Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Com Cidinho e Jeferson, sub-20 do Botafogo recebe Sport em Niterói




Jovens meias, já integrados ao time profissional, 'descem' novamente para ajudar equipe a se classificar. Presidente convoca torcida para jogo desta quarta-feira



Cidinho e Jeferson (Fotos: Dhavid Normando e Bruno de Lima)
Cidinho e Jeferson estão de volta ao time sub-20
 (Fotos: Dhavid Normando e Bruno de Lima)
O time sub-20 do Botafogo joga nesta quarta-feira sua classificação na Copa do Brasil da categoria. Às 15h, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o time recebe o Sport pela partida de volta das oitavas de final da competição. O Glorioso precisa vencer por dois gols de diferença para avançar, já que perdeu a primeira partida, em Caruaru (PE), por 1 a 0.

Para o jogo, o time do técnico Eduardo Húngaro contará com dois reforços importantes. Os meias Cidinho e Jeferson, integrados ao time profissional, se juntarão ao time de juniores para disputarem a partida. Ambos voltarão a atuar ao lado de nomes como o goleiro Andrey, os atacantes Sassá e Vitinho e o lateral-direito Gilberto, que também têm seu espaço na equipe profissional botafoguense.

O presidente alvinegro, Mauricio Assumpção, convocou a torcida para que compareça ao Caio Martins para prestigiar a garotada alvinegra no jogo desta quarta-feira:

- Quero convocar a torcida para estar conosco nesta quarta, lá em Caio Martins. A classificação é importante para nossa equipe e queremos os torcedores conosco para que possamos alcançar nosso objetivo.

Caso realmente passe pelo Leão da Ilha, o Botafogo enfrentará nas quartas de final o Santos, que eliminou o Goiás nesta terça-feira, com uma inapelável goleada pelo placar de 7 a 1


Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!



Torcida, Rafael Marques e um jovem: o dilema no ataque do Botafogo


Ainda sem fazer gols com a camisa do clube, atacante ainda não está confirmado para o clássico com o Vasco, domingo, no Engenhão


O fato de Rafael Marques ter sido titular no empate em 1 a 1 com o Grêmio, deixando Elkeson no banco, e atuado os 90 minutos não significa que sua vaga está assegurada no time do Botafogo para o clássico com o Vasco, quinta-feira, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante ainda não fez gols com a camisa do clube em 16 jogos disputados e tem o próprio Elkeson e o jovem Bruno Mendes como concorrentes.

O técnico Oswaldo de Oliveira não confirmou sua escolha para o ataque e deixou aberta a possibilidade de atuar com dois homens na frente. A decisão passa muito pela relação da torcida com o jogador, a pior possível desde sua chegada em julho, indicado pelo comandante.

- Não tenho esse temor por causa da torcida, mas pela reação do jogador, que nunca foi apoiado. Isso pesa. Não para o Rafael Marques, mas para tantos outros que passaram por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - disse Oswaldo.



Rafael Marques já atuou seis vezes como titular no Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Rafael disputou seis jogos como titular, sendo quatro deles fora de casa. Oswaldo mantém a defesa ao jogador e lembra um caso de recente de quem saiu do Botafogo e acabou se tornando algoz pouco tempo depois.

- Alguns jogadores que não recebem esse apoio, vão para outros clubes, voltam e acabam indo bem. O Fahel fez gol na gente e aqui a torcida não queria vê-lo pelas costas. São detalhes importantes -comentou o treinador.

O drama de Rafael Marques aumentou com o gol marcado por Bruno Mendes no empate com o Grêmio. O atacante, de 18 anos, atuou apenas nos minutos finais de dois jogos do Botafogo no Brasileiro e já fez o seu primeiro gol. O jovem foi contratado por empréstimo até o fim de 2013.



- Ele não ficou pronto porque fez o gol. O Bruno vem evoluindo, é muito jovem. Naquele dia não estava pronto para iniciar o jogo e agora temos que aproveitar o momento. Vamos acompanhá-lo de perto para saber em que momento exatamente ele poderá iniciar o jogo. Tendo esse aval da comissão técnica, principalmente da preparação física, ele vai passar a iniciar também - afirmou Oswaldo.

Para o clássico com o Vasco, Oswaldo não parece esperar um comportamento diferente do que tem visto nos últimos jogos do Botafogo no Engenhão. Mesmo assim, acredita no potencial de seu time para superar mais essa adversidade.

- A animosidade normalmente é negativa. O Botafogo tem reagido bem assim fora de casa. O Olímpico estava lotado e o time reagiu e jogou bem o tempo todo. Não tem acontecido aqui. Não pode ter três mil pessoas, a torcida do Santos chegar no meio do jogo e apoiar mais do que a nossa - disse o treinador.

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro


Gonçalves se diz preparado para ajudar na gestão do Botafogo




Respeitoso com a atual trabalho do Glorioso, ex-zagueiro vem se preparando para assumir uma função de importância no cenário esportivo



Gonçalves - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio)
Gonçalves vem ajudando no marketing
do Feijão no Fogão (Foto: Paulo Sérgio)
Em um momento que o Botafogo está vendo suas expectativas para 2012 se esvairem, algumas questões de planejamento do clube são cada vez mais discutidas. Não à toa, o nome de Gonçalves, um dos maiores ídolos recentes do Glorioso, está cada vez mais forte para assumir um cargo de relevância no próximo ano.

Campeão brasileiro em 1995 pelo Botafogo, o ex-zagueiro está estudando e se preparando para assumir uma função de gestão esportiva. Em exclusiva ao LANCENET!, não pensou duas vezes em afirmar que pode ser ajuda para o futuro:

- Atualmente, com a minha formação, eu estou apto para ajudar o Botafogo, assim como qualquer clube, em termos de gestão. Agora, com a identidade que eu tenho com o clube, eu acho que poderia sem duvida contribuir com a minha experiência, fazer uma gestão que traria algo de muito positivo no futuro. Tenho feito o que me compete para me qualificar para isso. Há até quem me pergunte se a questão de ter sido candidato a vereador pode me atrapalhar como gestor, mas isso não incompatibiliza nada que tenho em mente.

Apesar do conhecimento e do carinho que tem que com a torcida, o Alvinegro ainda não se movimentou para contar com o ídolo. De acordo com o presidente Maurício Assumpção, não é o momento adequado para falar sobre este tipo de situação. Por sua vez, Gonçalves confirma as palavras de Assumpção, deixando claro que o trabalho no Botafogo está sendo bem pensado:

- O Mauricio (Assumpção) ainda não conversou nada comigo, realmente é só especulação. Eu o respeito muito e temos um relacionamento muito bom, além de vê-lo trabalhar corretamente. Hoje, eu tenho participado no marketing do Feijão no Fogão e tudo mais, porém não teve nenhuma conversa real.

FALTA DE PREPARO

Desde que era um atleta, Gonçalves atuava de maneira muito coerente e principalmente em prol do time como um todo. Até por isso, dispara contra alguns dirigentes do Brasil que, para ele, se aproveitam da identidade que têm com determinado clube e não possuem capacidade para gerir os mesmos:

- Visitei muitos países na Europa e vi muita coisa para aplicar aqui no Brasil. Não adianta entrar só com uma imagem famosa ou que tenha credibilidade. Sou a favor do ex-atleta trabalhar no clube mas tem que ter preparo adequado para isso. As pessoas que estão em grandes cargos de gestão no Brasil, em alguns casos, não tem qualidade. Uns entram através de nome, influência politica ou conhecimento nestes locais.


Leia mais no LANCENET!



Gonçalves será o gerente de futebol do Botafogo em 2013



Ex-zagueiro, que faz MBA em gestão esportiva, ocupará a vaga de Anderson Barros


MAURÍCIO FONSECA

RIO - A reformulação no futebol do Botafogo para 2013 está em curso e um nome já está confirmado para o ano que vem. O ex-zagueiro do clube Gonçalves, que tem o apoio do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, será o gerente de futebol, no lugar de Anderson Barros, que deixará o cargo no fim do ano. O anúncio oficial só deverá ser feito após o término do Campeonato Brasileiro.

Gonçalves, de 46 anos, vem se preparando há anos para assumir um cargo fora das quatro linhas. Desde 2010 ele faz MBA em gestão esportiva na Fundação Getúlio Vargas. Este ano tentou se eleger vereador pelo DEM, mas não conseguiu votos suficientes para assumir uma vaga na Câmara.O ex-zagueiro teve passagem marcante pelo Botafogo, onde foi ídolo da torcida. Gonçalves foi campeão brasileiro (1995), bicampeão carioca (1990/1997) e campeão do Rio-São Paulo 1998) pelo clube. Chegou a seleção brasileira e foi campeão da Copa América e da Copa das Confederações em 1997. Foi vice-campeão mundial em 1998, na Copa do Mundo da França.

A vez de Bruno Mendes

Enquanto isso, o técnico Oswaldo de Oliveira começa a armar a equipe para o clássico de quinta-feira, com o Vasco, no Engenhão. Ele não terá o lateral Lucas e o meia Andrezinho, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio. O mais provável é que Bruno Mendes entre no ataque para formar dupla com Elkeson — Rafael Marques voltará para o banco. Na lateral a tendência é Oswaldo deslocar Gabriel para o setor, com Jádson atuando como volante.

Uma coisa é certa: depois do gol que marcou contra o Grêmio, Bruno Mendes deverá ter outra chance. O atacante, de 18 amos, pertence a um grupo de investimento e tem contrato com o Botafogo até o fim de 2013. Se for negociado neste período, o clube terá direito a um percentual da venda.

Bruno Mendes era jogador do Guarani, onde chamou a atenção com um futebol insinuante e de muitos gols. Seu passe está vinculado ao Macaé, com quem tem contrato até dezembro de 2017.

Nesta segunda-feira, no desembarque da delegação no Rio, Bruno Mendes foi o mais assediado. Ele lembrou que quando estava no Guarani era chamado de “novo Careca”, em alusão ao ex-atacante da seleção, do São Paulo e do Napoli, que começou no clube de Campinas.

— Está tudo acontecendo muito rápido. Espero ter mais chances para mostrar o meu potencial. Mas por favor, quero ser o Bruno Mendes e e não o novo Careca. — disse o atacante, que deve começar como titular no jogo contra o Vasco, na quinta-feira.— Isso é com o treinador — completou.

Oswaldo confirma Seedorf, mas não define escalação para o clássico




Treinador escala holandês na vaga de Andrezinho, suspenso, mas não define substituto de Lucas na lateral direita no jogo contra o Vasco, nesta quinta-feira   


Oswaldo sobre Seedorf (Frame: TV Lance!)
Oswaldo não confirma o time para
enfrentar o Vasco (Frame: TV Lance!)
O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou a volta de Seedorf na equipe titular do Botafogo que enfrenta o Vasco, nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão. O jogador entra no lugar de Andrezinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

- O Seedorf volta e entra no lugar no Andrezinho, que está suspenso - disse Oswaldo, que afirmou ainda não ter decidido o substituto de Lucas, que também levou o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio:
- Treinei hoje (terça) com o Lennon na lateral direita e depois coloquei o Jadson. Ainda irei esperar até quarta-feira para decidir, mas deverei escolher um deles dois.

Nesta terça-feira, os titulares trabalharam na academia. Os reservas, reforçados por Seedorf, que ficou no banco de reservas contra o Grêmio, fizeram um coletivo contra a equipe de juvenis.
Para completar o meio de campo, Oswaldo ainda não sabe se escalará Vitor Júnior, que iniciou a partida em Porto Alegre.

- O Vitor teve uma contusão e sentiu muito, pois ele nunca tinha tido lesão muscular. Ele está encontrando dificuldade depois dessa lesão de voltar a ser o mesmo jogador de antes. Isso eventualmente acontece e estamos na expectativa de que ele volte a ter atuações semelhantes a que teve logo no início - afirmou Osw,aldo de Oliveira.

Outra opção seria a escalação de Lodeiro, que está com a seleção uruguaia e enfrenta a Bolívia nesta terça, em La Paz, pelas Eliminatórias para a Copa de 2014. O apoiador retorna ao Rio na quarta-feira, assim como o goleiro Jefferson, que estava com a Seleção Brasileira.

- Estou aguardando a volta deles, mas o Jefferson terá condições de jogo -disse o treinador, que confirmou a escalação do goleiro e capitão do time.

Com 41 pontos, o Botafogo ocupa a oitava colocação na tabela de classificação do Brasileirão.


Leia mais no LANCENET! 



Seedorf treina à parte e reservas fazem jogo-treino com juvenis



Holandês, que ficou no banco contra o Grêmio após ficar gripado, faz trabalho com bola do lado de fora do campo


Seedorf trabalha separadamente no Engenhão
(Foto: Raphael Marinho/Globoesporte.com)
Enquanto os titulares foram para a academia,Seedorf realizou, na manhã desta terça-feira, um treino com bola separado do grupo. No campo, os jogadores que atuaram menos de 45 minutos contra o Grêmio, no fim de semana, fizeram um jogo-treino contra a equipe de juvenis do Botafogo. Destaque para Bruno Mendes, que marcou o gol de empate contra o Tricolor gaúcho.

O holandês ficou no banco no empate contra os gaúchos, após ficar resfriado. A comissão técnica achou melhor poupá-lo da partida. Outra novidade no treino desta terça-feira foi a presença do volante Marcelo Mattos, que participou da atividade com os reservas do Botafogo.

O Alvinegro enfrenta o Vasco, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 41 pontos, a equipe ocupa a oitava colocação na competição nacional.

Bruno Mendes botafogo treino (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Bruno Mendes treina diante dos juvenis (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)
marcelo mattos botafogo treino (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Marcelo Mattos participa de atividade nesta terça (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)
Por Raphael Marinho e Thales SoaresRio de Janeiro

Jobson sonha abrir projeto social e conta com ajuda de psicanalista




Pela ideia, ainda embrionária, atacante retomou contato com médico que já o ajudou



Psicanalista Roberto Hallal e Jobson - (Foto: Paulo Sérgio)
Roberto Hallal e Jobson durante o início da
 atual temporada (Foto: Paulo Sérgio)
Há duas semanas treinando no Botafogo, Jobson vive uma fase de sonhos para buscar dentro e fora dos campos. Ao mesmo tempo que o jogador pensa no retorno aos gramados, ele idealiza a fundação de um projeto social. O planejamento é embrionário e pode parecer distante para um atleta que ainda busca a própria recuperação na vida, mas já ajudou a primeira pessoa: o próprio Jobson. O intento do atacante foi uma das motivações para a retomada do contato dele com o psicanalista Roberto Hallal, profissional que o acompanhou em tratamento no início da temporada.

Roberto Hallal mantém um projeto social que atende cerca de 8 mil pessoas na comunidade do Juá, um dos quatro distritos do município de Irauçuba, ao norte do sertão cearense. O desejo de Jobson é aprender com Hallal e futuramente abrir uma instituição para atender pessoas carentes na cidade natal dele, Conceição do Araguaia, no Pará.

Na última sexta-feira, após treinamento no Engenhão, Jobson reencontrou Roberto Hallal. O jogador, em entrevista exclusiva ao LANCENET!, comentou sobre a passagem no estádio e revelou as metas que tem.
- Eu é que busquei contato com ele (Roberto Hallal). Fiquei muito feliz pelo reencontro, de voltar a conversar com o doutor. Além de ser um ótimo profissional, ele se tornou um amigo meu de verdade. Além disso, estou com alguns planos na vida. Quero abrir um projeto social na minha cidade (Conceição do Araguaia). Com a experiência dele (Roberto Hallal) no Juá, vou aprender muito - disse Jobson.
Durante as férias, no fim do ano, Jobson possivelmente irá ao Juá e promover um jogo de futebol beneficente. E atacante o já se anima.

- Quero ajudar pessoas carentes, crianças carentes. É algo que quero mesmo fazer - destacou.
Enquanto isso, Jobson segue trabalhando separadamente do elenco alvinegro, inclusive em turno diferente dos demais atletas. Nesta semana, todas as atividades dele serão de tarde, no Engenhão. Não há previsão de integração do jogador ao grupo, mas ele destaca que está focado em atuar em breve.

- O clube tem mandado a programação por e-mail e tenho seguido. Fui a todos os treinamentos. Estou muito motivado, cumprindo com meus deveres para voltar a jogar - afirmou Jobson, que está morando em um hotel na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!