Páginas

sábado, 23 de setembro de 2023

Análise: expulsão condiciona derrota, mas sinal de alerta precisa estar cada vez mais ligado no Botafogo



Cartão vermelho de Marçal aos 23 minutos do primeiro tempo dá tônica para atuação ruim contra o Corinthians, mas sequência ruim preocupa



É impossível não citar a expulsão de Fernando Marçal para analisar a derrota do Botafogo sobre o Corinthians, nesta sexta-feira, na Neo Química Arena, pela 24ª rodada do Brasileirão. Ao mesmo tempo, também é preciso dizer: o time passa pela pior fase na competição. O "sinal de alerta" precisa estar ligado mais do que nunca.






Corinthians 1 x 0 Botafogo | Melhores momentos | 24ª rodada do Brasileirão 2023


+ Após derrota do Botafogo, Bruno Lage bate na mesa, diz palavrão e pede: "Acreditem como nós"


Não pela ameaça do vice-líder Palmeiras - que, dos males o menor para o Alvinegro, também foi superado na rodada e, assim, a diferença na ponta segue em sete pontos -, mas na questão do desempenho. A equipe comandada por Bruno Lage passa longe de apresentar o futebol do primeiro turno e os resultados provam.



De novo, o jogo na Neo Química Arena foi condicionado pelo fato de o Botafogo ter jogado com um jogador a menos por mais de 70 minutos. Marçal, em lance completamente evitável, foi expulso de forma direta após falta em Pedro.


A partir disso, o Botafogo, que controlou e foi o melhor time nos 20 minutos de jogo com as duas equipes completas, viu o Corinthians naturalmente se colocar mais ao ataque. Com um homem a menos, Lage resolveu não mudar ninguém: Tchê Tchê saiu do meio e foi fazer a lateral-esquerda, com Eduardo recompondo como um segundo volante.


O Botafogo era o melhor time e mostrava jogadas promissoras no primeiro instante da partida. O time trocava passes com facilidade para entrar na defesa do Corinthians e havia finalizado quatro vezes em 20 minutos.


- Para tentar apanhar um jogador rápido que pudesse fazer aquela posição. Tchê Tchê é o jogador mais rápido do meio-campo e fazer aquela posição e podíamos sair para atacar. Os jogadores praticamente se organizaram assim. O Tchê Tchê assumiu aquela posição momentaneamente. Esperamos para saber se ele conseguiria aguentar até o intervalo para falarmos com os jogadores sobre isso, porque sentimos que a velocidade do Luis (Henrique) e do Victor (Sá) importantes, com os médios a segurar. Nós trocamos, a equipe esteve estável. A importância do Tchê Tchê é imensa. É o melhor jogador que sabe jogar entre linhas, para além do Eduardo, é um dos melhores. Está nos três melhores que sabe jogar entrelinhas. É um jogador muito importante. Já jogou com outros treinadores como lateral-direita, ala direita ou ponta direita. Hoje acabou por jogar como lateral-esquerdo. Joga bem em todo lado. De trás para frente, posicionado, a maneira como ele dribla, como faz as combinações de dois um, a maneira como chega nas zonas da área é um jogador muito interessante - explicou Lage sobre a mudança.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Expulso em Corinthians x Botafogo, Marçal diz: "Isso aqui é roubo, Abel"


Os mandantes tinham a bola, mas pouco criavam de forma efetiva. Mesmo com um a mais, Perri pouco trabalhou. A intenção dos cariocas era encontrar um contra-ataque. As oportunidades até apareceram, mas não foram aproveitadas: Tiquinho levou a melhor no duelo físico com Gil em algumas oportunidades, mas demorava a lançar os pontas Luís Henrique ou Victor Sá em profundidade.




Expulsão de Marçal em Corinthians x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli/ge


Mudanças foram acontecendo. Tchê Tchê, de lateral-esquerdo, virou meia pela direita com a entrada de Hugo no começo do segundo tempo. Gabriel Pires foi para o lugar de Marlon Freitas na intenção de qualificar o passe no meio-campo. Mais uma vez, a sonhada válvula de escape não apareceu. Era um Corinthians que tinha a bola e não a aproveitava e um Botafogo que acelerava muito quando tinha a posse.



O Corinthians, de tanto insistir, abriu o placar, em jogada marcada por mole de Di Plácido e Cuesta em diferentes escalas. Mais na imposição do que na técnica, o Botafogo ainda teve chance de empatar no fim do jogo, mas parou em Cássio.


O que fica do jogo são questionamentos. Aqueles que jamais serão respondidos mas não sairão da cabeça do torcedor por um bom tempo: "E se o Marçal não é expulso contra o Corinthians?". E os que serão respondidos em breve, nos próximos jogos: "O que Bruno Lage fará para tirar o Botafogo de uma sequência de quatro derrotas seguidas?". O tempo dirá.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro