Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Rafael se emociona em apresentação no Botafogo: "Parece que voltei a ser criança"


Após assinar com o clube, lateral-direito concedeu coletiva e disse que buscava motivação ao firmar acerto com o time do coração: "Nunca imaginei que realizaria esse sonho"




Rafael se emociona durante apresentação: "Quando eu era pequeno, tinha o sonho de ser jogador do Botafogo" (https://ge.globo.com/video/rafael-se-emociona-durante-apresentacao-quando-eu-era-pequeno-tinha-o-sonho-de-ser-jogador-do-botafogo-9857563.ghtml)



Já teve festa da torcida e muitas declarações de amor nos últimos dias, mas a história de Rafael com a camisa do Botafogo começa de fato nesta terça-feira. Torcedor alvinegro assumido, o lateral-direito foi apresentado nesta tarde depois de assinar com o clube até o fim de 2023. Logo na primeira fala, o jogador se emocionou (vídeo acima).



- Quero agradecer a todos os sócios que estão ajudando. Quero agradecer ao Botafogo pelo esforço, minha família e aos meus pais. Quando eu era pequeno em Petrópolis eu tinha o sonho de ser jogador de futebol, de ser jogador do Botafogo e, depois de 14 anos na Europa, eu posso realizar esse sonho. Nunca imaginava que poderia realizá-lo, e graças ao esforço de todos posso fazer isso.


+ Botafogo estuda rescisões para aliviar folha


- Jogar no clube do meu coração me motiva. É por isso que eu vim para o Botafogo, porque queria uma motivação, e não existe nenhuma maior do que essa. Parece que eu voltei a ser criança. Está sendo mágico. Parece a primeira vez que eu joguei no profissional, lá no Manchester. Aquela tensão, aquele frio na barriga. Parece que voltei tudo de novo. Vamos ver até a estreia.





Rafael é apresentado pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Botafogo estanca gols sofridos para arrancada na Série B


A paixão pelo Botafogo e as lágrimas de emoção não são novidade. A expectativa agora está pela estreia de Rafael, que ainda terá um tempo para adaptação e recondicionamento físico. Perguntado sobre em qual posição pode atuar, o lateral deixou a decisão para o técnico Enderson Moreira.


- Eu estava há seis semanas sem treinar. O Enderson Moreira me conhece um pouco e ele quem vai decidir em qual posição vou jogar, eu posso dar minha opinião, mas no fim ele quem decide. Preciso de no mínimo umas duas semanas para estar bem novamente e ajudando o Botafogo.


- Todo mundo sabe que sou lateral, mas o Enderson vai ver o que precisa. Eu sinceramente gosto de jogar de lateral e de segundo volante, joguei muitas vezes de ponta na Europa, mas minhas duas posições preferidas são essas, mas vai depender da minha adaptação com a equipe para saber.




Reforço fez o primeiro treino no clube nesta terça — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Outras declarações de Rafael:


Tem data para estreia?


- Dei um prazo mínimo de duas semanas, e a fase do Botafogo me ajuda a ter um tempo para trabalhar. Agradeço aos jogadores pelo que eles estão fazendo dentro de campo. Vamos ver durante a semana, com a comissão, preparadores, fisiologia... Quando for a melhor hora, vou estrear. Vontade não falta, mas... Tenho que confiar nos profissionais que estão trabalhando aqui.


Quais são as ambições do clube com a sua chegada?


- O Botafogo quer subir para a Série A, essa é a ambição de hoje. Desde que eu assinei, o Botafogo já ganhou dois jogos, está bem no campeonato. Gosto de pensar no presente, fazer bem feito agora. Mais para frente, a gente analisa o que pode acontecer. Agora, temos que voltar para a primeira divisão.


Já chega como ídolo?


- Vou dar meu máximo e sei o que é ser torcedor. O Jefferson é um ídolo, sou fã dele. Vou me inspirar nele e tentar passar isso. Já temos jogadores no elenco que fazem isso, tanto que o time está evoluindo. Essa interação é muito importante. Vou tentar fazer o mesmo sendo mais um aqui.


Promessa cumprida


- Achei que teria mais um ano até voltar. Por várias razões do ano passado, pude voltar antes, o que é muito bom. Há alguns anos eu falei que jogaria pelo Botafogo um dia. A promessa está cumprida.




Rafael e Chay, os dois xodós da torcida do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Contato com o torcedor


- Tenho recebido só carinho, quero agradecer a todo botafoguense. Sempre pensei que poderia vir para o Botafogo um dia, mas nunca imaginei que seria tão especial assim. Nem consigo responder todas as mensagens. Só tenho a agradecer.


- Mal posso esperar para encontrar a torcida. Vai ser o maior sonho estar em campo com esse estádio lotado. Não tenho nem palavras para descrever.


Teve proposta do Fluminense?


- Teve uma sondagem do Fluminense, mas não me enviou proposta. Importante deixar isso claro, porque tenho muito carinho pelo Fluminense também. Alguns empresários fizeram sondagens e eu tinha a intenção de vir para o Botafogo. Eu nem deixava chegar proposta, porque todos sabiam que eu queria vir para o Botafogo.


Elogios à diretoria


- Agradeço demais ao Botafogo pelo esforço, sei que não foi fácil. Temos um lateral que está bem demais, fez gol no último jogo. Esse é o profissionalismo que eu quero ver no clube que eu amo. Nessa negociação, deu para ver como a diretoria tratou o Botafogo com importância. Com a paixão, às vezes é fácil esquecer a razão. E ninguém aqui pensou no curto prazo.


Pensa em voltar à Seleção?


- Penso no Botafogo, em fazer bem o trabalho aqui e voltar com o clube para a Série A. Hoje, penso só no Botafogo. Mais para frente, posso até pensar em Seleção. Hoje, a Seleção está bem servida com o Danilo, que é meu amigo, tem história no Real Madrid, no City, na Juventus... Sempre é um sonho jogar pela Seleção, mas a minha cabeça está no Botafogo.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Enderson Moreira vibra com boa fase do Botafogo, mas prega cautela: "Pés no chão"


Convidado do programa "Bem, Amigos!" desta segunda-feira, treinador acredita que o time ainda pode melhorar e comenta dificuldades para se manter no G-4 da Série B do Brasileirão




Enderson Moreira destaca a grandeza do Botafogo e fala sobre o momento positivo na Série B do Brasileirão (https://ge.globo.com/sportv/programas/bem-amigos/video/enderson-moreira-destaca-a-grandeza-do-botafogo-e-fala-sobre-o-momento-positivo-na-serie-b-do-brasileirao-9855701.ghtml)



O técnico Enderson Moreira foi o convidado do programa "Bem, Amigos!" desta segunda-feira, no SporTV. Em grande fase no comando do Botafogo, que está na zona de classificação na Série B do Brasileirão, o treinador fez questão de pregar cautela e manter os pés no chão quando o assunto é o acesso.


- Tem sido uma satisfação enorme ver esse trabalho ser desenvolvido com tanta dedicação e com a consciência que estamos no meio de uma caminhada. Tudo que aconteceu foi maravilhoso. Mas precisamos permanecer com os pés no chão. Continuar trabalhando muito. As dificuldades serão ainda maiores. Chegar ao G-4 é muito difícil. Manter-se (no G-4), a dificuldade é muito maior. Temos que continuar trabalhando sabendo que nem tudo está perfeito, tem muita coisa ainda a aprimorar.


Enderson Moreira estreou pelo Botafogo na 14ª rodada. Desde então, foram nove vitórias, um empate e uma derrota. Desses 11 jogos, o time saiu sem tomar gols de oito deles.




Enderson Moreira em participação no "Bem, Amigos!" — Foto: Reprodução



- Não tem mágica. Eu fiquei muito surpreendido com a organização do Botafogo. Eu tinha uma ideia muito diferente. Eu achava que o Botafogo, pela situação difícil, em termos financeiros, teríamos um clube sem as mínimas condições de oferecer as possibilidades de um bom trabalho. E pelo contrário. O Botafogo se mostrou muito organizado com suas limitações financeiras. É um clube que sabe muito bem o que quer. E o Botafogo, a cada dia que passa, eu percebo a vontade de executar aquilo que nós treinamos.


A evolução com Enderson fez o time escalar na tabela da Série B. Antes longe do G-4, o time é o atual terceiro colocado, com quatro pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de acesso. A diferença é a mesma para o líder Coritiba. Um dos destaques da campanha, Chay foi elogiado pelo treinador.



Enderson Moreira elogia Chay e fala sobre as situações do goleiro Gatito e do centroavante Fernandão, que pode fechar com o Botafogo (https://ge.globo.com/sportv/programas/bem-amigos/video/enderson-moreira-elogia-chay-e-fala-sobre-as-situacoes-do-goleiro-gatito-e-do-centroavante-fernandao-que-pode-fechar-com-o-botafogo-9855711.ghtml)


- O futebol é muito democrático e surpreendente. Às vezes, temos jogadores de 16, 17 anos que apresentam uma maturidade absurda. Têm atletas que vão ganhar essa maturidade com um tempo maior, com 23 ou 24 anos. E muitas vezes, isso faz com que atletas busquem outros caminhos, uma nova possibilidade. O Chay chegou a jogar futebol de 7. E é um jogador que parece que está há muito tempo no clube, crescendo a cada jogo. Isso tem sido muito positivo.



+ Confira a tabela da Série B do Brasileirão


Enderson também comentou sobre o retorno do goleiro Gatito, que está se recuperando de lesão. 


- O Gatito está muito próximo (de voltar). Não sei precisar a data, mas ele tem feito trabalhos com bola e está cada dia melhor. Eu não quero criar uma expectativa também para a torcida. Ele está muito presente no processo, tem acompanhado o elenco. É uma referência, e precisamos dessas referências.


Para concluir, o treinador ainda falou sobre a atuação do Botafogo no mercado ao destacar a contratação de Rafael e a possível chegada de Fernandão.


- O Rafael é um jogador que está acima de qualquer discussão. Uma passagem pelo futebol mundial com muito destaque. Sabemos que é um jogador que vai nos ajudar muito com essa vontade de vestir essa camisa, de realizar um sonho dele e da família. E quanto ao Fernandão, pode ser uma oportunidade. É um jogador que está suspenso, não seria para esta temporada. O pensamento é uma situação para frente. E ele pode ser muito útil.


O Botafogo entra em campo no próximo sábado, às 16h30, no Nilton Santos, para enfrentar o Náutico, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Veja alguns trechos da participação de Enderson Moreira no "Bem, Amigos!" nos vídeos acima.



Fonte: GE/Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo gasta pelo menos R$ 350 mil mensais com atletas fora dos planos e estuda rescisões para aliviar folha



Só com Diego Cavalieri, clube economizaria mais de R$ 200 mil. Diretoria calcula custo de rescisões, salários e avalia risco de processos para tomar decisão



No esforço do Botafogo para reduzir despesas, o departamento de futebol entrou na mira como possibilidade para poupar dinheiro em 2021. O clube quer acordos com jogadores fora dos planos ainda nessa reta final de temporada, mas o relógio é adversário.


+ Botafogo negocia contratação de Fernandão



O clube evita confirmar nomes para não expor negativamente os jogadores, mas a reportagem apurou que entre os avaliados estão Guilherme Santos e Felipe Ferreira, como adiantou o "Canal do TF", além de Diego Cavalieri. O clube já tinha interesse em um acordo com o goleiro desde o início da temporada, mas uma lesão grave adiou as conversas.


Juntos, os salários desses atletas custam mais de R$ 350 mil mensais ao Botafogo - o vencimento de Cavalieri é maior do que os do lateral-esquerdo e do meia somados. Um acordo com os três pode gerar economia de cerca de R$ 1 milhão até o fim da temporada.


+ Rafael: "Serei o torcedor dentro de campo"





Diego Cavalieri tem um dos maiores salários do Botafogo e ainda não jogou nesta temporada — Foto: Vitor Silva/Botafogo



A diretoria faz a avaliação interna e aposta no diálogo na tentativa de cortar custos nos últimos meses de 2021. Os dirigentes têm cautela ao tratar o assunto porque não querem causar dívidas futuras na tentativa de poupar dinheiro no presente. Rescindir contratos sem acordos leva ao risco de mais processos trabalhistas, uma das grandes causas do passivo quase bilionário que o clube já acumula.


O Botafogo acelera a tentativa depois da chegada de Rafael, como indicou o CEO Jorge Braga. O clube não fez loucuras para contratar o jogador, mas adicionou um custo que não estava previsto, até porque a negociação aconteceu de supetão. Ainda durante as negociações, o dirigente apontou a necessidade de cortar despesas para não desequilibrar as contas.


- Precisaremos tomar duras medidas internas para garantir a manutenção do compromisso orçamentário. Isso significa liberar e buscar acordos com atletas que estão fora dos planos para a sequência da temporada - declarou via nota oficial.




Reveja participação de Jorge Braga, CEO do Botafogo, no Seleção SporTV (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/jorge-braga-ceo-do-botafogo-participa-do-selecao-9837598.ghtml)


Além de acordos com jogadores que já estão no clube, o Botafogo mudou a política de contratações para evitar problemas futuros, como os que se repetiram nos últimos anos. No caso de Cavalieri, por exemplo, havia uma cláusula de renovação com aumento salarial.



Outro exemplo que está fora dos planos é o atacante Lecaros, que voltou recentemente de empréstimo do Avaí: depois de contratar o peruano, o clube precisou pagar US$ 250 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) ao Cusco devido ao mecanismo de solidariedade da Fifa. No momento da contratação, o Botafogo não se atentou para a cobrança futura.


Mais nomes se juntam aos atletas citados pelo ge no fim da fila por uma vaga no time. O desafio é convencer os jogadores a praticamente adiantarem as férias e ainda abrirem mão de pelo menos parte do que iriam receber até dezembro.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE?Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro