Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2022

Victor Sá é apresentado no Botafogo: "Voltei porque acredito no projeto"



Atacante é a sexta contratação desde que John Textor chegou ao Alvinegro



Depois de construir sua carreira profissional praticamente inteira fora do Brasil, Victor Sá chega com grandes expectativas ao ataque do Botafogo. O jogador foi apresentado pelo Alvinegro na tarde desta quinta-feira, no estádio Nilton Santos. Entre outras razões, o jogador apontou o projeto do Alvinegro como a grande motivação para retornar ao país.


Victor, de 27 anos, foi anunciado no último sábado. Ele foi contratado junto ao Al Jazira e custou cerca de R$ 13 milhões. Seu contrato com o Alvinegro é de três temporadas, ou seja, até o fim de 2025.


- Muito feliz por estar aqui, é um desafio muito grande na minha vida, para a minha família. Desde o início, o que me atraiu mais foi o projeto e todo o profissionalismo do Botafogo.


+ Botafogo inicia mudanças no futebol profissional e afasta jogadores, Flavio Tenius e Lucio Flavio





Victor Sá, novo atacante do Botafogo é apresentado — Foto: Thayuan Leiras/ge



Antes de a coletiva do atacante começar, o diretor de futebol André Mazzuco destacou a contratação de Victor, como parte do projeto de longo prazo da nova gestão do Alvinegro.


- É uma aquisição do clube para o longo prazo. Teve destaque fora do Brasil, acompanhamos há muito tempo. Ficamos felizes com toda a construção da vinda do Victor para o Botafogo. Temos mais um atleta com a qualidade e o perfil que buscamos. Vai nos ajudar muito na caminhada.


A experiência de Victor no futebol brasileiro se resume às categorias de base. Sua primeira grande oportunidade aconteceu na Áustria, onde viveu bons momentos. Seu desempenho chamou atenção do Wolfsburg, da Alemanha, onde ficou em 2019 e 2021.


- Foi o momento mais especial da minha carreira. Aprendi muito, cresci como jogador e como pessoa. Foi uma experiência maravilhosa na minha vida. Depois, mudei para os Emirados Árabes. Voltei para o Brasil agora, no momento certo, porque acredito no projeto.


O jogador é a sexta contratação da era John Textor. O Botafogo já anunciou o zagueiro Philipe Sampaio, o lateral-direito Renzo Saravia, os volantes Luís Oyama e Patrick de Paula o meia Lucas Piazon.


Veja outras respostas de Victor Sá:


Treinos com Luís Castro


- O que ele vem tentando impor desde o início é o estilo europeu de imposição, pressionar desde o início, manter posse de bola. Encaixo nesse jogo, porque joguei muito tempo na Europa. Sempre fui o jogador para quebrar linhas, infiltrar, ir para o 1 contra 1. Na Europa, isso não é tão fácil de achar. Por isso, acho que posso encaixar muito bem no esquema.


Principais características


- Sou um jogador rápido, habilidoso, que busca o 1 contra 1. Busco o gol, a assistência e considero que tenho ótimo entendimento tático.


Região do campo em que prefere jogar

- Sempre joguei pelo lado esquerdo, tenho mais intimidade. Mas também faço a função do outro lado. Vai depender do que o Luís preferir, onde achar que vou encaixar melhor. Gosto de fazer o facão, de buscar profundidade no campo. Mas, vou ajudar a equipe da maneira que for possível.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Adaptação ao futebol brasileiro

- Estou na Europa há muito tempo, mas acompanhei o futebol daqui. O futebol brasileiro vem mudando um pouco, com mais intensidade. O sistema de jogo é um pouco diferente, mas vou me adaptar a isso. Espero estar bem em pouco tempo.


Apoio da torcida

- Desde o primeiro momento, a torcida foi muito calorosa comigo. Recebi muito apoio e muito carinho. Quero agradecer desde já. Espero que a estreia seja muito especial. Temos um período curto de trabalho, mas vamos nos preparar para fazer uma grande estreia no Brasileirão. Temos mais duas semanas para trabalhar e vamos ajeitar todos os detalhes para fazer uma ótima estreia.


Sobre possibilidade na Seleção

- Seleção é consequência do trabalho no clube, vim com esse foco, no Botafogo. Não sou muito conhecido no Brasil, fiz carreira na Europa. Vim também para me apresentar no Brasil, mostrar o meu trabalho. Jogar um Brasileirão será um sonho. Seleção é o sonho de todo jogador, mas tenho o foco no Botafogo, até porque esse será o caminho para buscar mais um sonho.


Projeto do Botafogo

- O projeto foi algo que me chamou muita atenção, nas conversas com o André e o John. Eu poderia ter feito a carreira toda na Europa, mas me identifico com esse esforço de profissionalismo. Vai durar um tempo para melhorar algumas coisas, mas acredito que posso somar ao grupo nesse sentido. Tenho certeza que serão anos de sucesso. O trabalho não é feito de uma hora para outra, mas os profissionais que estão aqui dão certeza de que dará tudo certo.


Retorno ao Brasil

- Fazia tempo que não passava aniversário no Brasil. Foi um momento especial, pude curtir com a família. Foi algo diferente passar no Rio de Janeiro, porque estava sempre acostumado com o frio. Sobre o contato com os jogadores, só não falei com o Matheus, que está na Seleção. São todos jogadores de muita qualidade.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Diretor do Botafogo revela busca por mais reforços e convite para Lucio Flavio assumir time B


André Mazzuco explicou reformulação e afirmou que Lucio Flavio aceitou novo cargo



Em meio a uma série de movimentações, o diretor de Futebol do Botafogo, André Mazzuco, revelou na tarde quarta-feira que o clube segue monitorando possíveis reforços e que convidou Lucio Flavio para ser técnico do time B do Alvinegro. As declarações foram dadas durante a coletiva de apresentação do atacante Victor Sá, no estádio Nilton Santos.


Desde que o empresário John Textor assumiu o comando do futebol do clube, o departamento passa por uma grande reformulação. Recentemente, o técnico português Luís Castro assumiu o time principal com sua equipe, de modo que outros profissionais ficaram sem espaço. Entre eles, Lúcio Flávio, que vinha conduzindo o time. Mazzuco justificou as mudanças:


- Quando chega uma comissão nova, é natural que profissionais percam o espaço ou mudem de lugar no clube - disse Mazzuco.


+ Bota inicia mudanças e corta jogadores, Tenius e Lucio Flavio





Lucio Flavio, Botafogo — Foto: André Durão/ge


- Nós fizemos um convite para o Lucio, para iniciar o projeto de equipe B, sub-23, que o John quer começar muito forte. A gente entende que é um projeto que pode ser consistente. O Lucio pode nos ajudar nesse processo e já aceitou. A gente deixou ele à vontade no mercado, mas deixamos claro que queremos que nos ajude - completou.


Desde a chegada de John Textor ao clube, o Botafogo já apresentou seis reforços. Mas, segundo, Mazzuco novos nomes podem chegar ao clube antes do Brasileirão:


- A gente tem uma janela se encerrando em breve. Sabemos do desafio do trabalho. O Luís foi feliz nas colocações, porque é desafiador. Não temos um número fechado, mas temos como objetivo elevar o nível da equipe, e estamos fazendo isso. Ainda queremos reforçar. O trabalho só termina no dia 12, estamos buscando opções. As competições fora do Brasil estão em andamento, então é um dificultador.


Mazzuco também explicou a intenção dos dirigentes do clube de encontrar no lugar para o time treinar, com uma estrutura maior do que a oferecida no campo anexo do Nilton Santos.


O campo anexo do estádio Nilton Santos passa por reformas, com isso, o elenco treinou no Clube da Aeronáutica nesta quinta-feira. Questionado sobre a estrutura de treinamentos, Mazzuco justificou a escolha.



- Ainda estamos buscando a nossa casa para treinamentos. Aqui, é muito desfavorável. Pedimos compreensão, porque isso faz diferença. Não vai faltar trabalho, mas ainda estamos em um clube que passou por muitas dificuldades. Em paralelo ao grande elenco e ao grande treinador que buscamos, também estamos buscando uma melhor estrutura. Todos os que vieram eram sabedores dos problemas, mas ninguém está satisfeito. Quem está aqui, topou esse desafio. Não é uma desculpa, mas queremos mais - afirmou.


O Botafogo estreia no Brasileirão no domingo, dia 10 de abril, contra o Corinthians, no Nilton Santos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

O método Luís Castro: técnico do Botafogo 'dá as caras' e coloca posse, pressão e intensidade em pauta


Treinador tem características de estilo de jogo definidas e, já nos primeiros treinos, coloca atributos em prática no dia a dia do Botafogo





Luís Castro é o treinador do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo passa por mudanças: fora de campo, John Textor comprou 90% da SAF e vem promovendo alterações estruturais em contratos e acordos comerciais. Dentro das quatros linhas, essa relação passa quase que inteiramente por Luís Castro, novo treinador do Glorioso.


+ Com meta de 30 jogadores no elenco, Luís Castro já visa criação de 'Botafogo B' no curto prazo


O comandante já coloca em prática aquilo que considera como certo nos primeiros treinos no Alvinegro. Criação a partir da posse de bola, pressão, intensidade e participação efetiva de todos os jogadores são quatro 'pilares' que o português possui naquilo que envolve a ideia de jogo.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

A metodologia de treinos acompanha a ideia que deve ser apresentada dentro das quatro linhas: com muita energia. Luís e os auxiliares gesticulam e dão instruções a todo momento. O foco é sempre o jogador e em buscar maneiras de encontrar o melhor contexto possível para cada atleta do plantel. As relações pessoais também são algo levado em consideração pelo técnico.

O estilo de jogo é baseado na construção pelo chão, mas há muito trabalho por trás disso. O Botafogo tem pouco menos de duas semanas até a estreia do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians e o comandante afirmou, durante a coletiva de apresentação, que o processo é pensado a médio prazo.

- Muitas vezes quando falamos de princípios ofensivos e defensivos misturamos os sistemas táticos. Há princípios que são transversais. Queremos construções a partir de trás, pressão após a perda, ataque sem perder o equilíbrio defensivo. Parece fácil falar... As equipes perdem o equilíbrio facilmente. O futebol nesse momento percorre um caminho de desenvolvimento, as alternâncias de sistema permite que passamos de 4-2-2 aos 4-3-3 ao adversário que não tenha a capacidade de se adaptar rapidamente. Cada vez mais estudamos o adversário, podemos surpreender a partir de mudanças táticas. Isso não tem nada ver com princípios, eles existem dentro de diferentes sistemas táticos - analisou Luís.

- Nossa metodologia e estilo de jogo tem uma palavra muito forte, que é o envolvimento. O compromisso de todos. Isso acontece no treino, no jogo quando temos então temos a bola. Isso fica mais fácil quando conseguimos trazer coisas para o jogo coletivo. O jogador brasileiro tem um talento natural, sentimos um interesse muito grande dos jogadores nesses primeiros dias e estamos acrescentando um posicionamento tático e fazer uma força maior junto da capacidade técnica - explicou João Brandão, auxiliar de Luís.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Aluguel do Nilton Santos a outros times salva Botafogo de prejuízo com o estádio no Carioca



Casa alvinegra não deu lucro em nenhum dos sete jogos mandados pelo Bota durante o Estadual



Com o fim do Campeonato Carioca para o Botafogo, terminou também uma sequência de prejuízos para abrir o Nilton Santos. O interesse baixo na competição e a média de 4,4 mil pessoas por partida fizeram o clube só abrir o cofre para tirar dinheiro dele, já que a arrecadação nas bilheterias foi inferior às despesas em todos os sete jogos em casa pela competição.


+ Botafogo inicia mudanças no futebol profissional e corta jogadores, Flavio Tenius e Lucio Flavio


O último confronto no estádio - a derrota por 1 a 0 para o Fluminense na ida da semifinal do Estadual - marcou também o maior prejuízo do Botafogo com seu estádio. A "sorte" foi a regra que determina que, em clássicos, os dois clubes têm que arcar com as despesas e, se houver lucro, devem dividir o valor igualmente entre eles. Na ocasião, a operação do Nilton Santos custou R$ 632,8 mil, e a arrecadação foi de R$ 273.455. No fim das contas, Bota e Flu desembolsaram, cada um, R$ 180 mil para pagar o déficit de R$ 360 mil.


O prejuízo total para abrir o estádio nesses sete jogos foi de aproximadamente R$ 550 mil.





Bilheteria deu prejuízo ao Botafogo no Campeonato Carioca — Foto: André Durão


Aluguel do estádio gera receita

Se teve prejuízo nas arquibancadas do Nilton Santos com sua torcida, o Botafogo ganhou dinheiro com o aluguel do estádio a outros times. Flamengo e Fluminense alugaram três vezes cada a casa alvinegra para mandar seus jogos pelo Campeonato Carioca. Cada vez que usaram o Nilton Santos, os clubes desembolsaram R$ 150 mil. No total, o Bota recebeu R$ 900 mil.


No início da temporada, o clube chegou a mudar as diretrizes para aluguel do estádio depois que atos de vandalismo foram registrados, quando o Flamengo alugou o local para mandar o clássico com Fluminense, em 6 de fevereiro. Além disso, atitudes do mandante incomodaram a diretoria alvinegra (como a substituição da bandeira do Botafogo pela do Flamengo na bandeirinha de escanteio).




Estreia de Luís Castro no Botafogo será contra o Corinthians (https://ge.globo.com/video/estreia-de-luis-castro-no-botafogo-sera-contra-o-corinthians-10437770.ghtml)




Lucro fora de casa


O Botafogo ganhou dinheiro duas vezes com bilheteria no Carioca. E em ambas jogou fora do Nilton Santos.


+ Pedido por ambição e jogo ofensivo: os bastidores do primeiro treino de Luís Castro no Botafogo


A primeira delas foi no clássico com o Vasco em São Luís, no Maranhão, quando empresários pagaram R$ 450 mil a cada clube para levarem a partida para a cidade. A outra ocasião foi na eliminação do Carioca, na partida de volta da semifinal, contra o Fluminense, no Maracanã. Após o rateio das despesas entre os clubes, sobraram R$ 16 mil para cada um.


Bilheteria do Botafogo

Receitas Despesas Resultado
Como mandante no Niltão R$ 1.034.984 R$ 1.871.933,04 - R$ 549.017,92
Jogos fora de casa R$ 1.207.297,50 R$ 1.4858.03,06 R$ 310.747,22
Aluguel do estádio - - R$ 900.000
Total R$ 661.729,31

Fonte: Borderôs divulgados pela Ferj




Central do ge: Davi Barros explica início de Luís Castro e mudanças no elenco do Botafogo (https://ge.globo.com/video/central-do-ge-davi-barros-explica-inicio-de-luis-castro-e-mudancas-no-elenco-do-botafogo-10438383.ghtml)



+ Luís Castro cita Garrincha e diz por que escolheu Botafogo: "Recolocar o clube no caminho do sucesso"


A partir de agora, a expectativa é ver o público e as receitas saltarem nos próximos meses. O Brasileirão vai começar, e o torcedor está empolgado com os nomes de peso que vão estrear na competição. Nas redes sociais, a torcida cobra um pacote de jogos para a temporada e faz mutirão para aumentar o número de sócios-torcedores, hoje em 21,5 mil.


+ Textor quer fechar até três reforços para o Botafogo e planeja pré-temporada de 2023 fora do Brasil


No Brasileirão, a estreia será contra o Corinthians, no Nilton Santos, em 10 de abril. O primeiro jogo na Copa do Brasil está previsto para a terceira semana do mesmo mês, contra o Ceilândia, fora de casa.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro