Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

"Sonho de criança": Botafogo anuncia contratação de Rafael, ex-Manchester United


Clube confirma chegada do lateral-direito, que assina por dois anos e meio e vestirá a camisa 7. Acordo foi fechado com ajuda financeira de Felipe Neto e Marcelo Adnet, alvinegros ilustres



É oficial: Rafael é jogador do Botafogo. O clube anunciou nesta quarta-feira, nas redes sociais, a contratação do lateral-direito, que realiza o "sonho de criança" ao defender o time do coração. O contrato entre as partes será até o fim de 2023.


Essa foi a narrativa explorada pela comunicação do clube para anunciar o reforço mais badalado de 2021: a identificação e as juras de amor do atleta, que estava no imaginário da torcida alvinegra há alguns anos.



Botafogo apresenta Rafael como o novo camisa 7 do clube


- Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Quando eu era moleque, lá em Petrópolis, eu nem imaginava onde poderia chegar. E chegaram longe, irmão. Saí muito novo no Brasil e fui titular de um dos maiores clubes do mundo. Joguei em grandes da Europa, entrei em campo com muita gente braba. Realizei o sonho de vestir a amarelinha. Olha aí, mais um sonho. Mas ainda está faltando um, talvez o maior de todos. Agora, chegou a hora de fazer isso junto com vocês - disse o jogador ao canal oficial do clube.



Outro ponto muito valorizado foi o novo programa de sócio-torcedor, o Camisa 7. É de lá que a diretoria espera tirar parte da grana para bancar uma contratação com nível de Série A. Tanto que o clube tratou de badalar o programa antes mesmo do anúncio oficial, com as postagens de Rafael nas redes.


- Quando o clube falou que quem era camisa 7 jogava junto com o time, eles não estavam brincando. Chegou a hora de vestir a mais tradicional e colocar de vez a torcida dentro de campo. Seja você também um camisa 7 e vamos juntos tornar esse sonho realidade - completou Rafael nas primeiras palavras como jogador do Botafogo.





Rafael, novo reforço do Botafogo — Foto: Divulgação


Com a papelada acertada, faltam a chegada ao Brasil e, principalmente, a estreia. Rafael ainda está na Turquia, onde jogou na última temporada europeia, curtiu o fim das férias e manteve a forma por conta própria. Ele é esperado até o fim dessa semana no Rio de Janeiro para fazer exames médicos e começar os trabalhos no novo clube.


A "minissérie" que terminou em final feliz


+ Clique e leia os bastidores da negociação


Na última segunda-feira, dirigentes alvinegros fizeram uma videoconferência com representantes do jogador e deixaram o acerto bem encaminhado. Desde então, as duas partes acertaram detalhes para a assinatura. Para chegar ao valor de luvas pedido pelo atleta sem comprometer o orçamento, a diretoria alvinegra teve ajuda de torcedores ilustres, entre eles Felipe Neto e Marcelo Adnet. A entrada do clube no mercado de tokens também foi decisiva na modelagem financeira da negociação.



Antes mesmo da confirmação, o jogador já fazia festa nas redes. Rafael deu o sinal de que vestirá o número 7 e será o grande ativador do programa de sócio-torcedor alvinegro, batizado justamente de Camisa 7.


- Viu aquela camisa do Botafogo? Não estou achando em lugar nenhum, aquela camisa 7 que eu tinha - postou o lateral (veja no vídeo).





Rafael brinca que está procurando a camisa 7 do Botafogo (https://ge.globo.com/video/lateral-rafael-brinca-que-esta-procurando-a-camisa-7-do-botafogo-programa-socio-torcedor-9839913.ghtml)


A negociação começou na última semana. Na terça-feira, 31 de agosto, o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, recebeu de um influenciador a informação de que Rafael tinha proposta do Fluminense, mas que mantinha o sonho de jogar em General Severiano.


Durcesio, então, acionou o CEO Jorge Braga e o diretor de futebol Eduardo Freeland, além de fazer contato com o agente Matheus Braga, um dos representantes do jogador. As conversas começaram e, já na quarta-feira, Rafael se animou – publicando nas suas redes sociais que "o sonho de criança vai ser realizado".





Rafael marca Hazard. Jogador ficou no Manchester United de 2008 a 2015 — Foto: EFE



O lateral, que também recebeu sondagens de Fortaleza e Internacional, avisou que aceitava receber no Botafogo um salário bem menor do que o oferecido por outros clubes. Ainda assim, as dificuldades existiam. O CEO Jorge Braga, que desde o início do ano promove uma reestruturação profunda no clube, freou a animação inicial de Durcesio.


Argumentando que o clube não poderia repetir erros do passado – e gastar além de sua capacidade – Braga pediu um estudo ao diretor comercial do clube, Lenin Franco, para identificar os recursos que a chegada de Rafael poderia gerar ao programa Camisa 7 de sócio-torcedor e em produtos comerciais.


A primeira conversa informal foi animadora, mas depois começaram os ruídos. O Botafogo prometeu enviar uma proposta até quinta-feira. Na Turquia, onde jogou a última temporada pelo Istambul Basaksehir, Rafael se angustiava e era pressionado pelos clubes concorrentes. Na madrugada de sexta-feira, o Botafogo enviou uma proposta por escrito – que chegava aos salários pedidos pelo lateral, mas não chegava à metade nas luvas.


Rafael baixou novamente sua pedida e deu ao Botafogo prazo até sábado para responder. Na diretoria, houve nova correria para viabilizar a diferença. Jorge Braga repetia que o clube tinha que trabalhar racionalmente, sem gastar além de suas possibilidades. Mas alguns de seus auxiliares trouxeram um argumento: em 2022, caso volte à Série A, o clube provavelmente teria que contratar atletas por valores próximos aos pedidos por Rafael.





Felipe Neto contribuiu para a contratação de Rafael — Foto: Vitor Silva



A dúvida do CEO tinha motivos. A situação financeira do clube segue muito difícil. O clube tem pago salários através de um acordo com o sindicato de atletas no TRT e tem se movimentado para buscar acordos na justiça para tornar a operação cotidiana viável. E, anda assim, falta dinheiro para cumprir todas as obrigações. Em outras palavras, não havia dinheiro pra luvas.


Para viabilizar a contratação, os dirigentes teriam que ser criativos. Durcesio buscou então uma alternativa: dividir o pagamento de luvas entre torcedores ilustres. Enquanto isso, Braga desenhou a modelagem financeira que inclui a utilização dos tokens.


No fim de sábado, o presidente enviou mensagem a Rafael, pedindo prazo até terça-feira. O lateral respondeu que esperaria até domingo. O presidente passou o chapéu. O empresário e youtuber Felipe Neto emprestou R$ 250 mil e se empenhou pessoalmente em arrumar recursos. O humorista Marcelo Adnet também compareceu. Com a colaboração de alguns outros botafoguenses, o clube conseguiu assegurar o montante necessário e Jorge Braga deu sinal verde para a negociação.



No fim, a paixão de Durcesio e a razão de Jorge Braga encontraram um denominador comum: com os recursos viabilizados, prevaleceu a avaliação de que o Botafogo não poderia perder a oportunidade de contar com um atleta de prestígio que cansou de anunciar seu amor pelo clube.





Jorge Braga e Durcesio Mello lideraram as conversas com Rafael — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No domingo, Braga, que estava em São Paulo acompanhando o jogo interrompido da entre Brasil e Argentina em Itaquera, divulgou nota oficial sobre a transação. Clube e jogador tinham acertado a reunião desta segunda-feira. Rafael tuitou “tá acontecendo” – ainda receoso com a proposta.


Mas o jogador e seu representante gostaram bastante da apresentação feita por Lenin Franco e, ao fim da segunda-feira, o clima dos dois lados era de confiança no acerto – que acabou se confirmando. No contrato, há uma cláusula segundo a qual Rafael pode deixar o clube sem custos se o Botafogo não subir para a Série A.


Rafael foi revelado pelo Fluminense ao lado do irmão gêmeo, Fábio, que atua na lateral esquerda. Negociados com o Manchester United quando ainda eram adolescentes, eles se transferiram assim que fizeram 18 anos, em 2008.


Rafael teve vida mais longa que o irmão no United, onde chegou a ser titular e permaneceu até 2015. De lá foi para o Lyon, clube que defendeu por cinco anos. Na última temporada, estava no Istambul Basaksehir, da Turquia. Ele atuou em 28 partidas, sendo 25 como titular e não marcou gols nem deu assistências. A última vez que entrou em campo foi no empate com o Sivasspor em 0 a 0, em 30 de maio.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo acerta a contratação de Rafael, ex-Manchester United



Com ajuda financeira de Felipe Neto e Marcelo Adnet, clube chega a acordo com o lateral, que assina por três anos



Rafael brinca que está procurando a camisa 7 do Botafogo (https://ge.globo.com/video/lateral-rafael-brinca-que-esta-procurando-a-camisa-7-do-botafogo-programa-socio-torcedor-9839913.ghtml)



O Botafogo acertou a contratação do lateral Rafael, ex-Manchester United. Depois de alguns dias de intensa negociação, a diretoria aceitou quase inteiramente a contraproposta feita pelo jogador. O contrato do lateral-direito com seu clube de coração terá duração de três anos, e o anúncio será feito em breve.


Na segunda-feira, dirigentes alvinegros fizeram uma videoconferência com representantes do jogador e deixaram o acerto bem encaminhado. Desde então, as duas partes acertaram detalhes e já não há mais arestas separando Rafael do Botafogo.


Para chegar ao valor de luvas pedido pelo atleta sem comprometer o orçamento, a diretoria alvinegra teve ajuda de torcedores ilustres, entre eles Felipe Neto e Marcelo Adnet. A entrada do clube no mercado de tokens também foi decisiva na modelagem financeira da negociação.





Rafael é o novo reforço do Botafogo para o restante da temporada — Foto: Reprodução Instagram



Em seu Instagram, o jogador deu o sinal de que vestirá o número 7 e será o grande ativador do programa de sócio-torcedor alvinegro, batizado justamente de Camisa 7.


- Viu aquela camisa do Botafogo? Não estou achando em lugar nenhum, aquela camisa 7 que eu tinha - postou o lateral.


+ Veja a tabela da Série B do Brasileirão


A negociação começou na semana passada. Na terça-feira, 31 de agosto, o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, recebeu de um influenciador a informação de que Rafael tinha proposta do Fluminense, mas que mantinha o sonho de jogar em General Severiano.


Durcesio, então, acionou o CEO Jorge Braga e o diretor de futebol Eduardo Freeland, além de fazer contato com o agente Matheus Braga, um dos representantes do jogador. As conversas começaram e, já na quarta-feira, Rafael se animou – publicando nas suas redes sociais que "o sonho de criança vai ser realizado".





Rafael marca Hazard. Jogador ficou no Manchester United de 2008 a 2015 — Foto: EFE


O lateral, que também recebeu sondagens de Fortaleza e Internacional, avisou que aceitava receber no Botafogo um salário bem menor do que o oferecido por outros clubes. Ainda assim, as dificuldades existiam. O CEO Jorge Braga, que desde o início do ano promove uma reestruturação profunda no clube, freou a animação inicial de Durcesio.



Argumentando que o clube não poderia repetir erros do passado – e gastar além de sua capacidade – Braga pediu um estudo ao diretor comercial do clube, Lenin Franco, para identificar os recursos que a chegada de Rafael poderia gerar ao programa Camisa 7 de sócio-torcedor e em produtos comerciais.


A primeira conversa informal foi animadora, mas depois começaram os ruídos. O Botafogo prometeu enviar uma proposta até quinta-feira. Na Turquia, onde jogou a última temporada pelo Istambul Basaksehir, Rafael se angustiava e era pressionado pelos clubes concorrentes. Na madrugada de sexta-feira, o Botafogo enviou uma proposta por escrito – que chegava aos salários pedidos pelo lateral, mas não chegava à metade nas luvas.


Rafael baixou novamente sua pedida e deu ao Botafogo prazo até sábado para responder. Na diretoria, houve nova correria para viabilizar a diferença. Jorge Braga repetia que o clube tinha que trabalhar racionalmente, sem gastar além de suas possibilidades. Mas alguns de seus auxiliares trouxeram um argumento: em 2022, caso volte à Série A, o clube provavelmente teria que contratar atletas por valores próximos aos pedidos por Rafael.





Felipe Neto contribuiu para a contratação de Rafael — Foto: Vitor Silva


A dúvida do CEO tinha motivos. A situação financeira do clube segue muito difícil. O clube tem pago salários através de um acordo com o sindicato de atletas no TRT e tem se movimentado para buscar acordos na justiça para tornar a operação cotidiana viável. E, anda assim, falta dinheiro para cumprir todas as obrigações. Em outras palavras, não havia dinheiro pra luvas. Para viabilizar a contratação, os dirigentes teriam que ser criativos. Durcesio buscou então uma alternativa: dividir o pagamento de luvas entre torcedores ilustres.



No fim de sábado, o presidente enviou mensagem a Rafael, pedindo prazo até terça-feira. O lateral respondeu que esperaria até domingo. O presidente passou o chapéu. O empresário e youtuber Felipe Neto emprestou R$ 250 mil e se empenhou pessoalmente em arrumar recursos. O humorista Marcelo Adnet também compareceu. Com a colaboração de alguns outros botafoguenses, o clube conseguiu assegurar o montante necessário e Jorge Braga deu sinal verde para a negociação.


No fim, a paixão de Durcesio e a razão de Jorge Braga encontraram um denominador comum: com os recursos viabilizados, prevaleceu a avaliação de que o Botafogo não poderia perder a oportunidade de contar com um atleta de prestígio que cansou de anunciar seu amor pelo clube.





Jorge Braga e Durcesio Mello lideraram as conversas com Rafael — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No domingo, Braga, que estava em São Paulo acompanhando o jogo interrompido da entre Brasil e Argentina em Itaquera, divulgou nota oficial sobre a transação. Clube e jogador tinham acertado a reunião desta segunda-feira. Rafael tuitou “tá acontecendo” – ainda algo receoso com a proposta. Mas o jogador e seu representante gostaram bastante da apresentação feita por Lenin Franco e, ao fim da segunda-feira, o clima dos dois lados era de confiança no acerto – que acabou se confirmando.


Rafael foi revelado pelo Fluminense ao lado do irmão gêmeo, Fábio, que atua na lateral esquerda. Negociados com o Manchester United quando ainda eram adolescentes, eles se transferiram assim que fizeram 18 anos, em 2008.



Rafael teve vida mais longa que o irmão no United, onde chegou a ser titular e permaneceu até 2015. De lá foi para o Lyon, clube que defendeu por cinco anos. Na última temporada, estava no Istambul Basaksehir, da Turquia. Ele atuou em 28 partidas, sendo 25 como titular e não marcou gols nem deu assistências. A última vez que entrou em campo foi no empate com o Sivasspor em 0 a 0, em 30 de maio.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Com três vitórias em três jogos, Botafogo é o único 100% no returno da Série B


Partidas vencidas contra Coritiba e Remo fora de casa já equivalem ao dobro do que o time de Enderson Moreira tinha conseguido no primeiro turno como visitante.




Nas três rodadas encerradas até agora pelo returno da Série B, o Botafogo é o único time que venceu todos os jogos que disputou. No primeiro turno, Brusque e Náutico chegaram a três partidas vencidas nos três primeiros jogos e perderam o 100% de aproveitamento na quarta e sexta rodada respectivamente.


A equipe só tem o aproveitamento máximo porque venceu duas partidas fora de casa contra Coritiba e Remo. Dessa forma, os comandados de Enderson Moreira já têm o dobro de vitórias como visitante em relação a todo o primeiro turno, quando venceu apenas o Confiança, na estreia do técnico.


Os triunfos conquistados como visitante e o empate contra o Guarani fizeram o time deixar a posição de quinto pior fora de casa para ser o nono melhor. O Botafogo ainda é o mandante com mais pontos conquistados e ganhou todos os cinco jogos que disputou no Nilton Santos com Enderson Moreira.


>>> CEO fala sobre Botafogo precisar do acesso: "Fundamental, mas não a qualquer preço" <<<





Comemoração do gol de Warley, do Botafogo, contra o Remo — Foto: Fernando Torres / AGIF


>>> Corte de gastos e choque de culturas: como trabalha Jorge Braga no Botafogo <<<


Além de ter a melhor campanha no returno da segunda divisão com nove pontos em nove jogos, o Botafogo também figura na liderança quando o assunto é a classificação nas 10 últimas partidas da Série B. Desde a chegada de Enderson, o Bota conquistou 25 pontos e entrou no G-4. Quando o técnico assumiu, a equipe estava 10 pontos atrás do quarto colocado e dois na frente da zona de rebaixamento.



Outro dado curioso é que se tivesse apenas a pontuação conquistada com o atual treinador, o Botafogo teria mais pontos do que os times no Z-4. Se mantiver o aproveitamento de 83,3% há chance de conquistar o título. Hoje, a diferença é de sete pontos para o Coritiba, mas já foi maior.


>>> Enderson iguala jogos de Chamusca pelo Bota na Série B e números mostram time mais eficiente <<<




Boa fase do Botafogo deixa a pequena Anna Luiza toda orgulhosa (https://ge.globo.com/video/boa-fase-do-botafogo-deixa-a-pequena-anna-luiza-toda-orgulhosa-9836961.ghtml)


>>> Confira a tabela da Série B <<<


Diretoria e matemáticos consideram que o número mágico para confirmar o acesso é de 64 pontos. Portanto, o Bota precisa conquistar ao menos 57,8% dos pontos até o fim do campeonato (aproximadamente vencer três a cada cinco jogos). Segundo o site do Departamento de Matéria da Universidade Federal de Minas Gerais, essa pontuação garante a subida para a primeira divisão em 99,2% dos casos.


O time de Enderson Moreira volta a campo no próximo sábado às 16h30 (de Brasília), quando recebe o Londrina no Nilton Santos, pela 23ª rodada da Série B. Com 38 pontos, o Botafogo ocupa a quarta colocação. A vantagem para o quinto colocado é de um ponto.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro