Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Do custo zero ao alto nível: como Adryelson se consolidou no Botafogo e chegou à Seleção



Destaque no Brasileirão, camisa 34 foi convocado pela primeira vez




Quinze meses separaram Adryelson do anúncio como jogador do Botafogo à primeira convocação para a Seleção. O zagueiro, um dos destaques do Campeonato Brasileiro na temporada, foi chamado por Fernando Diniz para o lugar de Nino, machucado.








Adryelson se apresenta à seleção brasileira: "Momento incrível" (https://ge.globo.com/video/adryelson-se-apresenta-a-selecao-brasileira-momento-incrivel-12030959.ghtml)


+ Botafogo gastou pouco mais de R$ 1 milhão para ter Lucas Perri e Adryelson, hoje na Seleção


O camisa 34 chegou ao Alvinegro na janela do meio do ano passado. Mesmo sem muito alarde, ganhou espaço de forma natural e não saiu da equipe após ter a primeira oportunidade como titular.


O ge mostra a cronologia de Adryelson do Botafogo até a Seleção.


Oportunidade de mercado

Adryelson foi um dos 10 jogadores contratados pelo Botafogo na janela do meio do ano de 2022, considerada internamente como a "virada de chave" para a equipe deslanchar - além dele, Tiquinho, Eduardo e Marçal também chegaram ao clube neste período.


O zagueiro foi mais um dos achados do departamento de observação e scout do Alvinegro. Revelado pelo Sport, Adryelson estava, até então, emprestado ao Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. O contrato com a equipe asiática acabou em junho, mas ele não retornaria ao Leão da Ilha por problemas contratuais porque tem salários a receber. Assim, conseguiu uma rescisão com a equipe pernambucana na Justiça.


Aí surgiu o Botafogo, que rapidamente fez uma proposta para fechar com o atleta. O projeto o convenceu, e a contratação foi anunciada em 22 de julho, dias depois dele conseguir a rescisão com o Sport. Como estava livre no mercado, a negociação não teve custos de transferência.


Chegou e não saiu mais

O camisa 34 ficou no banco nas primeiras duas partidas em que foi relacionado. A estreia foi em 13 de agosto, contra o Atlético-GO, quando Philipe Sampaio foi expulso no começo do segundo tempo e Luís Castro precisou reforçar a linha defensiva.




Adryelson em Botafogo x Atlético-GO — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O zagueiro, uma das contratações de "menos alarde" da janela, logo começou a mostrar as credenciais. Depois que entrou, não saiu mais: o camisa 34 foi titular nos outros 16 jogos do Campeonato Brasileiro até o fim da campanha.


Em campo, o defensor ficou marcado pela característica de não fazer faltas. Adryelson engatou uma sequência de sete jogos seguidos sem cometer uma infração no ano passado. Era um sinal do que estava por vir.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Bastidores: como Adryelson, do Botafogo, ficou sabendo da convocação para a Seleção

+ Veja do que o Botafogo precisa para alcançar "pontuação mágica" do título; compare concorrentes


2023 e destaque nacional

A temporada 2023 não começou positiva para o Botafogo, eliminado de forma precoce no Campeonato Carioca. Mesmo neste contexto, Adryelson foi um dos poucos que conseguiu "se salvar" com atuações regulares - da cabeça do camisa 34, por exemplo, sai o gol da dramática classificação contra o Sergipe na primeira fase da Copa do Brasil.


Com o Brasileirão e a considerável melhora do Botafogo na temporada, Adryelson cresceu ainda mais de produção. O bom sistema defensivo construído por Luís Castro no começo do Brasileirão passa, pelas atuações do camisa 34.


Não à toa, Adryelson é o zagueiro com mais cortes e interceptações do Campeonato Brasileiro.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Interesse do Lyon

As boas atuações abrem o olho do mercado europeu. O Botafogo tem conversas em andamento para a negociação de Adryelson com o Lyon, um dos clubes de John Textor, que é proprietário da SAF Alvinegra.


Ainda não há nada assinado, mas o clube francês desponta como um dos principais interessados. Textor quer manter Adryelson - e Lucas Perri, outro jogador que passa por situação semelhante - dentro da Eagle Holding, sua rede multiclubes, e prometeu cobrir todas as ofertas que o Botafogo receberá por outras equipes pela dupla.


Internamente, o Alvinegro sabe que será praticamente impossível manter o camisa 34 para o ano que vem. A diretoria, porém, valoriza os esforços que foram feitos para afastar o interesse externo em cima do zagueiro na última janela, fazendo com que ele termine a temporada no clube.





Adryelson em treino da Seleção — Foto: Vítor Silva/CBF



Elogios de Fernando Diniz

Antes de ser convocado, Adryelson foi elogiado por Fernando Diniz, técnico da Seleção, em uma entrevista coletiva.


– O elenco do Botafogo é muito bom. Além do Perri e do Adryelson, outros jogadores estão sendo monitorados. Nesse momento, o Adryelson não foi convocado, mas é um jogador que está sendo monitorado. Está fazendo um grande campeonato, está na nossa lista larga, como outros jogadores - afirmou.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro