Páginas

domingo, 1 de outubro de 2023

Construção de um ídolo: mesmo sem marcar há dois meses, Tiquinho segue em alta com a torcida do Botafogo



Centroavante não faz gols desde a partida de ida contra o Guaraní-PAR, pelas oitavas da Sul-Americana




Dois longos meses se passaram desde a última vez que o torcedor do Botafogo comemorou um gol do centroavante Tiquinho Soares. Nesta segunda-feira, dia do jogo contra o Goiás, às 20h, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o centroavante completa dois meses sem fazer gols. Mesmo assim, o camisa 9 segue em alta com os botafoguenses.




Queda de rendimento do Botafogo coincide com jejum de Tiquinho (https://ge.globo.com/video/queda-de-rendimento-do-botafogo-coincide-com-jejum-de-tiquinho-11977360.ghtml)


+ Do que o Botafogo precisa para ser campeão brasileiro? Veja cálculos após momento de instabilidade



Durante o treino aberto no Nilton Santos neste sábado, Tiquinho foi um dos jogadores mais aplaudidos nas arquibancadas. Não apenas nos gestos, mas o jogador também foi lembrado em cartazes, placas e produtos: copos, casacos e camisas do camisa 9 viraram manias entre os torcedores.


A rápida identificação de Tiquinho com o Botafogo também é vista nos arredores do estádio. Uma foto do atacante foi pintada em uma das paredes do Setor Oeste. Ao lado, a frase "Tá chegando a hora", um dos trechos da música que a torcida canta em homenagem ao jogador.


Podem ser dois meses sem marcar, mas Tiquinho segue com a confiança do torcedor. O camisa 9 é o artilheiro do Brasileirão - são 13 gols em 20 partidas disputadas.



Lesão e fase irregular

Ao longo desses 60 dias, o centroavante precisou lidar com uma lesão no joelho esquerdo que o tirou de campo por seis partidas. Desde que retornou, o atacante ainda não recuperou o desempenho que tinha antes do problema. São três jogos, nenhum gol marcado e apenas quatro finalizações.


A ausência e a queda de desempenho do centroavante coincidem também com a má fase do Alvinegro como um todo. Se nas seis partidas em que ele foi desfalque foram duas vitórias, três empates e uma derrota, desde que ele voltou o Glorioso perdeu três vezes.


Em nenhuma das três partidas o camisa 9 jogou os 90 minutos. Foi substituído durante o segundo tempo em todas as oportunidades, sempre para a entrada de Diego Costa. Em termos estatísticos, a pior partida do paraibano foi contra o Atlético-MG.



+ Em clima de otimismo e com festa, torcedores do Botafogo lotam setor em treino aberto




Tiquinho Soares no Estádio Nilton Santos — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ "Eduardo de 1993", Rogerinho diz que confia no título do Botafogo: "Não é momento para desespero"


Na Arena MRV, Tiquinho Soares não finalizou uma vez sequer, perdeu a posse da bola seis vezes, acertou nove passes e errou cinco. No clássico contra o Flamengo e na partida contra o Corinthians, o atacante conseguiu duas finalizações em cada e perdeu a posse da bola apenas duas vezes.


O confronto com o Goiás, na próxima segunda-feira, será apenas o segundo de Tiquinho no Nilton Santos desde a contusão que o tirou. No primeiro turno, foi o camisa 9 quem marcou o gol que abriu o placar na derrota por 2 a 1 para o Esmeraldino.



Maurício Lemos e Battaglia, do Atlético-MG, cercam Tiquinho Soares, atacante do Botafogo — Foto: Pedro Souza


Apesar de ainda não estar no ritmo ideal após a contusão, Soares segue como o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 13 gols marcados. O vice-artilheiro é Vitor Roque, com 11, seguido por Paulinho, do Atlético-MG, que tem 10.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro