Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Seis clubes ainda resistem à onda do troca-troca de técnicos na Série A

Com queda de Luxa, já foram 22 mudanças de comando durante competição este ano




Marcelo Oliveira, Oswaldo, Enderson, Cuca, Tite e
Cristóvão são os sobreviventes (Fotos: LANCE!Press)
Com a saída de Vanderlei Luxemburgo, o raio da troca de técnico caiu nas Laranjeiras pela segunda vez neste Brasileirão. A postura do Fluminense de mudar o comando do time é a tendência no futebol nacional. Foram 22 trocas durante o Brasileirão. Mas ainda há seis clubes sobreviventes que ainda não "cortaram a cabeça" dos respectivos treinadores.
Além do quase campeão Cruzeiro, que segue firme e forte com Marcelo Oliveira, Botafogo, Goiás, Atlético-MG, Corinthians e Bahia mantiveram Oswaldo de Oliveira, Enderson Moreira, Cuca, Tite e Cristóvão Borges desde a primeira rodada.
A "maré mansa" que vivem os técnicos de Raposa, Galo e Esmeraldino não é a regra nos outros clubes, onde a falta de pressão não é problema. No Botafogo, mesmo com o time estando no G4, a torcida tem protestado e está insatisfeita com a queda de rendimento. No Corinthians, Tite quase caiu. Foi salvo por um pedido dos jogadores. E o Bahia de Cristóvão está ameaçado pelo rebaixamento.

Como mostra o exemplo de Timão e Bahia, a diferença entre sucesso e fracasso na competição não necessariamente passa pela manutenção de treinador. Atlético-PR e Grêmio - que mudaram o comando nas primeiras rodadas - conseguiram emplacar (especialmente o Furacão) e figuram entre os principais times do campeonato.

'CHICOTADAS PSICOLÓGICAS' DO BRASILEIRO-2013:

SANTOS
Sai Muricy, entra Claudinei (2ª rodada)

NÁUTICO
Sai Silas (3ª rodada), entra Zé Teodoro (6ª rodada)

PONTE PRETA
Sai Guto Ferreira, entra Carpegiani (4ª rodada)

FLAMENGO
Sai Jorginho, entra Mano Menezes (4ª rodada)

GRÊMIO
Sai Vanderlei Luxemburgo, entra Renato Gaúcho (5ª rodada)

SÃO PAULO
Sai Ney Franco (5ª rodada), entra Paulo Autuori (7ª rodada)

ATLÉTICO-PR
Sai Ricardo Drubscky (6ª rodada), entra Vagner Mancini (8ª rodada)

VASCO
Sai Paulo Autuori (6ª rodada), entra Dorival Junior

PORTUGUESA
Sai Edson Pimenta, entra Guto Ferreira (9ª rodada)

FLUMINENSE
Sai Abel Braga, entra Vanderlei Luzemburgo (9ª rodada)

NÁUTICO
Sai Zé Teodoro, entra Jorginho (14ª rodada)

CRICIÚMA
Sai Vadão, entra Silvio Criciúma (15ª rodada)

PONTE PRETA
Sai Carpegiani, entra Jorginho (16ª rodada)

VITÓRIA
Sai Caio Júnior, entra Ney Franco (17 rodada)

NÁUTICO
Sai Jorginho, entra Levi Gomes (18ª rodada)

SÃO PAULO
Sai Paulo Autuori, entra Muricy Ramalho (19 rodada)

FLAMENGO
Sai Mano Menezes, entra Jayme de Almeida (22ª rodada)

NÁUTICO
Sai Levi Gomes, entra Marcelo Martelotte (23ª rodada)

CORITIBA
Sai Marquinhos Santos, entra Péricles Chamusca (23ª rodada)

INTERNACIONAL
Sai Dunga, entra Clemer (25ª rodada)

VASCO
Sai Dorival Júnior, entra Adilson Baptista (31ª rodada)

FLUMINENSE
Sai Vanderlei Luxemburgo, entra ???? (33ª rodada)

LANCEPRESS!

Sem alarmismo: Rafael Marques quer vitória para deixar problemas para trás

 

Atacante diz que time precisa ter convicção no trabalho desenvolvido até aqui: 'Não podemos achar que está tudo errado por causa de duas derrotas'

                                           
 

Rafael Marques treino Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Rafael Marques espera uma vitória sobre a
 Lusa para recolocar o Bota no rumo de uma
 vaga na Libertadores (Foto: Vitor Silva / SS Press)
A derrota por 2 a 1 para o Internacional, domingo, no Sul, não tirou o Botafogo do G-4, mas foi suficiente para aumentar o clima de tensão entre a equipe a torcida. O risco de ficar sem uma das vagas para a Libertadores acirrou os ânimos, mas os jogadores esperam começar a mudar este panorama com uma vitória nesta quarta-feira, quando o Glorioso enfrenta a Portuguesa no Maracanã.

O atacante Rafael Marques acredita que não há motivos para achar que é preciso uma mudança drástica para a equipe voltar a vencer.

- Esperamos a vitória. O que passou, vamos deixar para trás. Jogamos bem, mas em dois lances eles fizeram gols. Não temos que mudar nada, apenas ter mais atenção e fazer o gol quando tivermos as chances. Não podemos achar que está tudo errado por causa de duas derrotas. Mesmo assim estamos no G-4 desde a quinta rodada - afirmou o camisa 20.
Não podemos achar que está tudo errado por causa de duas derrotas. Mesmo assim estamos no G-4 desde a quinta rodada
Rafael Marques
Nesta segunda-feira, o elenco foi recebido com hostilidade no desembarque no Rio de Janeiro, e um grupo de cerca de 20 torcedores invadiu o Engenhão para protestar. Rafael Marques afirmou que o Bota não entrará em campo pressionado contra a Lusa e pediu união nesta reta final.

- Temos jogadores que passaram por coisas piores. Na nossa cabeça, não estamos levando isso como uma pressão. Sabemos da nossa obrigação, dos nossos objetivos. Queremos classificar para a Libertadores. Temos chance, mas precisamos estar juntos. Os torcedores disseram que vão apoiar.

Sobre a queda de rendimento do Botafogo recentemente, Rafael Marques apontou a saída de alguns jogadores, como Fellype Gabriel, Andrezinho e Antônio Carlos, como a provável causa.

- É nítido o que aconteceu, nós perdemos muitos jogadores experientes. Temos garotos com potencial, mas não com a mesma maturidade.

O Botafogo é o quarto colocado do Brasileiro com 53 pontos, a mesma pontuação do Goiás, o quinto, e dois a mais do que o Vitória, o sexto. O Alvinegro, no entanto, está a apenas um do Grêmio, o terceiro colocado.

Por Rio de Janeiro

VÍDEO Revoltada, torcida do Botafogo protesta e joga ovos


Revoltada, torcida do Botafogo protesta e joga ovos


Lancenet

Torcedores do Botafogo invadem Engenhão e têm reunião com Seedorf


Seguranças do Botafogo e Policiais cercam o ônibos do clube durante protesto em Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Rodrigo Paradella/UOL

O dia foi de protestos no Botafogo. Após cobrarem os atletas no aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, integrantes de uma torcida organizada do clube se deslocaram para o Engenhão. No local, cerca de 20 torcedores invadiram o estádio pelo portão, aberto para a entrada de um caminhão de obra. Eles chegaram ao corredor, conversaram com membros da comissão técnica e exigiram uma reunião com os atletas.

Segundo a torcida Loucos Pelo Botafogo, a reunião com os atletas ocorreu logo em seguida. Seedorf exerceu papel de liderança e comandou a conversa. Os torcedores pediram mais entrega em campo e exigiram a vaga na Libertadores. Em resposta, o holandês garantiu que não há corpo mole e que o Alvinegro jogará a Libertadores em 2014.

De acordo com a torcida, Seedorf pediu uma trégua até o próximo jogo e disse que todos no Botafogo estão com muita vontade de conseguir a vaga na Libertadores. O camisa 10, no entanto, teve que escutar reclamações sobre a critica feita por ele à baixa presença de torcedores no Maracanã.

Por fim, os torcedores pediram para o gerente executivo Aníbal Rouxinol que esteve presenta na reunião, para que realizasse uma promoção no preço do ingresso. O dirigente disse que não havia mais tempo para a partida contra a Portuguesa, mas que faria um pedido formal ao presidente para o duelo com o Atlético-PR, no sábado.

A ira dos torcedores se explica. O Botafogo foi derrotado pelo Internacional e se manteve com 53 pontos, na quarta colocação. Porém, viu o Goiás empatar em número de pontos após empatar com o Flamengo, no último sábado, no Maracanã.

Na próxima rodada, o Alvinegro recebe a Portuguesa nesta quarta-feira, às 21h, no Maracanã. A partida ganhou contornos decisivos para o Botafogo que pode deixar a zona de classificação para a Libertadores após cinco meses – 29 rodadas.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Exaltados, torcedores do Botafogo pulam muro e invadem o Engenhão


Cerca de 20 membros de organizadas foram contidos pela segurança do clube e pela comissão técnica que preferiu não entrar em polêmica



Como forma de protesto ao mau momento do time no Brasileirão (duas derrotas seguidas), cerca de 20 torcedores do Botafogo, pularam o potão do Setor Sul do Engenhão, e seguiram para o Setor Norte, mas tiveram o acesso impedido pelos seguranças do clube. Alguns membros da comissão técnica foram conversar com os torcedores para tentar acalmá-los.

- Acabou o amor. Até o fim vai ser assim agora - gritou um dos torcedores mais exaltados e indignados com a fase.

Duas viaturas da Polícia Militar estão no local para garantirem a segurança. Na chegada de Porto Alegre, onde no domingo o time foi derrotado pelo Internacional, por 2 a 1, na manhã desta segunda-feira, os jogadores foram hostilizados e foram alvo de ovadas.

Alexandre Braz - Lancenet

Ovada e xingamento: jogadores do Bota são hostilizados na volta ao Rio


Cerca de 30 pessoas protestaram no Aeroporto Internacional contra o momento do time após a derrota por 2 a 1 para o Internacional, domingo, em Caxias do Sul



Os jogadores do Botafogo sofreram na pele a revolta dos torcedores com o atual momento do time. Com ovos e uma invasão ao local reservado para a delegação ir em direção ao ônibus, eles xingaram os jogadores, apoiaram apenas o goleiro Jefferson e, por pouco, não partiram para a agressão. Nem Seedorf escapou.

Cerca de 30 torcedores foram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim após a derrota por 2 a 1 para o Internacional. Membros da comissão técnica foram os primeiros a passar pelo local e também ouviram xingamentos. Marcelo Mattos liderou o desembarque e foi o primeiro alvo dos protestos. Na sequência, os torcedores foram para cima e aumentaram a pressão sobre o grupo na saída do local.

Jogadores do Botafogo são alvos de protesto de torcedores no desembarque (Foto: Thales Soares)
Depois, deixaram o saguão e foram em direção ao ônibus. Lá, arremessaram ovos e continuaram xingando. Eles questionaram Seedorf diretamente. Um dos seguranças tentou tranquilizar os torcedores antes do desembarque, mas não teve sucesso.

No fim, alguns alvinegros conseguiram encontrar pedras para arremessar, mas o ônibus já havia deixado o local. Seguranças do Fluminense, que desembarcaria poucos minutos depois, ajudaram na saída dos jogadores do Botafogo.

O revés no Sul foi o segundo seguido da equipe carioca, que só venceu um de seus últimos cinco jogos no Brasileirão. O Botafogo segue em quarto, mas agora com os mesmos 53 pontos do Goiás, o quinto, e perseguido de perto pelo Vitória, que foi a 51. Se um clube brasileiro ganhar a Sul-Americana (São Paulo e Ponte Preta fazem uma das semifinais), apenas os três primeiros do Brasileirão terão vaga assegurada na Libertadores.

Na quarta-feira, o time enfrenta a Portuguesa no Maracanã.

Nem Seedorf escapou da ira dos alvinegros (Foto: Thales Soares)


Por Thales Soares Rio de Janeiro