Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Ramón Díaz passará por cirurgia e fica afastado do Botafogo por pelo menos dez dias



Técnico de 61 anos será apresentado nesta terça-feira antes de deixar o Brasil para ser submetido ao procedimento; comissão técnica vai comandar a equipe no período


Contratado pelo Botafogo na última semana, o técnico Ramón Díaz precisará se ausentar antes de iniciar o trabalho no clube. O argentino será apresentado nesta terça-feira e, em seguida, deixará o Brasil para passar por um procedimento cirúrgico. O clube foi informado nesta segunda, e ele deverá ficar afastado por pelo menos dez dias.


Ramón Díaz recebeu a notícia no início desta semana, e a indicação foi de que precisava realizar a cirurgia o mais rápido possível. O procedimento é considerado simples e será feito fora do Brasil por um médico de confiança do técnico.


O comandante colocou nas mãos do Botafogo a decisão de mantê-lo ou não no cargo. Com apartamento já alugado no Rio de Janeiro, Díaz reforçou o desejo de firmar o contrato. No período em que estiver fora, o time será assumido por sua comissão técnica, encabeçada por seu filho e auxiliar Emiliano Díaz.


O treinador só deverá estrear à beira do campo diante do Fortaleza, no dia 22 de novembro, pela 22ª rodada do Brasileirão. O jogo será às 18h15 no Nilton Santos.



Ramón Diaz passará por um procedimento cirúrgico antes de assumir o Botafogo — Foto: AP



Ramón Díaz chegou ao Rio de Janeiro no último domingo e se apresenta ao Botafogo com cinco profissionais: os auxiliares Emiliano Díaz e Osmar Ferreyra, os analistas Damian Paz e Juan Romanazzi e o preparador físico Jorge Pidal.


A negociação com Díaz não foi demorada. O argentino virou a bola da vez depois das tratativas frustradas com o venezuelano César Farías, que não foi liberado pela seleção boliviana. Díaz, por outro lado, estava sem clube desde que deixou o Libertad, do Paraguai, em setembro. Ele será o quarto técnico do Botafogo nesta temporada.


Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Análise: Tenius passa o bastão com mais tempo para Ramón Díaz fazer mudanças no Botafogo


Interino nas últimas três partidas, preparador de goleiros voltará ao cargo com a chegada de argentino e tem notícias boas e ruins para o futuro comandante




Melhores momentos: Bahia 1 x 0 Botafogo pela 20ª rodada do Brasileirão 2020



Nove de novembro de 2020 pode ser considerado o dia mais esperançoso para a torcida do Botafogo desde a chegada de Keisuke Honda. Esta segunda-feira marca o início do trabalho de Ramón Díaz à frente do Botafogo. O argentino terá pela frente um trabalho árduo que gerou a troca de três técnicos apenas em 2020. Mas você deve estar se perguntando "o que a análise tem a ver com isso?" Vamos lá.


O Botafogo da derrota para o Bahia por 1 a 0 mostrou os mesmos problemas que acometem o clube desde o início da temporada: falta de objetividade e dificuldade na criação. No domingo, o jogo morno e sonolento terminou com um resultado injusto por causa do pênalti mal marcado. Mas, ao mesmo tempo, o Bota não fez por onde para sair com a vitória.


>>> Flavio Tenius critica arbitragem em derrota do Botafogo e questiona VAR: "É difícil de entender" <<<


A chance mais perigosa que teve foi num chute de Bruno Nazário no primeiro tempo que passou perto do gol de Douglas Friedrich. Mas a partida, em si, é difícil de se analisar porque o Botafogo teve oito desfalques e chegou desmontado para enfrentar os baianos. Assim, os problemas recorrentes se acentuaram e o torcedor não pôde ver chances que enchessem os olhos.



Bruno Nazário teve a melhor chance do Botafogo no primeiro tempo com um chute para fora — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O curto elenco é uma dessas dificuldades e vai ser algo que Ramón Díaz vai ter que se acostumar. Com a janela internacional se fechando nesta segunda e o Botafogo tendo apenas mais uma troca de atletas disponível para o Campeonato Brasileiro, o clube só terá mais um reforço para a competição. Na primeira rodada do returno, Flavio Tenius lançou mão do mesmo recurso que Paulo Autuori havia tentado na estreia do Brasileirão, mas sem sucesso dessa vez: a improvisação de Guilherme Santos como ponta esquerda.


>>> Sandro Meira Ricci diz que juiz errou ao dar pênalti para o Bahia contra o Botafogo: "Discordo da marcação" <<<


A lesão na coxa esquerda com menos de 15 minutos de partida impossibilitou qualquer possibilidade de sucesso na tática. Porém, colocar o lateral-esquerdo de origem na função mostra uma carência que o Botafogo vai levar consigo por mais 19 jogos até o fim da temporada: a carência de jogadores de qualidade pelo lado.



Guilherme Santos ficou pouco tempo em campo e saiu chorando com dores na perna esquerda — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Apesar da dificuldade na criação e, principalmente, em furar a defesa adversária, o Botafogo que se apresenta a Ramón Díaz com o quinto pior ataque da competição tem pontos positivos. Por mais que tenha entrado na zona de rebaixamento no último domingo, a zaga passa confiança. A oitava melhor defesa ficou mais segura desde o fim do esquema de três zagueiros e a partir do momento que Marcelo Benevenuto e Kanu se consolidaram como dupla.


>>> Atuações do Botafogo: Kelvin leva pior nota em derrota para o Bahia <<<


Este último, aliás, é o único jogador do Botafogo a atuar em todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Com atuações consistentes, Kanu foi o melhor jogador em campo do time de Flavio Tenius e tem feito uma competição de mais destaque do que o companheiro de zaga.



Kanu foi o melhor jogador do Botafogo diante do Bahia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


É incerto dizer quanto tempo vai demorar para que Ramón Díaz consiga deixar o Botafogo com a cara que deseja. Mas a chegada do argentino foi no momento em que ele mais terá tempo para treinar a equipe desde a retomada do futebol por causa da pandemia. Com a missão de deixar a zona de rebaixamento o mais cedo possível, o Botafogo concentrará todos os esforços no Campeonato Brasileiro e a chance de ver os resultados em campo o quanto antes é maior do que se tivesse que dividir as atenções com a Copa do Brasil.


Um exemplo disso é quando o Botafogo volta a campo. Por causa das eleições municipais no domingo, o clube recebe o Red Bull Bragantino só na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro passo da nova caminhada alvinegra começa nesta segunda. A conferir como correrá a história de "Don" Ramón.



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro