Páginas

domingo, 9 de julho de 2023

Caçapa segue com pés no chão, mas já fala em título do Botafogo: "Já está dando esse cheirinho"



Time venceu o Grêmio por 2 a 0 e abriu 10 pontos de vantagem para o segundo colocado



O Botafogo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro. Cada vez mais líder e embalado no topo da tabela, a equipe venceu o Grêmio por 2 a 0 na noite deste domingo, chegou a 36 pontos e abriu 10 pontos para o vice-líder. Cláudio Caçapa, técnico interino, analisou o bom momento do time e a possibilidade de título em 2023.



Veja a coletiva de Cláudio Caçapa após a vitória do Botafogo sobre o Grêmio pelo Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/video/veja-a-coletiva-de-claudio-cacapa-apos-a-vitoria-do-botafogo-sobre-o-gremio-pelo-brasileirao-2023-11767915.ghtml)



- Não é mais um acaso. O acaso ficou para trás. O Botafogo mostra que pode ser campeão e vai brigar com isso. Ganhamos do Palmeiras, do Grêmio... O acaso está longe. Hoje o Botafogo confirma que vai brigar pelo título. Vai ser campeão? É outra história, falta muito.



- O Botafogo está no caminho certo. Ainda faltam muitas rodadas, mas está no caminho certo. Se continuar dessa forma, se o grupo continuar fechado, do jeito que está, vamos começar a pensar em título. Já está dando esse cheirinho, sim.





Eduardo comemoração Botafogo x Grêmio — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O Botafogo sofreu no primeiro tempo, mas resistiu às diversas ofensivas gremistas. A mudança de postura foi no intervalo, conforme explica o técnico.


- Tudo mudou no intervalo. Falei para os atletas que foi um milagre a gente estar no 0 a 0. Foi a verdade. O Grêmio criou mais, teve oportunidades melhores. Não aconteceu. Disse que eles não marcaram e que a gente precisava aproveitar isso para mudar a chave. Primeiro, no impacto, em vencer duelos, e depois na posse de bola. Fizemos um segundo tempo melhor, equilibramos o jogo. Achamos dois gols que nos trouxeram tranquilidade para manter a posse de bola.



Abaixo, outras respostas de Caçapa:



Atuação do time, que sofreu no primeiro tempo


É uma característica do Botafogo. A gente quer defender bem, não deixar o adversário jogar. Hoje, não foi assim, o Grêmio teve situações, mas o futebol é bola na rede. O Grêmio não conseguiu. Fomos para o intervalo, mudamos algumas coisas e tivemos a atitude de reverter.



Análise do Grêmio


Uma forte equipe, que tá brigando na cabeça e vem continuar brigando. Ganhou de um grande time, não só pelos jogadores como também pelo Renato, que faz um excelente trabalho. Só o futebol para nos presentear com momentos assim. Estava quietinho com a minha família e recebi essa convocação. Acho que fiz a escolha certa.



Semana de trabalho


Foi uma semana muito boa, muito proveitosa, muito leve. Os atletas se dedicaram ao máximo, fizeram o trabalho que propomos a eles. Hoje, se confirmou a boa semana, mesmo com o jogo muito difícil que tivemos no primeiro tempo.



Elenco


Só tem uma semana que estou trabalhando, mas são atletas com potencial grande. Tenho ajuda do estafe, o Lúcio Flávio está mais próximo e me deu características e coordenadas de todos os atletas. Não é um trabalho só do Cláudio, mas da turma toda. O Carlos Alberto entrou mais uma vez muito bem e mostrou que tem estrela. O futebol também é isso.



Expectativa de título


O Botafogo está no caminho certo. Ainda faltam muitas rodadas, mas está no caminho certo. Se continuar dessa forma, se o grupo continuar fechado, do jeito que está, vamos começar a pensar em título. Já está dando esse cheirinho, sim.


+ Leia mais notícias do Botafogo




"Vitória muito significativa", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-muito-significativa-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11767923.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Defesas de Perri contra o Grêmio garantem série invicta do Botafogo no Brasileirão; vídeo



Líder cada vez mais absoluto, time chega a cinco jogos sem sofrer gols na competição




O Botafogo vive uma grande fase. E pode-se dizer que ela passa muito pela defesa. Na vitória sobre o Grêmio por 2 a 0, na noite deste domingo, a equipe abriu 10 pontos de vantagem para o segundo colocado no Brasileirão, e chegou a mais uma marca: cinco jogos sem sofrer gols.







Veja as defesas de Lucas Perri na vitória do Botafogo sobre o Grêmio pelo Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-as-defesas-de-lucas-perri-na-vitoria-do-botafogo-sobre-o-gremio-pelo-brasileirao-2023-11767892.ghtml)



O jogo, que deu ao time a larga vantagem de dez pontos na liderança, fez com que o setor defensivo botafoguense trabalhasse desde o início. O tricolor gaúcho atacou de diferentes formas, mas não conseguiu furar a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 22 finalizações contra o gol defendido por Lucas Perri.


+ Atuações do Botafogo: Perri, Adryelson, Marlon e Eduardo brilham em vitória sobre o Grêmio





Grêmio x Botafogo: Lucas Perri e Adryelson — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O camisa 12 fez algumas intervenções no primeiro tempo, mas a atuação se destacou no segundo quando fez três grandes defesas. As duas primeiras em sequência, de Luís Suárez e Reinaldo, depois com o camisa 9 gremista arriscando por cobertura, praticamente do meio-campo.




Grêmio 0 x 2 Botafogo - Melhores momentos - 14ª rodada do Brasileirão 2023



O trio formado com Adryelson e Victor Cuesta - além da mentalidade de marcação desde o ataque - fez com o líder do campeonato sofresse apenas 7 gols em 14 disputados: média de meio gol por jogo.


A sequência de cinco jogos sem ter a defesa vazada considera os últimos duelos do Brasileirão contra Vasco, Palmeiras, Cuiabá e Fortaleza.


+ Leia mais notícias do Botafogo




"Vitória muito significativa", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-muito-significativa-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11767923.ghtml)



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Perri, Adryelson, Marlon e Eduardo brilham em vitória sobre o Grêmio



Veja quem foi bem e quem foi mal no duelo direto com o Grêmio, em Porto Alegre



Lucas Perri [GOL]: foi seguro e evitou que o Grêmio marcasse nas oportunidades que criou. Defendeu com os pés chute de João Pedro no início do segundo tempo, e fez duas grandes defesas em sequência, em chutes de Suárez e Reinaldo. Nota: 8,5.




Grêmio 0 x 2 Botafogo - Melhores momentos - 14ª rodada do Brasileirão 2023


Di Plácido [LAD]: teve dificuldade na marcação e no duelo direto com Reinaldo, sendo driblado dentro da área, mas tentou ajudar no ataque. Finalizou um dos poucos chutes do Botafogo, mas deu assistência para Eduardo abrir o placar. Nota: 7,0.


Adryelson [ZAG]: o melhor jogador do Botafogo no primeiro tempo, com intervenções importantes para parar o ataque gremista. Nota: 7,5.


Cuesta [ZAG]: atuação abaixo do normal, com difuldade na marcação nos ataques do lado direito. Deu assistência aérea para Tiquinho, mas o gol foi anulado. Nota: 6,0.




Grêmio x Botafogo: Lucas Perri e Adryelson — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:


Hugo [LAE]: teve trabalho com João Pedro lado esquerdo de defesa. Tomou cartão amarelo após fazer falta em Bitello para matar a jogada. Foi substituído no intervalo. Nota: 5,0.


Marlon Freitas [VOL]: principal articulador nas transições, desarmou e tentou colocar o Botafogo no ataque. Um dos que mais se entregou no confronto. Com alteração no segundo tempo, ficou mais solto no meio e deu assistência no sendo gol. Nota: 7,5.


Tchê Tchê [VOL]: discreto, com participação abaixo do comum no meio de campo. Correu bastante, mas foi superado pelos meias do Grêmio, que quebravam a marcação com a troca de passes rápida. Apareceu na área para finalizar e obrigou Grando a fazer boa defesa, mas tomou cartão amarelo ao ser superado na corrida por Reinaldo. Nota: 5,0.


Eduardo [MEI]: foi o jogador mais livre para criar no Botafogo e arriscou pouco nas finalizações. Com os companheiros marcados, não teve êxito na criação, mas foi servido por Di Plácido e marcou o gol que abriu o placar. Nota: 7,5.




Eduardo comemoração Botafogo x Grêmio — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Júnior Santos [ATA]: correu por diferentes lados do campo, se esforçou, mas não conseguiu vencer a defesa com drible e verticalidade. Atuando mais na entrada da área, finalizou, mas para fora. Foi substituído no intervalo. Nota: 4,0.


Tiquinho Soares [ATA]: muito bem marcado, não conseguiu ter grandes participações no ataque. Precisou se movimentar mais, mas esbarrou no "rodízio" da defesa em cima dele. Foi discreto. Marcou gol na bola aérea, ainda no primeiro tempo, mas foi assinalado impedimento. Saiu no fium do jogo. Nota: 5,0.


Luís Henrique [ATA]: tentou prender a bola no ataque, correu, mas não teve grande partipação na vitória. Até tentou avançar na área, chegou a passar por Uvini com lindo drible, mas não foi feliz na finalização. Nota: 5,0.


Entraram

Matías Segovia [ATA]: como sempre, incomoda a defesa adversária. Habilidoso e paciente, fez bonita troca de passes com Marlon Freitas, que gerou o segundo gol do time. Nota: 7,0.


Marçal [LE]: criou alternativas na saída de bola do Botafogo e contribuiu com lançamento. Ainda sem ritmo, já que retornou de lesão, cedeu um contra-ataque, que Suárez quase marcou. Nota: 5,5.


Danilo Barbosa [VOL]: importante na contenção da defesa, que sofreu muito até sua entrada, mas teve pouco tempo no jogo. Nota: 6,0.


Breno [MEI]: Participou da movimentação final no meio-campo. Nota: 6,0.


Carlos Alberto [ATA]: entrou no fim e, assim como no jogo contra o Vasco, deixou o seu gol e decretou a vitória. Nota: 7,0.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Comissão técnica do Botafogo B tem semana cheia e segura as pontas até chegada de Bruno Lage



Após treinador português aceitar proposta do Al-Nassr e largar o time no meio do Brasileirão, auxiliares e profissionais do sub-23 assumem a bronca e mantém time em alta



A saída de Luís Castro para assumir o comando do Al-Nassr jogou o Botafogo na incerteza em meio à disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Rapidamente, a direção do clube agiu, trazendo Cláudio Caçapa para comandar interinamente a equipe e manter o nível de competição enquanto Bruno Lage não chega para assumir o cargo em defintivo.








Lucas Perri destaca bom desempenho da defesa do Botafogo (https://ge.globo.com/video/lucas-perri-destaca-bom-desempenho-da-defesa-do-botafogo-11763645.ghtml)



Muito além apenas do Caçapa, vários membros do staff do Glorioso precisaram se desdobrar para manter a preparação da equipe em alto nível antes da partida contra o Vasco. A tendência é que esse nome seja o do português Bruno Lage, que está perto de fechar o contrato para comandar a equipe principal do clube.



Além de Luís, há uma semana deixaram o clube os auxiliares Vitor Severino e João Brandão; o preparador físico Roberto de Oliveira, o Betinho; o preparador de goleiros Daniel Correia; e o analista de desempenho Nuno Baptista, dois dias antes do duelo contra o Vasco.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Conheça Wallison, lateral do Botafogo B que ganha chance após lesão de Rafael


Quem segurou as pontas e comandou os dois treinamentos que aconteceram foi Lúcio Flávio, técnico do time sub-23, até a chegada de Caçapa. Durante o jogo e ao longo da semana, o ex-camisa 10 se converteu em auxiliar de Caçapa, ajudando com informações e conhecimento que tem sobre o elenco de anos trabalhando no clube.


Daniel Correia chegou e saiu junto com Castro, substituindo Flávio Tenius. Nos últimos dias, Ricardo Herrera, que era do sub-23, assumiu a função de manter Lucas Perri entre os melhores do país.


- O Daniel é um amigo que fiz no futebol. Uma pessoa extraordinária e como treinador de goleiro ele conseguiu tirar todos os goleiros daqui da zona de conforto. Desejo muita sorte para ele na sequência da carreira.




Cláudio Caçapa e Lúcio Flávio em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Na preparação física, Diogo Missena, que era auxiliar de Betinho, comandou a preparação com o auxílio de Ygor Vianna. Confirmado como treinador, Bruno Lage trará seus próprios membros para a comissão técnica. Com ele, virão os auxiliares técnicos Luis Nascimento e Carlos Cachada, o preparador físico Alexandre Silva e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho. A questão em aberto é quem será o responsável pela preparação dos goleiros.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Grêmio x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo pela 14ª rodada do Brasileiro




O duelo entre líder e segundo colocado marca a 14ª rodada do Brasileirão. O Grêmio recebe o Botafogo na tarde deste domingo, na Arena, em confronto direto no topo da tabela. A bola rola a partir das 18h30. (Clique aqui e acompanhe ao vivo)


O Grêmio chega com uma sequência de quatro partidas sem perder e buscou o empate com o Bahia nos acréscimos na ida das quartas da Copa do Brasil. É o único clube da Série A que não perdeu ainda dentro de casa em 2023. Caiu para a terceira colocação com o empate do Flamengo com o Palmeiras, com 26 pontos, e tenta diminuir a distância do rival.


+ Veja a tabela do Brasileirão


O Botafogo está embalado na liderança do Brasileirão e chega com sobra no primeiro lugar - são 33 pontos e 84% de aproveitamento. Recentemente, perdeu o técnico Luís Castro, que aceitou a oferta do Al-Nassr, mas já anunciou o português Bruno Lage como substituto. No último domingo, venceu o clássico contra o Vasco por 2 a 0, com o interino Cláudio Caçapa. Se levar a melhor no duelo deste domingo, abre ainda mais distância para o segundo colocado.




Onde assistir

Transmissão: Premiere e SporTV fazem a partida para todo Brasil.
Tempo real: o ge acompanha lance a lance, com vídeos (clique aqui).



Escalações prováveis


Grêmio - técnico: Renato Portaluppi


A questão de Suárez paira sobre o ar com dúvida. O uruguaio está relacionado, mas convive com as constantes dores no joelho direito. A decisão por jogar fica, às vezes, para depois da divulgação da escalação — na Fonte Nova, por exemplo, o camisa 9 sentiu no aquecimento e deixou o gramado. O restante da equipe é a considerada titular no momento.



Provável escalação: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello, Cristaldo e Suárez.




Quem está fora: Geromel e Jhonata Robert (cirurgia no joelho), Fábio (lesão no joelho) e Pepê (lesão muscular)


Pendurados: Suárez, Vina, Villasanti, Mila e Gustavo Martins


+ Confira mais notícias do Grêmio



Botafogo - técnico: Claudio Caçapa


Mesmo com Bruno Lage anunciado como novo técnico, o Botafogo segue sendo treinado interinamente por Caçapa. Para o jogo contra o Grêmio, a equipe pode ter o retorno do lateral-esquerdo Marçal, que está relacionado pela primeira vez após lesão e pode entrar no lugar de Hugo.


Pelo lado direito, Di Plácido assume a posição de Rafael, que sofreu grave lesão no joelho no jogo contra o Vasco.


Provável escalação: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Luís Henrique e Tiquinho Soares.



Quem está fora: Gabriel Pires, Patrick de Paula, Victor Sá, Matheus Nascimento e Rafael (lesionados); Lucas Fernandes (em transição).


Pendurados: Adryelson, Victor Cuesta, Di Plácido e Rafael.


+ Confira mais notícias do Botafogo



Arbitragem


Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilacqua Costa (Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Quarto árbitro: Anderson da Silveira Farias (RS)


Por Redação do ge — Porto Alegre