Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Com dois a menos, Bota sofre gol nos acréscimos e perde no Equador



Resultado ao menos mantém o Alvinegro na liderança do Grupo 2 da Taça Libertadores. Bolivar e Edilson foram expulsos no segundo tempo





Um castigo aos 46 minutos do segundo tempo impediu um ponto heroico do Botafogo na noite desta quarta-feira, no Equador. Na altitude de Sangolquí, a equipe alvinegra, com dois jogadores a menos, perdeu por 2 a 1 para o Independiente del Valle, que chegou ao triunfo em lindo chute de Sornoza nos acréscimos. O Alvinegro teve Bolivar e Edilson expulsos aos 29 minutos do segundo tempo, quando o duelo estava empatado.

- É complicado. Claro que não fizemos uma boa partida, mas pegando um árbitro destes e um campo horroso, fica difícil. O juiz estava perdido na partida. Agora, é pensar no jogo de casa - desabafou ainda no gramado o lateral-esquerdo Julio Cesar.

Ao menos o revés não tira a equipe carioca da liderança do Grupo 2. Beneficiado pela igualdade entre San Lorenzo e Unión Española, o Botafogo, com quatro pontos, manteve a ponta, mas agora com a mesma pontuação dos times equatoriano e argentino.

O primeiro tempo do Alvinegro foi para ser esquecido, sendo completamente envolvido e indo para o intervalo em desvantagem, gol de Núñez. Empatou no segundo tempo, com Bolivar, e passou a controlar o jogo, apesar do péssimo e enlameado gramado. Porém, as duas expulsões, ocorridas aos 29 minutos, minaram qualquer chance de reação. O chutaço de Sonorza nos acréscimos foi um duro castigo.

O Alvinegro tem a seu favor o fato de jogar as duas próximas partidas no Maracanã. Na terça-feira, pegará novamente o Independiente del Valle, às 22h. Depois, no dia 2 de abril, recebe a Unión Española, encerrando sua participação diante do San Lorenzo, na Argentina, no dia 9 de abril. Os dois primeiros avançam para as oitavas de final.

Jefferson brilha no primeiro tempo

Logo aos 5 minutos de jogo, o Independiente del Valle deu a senha de como seria a primeira etapa: muita bola alta na área do Botafogo. Foi assim que Lamas subiu livre e obrigou Jefferson a realizar a primeira grande defesa da noite. O chute perigoso de Jorge Wagner no minuto seguinte deu a falsa impressão de que o Alvinegro equilibraria o confronto. O time carioca falhou tanto na marcação, sendo envolvido pelo toque de bola equatoriano, quanto na frente, quando errou passes demais.

Um desses erros proporcionou contra-ataque aos 15, que terminou com impedimento mal marcado de Guerrero. No entanto, aos 26, Núñez recebeu passe perfeito de Sornoza nas costas de Julio Cesar e bateu cruzado para abrir o marcador. Logo em seguida, a chuva forte piorou ainda mais o péssimo gramado, que ficou escorregadio e com muitas poças. O Botafogo não conseguiu se encontrar e viu Jefferson salvar aos 33 em cabeçada forte de Angulo.

Confusão na segunda etapa

Quando a segunda etapa começou, o panorama deu a impressão de que não seria alterada. Em dez minutos, Angulo perdeu dois gols feitos, mandando para fora ambas as conclusões. O castigo veio aos 14, em lindo peixinho de Bolivar empatando após centro de Jorge Wagner e desvio de Dória na primeira trave. O gol fez o Botafogo crescer, se impor e passar a atuar em seu campo de ataque, acuando os donos da casa.

No entanto, qualquer tática foi para o espaço aos 30, quando Bolivar recebeu o cartão vermelho por falta em Angulo. Os jogadores cercaram o árbitro Manuel Garay e Edilson também foi expulso. Houve muita reclamação. Dória apareceu com a boca sangrando e teve de sair para ser atendido fora de campo. Somente após seis minutos de paralisação, a partida reiniciou, com André Bahia e Lucas nas vagas de Wallyson e Ferreyra. O Botafogo se fechou todo e resistiu bravamente até aos 46 minutos, quando Sornoza, de longe, acertou um lindo chute, indefensável para Jefferson.

Por GloboEsporte.com Sangolquí, Equador

VÍDEO Espírito de luta! Estilo de Edilson combina com a Libertadores



Lateral-direito afirmou que foi necessário pegar essa responsabilidade após Seedorf e Rafael Marques deixarem o Botafogo e revelou que aprende muito com o zagueiro Bolívar




Botafogo x Bahia - Edilson (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Edilson é um dos mais vibrantes do elenco
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Edilson, aos 27 anos, está longe de ser um dos jogadores mais experientes do elenco alvinegro. No entanto, o lateral-direito afirmou que após a saída de atletas mais rodados, como Seedorf e Rafael Marques, ele assumiu o posto de liderança no grupo.

– Com a saída do Seedorf e do Rafa, o grupo precisava de pessoas como eu, Julio Cesar e Bolívar, que já é um líder nato. Tenho aprendido muito com ele, me ensina muito. Foi necessário assumir esta responsabilidade. Espero passar coisas positivas para os jovens que vêm começando – disse o camisa 3, que relembra o dia a dia com o craque holandês:

– Estar com um jogador como o Clarence foi de suma importância. Tentei tirar o máximo, aprender pouco a pouco. Nas mínimas coisas, tentava aprender com ele.


Espírito de luta! Estilo de Edilson combina com a Libertadores






Alexandre Braz - Leia mais no LANCENET!