Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vice de futebol do Botafogo renuncia ao cargo: "Me senti usado"


Por falta de recursos financeiros, Antonio Carlos Mantuano se desentende com dirigentes em reunião do conselho diretor e ataca gestão de Carlos Eduardo Pereira



Antonio Carlos Mantuano não é mais vice-presidente de futebol do Botafogo. O dirigente renunciou ao cargo nesta segunda-feira. A decisão se deu durante o encontro semanal do conselho diretor do Botafogo, nesta noite, em General Severiano. Mantuano se desentendeu com o vice-executivo Luis Fernando Santos e decidiu deixar a política do clube.Em nota oficial, o Botafogo comunicou que o substituto será anunciado em breve.

- Acabei de renunciar ao cargo porque não concordo com a forma como as coisas estão sendo tocadas no Botafogo. Sempre pregaram transparência, mas não estou vendo transparência alguma. Estamos em agosto e não foi apresentado um fluxo de caixa nas reunião de diretoria. Esses Luis Fernando Santos (vice administrativo) é mais um paraquedista que caiu no Botafogo e virou homem de confiança do presidente. Ele fica ali sentando com um computador, dizendo que vai fazer mágico, vai receber isso, vai receber aquilo, mas cadê a grana?A única receita que temos é dos direitos de transmissão, que sempre depende do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) - desabafou Mantuano.

Antonio Carlos Mantuano, vice de futebol do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein)

Antônio Carlos Mantuano ainda atacou o presidente Carlos Eduardo Pereira e disse que se sentiu usado pelo dirigente para ganhar a eleição em novembro passado. O dirigente ressaltou que "fez milagres" com o baixo orçamento do Botafogo e disse que não teve nenhum apoio do clube no episódio envolvendo o técnico Argel, do Figueirense. Na ocasião, após a eliminação na Copa do Brasil, o dirigente tentou agredir o treinador no Estádio Nilton Santos.

- Eu me senti usado. Sei que sou forte politicamente dentro do clube. A chapa de presidente ganhou por causa do meu apoio. Ganhou devido à fusão que fizemos. A chapa que eu fosse ganharia as eleições. Preferi dar um basta. Até mesmo no incidente que teve com o Argel, o clube foi incapaz de publicar uma nota oficial dizendo o que ocorreu de fato. Fui julgado e absolvido pelo STJD de agressão. Prefiro encerrar o meu ciclo no Botafogo. Chega de política. Você só recebe punhalada. Estou fora. A hora que quiser, vou para um debate com o presidente. Só eu e ele.

Mantuano ainda revelou que já comunicou sua decisão ao gerente de futebol, Antônio Lopes. A sequência do dirigente no cargo é incerta.


Confira a nota oficial do Botafogo


"O Botafogo de Futebol e Regatas comunica que Antônio Carlos Mantuano renunciou ao cargo de Vice-Presidente de Futebol nesta segunda-feira. Em breve o substituto será anunciado".

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo dá prazo de 24 horas para árabes pagarem por Pimpão


Presidente afirma que, se os U$ 500 mil referentes á multa rescisória não entrarem na conta até terça, clube vai exigir o retorno do atleta: “Ainda é jogador do Botafogo”


A paciência do Botafogo está próxima do fim. O clube estipulou o prazo até esta terça-feira para receber o dinheiro do Emirates Club pela rescisão contratual de Rodrigo Pimpão. Caso os U$ 500 mil (cerca de R$ 1.7 milhão) não entre na conta do clube nas próximas horas, o Botafogo vai exigir o retorno do atacante.

Rodrigo Pimpão comemora gol com a camisa do Botafogo (Foto: Agência Estado)
- O clube árabe anunciou que pagaria a multa e não pagou ate agora. O Botafogo teve o cuidado de não assinar a rescisão, então o Pimpão ainda é jogador do Botafogo. Vamos esperar até amanha (terça). Caso o contrário, pediremos o retorno do jogador para que ele se reintegre ao elenco. Acho um desdobramento muito estranho. Se uma instituição se apresenta afirmando que vai pagar a multa rescisória, uma vez que o Botafogo não teve interesse em negociar, a primeira coisa que se deve fazer é pagar a multa. Acho até que essa hesitação deles deve servir como exemplo para que o Pimpão pense sobre a possibilidade de ter problema para receber os seus salários – afirmou o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira.


Durante evento de lançamento do projeto “Botafogo Digital”, na sede de General Severiano, Carlos Eduardo Pereira deixou claro que não há qualquer negociação. Ou o dinheiro entra ou o jogador volta


- Não é mais o caso de os árabes entrarem em contato. O Botafogo já colocou claramente sua posição e aguarda que o pagamento seja feito. O Botafogo não está negociando. Se eles não pagarem, não há negócio. Iremos oficializar ao jogador, na quarta-feira que volte porque ele tem contrato a cumprir com o Botafogo.


Na última sexta-feira, Márcio Bittencourt, empresário do jogador, reconheceu que houve divergências no prazo de pagamento entre árabes e Botafogo, mas se mostrou confiante em uma solução rápida. Bittencourt ainda ressaltou que Pimpão está feliz nos Emirados Árabes, onde Emirates Club cumpriu tudo o que foi prometido ao atacante.


Rodrigo Pimpão chegou ao Botafogo em janeiro e era o artilheiro do clube na Série B do Campeonato Brasileiro, com sete gols.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Ricardo mantém time, mas busca alternativa para Bota reencontrar o gol


Em treino no Estádio Nilton Santos, treinador comanda trabalho de construção de jogadas ofensivas em véspera de partida contra o ABC




Botafogo treinou nesta segunda, no Nilton Santos
 (Foto: Gustavo Rotstein / GloboEsporte.com)
O treino realizado na manhã desta segunda-feira indicou que Ricardo Gomes não vai modificar a escalação do Botafogo na partida contra o ABC, na terça, pela 18ª rodada da Série B do Brasileiro. Mas a atividade comandada no campo anexo do Engenhão deixou claro que o treinador busca maneiras de a equipe voltar a marcar gols, o que não acontece há três rodadas.

Inicialmente o treinador reuniu para uma conversa a mesma formação que iniciou a partida contra o Santa Cruz: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto, Serginho, Willian Arão, Octávio, Diego Jardel, Neilton e Navarro. Em seguida, separou a equipe por setores, comandando uma atividade em que buscava organizar as ações ofensivas.

Ricardo Gomes apostou na precisão dos passes e na movimentação para que o Botafogo chegue ao gol adversário com objetividade. Como tratou-se de uma atividade de véspera de jogo, alguns titulares participaram da primeira etapa do treino. Em seguida, o treinador aproveitou para observar alternativas, como o meia Elvis, que se recuperou de lesão no tornozelo, Daniel Carvalho e o atacante Luis Henrique.

Jogador que é responsável por dar início às jogadas desde o campo de defesa, Serginho destacou a importância da orientação dos zagueiros Renan Fonseca e Diego Giaretta para o acerto da marcação e ressaltou que o reencontro com os gols passa por um bom início de jogada no meio-campo.

- Temos que fazer uma boa saída do meio para chegarmos ao gol. Estamos criando oportunidades, uma hora o gol vai sair - disse.

Por Felippe Costa e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Perda de confiança e abatimento preocupam Bota em queda na Série B


Time deixa jogo no Recife abatido, e Ricardo Gomes terá de trabalhar o lado psicológico. Com pouco tempo, preparação para duelo contra o ABC será no papo



Mais do que treinos, a preparação para o jogo contra o ABC, nesta terça-feira, será na base da conversa. Com pouco tempo para ajustar a equipe, o técnico Ricardo Gomes tem o desafio de recuperar os jogadores psicologicamente, uma vez que o time atravessa momento delicado e caiu da liderança para a quarta colocação na Série B do Campeonato Brasileiro. Após a derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz, no sábado, os atletas deixaram a partida visivelmente abatidos com o momento do Botafogo.

- Tem a ansiedade para voltar a vencer. Temos profissionais gabaritados para trabalhar em cima disso. Ainda bem que eles saíram assim. Não poderia ser de outro jeito. Mas nós temos um capitão (Jefferson) que dispensa comentários e outros jogadores experientes - analisou o técnico Ricardo Gomes.

No bate-papo: Ricardo Gomes usa conversa para amenizar abatimento dos jogadores (Foto: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A preocupação com o abatimento se dá principalmente pela perda de confiança do time, que venceu apenas um dos últimos oito jogos e marcou dois gols nesse período.

Ricardo Gomes terá apenas o treino desta segunda-feira para tentar dar novo padrão de jogo ao Botafogo. O treinador acredita que o time crescerá aos poucos, com entrosamento, uma vez que vários jogadores saíram e os reforços que chegaram ainda estão em período de adaptação.






- O time ainda está pegando corpo. Neilton, Navarro e Serginho acabaram de chegar. Mas eu acho que dá para recuperar e recuperar bem. Mas o entrosamento é básico para que a gente reencontre uma maneira de jogar e vencer os jogos - disse o treinador.

Com 30 pontos, o Botafogo perdeu posições, mas segue no G-4, na quarta colocação. O time volta a campo na próxima terça-feira, quando recebe o ABC, às 21h30, no Estádio Nilton Santos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Recife/GE