Páginas

sábado, 24 de abril de 2021

Escalação do Botafogo: com Sousa e Pedro Castro, veja provável time contra o Macaé


Titular na zaga, Gilvan sentiu problema muscular e desfalca o time neste domingo




O Botafogo terá algumas mudanças para enfrentar o Macaé, às 18h do próximo domingo, no Nilton Santos, pela última rodada da Taça Guanabara. Recuperado de lesão no joelho, o volante Pedro Castro deve retornar ao time no lugar de Luiz Otavio, enquanto o zagueiro Sousa substitui Gilvan, que sentiu problema muscular.


Provável time do Botafogo contra o Macaé: Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Sousa, Paulo Victor; Rickson, Pedro Castro, Ricardinho; Felipe Ferreira, Marco Antonio e Matheus Nascimento.




Pedro Castro deve voltar ao time do Botafogo contra o Macaé — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Botafogo ganha confiança com Gilvan e aumenta média de idade da defesa


Ao lado do zagueiro de 31 anos, o jovem Kanu também desponta para ser referência do clube



Se em 2020 o Botafogo passou boa parte da temporada com a dupla de zaga mais jovem entre os 20 clubes do Campeonato Brasileiro, em 2021 o time alvinegro aumentou a média de idade do setor e ganhou confiança com a chegada de Gilvan, de 31 anos.


Mais do que experiência e segurança, o defensor assumiu papel de líder mesmo com pouco tempo de clube e aparece como referência para o elenco dentro e fora de campo. Dentro das quatro linhas, Gilvan já vestiu a braçadeira de capitão, enquanto, nos bastidores, o zagueiro usou a palavra para motivar os colegas antes e durante os jogos.


A liderança é bem-vinda após uma temporada em que o Botafogo sofreu com a falta de referências no vestiário. O currículo de Gilvan também pode ser fundamental para o principal objetivo da temporada, o acesso à Série A do Brasileirão. O defensor já disputou cinco edições da Série B e conseguiu dois acessos, com Ponte Preta e Atlético-GO.


O zagueiro entrou na mira do clube bem antes da chegada do técnico Marcelo Chamusca. Ele havia trabalhado com Eduardo Barroca, ex-treinador do Bota, e tinha boa recomendação do antigo professor.


+ Bota insere volante de 16 anos no dia a dia dos profissionais



Gilvan tem oito jogos e um gol pelo Botafogo em 2021 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Agora, Gilvan divide a zaga com outro jogador que desponta como referência do Botafogo, apesar de sete anos mais jovem. Aos 24 anos, Kanu é titular absoluto e um dos principais ativos do clube. Além de exemplo para os garotos que buscam espaço na equipe, o zagueiro chama a responsabilidade nas entrevistas e também na relação com os torcedores quando necessário.


O jovem viveu história de superação no Botafogo para ultrapassar o próprio amigo e atleta da mesma geração, Marcelo Benevenuto. Depois de participar de um jogo pelo profissional em 2018, Kanu foi emprestado à Cabofriense na temporada seguinte para a disputa do Campeonato Carioca, mas não atuou em nenhum confronto. Em 2019, disputou apenas três partidas com a camisa alvinegra e mudou radicalmente os hábitos para ser protagonista em 2020.


Terminou a temporada em alta, como uma das poucas boas notícias do time rebaixado para a segunda divisão nacional. Do outro lado, Marcelo cometeu erros fora de campo, apresentou queda de rendimento, e o Bota entendeu que o melhor para o parceiro de Kanu era procurar novos ares. Ele foi para o Fortaleza após sete jogos pelo clube de General Severiano nesta temporada.


Kanu só ficou fora de um jogo do Botafogo em 2021: o zagueiro cumpriu suspensão diante do Nova Iguaçu depois de ter sido expulso no clássico contra o Flamengo. Gilvan foi titular nas últimas seis partidas.



+ Mais dúvidas do que garantias: as impressões dos 12 reforços





Com gol no último minuto, Gilvan tentou evitar eliminação do Botafogo na Copa do Brasil para o ABC



Os zagueiros do Botafogo em 2021:

Kanu: 11 jogos (todos como titular)
Gilvan: oito jogos (seis como titular) e um gol
Marcelo Benevenuto: sete jogos (todos como titular)
David Sousa: três jogos (dois como titular)
Joel Carli: ainda aguarda chance com Chamusca



A dupla Gilvan e Kanu engrenou nos últimos confrontos do Botafogo e está no caminho do total entrosamento, mas não é certo que a parceria dure até o fim da Série B. O jovem, cria da base alvinegra, já teve duas propostas para deixar o Rio: uma do Cruz Azul-MEX e outra do São Paulo. As negociações não avançaram, mas o Bota deixou claro que por um valor maior pode liberar o defensor.


Até por isso, o clube não descarta a contratação de um zagueiro em caso de uma boa oportunidade no mercado. Na reserva, Marcelo Chamusca tem atualmente David Sousa e Joel Carli como opções. O jovem de 19 anos é bem avaliado internamente e já ganhou chances na temporada, atuando até mesmo fora da posição como lateral-esquerdo, enquanto o argentino tem história com o Bota, agrega experiência ao elenco e aguarda a primeira oportunidade com o técnico.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro