Páginas

domingo, 6 de setembro de 2020

Análise: Botafogo tem domínio e convence, mas não vence por "erro inaceitável" na defesa


Encaixe do meio de campo e desempenhos individuais e coletivo dão bons sinais, mas time deixa vitória escapar nos últimos minutos do jogo, fora de casa, por erro geral da defesa




Melhores momentos de Corinthians 2 x 2 Botafogo pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro



Foi uma noite quase perfeita para o Botafogo. Atuação consistente, domínio sobre o adversário mesmo fora de casa e, para coroar, gol da nova estrela do time, Salomon Kalou. Faltou o essencial, a vitória, que escapou aos 47 minutos do segundo tempo.


A falha defensiva que terminou no cruzamento de Léo Natel para Jô (e decretou o 2 a 2) teve gosto amargo para os alvinegros porque o time não venceu, mas convenceu contra o Corinthians. Na Neo Química Arena, o Bota teve mais volume, mais chances e praticamente não sofreu com o ataque do rival. Valeu pelo desempenho, mas o erro capital deixa a equipe em situação menos favorável na tabela.



Time teve solidez até os minutos finais do jogo — Foto: Marcos Ribolli


- Vi um erro no final que pagamos caro. Não vi muitos erros. O Botafogo fez um jogo de muita qualidade. Colocou a bola no chão e saiu jogando com passes rápidos, verticalidade. A entrada do Kalou agregou muito no jogo pelo meio. Muitos erros eu acho um exagero, mas cometemos "o" erro, o que é inaceitável. Fizemos um jogo em que não poderíamos sair sem a vitória. Já falamos com os jogadores em relação a isso - disse o técnico Paulo Autuori à Botafogo TV.


O erro que o treinador classifica como "inaceitável" começou no campo de ataque e terminou com a bola na rede no chute de Jô. Caio Alexandre tentou um passe de calcanhar e devolveu a bola para o Corinthians. A jogada chegou até a ponta direita, onde Rhuan e Guilherme Santos não souberam marcar o avanço de Léo Natel, que tocou rasteiro para Jô. O atacante finalizou com tranquilidade porque Forster e Marcelo Benevenuto, vidrados na bola, deixaram o camisa 77 à vontade na linha na pequena área.


Meio de campo encaixa


A notícia ruim é o resultado, mas a partida deixa outros bons indícios para o torcedor. Mesmo com muitos jogos e poucos treinos, o Botafogo evolui como equipe. A entrada de Forster, o zagueiro/volante do time, deu mais solidez ao meio de campo, que conta com Caio Alexandre e Honda um pouco mais à vontade para criar.



Honda e Caio Alexandre voltaram a ter boa atuação — Foto: Marcos Ribolli


A dupla ajudou o pelotão de frente a incomodar o Corinthians. O Botafogo teve as melhores chances, com Bruno Nazário e Kalou chegando das pontas para o meio enquanto Matheus Babi preparava as jogadas ou abria espaço no centro do ataque.


Deu bom

O volume de jogo da equipe. Além da marcação encaixada que praticamente não deu chances ao Corinthians no primeiro tempo. Segundo o scout da Globo, a única finalização do time da casa na etapa inicial foi o gol de pênalti, mal marcado segundo o comentarista Sandro Meira Ricci. O Botafogo, por outro lado, arrematou 10 vezes.


Deu ruim

O cansaço no segundo tempo foi evidente. O time teve menos intensidade e, pelo elenco curto, não conseguiu tirar soluções do banco de reservas. Além, é claro, da falha defensiva no segundo gol do Corinthians, a única grave da partida, mas decisiva.



Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro