Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Após 10 reforços, Barros "fecha" elenco do Bota: "Hora de colocar todos em condição"


Gerente de futebol alvinegro não descarta mais contratações, só que não a curto prazo: "Não adianta pensar em novos jogadores se a gente não pôr todos em campo e em ritmo". Prazo vai até setembro








Apresentado oficialmente nesta segunda-feira, João Pedro fechou o ciclo de contratações do Botafogo. Ao menos por enquanto. Após 10 reforços, a diretoria se retira momentaneamente do mercado para ver se o time vai dar liga com as novas peças. Foi o que explicou o gerente de futebol alvinegro, Anderson Barros, durante a apresentação do meia emprestado pelo Atlético-PR:


– Trouxemos até então dez jogadores. É hora de conseguir colocar todos em condição, esse é o principal desafio. Não adianta pensar em novos jogadores se a gente não colocar todos em campo e em ritmo. Esse é o passo agora – ponderou o dirigente.


Dos 10 reforços, apenas dois viraram titulares absolutos. Outros jogaram pouco, e três deles ainda sequer estrearam, entre eles a principal contratação para a temporada: o atacante uruguaio Aguirre. Sem planos para mais jogadores a curto prazo, a diretoria alvinegra tem um período até o dia 4 de setembro para se reforçar, data do fim das incrições no Campeonato Brasileiro.



Relembre quem chegou em 2018:

AGUIRREMaior aposta da diretoria, a custo de R$ 800 mil, o atacante uruguaio foi emprestado pela Udinese, da Itália, até junho de 2019. Recuperado de uma cirurgia no joelho direito em dezembro, ele foi liberado pelo departamento médico há duas semanas, mas ainda não vem sendo relacionado para aprimorar a parte física. Sua estreia deve ser no clássico com o Fluminense na segunda-feira.


JEAN
O volante que se destacou no Vasco ano passado foi emprestado pelo Corinthians até dezembro. Chegou referendado por ter sido o líder de desarmes do Campeonato Brasileiro do ano passado e com status de titular, mas ainda não estreou, embora venha sendo relacionado. Tem treinado bem, mas concorrência no meio de campo está grande, e ele aguarda uma oportunidade.


JOÃO PEDRO

O meia emprestado pelo Atlético-PR, por sua vez, chegou, foi inscrito e estreou em uma semana. Entrou no segundo tempo da derrota para o Cruzeiro no último domingo, no Mineirão, mas teve pouco tempo para mostrar serviço. Apontado como melhor jogador do Campeonato Paranaense, o jovem de 21 anos ainda precisa se entrosar com os novos companheiros.


KIEZA
O centroavante, que rescindiu com o Vitória e veio em definitivo, também chegou com status de titular e assumiu a camisa 9 do time logo no início, ainda durante o Campeonato Carioca. Mas após sofrer uma lesão na coxa, não recuperou mais a vaga no time. Tem sido o reserva imediato de Brenner, que aproveitou a brecha e é o artilheiro do Botafogo na temporada, com oito gols.



LEANDRO CARVALHOPrimeiro reforço de 2018, o atacante emprestado pelo Paysandu até o fim do ano ainda não vingou. Também sofreu com problemas médicos no início, com dores no pé esquerdo. E quando teve a chance de engatar uma sequência como titular, sofreu uma lesão cirúrgica no joelho direito. Operou em abril e só deve voltar entre o final de maio e início de junho.


LUIZ FERNANDOO meia-atacante que se destacou pelo Atlético-GO no Brasileiro do ano passado foi o maior investimento do Botafogo: custou R$ 2,5 milhões aos cofres de General Severiano. Virou titular absoluto com Felipe Conceição, começou na reserva com Alberto Valentim, recuperou a posição, mas sofreu uma entorse no tornozelo direito. Deve reconquistar sua vaga aos poucos.


MARCELOO volante chegou por empréstimo do Maccabi Tel Aviv, de Israel, até janeiro, e também veio com status de titular. Condição que manteve até sofrer uma lesão no joelho esquerdo, embora não tenha conseguido ainda repetir as atuações que o projetaram no Vitória. Atualmente, vem se recuperando e em breve voltará a ficar à disposição de Valentim.


MOISÉSEmprestado pelo Corinthians até dezembro, o lateral-esquerdo foi um dos poucos que chegou com tudo, virou titular imediatamente e conquistou a torcida com grandes atuações. Porém, é mais um jogador que se machucou e teve uma entorse no tornozelo direito na final do Carioca. Quase 100% recuperado, o ala está perto de voltar e deve recuperar a posição, mesmo com a boa fase de Gilson.


RENATINHO
O meia, emprestado pelo Mirassol até o fim do ano, também chegou com status de titular, condição que se concretizou após ter uma pré-temporada estendida para recuperar o tempo perdido da negociação. Embora ainda não tenha brilhado pelo Alvinegro, tem agradado a torcida e o respaldo do treinador. É homem de confiança de Valentim, que já o conhece do início da carreira.



YAGO
O zagueiro, emprestado pelo Corinthians, é outro que ainda não estreou. Chegou ao Botafogo junto com Marcelo, durante o Carioca, mas também enfrenta forte concorrência. Carli e Rabello tem sido os titulares da defesa, que já teve Marcelo Benevenuto, outro jogador de confiança de Valentim mesmo na reserva. Yago vem treinando bem e aguarda a sua oportunidade.


Foto destaque: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

João Pedro se apresenta e projeta nova parceria com Renatinho: "Dupla deu certo"



Apresentado pelo Botafogo um dia após estrear, meia comemora reencontro com ex-companheiro de Paraná e explica saída do Atlético-PR: "Para não perder esse bom momento que estava vivendo"








As coisas têm acontecido rápido na carreira do jovem João Pedro, de 21 anos. De 2017 para cá, teve destaque na Série B pelo Paraná, foi apontado como melhor jogador do Campeonato Paranaense pelo Atlético-PR, e chegou ao Botafogo estreando antes mesmo de ser apresentado oficialmente. O meia, que entrou no segundo tempo da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão e não conseguiu mostrar muito ainda para a torcida, falou pela primeira vez e apresentou suas características:


– Posso jogar tanto por dentro quanto por fora. Vinha jogando mais pelas beiradas ano passado. A bola parada talvez seja meu ponto forte. Espero ter um bom desempenho como ano passado e esse ano – afirmou o jovem, emprestado pelo Atlético-PR até dezembro.



Renatinho e João Pedro (os dois à esquerda) comemoram gol do Paraná em 2017 (Foto: Reprodução)


Em General Severiano, João Pedro reencontrou o também meia Renatinho, com quem jogou junto pela Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Dupla que segundo ele deu certo e que espera repetir o sucesso no Alvinegro. Para isso, explica como os dois funcionaram juntos:


– Eu jogava mais na beirada, e o Renato mais por dentro. Ele me ajudou muito no começo no Paraná e aqui está me ajudando também. É uma dupla que deu certo e tem tudo para dar de novo. Feliz de estar ao lado dele e fazer esse trabalho juntos.



Confira outros tópicos:

POR QUE SAIR DO ATLÉTICO-PR?Fiz uma boa temporada ano passado e estava com desejo de sair no começo do ano. Achava que no Atlético-PR não teria essa sequência, até pelo bom momento que vivo. Foi uma decisão minha, quero agradecer ao Atlético-PR pela liberação e estou muito feliz aqui.


FERNANDO DINIZ TENTOU TE SEGURAR?
Isso deixo para eles lá (risos), só quero fazer meu trabalho da melhor maneira possível.






Thiago Lima
✔@tdellima


Novidade do Botafogo, o recém-contratado João Pedro passou pelo tradicional "batismo" no almoço da concentração. E teve jogador filmando e postando na web. Olha aí! #trmineirao



POR QUE NÃO TEVE CHANCE APÓS ESTADUAL?
É até difícil falar, mais fácil O Diniz responder. Estava fazendo bons jogos, esperando oportunidade. Chegou um momento que achei que não teria mais e falei que precisava sair para não perder esse bom momento que estava vivendo. No final a gente até trocou uma ideia, e ele foi super de liberar para sair. Antes não sei por que. No final a gente até trocou uma ideia, e ele foi super de liberar. Antes não sei por que. Pode ser pelo estilo do Diniz diferente de jogar. O que posso falar é que hoje é a oportunidade da minha vida. Venho para o Botafogo para fazer história, dar meu melhor


POR QUE ESCOLHEU O BOTAFOGO?
Pela grandeza, história do clube, por tudo que é o Botafogo. Quando surgiu, não pensei duas vezes. Por tudo que é o Botafogo. O Alberto (Valentim) me explicou como era o grupo e aceitei na hora. Fui muito bem recebido desde o primeiro dia. Vir para cá mostra que estou no caminho certo na minha carreira, estou honrado de estar aqui. Espero mostrar meu trabalho da melhor maneira possível.


INDICAÇÃO DE VALENTIM
Fico feliz, mas não quer dizer nada, tenho que mostrar dentro de campo. O nosso grupo é capacitado, vou procurar buscar meu espaço e fazer um bom ano.



João Pedro estreou no segundo tempo contra o Cruzeiro no Mineirão (Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com)


ESTREIA RELÂMPAGO
Desde quando comecei a treinar meu foco já era esse jogo. Tentei assimilar o mais rápido possível, estava pronto. Sei que tenho que pegar ainda o estilo de jogo dele, mas não vai ser problema. Ele me passou tranquilidade imensa.


PRIMEIRO JOGO
Nosso time jogou bem. Bola parada é um detalhe que a gente vai acertar. Nosso time vem em uma crescente muito grande, tem tudo para fazer grandes jogos como vem fazendo. É mais acertar esse detalhe e conquistar nosso objetivos.


JOGO CONTRA AUDAX ITALIANO
Jogo contra o Audax Italiano na Sul-Americana: "Jogo muito difícil, tem que entrar atento. Não é pela vantagem que vai achar que vai ser fácil. Vamos acertar os detalhes e temos tudo para conquistar nossos objetivos.


Foto destaque: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro