitada a parte da CLT, ou seja, os direitos de imagem do elenco segue pendente. No total, o Alvinegro havia completado três meses de atraso geral e caminhava para novas

Responsável pelo caso, o advogado Henrique Fragoso explicou o trâmite após a vitória judicial.

- Consegui a liminar através do mandato de segurança para que o valor seja depositado na 37ª vara do trabalho, cuja liberação havia sido negada, seja liberado para pagamento dos funcionários - disse o advogado.

Na última segunda, representantes do sindicato de funcionários de clube de futebol (Sindiclubes), e do Botafogo estiveram no Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) para pleitear a ajuda da procuradora Viviann Mattos na tentativa de revisão da decisão que negou, na última quinta-feira, a utilização do montante. Não adiantou. Mesmo com parecer favorável do MPT, a juíza, de acordo com os advogados, se recusou a rever a decisão e informou que até mesmo o pedido de reconsideração feito pelo Sindiclubes já está negado.

Por Vicente Seda Rio de Janeiro/GE

Depois de hesitar, Mancini se vê obrigado a colocar promessas, que correspondem



Técnico do Botafogo tem preferência por jogadores cascudos, para não queimar revelações




Murilo - Treino do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Murilo é uma das esperanças alvinegras para os
próximos anos (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)

Durante todo o Campeonato Brasileiro, com o Botafogo na parte de baixo da tabela e lutando contra o rebaixamento, o técnico Vagner Mancini evitou lançar jovens jogadores para não queimá-los. Porém, com dificuldade para montar um time após dispensas, suspensões e lesões, ele teve que mandar os garotos a campo numa partida difícil como a contra o Corinthians, sábado, na Arena Amazônia. E, apesar da cautela, eles corresponderam bem e ajudaram o time e voltar de Manaus com os três pontos. Agora, podem passar a ser opções para a dramática reta final de Brasileiro.

– Tinha até a expectativa de sair jogando, porque o Mancini testou duas formações no treino, e numa delas eu estava entre os 11. Fiquei preparado para entrar e dar a resposta. Todo o time se portou muito bem, o grupo entendeu bem a proposta de jogo para encarar o Corinthians. Fiquei muito feliz por entrar, criar chances de gol e poder jogar mais tempo – afirmou o meia-atacante Murilo, ao LANCE!Net.

Para que os garotos não entrassem nervosos, Mancini tratou de acalmá-los e dar dicas que acabaram ajudando o time num momento de grande pressão corintiana.

– Quando o Mancini me chamou para entrar, falou que tinha que ser na alma, na superação e assim foi. O pensamento será esse até sairmos dessa situação. Foi uma grande partida do Botafogo. Fiquei feliz em poder entrar e ajudar a conquistar a vitória – afirmou o zagueiro Matheus, que entrou aos 42 do segundo tempo para segurar a pressão aérea do time paulista, ao LANCE!Net.

Além de Murilo e Matheus, o goleiro Andrey, os volantes Andreazzi, Sidney e Fabiano e os apoiadores Gegê e Daniel tiveram chances no Brasileiro. O último, que está fora após ser submetido a uma cirurgia no joelho direito, era um dos destaques do Glorioso no ano até a lesão. Com apenas 23 anos, porém mais experiente do que a maioria dos jovens do elenco, o goleiro Helton Leite exaltou a participação da garotada alvinegra.

– O jogo de sábado mostrou como estamos lidando com esse momento. Entraram jogadores mais jovens e foram muito bem. Qualquer que seja a idade, o principal é o time dar as mãos – afirmou.

BATE-BOLA COM MURILO, MEIA-ATACANTE DO BOTAFOGO

1) O que o Mancini pediu pra você quando o chamou para entrar contra o Corinthians?

R: Ele pediu para entrar e segurar o máximo a bola lá na frente. O Corinthians saía atrás do empate, era para aproveitar os espaços no ataque, até para descansar um pouco a defesa, que sofria pressão. Ainda quase consegui deixar a minha marca.

2) Acha que a atuação de sábado lhe garantiu pontos com o Mancini?

R: Acho que sim. Julgo minha atuação como positiva, pela velocidade no segundo tempo e pelas chances criadas.
3) Almeja a titularidade do Botafogo em breve?
R: Espero ter novas oportunidades e atuar por mais tempo. Tenho muito a mostrar ainda com a camisa do Botafogo. Até para a torcida me conhecer melhor.

OUTRAS REVELAÇÕES ALVINEGRAS

Gabriel - O volante fez sua estreia como lateral-direito, mas depois acabou se firmando na sua função original e não saiu mais do time.

Vitinho - Promovido em 2012, mas era uma das últimas opções para a posição de meia-atacante e chegou a voltar para os juniores. No ano seguinte, se firmou e logo foi negociado com o CSKA (RUS).

Dória - Quinta opção para a zaga, ganhou a vaga após lesões de três jogadores da posição. Virou titular indiscutível durante quase toda o período em que esteve no Glorioso.

Luiz Gustavo Moreira e Matheus Babo - LANCENET!