Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Escalação do Botafogo: com Kalou e Bruno Nazário, veja provável time contra o Athletico-PR


Cícero é mantido no meio, Victor Luis volta à lateral esquerda e Kelvin será relacionado


O Botafogo já está definido para enfrentar o Athletico-PR, às 19h15 desta quarta-feira, no Nilton Santos, pelo Brasileirão. A tendência é que Cícero seja mantido no meio de campo, e Bruno Nazário e Kalou voltem ao time titular, no ataque. Victor Luis retorna à lateral esquerda após ser testado na ponta.


Provável Botafogo contra o Athletico-PR: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu, Victor Luis; José Welison, Caio Alexandre, Cícero; Bruno Nazário, Kalou e Pedro Raul.


A escalação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo ge. A reportagem apurou ainda que o atacante Kelvin, recuperado de edema muscular, será relacionado. O zagueiro Rafael Forster sentiu desconforto na coxa direita, mas participou dos últimos dois treinos e estará no banco de reservas.



Kalou deve voltar ao time titular do Botafogo contra o Athletico-PR — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Joia 2021: Matheus Nascimento, o atacante de 16 anos que estreou no profissional do Botafogo


Promessa assinou 1º contrato profissional em 2020, quando se juntou ao time principal; Matheus acumula passagens pelas seleções de base e, recentemente, foi campeão com a equipe sub-20



Tudo começou como brincadeira de criança, mas ficou tão sério que hoje ele se tornou a grande promessa do Botafogo. Sem pensar em ser jogador de futebol lá atrás, agora Matheus Nascimento se dedica à profissão e, aos 16 anos, carrega grandes responsabilidades para corresponder à expectativa de torcedores e dirigentes.


O atacante já estreou pelo time profissional do Botafogo e é tratado como a principal joia das categorias de base. Em contato com o elenco principal desde o segundo semestre de 2020, Matheus tem passagens também pelas seleções de base. Em processo de amadurecimento, o jovem deve ganhar mais espaço em 2021 e lida bem com a "pressão".


- Eu sou bem tranquilo com as expectativas. Sei que ainda tenho muito o que aprender e que as coisas só vão acontecer com muito trabalho. Fico feliz por todo o carinho e pelas mensagens positivas, trato isso tudo como motivação para fazer o melhor em campo pelo Botafogo.


- Espero que seja um ano de muitas vitórias e conquistas para a gente. Meu sonho é construir uma história bonita aqui no Botafogo e retribuir tudo o que o clube fez por mim. E também continuar representando o meu país pela seleção brasileira - disse Matheus ao ge.



Matheus Nascimento, joia do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A joia chegou em General Severiano em 2015 depois de começar em uma escolinha do clube em Niterói. A ideia era apenas se divertir, mas o gosto pela bola fez Matheus considerar a carreira de jogador de futebol. Os inúmeros gols e os títulos na base mudaram os objetivos do garoto e atraíram olhares dentro e fora do Botafogo.


Em junho deste ano, quatro meses após completar 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Botafogo, válido até 2023 e com multa rescisória de 50 milhões de euros. Desde então, o clube começou a traçar um plano para o desenvolvimento de Matheus, que foi integrado ao elenco profissional e passou a ser relacionado para os jogos.


Entre períodos na base e no profissional, Matheus Nascimento evoluiu fisicamente e ganhou oportunidades no Campeonato Brasileiro, contra Corinthians e Atlético-MG, mas ainda com pouca minutagem.


- Esse período tem sido muito importante para mim. Eu sei que ainda estou no meu processo de formação como atleta e por isso tento tirar o máximo de aprendizado junto com o time profissional. Acho que estou evoluindo tanto na parte física quanto na parte técnica com a experiência que todos me passam no dia a dia.


Sucesso na base

Com 153 gols na base, Matheus Nascimento sempre "esteve à frente do seu tempo" e chamou atenção, além da habilidade, pelo poder de definição, velocidade, posicionamento e leitura de jogo. Mesmo abaixo da idade, foi chamado para a categoria sub-17 e, depois, para a sub-20, revezando com o profissional, e é conhecido por ser decisivo em jogos importantes.


No fim de 2020, o jogador foi campeão da Taça Rio Sub-20 com o Botafogo. Ao ge, ele revelou as referências que acompanha no futebol para seguir evoluindo na base alvinegra.


- Meus ídolos no futebol atual são Cavani e Suárez, acho que são centroavantes completos. Gosto também do Túlio Maravilha e do Loco Abreu, são ídolos aqui no Botafogo e vejo muitos vídeos deles para aprender um pouco.



Matheus Nascimento foi campeão da Taça Rio Sub-20 com o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Feito histórico

A estreia de Matheus Nascimento pelo time profissional marcou história no Botafogo. Ao entrar em campo no dia 5 de setembro de 2020 contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante se tornou o atleta mais jovem a jogar com a camisa alvinegra. Ele entrou aos 35 minutos do segundo tempo e viu o Bota levar um gol no fim, que decretou o empate em 2 a 2.


Matheus não fez história apenas no Botafogo. Ele é o quarto jogador mais novo a entrar em campo pelo Brasileirão.



Matheus Nascimento estreou pelo Botafogo contra o Corinthians — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Agora, o jovem atacante se dedica para ter mais oportunidades em 2021.



- Vou trabalhar para isso. Sei que preciso estar sempre preparado para ajudar o Botafogo, seja na base ou no futebol profissional.



Seleção brasileira

Matheus Nascimento coleciona algumas convocações para as seleções de base, e o feito mais recente do atacante alvinegro foi a conquista do Torneio Quadrangular Internacional Sub-20 disputado na Granja Comary. Ele não entrou em campo, mas fez parte do grupo selecionado pelo treinador André Jardine.



Em 2019, Matheus foi titular absoluto da geração campeã sul-americana sub-15 com a seleção brasileira, no Paraguai. O Brasil conquistou o pentacampeonato no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, depois de empate por 1 a 1 com a Argentina no tempo normal e vitória por 5 a 3 nos pênaltis. O centroavante alvinegro jogou a final.



Matheus (camisa 9) foi titular na campanha do título do Sul-Americano Sub-15 de 2019 — Foto: Rudy Lezcar/CBF



- É um sonho sendo realizado. Estar com os melhores atletas do Brasil e disputar partidas contra outras seleções me faz crescer como jogador. Aproveito cada momento para melhorar - concluiu.


O jogador é figura carimbada nas convocações das seleções de base e, aos 16 anos, já tem um título pela equipe sub-20 do Brasil. Bem avaliado, Matheus Nascimento tem tudo para continuar vestindo a camisa verde e amarela em 2021.


Relembre as joias do Botafogo dos últimos dez anos apontadas pelo ge:


2020: Luis Henrique, o atacante que terminou 2019 como titular
2019: Igor Cássio supera lesão grave e vira esperança de gols
2018: Ezequiel, o atacante que não desiste nunca
2017: Bochecha vive sonho após quase abandonar carreira
2016: Matheus Fernandes se inspira em Luis Henrique
2015: Igor Rabello sonha com chance após rebaixamento
2014: Daniel quer ratificar boa primeira impressão
2013: volante com fama de artilheiro, Dedé espera chances
2012: apelidado de Mini Mago, Vitinho se junta aos profissionais
2011: Guilherme espera aproveitar oportunidades no Botafogo



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Durcesio ressalta confiança em Barroca no Botafogo: 'Fica comigo um ou dois anos, gosto do trabalho'


Novo presidente afirma que não fará mudanças no treinador e na comissão técnica e reforçou voto de confiança no atual comandante do clube de General Severiano



Eduardo Barroca é o treinador do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Confiança. Assim que inicia a passagem de Durcesio Mello como presidente do Botafogo. O empresário, que assumiu a cadeira mais importante do Alvinegro na última segunda-feira, afirmou que conta com Eduardo Barroca como treinador do clube por um bom período.


- Por agora não tem como mudar nada. O técnico não vai mudar, o Barroca fica comigo um ano, dois anos, gosto muito do trabalho e acredito no trabalho dele - afirmou ao LANCE!, após a cerimônia de posse realizada no salão nobre de General Severiano.

O novo presidente fez questão que não pode realizar grandes mudanças no que diz respeito ao elenco do Alvinegro por agora por conta da pandemia do novo coronavírus, que impactou no calendário do futebol brasileiro. Ele é o primeiro presidente da história do Botafogo que assume o clube no meio de uma temporada.

O Glorioso é o 19º colocado do Campeonato Brasileiro e corre perigo de rebaixamento. Com 23 pontos, a distância para o Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, é de cinco pontos.


E MAIS:
João Paulo não sairá do Botafogo para Seattle por menos do que o acordado, afirma presidente
CT, CEO e motivação: o que Durcesio Mello precisa fazer a curto prazo como presidente do Botafogo
Durcesio Mello fala em 'pensar com criatividade' e quer mais sócios votando no Botafogo
Botafogo fecha com empresa para buscar o CEO na era Durcesio Mello
Durcesio Mello toma posse e é o novo presidente do Botafogo



Fonte: Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Veja promessas feitas por Durcesio Mello, presidente que comandará o Botafogo até 2024


Novo mandatário quer fazer do Botafogo um "divisor de águas" no futebol brasileiro, admite ter encontrado clube em situação pouco pior do que esperava e revela plano B para o CT



Durcesio Mello tomou posse como presidente do Botafogo na noite da última segunda-feira e terá a missão de recuperar o clube nos próximos quatro anos. As propostas do novo mandatário passam pela necessidade de reformulação administrativa, com uma gestão profissional que buscará amenizar a grave crise financeira em General Severiano.


+ Durcesio Mello toma posse no Botafogo




Para isso, Durcesio já iniciou a busca de um CEO e definiu metas urgentes para os três primeiros meses à frente do Botafogo. O presidente encontrou o clube numa situação um pouco mais complicada do que esperava, mas está otimista que vai conseguir colocar em prática as suas propostas.


- Nós temos um plano de 100 dias, apresentado em 29 de dezembro, que trata de diversas pautas: comercial, financeiro, jurídico, futebol... São metas para executarmos nos primeiros 100 dias, o que passa pela contratação do diretor de futebol, negociação rápida de dívidas de curto prazo, parte jurídica também tem coisas a fazer, quero recuperar a CND (Certidão Negativa de Débitos) da Associação Olímpica Botafogo, que é muito factível de conseguir com pouco dinheiro e é importante para os esportes olímpicos.


"O que a gente quer fazer é um divisor de águas. Até com a S/A, se ela sair, todos os clubes têm que passar por esse processo. O Botafogo vai ser um case pro futebol brasileiro, podem me cobrar isso".


Cobranças não vão faltar no momento conturbado que o Botafogo vive dentro e fora de campo. Por isso, a reportagem reuniu algumas promessas feitas pelo presidente, tanto em seu material de campanha quanto em entrevistas dada ao ge, para que o torcedor possa acompanhar o que a nova diretoria vai de fato realizar até 2024.



Durcesio Mello, presidente do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Uma das resoluções aguardadas pelo torcedor alvinegro é a conclusão das obras do novo centro de treinamentos, na zona oeste do Rio de Janeiro. Em novembro, Durcesio disse que iria conversar com os irmãos Moreira Salles assim que eleito e acreditava que a melhor solução era devolver o terreno aos empresários. Agora, o presidente revelou ter um plano B para o CT.


- O CT está parado, já foram plantadas gramas em três campos, mas nada de obra foi feito, porque o Botafogo não tem dinheiro, e os irmãos Moreira Salles, que queriam ajudar, saíram por divergências que tiveram. Tenho que retomar a conversa com eles ainda. Eu vou ter o plano B, já estou em negociação pra gente alugar e dar condição pra base, mas o nosso CT mesmo ainda não tem novidades.


Sem poder realizar grandes mudanças no futebol do Botafogo, que permanecerá com o elenco atual até o fim do Campeonato Brasileiro, em fevereiro, Durcesio Mello assume a pasta de forma interina e defende que a principal atitude nesse momento tem que ser motivacional. O presidente disse que o técnico Eduardo Barroca ficará por mais tempo no Botafogo.


- Não tem muito o que mudar. Barroca fica comigo um ou dois anos, gosto muito do trabalho dele e acredito nessa continuidade do trabalho. O que está se fazendo é motivacional, falei com os jogadores há poucos dias que cabe a eles mudar isso, porque esse time é melhor do que muitos que estão na Série A. O Barroca está fazendo essa parte motivacional e também com treinamentos intensivos, eu tenho acompanhado e estou impressionado. Mais importante: estou achando o elenco motivado e unido. Estou animado e acho que eles podem transformar esse meu otimismo em realidade.


Mas o maior desafio do novo presidente para os próximos quatro anos será controlar as finanças do clube, principalmente se a S/A não for uma realidade. A dívida, que gira em torno de R$ 1 bilhão, pode sufocar o caixa, principalmente nas dívidas de curto prazo, e tornar os gastos do dia a dia mais delicados. Realidade que Durcesio já esperava.



- O principal problema do Botafogo são as dívidas, principalmente as cíveis e trabalhistas, que fazem nossas receitas serem penhoradas e bloqueadas. Eu não fui surpreendido, já sabia e agora a gente conseguiu esmiuçar isso. Infelizmente, é um pouquinho pior do que eu pensava, mas não vou falar que peguei o clube na pior situação da história, porque eu já sei onde estou me metendo. Vou dar um jeito.


Veja algumas promessas de Durcesio Mello:


- Segmentar as atividades para estas serem profissionais. Cada área será geradora de receitas, com metas de resultado e respeito orçamentário.


- Reduzir déficit renegociando passivos e acordos, além de revisar acordos com fornecedores e prestadores de serviço.


- Gerar novas receitas através de busca de licenciamentos, patrocínios e parcerias.


- Ao invés de muitos VPs, muitos diretores e muito personalismo, será criado um Conselho de Administração para definir metas. Teremos um diretor executivo para tocar o dia a dia do clube.


- Marca: incremento do portfólio e do e-commerce e novas parcerias; bares temáticos nas sedes e franquias fora delas.


- Acredito que a S/A está encaminhada e que o torcedor do Botafogo vai poder ser sócio também. Estamos conversando com negociadores estrangeiros que ficariam com 51%. Os outros 49% ficariam com torcedores como eu e qualquer alvinegro.


- CT: se fosse o banco, já teria tomado esse CT, então é melhor devolver (aos irmãos Moreira Salles), eles colocam numa fundação ou no que for e tocam a obra, vão emprestar ou alugar para o Botafogo lá na frente. Eu, ganhando a eleição, no dia seguinte vou sentar com os irmãos e conversar sobre o que precisa ser feito, que é devolver o terreno e eles gerenciarem não só a obra, como a manutenção.


- CEO: isso é a primeira coisa, tentar após a posse anunciar o nome do CEO. Estou conversando com pessoas para definir o perfil dessa pessoa. Não precisa ser alguém ligado ao futebol; se for, melhor. Profissionalização não é só uma palavra bonita, tem que mexer em muitas coisas, é o meu primeiro compromisso. Têm outras coisas que quero fazer a curto prazo, mas esse dá pra fazer no primeiro dia. Tenho que revisitar contratos, a estrutura do Botafogo, a gente tem que fazer plano de carreira pros funcionários, implantar o modelos de governança corporativa, compliance.



- Futebol feminino: tenho muito interesse e tenho uma ligação forte de amizades e conhecimento com o Lyon, que é o maior time de futebol feminino do planeta. Tenho que pensar em 2021. Mas posso garantir que o futebol feminino terá destaque no Botafogo.


- Sócio-torcedor: temos que fazer um programa mais eficiente e mais simples do que é hoje, o sistema tem que ser mais amigável. Agora, o mais importante para atrair gente é você ter um time forte. Isso é estatística. No Botafogo, mais ainda. Traz o Honda, sobe para 35 mil, chega o Kalou vai para 37, aí perde três jogos e vem para 30. O Botafogo é mais sensível porque há muitos anos que a gente não ganha nada. O jeito é você tratar melhor.


- Sedes:
Mourisco Mar: estou em negociações com um grupo para a gente reformar a piscina e voltar a ser uma das três mais bonitas do mundo. Eu penso até em fazer escola de vela ali embaixo e talvez criar um píer, não sei. Pensamos em fazer um deck para ancoragem de barcos para gerar receita para a sede.
Sacopã: é do remo, tem dado muitas alegrias para a gente. Só temos que fazer o remo ficar autossustentável. Ele tem que ter o dinheiro do remo. Seja com patrocínios ou lei de incentivo e tudo isso.
Dona Terezinha (Jacarepaguá): penso numa sede campestre, para atrair sócios novos daquela região, tem acesso à piscina, tem um bar bacana, tem que fazer um campo... Em janeiro, ganhando, vou visitar algumas vezes lá.
General Severiano: por exemplo, eu tenho um projeto para pegar o campo de futebol - que não vai ser mais preciso, saindo a S/A - e fazer campo de society, quadra de tênis, quadra de futsal, churrasqueiras...



Fonte: Por Davi Barros e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro