Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Escalação do Botafogo: Caio Alexandre volta de suspensão e é opção para Autuori


Volante desfalcou o time no empate em 0 a 0 com o Coritiba; Honda e Kalou estão relacionados para o jogo deste sábado contra o Corinthians, às 19h, em São Paulo



O Botafogo terá um retorno que vinha sendo titular para o jogo contra o Corinthians, neste sábado, às 19h, em São Paulo. Trata-se de Caio Alexandre, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e desfalcou o time no empate em 0 a 0 diante do Coritiba.


Autuori novamente terá os astros internacionais Honda e Kalou à disposição. Eles foram relacionados e devem começar jogando novamente pelo Botafogo. Porém, o técnico só conta a escalação aos jogadores algumas horas antes da partida. Com isso, a tendência é que o time vá para a partida com:



Gatito; Kevin (Barrandeguy), Marcelo, Kanu e Guilherme Santos; Rafael Forster (Caio Alexandre), Honda e Bruno Nazário; Kalou, Luis Henrique e Pedro Raul.



Astros internacionais do Botafogo, Kalou e Honda devem ser escalados como titulares neste sábado — Foto: André Durão/ge


Apesar do retorno de Caio Alexandre, Autuori pode optar por começar o jogo com Rafael Forster e fortalecer mais a marcação no meio de campo. Assim, facilitaria um pouco mais a tentativa de contra-ataques com Luis Henrique, principal arma do Botafogo neste estilo de jogo.


As ausências confirmadas são Lucas Barros (operou o joelho e só volta em 2021), Marcinho (está em fase de transição de cirurgia no joelho) e Victor Luis (já treina, mas ainda não está liberado para jogar por causa da operação para retirada do apêndice). Outra ausência é Carlos Rentería, que ainda não foi regularizado, mas o Botafogo já o anunciou.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Victor Luis avança na recuperação e volta aos treinos no campo no Botafogo 2 semanas após cirurgia


Lateral-esquerdo inicia processo de transição após a cirurgia para retirada do apêndice. Defensor pede melhora do time e diz: "Não podemos perder pontos importantes"


O lateral-esquerdo Victor Luis avançou na recuperação após a cirurgia para a retirada do apêndice. O jogador entrou no processo de transição e fez nesta quinta-feira o primeiro treino no gramado do Nilton Santos desde o procedimento.


O defensor acusou dores abdominais no meio de agosto e foi operado há duas semanas. A recuperação foi projetada em menos de um mês, o que coloca expectativa para a volta do jogador ao time já na próxima semana. Desde a cirurgia, o atleta já perdeu quatro rodadas do Brasileirão, além do jogo de volta contra o Paraná, pela Copa do Brasil.


- Estou em uma fase de transição, me sentindo superbem. Foi uma coisa que me pegou de surpresa, nunca tinha ficado tanto tempo sem jogo. Já estou na parte de campo, pegando ritmo - disse à Botafogo TV.



Victor Luis em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



De longe, o lateral acompanhou as vitórias contra Atlético-MG e Paraná, mas também viu tropeços do time. Para Victor, o Bota ainda vai ganhar entrosamento e experiência durante a temporada, mas não pode deixar pontos escaparem no Campeonato Brasileiro.


- Nós temos muito a crescer ainda. É uma equipe jovem, que vai criar bastante corpo na competição ainda. Temos que fazer isso o quanto antes e aproveitar as oportunidades. Não podemos perder pontos importantes. Temos que amadurecer na competição - analisou.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Cão de guarda, físico e histórico ruim: Carlos Rentería, reforço do Botafogo


Meio-campista, contratado pelo Alvinegro, tem currículo marcado por problemas extracampo na Colômbia e se destaca por ser um primeiro volante defensivo




Carlos Rentería no Tolima (Foto: Divulgação/Tolima)



O primeiro volante que Paulo Autuori buscava chegou. Com o aval do próprio treinador, o Botafogo contratou Carlos Rentería, de 25 anos. Livre no mercado desde que saiu do Tolima, no fim da última temporada, o colombiano assinou por dois anos e chegou sem custos aos cofres do Glorioso.


"Neneco" Rentería traz características que o elenco do Botafogo não possui. É um primeiro volante focado no apoio defensivo e que participa pouco da criação de jogo. Paulo Autuori, quando treinava o Atlético Nacional, em 2019, viu Carlos atuar de perto. Com a oportunidade de contratá-lo sem custos, aprovou a transferência.

O volante tem maior participação nos aspectos defensivos. No último Campeonato Colombiano, Rentería, atuando em 13 duelos - quatro destes como titular - teve médias de 1.7 disputas de bola vencidas, 1.2 duelos no chão ganhos e 0.4 interceptação por partida - os dados são do portal "SofaScore".



- (Neneco) Tem muito porte físico, sabe chegar no corpo e é rápido. Joga mais como primeiro volante, mas também pode jogar como zagueiro. É forte, mas não joga há muito tempo. Ficou livre de contrato do Tolima no ano passado e desde então não jogou mais - afirmou um diretor executivo do Tolima com exclusividade ao LANCE!.



A participação associativa de jogo, contudo, é o problema de Rentería. O colombiano contribuiu com 9.8 passes certos (82% de acerto) por partida na última edição do Colombiano - este número, por exemplo, seria o menor entre as médias dos atuais atletas de meio-campo e defesa no plantel do Botafogo. O número de bolas longas é ainda menor: 0.5 corretas por duelo, com 58% de aproveitamento.

Neneco também carrega um histórico de problemas extracampo. O meio-campista viveu bons momentos no Tolima, principalmente em 2018, mas nunca conseguiu manter a consistência com histórias além das quatro linhas.

- Rentería é um primeiro volante, marcado por uma boa recuperação. Não é bom na saída de bola. Teve bons momentos mas não é muito disciplinado, principalmente com bebidas alcoólicas - afirmou Julian Caprera, jornalista que acompanha o Tolima.

O ritmo de jogo, provavelmente, é outro fator que vai pesar negativamente para Carlos Rentería. O meio-campista não entra em campo desde 2 de junho do ano passado, quando o Tolima derrotou o Atlético Nacional. São, portanto, mais de 13 meses sem fazer um jogo oficial.


Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo busca acordos de rescisão com Cícero e Ruan Renato para evitar novo caso Carli


Diretoria diminui elenco e assume risco na tentativa de diminuir folha salarial e abrir espaço para reforços. Das três saídas dessa semana, apenas Danilo Barcelos já acertou amigavelmente



O Botafogo já anunciou as saídas, mas ainda busca acordo para as rescisões dos contratos de Cícero e Ruan Renato. Na tentativa de evitar um novo caso Carli, a diretoria quer se entender com os atletas para que a economia nas contas não se torne, no futuro, prejuízo com possíveis ações judiciais.



Cícero fez último jogo pelo Bota contra o Inter — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Das três saídas anunciadas na última segunda-feira, apenas o lateral-esquerdo Danilo Barcelos rescindiu de forma amigável. Isso porque o defensor recebeu proposta do Fluminense e solicitou a dispensa. Diferentemente de Cícero e Ruan Renato, que esperavam continuar em General Severiano.


Agora, as partes precisam entrar em consenso para evitar litígio judicial. A negociação está a cargo do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro e do vice-presidente Ricardo Rotenberg, ambos integrantes do comitê de futebol. A intenção é evitar que o desfecho seja o mesmo de Joel Carli, que não aceitou a rescisão e cobra indenização milionária na Justiça.



O caso de Ruan é considerado mais simples. Cícero demanda mais atenção pelos valores envolvidos. O volante renegociou o contrato no início de 2020, mas ainda era considerado caro para a posição que ocupava no elenco.



Ruan Renato (esquerda) foi contratado nesta temporada — Foto: Emanuelle Ribeiro/GloboEsporte.com



Grupo menor em prol das finanças

A dupla foi comunicada da decisão pelo técnico Paulo Autuori e não teve contato com dirigentes desde então. Na conversa, o treinador afirmou que gostaria de contar com os atletas no decorrer da temporada, mas as saídas seriam necessárias por questões financeiras.


As dispensas recentes, entre elas as de Carli e até de jogadores contratados nessa temporada, como Ruan Renato, geraram incômodo interno. Mas foram vistas como necessárias para diminuir a folha e buscar o fim dos atrasos salariais. Além de dar espaço para as contratações do segundo semestre. Não estão previstas novas saídas, a não ser em caso de proposta vantajosa.


Depois de um início de ano de muitas apostas, o clube foi mais certeiro no mercado e contratou jogadores com status de titular, como Victor Luis, Rafael Forster e Salomon Kalou. Há expectativa também sobre Carlos Rentería, volante anunciado na última quinta-feira.



Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro