Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Sem Engenhão, Caio Martins pode ser solução para jogos do Bota em 2016


Como Estádio Nilton Santos será entregue ao COI, clube estuda viabilidade de reformar arena em Niterói. Obras no Engenhão devem se estender até o fim de 2015




Invicto na temporada no Estádio Nilton Santos, o Botafogo não terá sua casa no inicio de 2016. Por conta das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o local será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) após a Série B. Por sua vez, o estádio só retornará ao clube após as competições, em agosto do próximo ano. Para o período, a diretoria procura alternativas na cidade do Rio de Janeiro e, por ora, não pensa em levar seus jogos para o interior do estado. O Caio Martins aparece como opção.

- A nossa intenção é sempre prestigiar o nosso sócio-torcedor, e o grosso dos associados está na no Rio de Janeiro. Nossa intenção é buscar uma alternativa aqui. Antes de parceria com outros clubes, a ideia é buscar uma solução alvinegra que seja interessante ao Botafogo. Num primeiro momento, a ideia é buscar um local no Rio de Janeiro – revelou o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira. 

Carlos Eduardo Pereira durante anúncios de parcerias, nesta terça-feira (Foto: Victor Silva / SS Press)

Como o Maracanã também estará à disposição do Comitê Olímpico Internacional (COI) durante os primeiros meses de 2016, uma parceria com o Vasco para utilizar São Januário não está descartada. O Botafogo, porém, dá prioridade a outra alternativa. O Estádio Caio Martins, em Niterói, aparece como uma possível solução.

- Caio Martins está com o gramado totalmente reformando. O Manoel Renha (diretor da base) fez um trabalho fantástico. Mas o estádio não está em boas condições. Estamos fazendo um estudo para a recuperação do estádio. Vai depender desse estudo de viabilidade. Hoje, a nossa maior ideia para o Caio Martins, é fazer um grande Centro de Treinamento para o Botafogo. Até por isso todos os gramados estão sendo totalmente reformados – disse o dirigente.

Obras no Nilton Santos devem atrasar

Reaberto no início de fevereiro após quase 700 dias em obras por conta da reforma da cobertura, o Estádio Nilton Santos ainda não está liberado para receber sua capacidade total (45 mil torcedores). No momento, o Botafogo conta com um laudo do Corpo de Bombeiros que permite a presença de 25 mil pessoas por jogo.

A promessa da prefeitura do Rio de Janeiro é que, até o dia 31 de julho, as obras sejam totalmente concluídas. O Botafogo, no entanto, está pessimista com o prazo e acredita que dificilmente o Estádio Nilton Santos terá sua capacidade máxima liberada antes do final do ano.

- A previsão da prefeitura do Rio de Janeiro é até o dia 31 de julho. Mas isso parece muito difícil para nós. Estamos trabalhando com o prazo até o final do ano. Mas o Nilton Santos tem um potencial muito grande, vamos disputar o Brasileiro (Série B) e tenho certeza que faremos a festa do acesso lá – disse Carlos Eduardo Pereira.

Time voltará neste ano para General Severiano

O presidente do Botafogo ainda reiterou que o elenco profissional do Botafogo voltará, ainda neste ano, a treinar na sede do clube, em General Severiano. Na antiga gestão do ex-presidente Maurício Assumpção, o gramado do local foi trocado por grama sintética. O ex-dirigente chegou a sofrer um processo judicial pelo ato. No momento, a grama natural está sendo replantada, e a equipe deve retornar ao CT João Saldanha em outubro.

- A equipe profissional do Botafogo vai retornar ao CT João Saldanha. Assim, ficaremos próximos de um sonho, que é ver nossos garotos da base voltarem a jogar em General Severiano. Esperamos dar essa oportunidade para que nossos garotos respirem o mesmo ar que nos ajudar a amar essa estrela solitária. General Severiano terá muita importância no futebol do Botafogo em 2016.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Após torção em campo, Carleto terá que passar por cirurgia no joelho


Lateral do Botafogo se machucou durante a partida contra o Vitória e vai desfalcar o Glorioso nas próximas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro





Carleto foi substituído aos 25 do segundo tempo
(Foto: Roberto Filho / Ag. Estado)
O lateral Thiago Carleto revelou através de sua conta no Instagram que terá que se submeter a uma artroscopia no joelho esquerdo nos próximos dias. O jogador torceu o joelho na partida diante do Vitória, quando o Botafogo venceu por 2 a 0 no último fim de semana. Na ocasião, ele sentiu dores após dar um chutão para frente no campo de defesa, aos 25 minutos do segundo tempo.


- Infelizmente, galera, terei que fazer uma correção no meu joelho esquerdo. Uma lesão de menisco me impedirá de jogar as próximas partidas. Farei uma artroscopia até sexta-feira, mas como nada na minha vida foi fácil, lutarei e seguirei com força total para voltar ainda melhor. Deus sabe tudo #nãodesistonunca #força #nadanavidaéporacaso - escreveu.

Essa não é a primeira vez que Carleto tem problemas no joelho. O lateral vem sofrendo com lesões na carreira: o esquerdo já foi operado em 2010 também para a correção do menisco, quando estava no São Paulo; o direito passou pelo mesmo tipo de cirurgia no ano passado, pelo Avaí, e em 2013 chegou a romper o ligamento, numa lesão mais grave.
O departamento médico do Botafogo ainda não se pronunciou sobre o caso.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE

Paraná e Botafogo colocam à prova tabu de 10 anos na Vila Capanema


Após perder para o líder Bahia, time paranaense enfrenta às 21h50 desta terça-feira o Alvinegro carioca, o qual não vence desde 2005



Montagem de capa do GE
Ainda sem percalços no seu caminho para voltar a elite, o Botafogo tem nesta terça-feira mais uma partida fora de casa pela Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário será o tradicional Paraná Clube, mas o Alvinegro carioca tem um retrospecto favorável para se motivar antes do confronto que começa às 21h50 (horário de Brasília), no Estádio Durival Britto, em Curitiba, pela quinta rodada: o fato de há 10 anos não perder para este adversário.

A última vitória do Paraná sobre o Botafogo ocorreu em 3 de agosto de 2005, em confronto pela Série A do Brasileirão. O Tricolor paranaense fez 2 a 0 – gols do zagueiro André Dias e do atacante Borges – em duelo no Estádio Pinheirão. Desde então foram sete partidas disputadas, com cinco vitórias alvinegras e dois empates. E foi o Botafogo quem levou a melhor no último duelo realizado na Vila Capanema: vitória por 2 a 1, pela Copa do Brasil, em 2011.

Em busca da reabilitação na Série B, após perder por 1 a 0 para o Bahia na última rodada, o Paraná planeja voltar a vencer para fugir do zona de rebaixamento. Na 15ª posição, com quatro pontos, a equipe quer retomar o rumo das vitórias em casa, algo que só funcionou na estreia, diante do Ceará.

Embalado pela invencibilidade nas quatro partidas da Série B, o Botafogo mira agora a liderança isolada. Para isso, além de vencer, precisa torcer por um tropeço do Bahia, que também soma 10 pontos mas leva vantagem na tabela pelo melhor saldo de gols. O time comandado por René Simões não terá seu principal jogador. O goleiro Jefferson se juntou à seleção brasileira na última segunda-feira para a disputa da Copa América e, assim, será mais uma vez substituído por Renan.

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO). O SporTV (menos PR) e PFCI (com Júlio Oliveira e Carlos Eduardo Lino) transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. Após a partida, participe da cobertura comentando a atuação da equipe alvinegra na página do seu clube de coração.



Paraná: O técnico Nedo Xavier não confirmou a equipe que recebe o Botafogo, mas não fez muitos mistérios no último treinamento antes da partida. O certo é de que o treinador não poderá contar com o lateral-direito Danilo Baia, expulso na derrota para o Bahia. Sem o titular na ala, a Netinho deve assumir a posição. Por outro lado, o comandante do Tricolor terá o retorno do atacante Fernando Viana, que cumpriu suspensão na última rodada. Com as mudanças, a equipe deve atuar com Murilo Prates; Netinho, Zé Roberto, Léo Coelho e Fernandes; Jean, Washington, Éder e Rafael Costa; Henrique e Fernando Viana.

Botafogo: René Simões não confirmou quem vai a campo, mas é possível que haja mudanças em relação ao time que iniciou o jogo sobre o Vitória, no último sábado. Ainda em busca da melhor forma física, Daniel Carvalho será poupado contra o Paraná Clube após ter atuado 65 minutos na última partida. Carleto, que sente dores no joelho, será outro desfalque. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Pedro Rosa Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Elvis; Rodrigo Pimpão e Bill.




Paraná: O goleiro Marcos, o zagueiro Cleiton, o meia Rubinho e o atacante Wanderson seguem em tratamento médico. O lateral-direito Danilo Baia cumpre suspensão.

Botafogo: Já a serviço da seleção brasileira para a Copa América, o goleiro Jefferson é desfalque. Daniel Carvalho, poupado, Carleto, com dores no joelho, e Sassá, que continua em recuperação de lesão no pé direito, também não jogam. Outra ausência será o zagueiro Alisson, que tem contrato com o Paraná.



Paraná: Éder, Yan e Rodrigo.

Botafogo: Thiago Carleto.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE

"Clínica de recuperação" René Simões: atletas renascem no Botafogo


Arão, Daniel Carvalho, Elvis e Renan são exemplos de jogadores que deram a volta por cima em 2015. O momento, agora é de retribuir e levar o clube de volta à elite


Em uma tarde de sábado do último verão carioca, em General Severiano, Willian Arão se apresentou ao Botafogo. Não fossem os chamativos cachos na cabeça, o volante, possivelmente, passaria despercebido. Após passar por quatro clubes, em dois anos, sem muito sucesso, até mesmo alguns companheiros não sabiam que era Arão. Cinco meses depois, o jogador é um dos pilares do time. Com gols e futebol vistoso, tornou-se um dos atletas mais valorizados do grupo. Arão não é o único, mas é o melhor exemplo de como o Alvinegro vem recuperando jogadores até então desacreditados.

- O Willian Arão vem se destacando não apenas pelos gols. É até difícil falar dele, um jogador que joga limpo, joga bonito, comete poucas faltas e não recebe cartões. É muito legal ver isso. Ele é um jogador que vai crescer muito. Fico muito feliz. Tem também o Renan, o Daniel Carvalho, o Elvis... O Botafogo não é uma clínica de recuperação, mas acabou virando - brincou René Simões.

WIllian Arão, Daniel Carvalho e Elvis renasceram para o futebol no Botafogo (Foto: Globoesporte.com)

Outro jogador citado pelo treinador, Elvis também renasceu para o futebol no Rio de Janeiro. Após passagens pelo próprio Botafogo e pelo Benfica, o meia disputou e conquistou a Série D, no ano passado, com o Tombense. A pedido de René, a nova oportunidade surgiu no Alvinegro e, hoje, Elvis é titular.

- O Elvis é um jogador que cresceu muito em relação à pré-temporada. É impressionante a modificação dele como atleta. Ele era disperso. Agora ele é um jogador agressivo, que confia no taco dele - elogiou o treinador alvinegro.

Quando nos apresentamos no início do ano, o René deixou claro que a maioria aqui era coadjuvante, mas que tínhamos tudo para dar certo. Um fator fundamental é a união. Todos foram bem recebidos e bem acolhidos. Aqui não tem vaidade".
Diego Giaretta, zagueiro do Bota

Em sua segunda passagem, e hoje titular absoluto no Botafogo, Diego Giaretta aponta o técnico René Simões como o principal responsável pela recuperação de vários jogadores do elenco.

- Todo jogador precisa de moral e de confiança. O Arão chegou em uma situação, que nós mesmos não o conhecíamos. Quando nos apresentamos no início do ano, o René deixou claro que a maioria aqui era coadjuvante, mas que tínhamos tudo para dar certo. Um fator fundamental é a união. Todos foram bem recebidos e bem acolhidos. Aqui não tem vaidade. Quem está jogando sempre vai querer dar o melhor. Todos sabem da importância da cumplicidade e do comprometimento para o acesso à Série A. Todos sabem da importância de cada um. O René é o cabeça. Tudo o que o Botafogo é hoje é graças a ele. Ele trouxe essa filosofia, ele enxerga as nossas características. Hoje nós não temos apenas que jogar futebol, mas temos que pensar o futebol. O sucesso do Botafogo, hoje, se deve em grande parte ao René - elogiou Diego Giaretta.

René é apontado pelos jogadores como principal responsável pela autoestima do time (Foto: Marcelo Baltar)

Daniel Carvalho talvez seja o caso mais emblemático. Desmotivado e acima do peso, o jogador abandonou o futebol há cerca de dois anos, mas mudou de ideia a pedido do filho. O Botafogo abriu as portas para que ele recuperasse a forma física no clube. O bom desempenho nos treinos convenceu comissão técnica e diretoria a oferecer um contrato até o fim do ano. Hoje, Daniel é titular do Botafogo na Série B.

- O Daniel estava sem foco, desmotivado e gordo. O problema dele era físico. Ele parou, se aposentou, mas o filho cobrou. Agora ele está com um peso bom e vem subindo muito. Ele é diferenciado. Vocês tinham que ver a felicidade dele depois do jogo contra o CRB, que foi a primeira vez que o filho dele o assistiu ao vivo no estádio. Em qualquer profissão, tem que ter desejo - comentou René.

Por ora, o Botafogo vem ajudando alguns jogadores a recuperarem espaço dentro do futebol. No fim do ano, a torcida espera que eles retribuam e ajudem o clube a retornar à elite.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE