Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Sete motivos para acreditar na ida do Botafogo para a Libertadores



Clube adota discurso cauteloso para moderar expectativas, mas bons resultados recentes indicam que o time pode caminhar para a principal competição internacional depois de seis anos



Depois de ter praticamente assegurado a permanência na primeira divisão, o Botafogo volta os olhos para as competições internacionais, com atenção especial para a Libertadores. Os comandados de Luís Castro engrenaram no segundo turno do Campeonato Brasileiro, deixaram o risco de rebaixamento bem distante e com o objetivo principal praticamente conquistado há espaço para sonhar com voos maiores.


O ge elencou alguns motivos para a torcida alvinegra acreditar na possibilidade de classificação para o torneio mais importante da América dos Sul. Apesar de o discurso ser de cautela, até para equilibrar as expectativas que foram criadas logo depois da chegada da SAF, é possível que o Botafogo se classifique para a Libertadores. A disputa não será fácil, mas o próprio Luís Castro vê chances de alcançar uma vaga.


- Atingimos o nosso primeiro propósito, que era a permanência na Série A. Se não está totalmente garantido, está praticamente com essa certeza. Agora, vamos para o segundo objetivo, que é tentar uma das vagas internacionais, Sul-Americana ou Libertadores. Vamos lutar arduamente por elas. Nós queremos sempre mais, sempre para o próximo jogo com a vontade de ganhar. Vamos enfrentar o Internacional com a vontade de vencer o jogo


+ Botafogo tem maior sequência de vitórias fora na Série A nos pontos corridos




Tiquinho faz de pênalti, e Botafogo vence mais um fora de casa (https://ge.globo.com/video/tiquinho-faz-penalti-e-botafogo-vence-mais-um-fora-de-casa-11013877.ghtml)


+ Tiquinho mostra credenciais em início artilheiro no Botafogo


1 - Campanha nos últimos 10 jogos

Se o primeiro turno alvinegro deixou os torcedores apreensivos e até mesmo pedindo a saída de Luís Castro, os jogos mais recentes mostram um Botafogo mais próximo da parte de cima da tabela. Considerando a classificação das últimas 10 rodadas, a equipe tem a quinta melhor campanha entre todos os times do Brasileirão com 18 pontos. Por outro lado, o terceiro e quarto times na classificação das últimas 10 rodadas (Fortaleza e América-MG, respectivamente) também estão na briga pela Liberta com o Bota. Segundo Danilo Barbosa, a ideia é continuar vencendo para seguir de olho na parte de cima.


- A nossa ambição é ganhar. Cada vitória que somamos, nos aproximamos desse grupo que vai para Libertadores. Vamos continuar a busca por essas vitórias até o fim da temporada - disse o volante depois da vitória contra o São Paulo.


2 - Tiquinho desequilibra

O camisa 9 chegou e mostrou ser um dos principais centroavantes do país mesmo com apenas sete jogos disputados no Brasileirão. O atacante marcou quatro vezes nos últimos cinco jogos e tem mostrado o faro de artilheiro. Desde a estreia de Tiquinho, o Botafogo tem cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota - para o líder da competição.


+ Análise: caras novas dão mais repertório ao ataque do Botafogo




Davi Barros fala sobre vitória do Botafogo sobre o São Paulo (https://ge.globo.com/video/davi-barros-fala-sobre-vitoria-do-botafogo-sobre-o-sao-paulo-11014356.ghtml)



+ Tiquinho decide de novo e vibra com o Botafogo: "Há algum tempo já não era feliz"


3 - Encaixe dos reforços

A segunda janela de transferências trouxe peças importantes para o Botafogo como Adryelson, Marçal, Eduardo e o já citado Tiquinho Soares. A chegada dos jogadores que são titulares incontestáveis na equipe melhorou o desempenho do time e mostrou qualidade técnica que não era vista há tempos no time. Quase não há espaço para contestar a importância que os reforços da segunda janela têm na arrancada do time.


4 - Segundo melhor visitante

Os 27 pontos que o Botafogo conquistou fora de casa em 16 jogos representam a melhor campanha que o time tem no Campeonato Brasileiro desde o início da era dos pontos corridos. Mesmo com três rodadas a disputar, o time de Luís Castro já bateu o recorde anterior, em 2010, e também conquistou quatro vitórias consecutivas pela primeira vez na história do clube.


5 - Time se entendendo melhor


Além do aumento da qualidade com a chegada dos reforços da segunda janela, o Botafogo também melhorou os jogadores que já estavam no time e que tiveram início de oscilações. O técnico teve dificuldades até para conseguir repetir os 11 iniciais de um jogo para o outro. Passada a inconstância inicial, um dos jogadores que mais se destacaram foi o volante Tchê Tchê, que fez questão de manter os pés no chão para o restante da competição depois da vitória em cima do São Paulo. Mas é como diz o samba-enredo da Mocidade de 1992: "Sonhar não custa nada".


- A gente não pode trazer uma pressão que não é necessária nesse momento. Mas os jogos estão passando, os resultados estão vindo, e nós podemos sonhar mais alto. O primeiro objetivo vem sendo batido. Agora, vamos continuar sonhando até o fim da competição.


+ Luis Castro diz que Botafogo atinge primeiro objetivo e quer "vagas internacionais"





Time do Botafogo comemora gol da vitória em cima do São Paulo que colocou time na briga por vaga no G-8 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo



6 - Torcida empolgando junto


Além da campanha fora ser a melhor da história, a torcida alvinegra que consegue acompanhar o time tem empolgado como visitante. A motivação extra pode aparecer na próxima partida, contra o Internacional, em casa, domingo. Até a última atualização do Botafogo, na última segunda, mais de sete mil ingressos foram comercializados de forma antecipada. A campanha em casa é ruim, mas o apoio para a reta final pode ser essencial para mudar essa realidade.


7 - Possibilidade de G-8

Originalmente seis times se classificam para a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. Os quatro primeiros vão direto para a fase de grupos, além do quinto e sexto colocados participarem da Pré-Libertadores. Mas neste ano existe a possibilidade de G-8. Isso porque Corinthians, Flamengo e Athletico-PR, que estão em terceiro, quarto e sexto, respectivamente, podem conquistar a vaga via Copa do Brasil ou Libertadores. O campeão dessas competições também garante lugar no torneio continental.


E como eles estão na parte de cima da tabela, a vaga que seria destinada a eles por causa da posição acaba direcionada para o clube seguinte que está mais bem colocado. Vale lembrar que isso acontece apenas se os times terminarem nas posições que dão vaga para a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro