Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Interditado, campo do Engenhão é utilizado para gravação de comercial


Local está vetado pela Prefeitura do Rio por problemas na cobertura desde março e não há previsão para a reabertura. Diretor fala em mal entendido


Neymar e companhia simula partida de futebol no
estádio interditado (Foto: Thales Soares)
Enquanto o Botafogo sofre com a interdição do Engenhão para jogos e vai precisar atuar em Volta Redonda nesta quarta-feira, contra o CRB-AL, pela Copa do Brasil, o campo principal do estádio e a arquibancada foram utilizados nesta terça-feira para um comercial, que contará com a participação de Neymar. O local havia sido vetado pela Prefeitura para uso até para a equipe de atletismo que treinava na pista em torno do gramado. A diretoria estranhou.

- O Botafogo havia combinado apenas o uso da parte externa do estádio e houve algum mal entendido - afirmou Sérgio Landar, diretor executivo do Botafogo e responsável pela administração do Engenhão.

O Engenhão está interditado desde o dia 26 de março, quando a Prefeitura anunciou o seu fechamento por causa de um problema na cobertura. Desde sexta-feira, a concessão do estádio ao Botafogo foi suspensa, voltando para as mãos da Prefeitura.
saiba mais

Ainda não há um prazo para a reabertura do estádio. O prefeito Eduardo Paes informou via Diário Oficial que uma comissão especial formada por três engenheiros irá entregar um relatório com uma solução para o problema até o dia 30 deste mês.

O Botafogo continua usando as instalações do Engenhão mesmo com sua interdição, já que o campo anexo e os vestiários haviam sido liberados pela Prefeitura.

Por enquanto, além do jogo com o CRB-AL, o Botafogo também já confirmou para Volta Redonda o confronto com o Santos, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, dia 29.

Estrutura para comercial gravado no campo mobiliza dezenas de pessoas (Foto: Thales Soares)
Por Thales Soares Rio de Janeiro

Há 16 dias sem jogar, Botafogo tira poeira para enfrentar o CRB pela Copa do Brasil



Jogo estava marcado para o último dia 8, mas foi adiado após pedido da grade da televisão




Apresentação Botafogo x CrbApós 16 dias sem entrar em campo, o Botafogo retoma a sua dura rotina de decisões. O Glorioso entra em campo nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para encarar o CRB (AL) em jogo que terá a transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

Na ida, em Alagoas, as equipes ficaram no 0 a 0. Por isso, o time da casa precisa vencer para seguir na competição. Em caso de empates com gols, a vaga será do Alvirrubro. Se o resultado do primeiro jogo se repetir, o duelo será decidido nos pênaltis.

Bota espera time retrancado

O Alvinegro está em busca do seu primeiro título de Copa do Brasil. Para isso, terá de superar os traumas recentes, quando foi eliminado já nas primeiras fases da competição por times de menor expressão.

Na opinião do apoiador Fellype Gabriel, o Botafogo terá dificuldades diante do Galo. Segundo o atleta, o CRB jogará bem fechado na defesa e tentará explorar os espaços que o Glorioso deixará ao partir para o ataque.

- Acho que o time (CRB) vai ter muita cautela aqui. Eles viram os nossos jogos no Carioca. Um pode acabar nos complicando. Vão ter cautela, esperar o contra-ataque para nos complicar. Precisamos ter muita atenção, imprimir o nosso ritmo de jogo e tentar fazer um gol para dar tranquilidade.

Quem seguir na competição enfrentará Figueirense ou Arapongas (PR). Lembrando que a terceira fase da Copa do Brasil só começará após a Copa das Confederações.

Embalado pelo título

O CRB entra em campo embalado pelo título de bicampeão alagoano, conquistado sobre o arquirrival CSA, no último sábado. Durante a final, decidida nos pênaltis, o goleiro Galatto sofreu uma contusão e desfalca o time na partida de amanhã. O atacante Pikachu e o volante Everton Luiz, suspensos, são os outros desfalques do campeão alagoano.

O apoiador Jairo reconhece a superioridade do rival, mas destaca a "democracia" da competição e a chance de surpreender.

- Estamos felizes com a conquista do título estadual, que era a meta do nosso presidente nesse primeiro semestre. Agora vamos com tudo buscar essa vaga na Copa do Brasil, que é uma competição democrática que acontece de tudo. Sabemos do favoritismo do adversário, mas em campo é 11 contra 11 - destacou o meia, ao site oficial do clube.

Para buscar o gol que o time precisa para reverter o empate sem gols no primeiro jogo, o técnico Ademir Fonseca deve escalar a dupla Schwenck e Carlão no ataque alagoense.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X CRB

Local: Estádio General Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 22/5, às 22h (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Ricardo Pavanelli Lanutto (SP)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Lima; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Fellype Gabriel; Rafael Marques -  Técnico: Oswaldo de Oliveira.

CRB: Tiago, Paulo Sergio, Gladstone, Marcus Vinícius e João Victor; Johnnattan, Everton Luiz, Walter Minhoca e Jairo; Schwenck e Carlão - Técnico: Ademir Fonseca.


Leia mais no LANCENET! 

Oswaldo comanda treino com Lima e Antônio Carlos entre os titulares


Zagueiro e lateral-esquerdo serão os substitutos de Dória e Julio Cesar no jogo com o CRB-AL, quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil



Antônio Carlos voltará a ser titular na partida desta
quarta-feira, contra o CRB (Foto: Thales Soares)
Nos últimos ajustes para o confronto com o CRB-AL, quarta-feira, em Volta Redonda, pela segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Oswaldo comandou um treinamento técnico nesta terça-feira, no campo anexo do Engenhão. Ele escalou 13 jogadores de linha em cada time e colocou o zagueiro Antônio Carlos e o lateral-esquerdo Lima entre os titulares.

Para o confronto com o CRB-AL, Oswaldo não contará com Dória, convocado para a seleção brasileira sub-20, e JuliO Cesar, que se recupera de uma lesão na panturrilha da perna direita. Com isso, o time deve atuar com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Lima; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Fellype Gabriel e Seedorf; Rafael Marques.

Além dos 11 titulares, Oswaldo ainda escalou os meias Andrezinho e Vitinho e o volante Renato em um dos times. Com isso, esses três jogadores são os com maior possibilidade de aproveitamento durante o jogo com o CRB-AL.

O lateral-esquerdo Julio Cesar chegou a ir para o campo com o grupo, mas trabalhou separadamente. A expectativa é de que ele possa estar em condições de enfrentar o Corinthians, sábado, no Pacaembu, na abertura do Campeonato Brasileiro.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Novo reforço, Elias afirma ser um sonho jogar no Botafogo


Contratado por empréstimo até o fim do ano, atacante, que disputou o Campeonato Carioca pelo Resende, se encontrou na festa de premiação da competição nesta segunda-feira




Elias (Foto: Alexandre Braz)
Elias está contratado pelo Botafogo
(Foto: Alexandre Braz)
Contratado por empréstimo até o fim do ano, o atacante Elias afirmou nesta segunda-feira ser um sonho jogar em um clube da grandeza do Botafogo. Na festa de premiação dos melhores do Campeonato Carioca, onde recebeu o troféu de segundo melhor atacante 2, falou da emoção ao saber do acerto.

- Vir para o Botafogo é um sonho. É fruto de muito trabalho. Tenho que agradecer a Deus, aos meus companheiros e a minha família. Venho me destacando, jogando bem e espero continuar assim para estar sempre em um clube grande - disse Elias ao LANCE!Net

Na solenidade de segunda à noite, Elias se encontrou e deu um abraço no técnico Oswaldo de Oliveira, um dos responsáveis pela sua contratação. No entanto, o atacante não quis revelar o assunto ao qual conversaram:

- Dei um abraço no Oswaldo hoje, mas não falamos nada de Botafogo. É uma pessoa muito humilde. Não falamos nada sobre o Botafogo, mas vamos esperar o que vai acontecer.

Na saída, Elias ainda cumprimentou o atacante Rafael Marques, que ficou com o troféu de terceiro melhor segundo atacante.

Elias foi revelado pelo Americano e tem 26 anos. Ele jogou por Duque de Caxias, Resende, Madureira, Sampaio Correia e disputou o Campeonato Brasileiro pelo Bahia.


Alexandre Braz e Igos Siqueira - LANCENET! 

Com o Bota há três meses invicto, Fellype Gabriel espera ampliar série


Meia espera que o time inicie bem o Brasileiro e passe com tranquilidade o período de paralisação durante a Copa das Confederações



Fellype Gabriel espera que o Bota amplie série
invicta (Foto: Fábio Castro / Agif)
A última vez que o Botafogo perdeu faz mais de três meses. Foi no dia 17 de fevereiro, quando foi superado pelo Flamengo por 1 a 0, no Engenhão, na Taça Guanabara. De lá para cá, o time decolou e conquistou o Campeonato Carioca de forma antecipada. A ideia é ampliar esta marca pelo menos até a parada para a realização da Copa das Confederações e ter toda a tranquilidade para realizar o período de treinos para o retorno do Brasileiro.

O meia Fellype Gabriel acredita que será preciso evoluir para que o Bota se mantenha invicto, já que enfrentará um nível maior de competição. O objetivo principal é largar bem na luta pelo título que o Alvinegro não conquista desde 1995.

- Não podemos mudar a forma que estamos jogando, mas não é porque vencemos que não temos erros. Precisamos evoluir, assim como já aconteceu do início do Carioca para o fim. O título foi importante para ganhar moral, principalmente da forma que foi. Temos que classificar e começar bem o Brasileiro para trabalhar com tranquilidade na parada para Copa das Confederações. Queremos chegar no fim do ano com chance de título.

Fellype Gabriel disse confiar na força do elenco do Botafogo, apesar de não ser um dos mais badalados do Brasileiro. O sentimento do meia é explicado pela força de conjunto que a equipe ganhou este ano.

- Até podem ter alguns elencos melhores, mas nosso grupo é muito forte e está preparado. Isso começa nos treinos e eleva nosso nível. Todos têm valor. Esperamos conseguir este título, que seria muito importante para nós.

Antes de iniciar o Brasileiro, sábado, contra o Corinthians, no Pacaembu, o Bota tem um importante duelo com o CRB, quarta-feira, em Volta Redonda. O time tenta vencer e avançar na Copa do Brasil. Depois do 0 a 0 em Maceió, Fellype Gabriel prevê um adversário com uma postura defensiva.

- Acho que vão ter bastante cautela. Viram nossos jogos no Carioca, estamos bem. Se fizerem um gol, podem complicar para nós. Devem explorar os contra-ataques, não podemos permitir.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Haja preparo! Botafogo inicia maratona de seis jogos em 17 dias, todos com viagens


Preparador físico do Glorioso, Ricardo Henriques conversa com a reportagem do LANCE!Net e explica problemas da sequência apertada de jogos no Brasileirão




Seedorf - Treino do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Seedorf, de 37 anos, participará da
maratona (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
O Botafogo começa amanhã uma maratona digna de Olimpíada. Até o dia 8 de junho, serão seis jogos em 17 dias e a obrigação de iniciar a competição com uma excelente campanha, que confirme o favoritismo adquirido no Carioca.

Além do pouco tempo para se recuperar, o Alvinegro terá de superar a falta de uma casa. Com o Engenhão interditado, o time comandado por Oswaldo de Oliveira mandará a maioria dos jogos no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, que fica a aproximadamente 120 quilômetros do Rio de Janeiro.

Preocupado com a situação, um dos preparadores físicos do Botafogo, Ricardo Henriques, conversou com a reportagem do LANCE! e apresentou os danos da maratona.

– O atleta precisa de pelo menos 72 horas para ter uma recuperação completa entre um jogo e outro. Por vezes, entramos exatamente com 72 horas em campo. Isso quando não jogamos com menos tempo ainda, sem falar do estresse que o atleta passa em campo, com a responsabilidade de decidir as partidas o tempo inteiro.

Ricardo Henriques também revelou uma conversa que teve com o elenco em janeiro, ainda na pré-temporada. No encontro, ele já projetava a primeira metade da temporada e fez planos para que a preparação física não fosse afetada:

– Este ano se configura como uma temporada muito atípica para nós. Devido à Copa das Confederações, que vai paralisar o calendário. Lá no começo do ano, na pré-temporada, conversei com os jogadores e falei que dividiríamos o ano em duas etapas de 160 dias. Assim, estamos para terminar o primeiro processo e começar outro tão importante quanto. Tomara que também dê resultados.

Jogadores já reclamam

Ter de viajar em todas as rodadas do Campeonato Brasileiro é um problema que já assusta alguns jogadores do Botafogo. Para o meia Fellype Gabriel, a possibilidade de não voltar para casa dificultará a vida do Glorioso.

– Vai ser a primeira vez que vou passar por isso, felizmente. Nesse esquema, vamos jogar todos os jogos fora de casa e dependendo do jogo nem vamos voltar para casa. Mas somos um time que almeja muita coisa no Brasileiro e temos de nos adaptar o mais rápido possível – afirmou o apoiador, que teve o coro reforçado por Lodeiro:

– Não vamos ter o Engenhão, mas vamos ser obrigados a fazer de São Paulo, Goiás ou Paraná de nossas casas. Só assim podemos ganhar alguma coisa.

Bate-Bola com Ricardo Henriques - Preparador físico do botafogo

1. Como manter a condição física ideal para os jogadores que não vêm sendo utilizados?

Temos que dividir o grupo em os jogam e os que não jogam. Os que jogam fazem treino regenerativo algumas vezes, e os que não jogam precisam de um tratamento intensivo para ficarem aptos a jogar.

2. Há alguma preparação especial neste período anterior à maratona?

Não. Estamos encerrando o primeiro ciclo da temporada. O que nós temos de fazer é utilizar todos os recursos disponíveis para minimizar os efeitos desses poucos dias da maratona. O trabalho de recuperação dos atletas é o importante.


Walace Borges - LANCENET!