Páginas

sábado, 30 de julho de 2022

Luís Castro cita excesso de adversidades, mas elogia o Botafogo: "Jogo aceitável e positivo"



Time carioca foi derrotado por 1 a 0 pelo Corinthians




O Botafogo foi derrotado pelo Corinthians, na Neo Química Arena, neste sábado. O resultado fez o Alvinegro carioca perder uma posição - agora ocupa o 12º lugar na tabela. Após a partida, técnico Luís Castro disse entender que a atuação de seu time foi positiva, apesar do resultado, e lamentou os muitos desfalques.


- Acho que fizemos um jogo aceitável e positivo. Não tenho dúvidas. Saio com a sensação de que foi um bom jogo, muito disputado, competitivo, com as duas equipes buscando o gol. Queríamos muito ganhar o jogo. Mas nós não temos tido estabilidade ao longo do campeonato. É sempre um entra e sai de jogadores. Vamos esperar que o segundo turno nos dê mais paz. Não é por acaso que as equipes têm elencos com quase 30 jogadores do mesmo nível. E e isso que queremos fazer no Botafogo - disse Castro.








Melhores momentos: Corinthians 1 x 0 Botafogo, pela 20ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/U7RmcgkBxAM?start=4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



Minutos antes de a bola rolar, Castro perdeu Eduardo, que teve um mal-estar. Com 12 minutos de jogo Marçal sentiu a coxa e pediu para sair. Castro falou sobre os muitos desfalques que o Botafogo vem tendo ao longo do Brasileirão e a dificuldade de repetir a escalação.


- O futebol está cheio de problemas diários em relação à saúde dos jogadores. Cada vez o jogo mais agressivo, feito de duelos, cada vez os treinos são mais intensos. É um risco. Mas por outro lado se não trabalharmos o que devemos trabalhar com medo de que as coisas aconteçam... Temos que achar um equilíbrio. E o caso do Eduardo não foi um problema muscular. Ele já estava escalado, e ia repetir a equipe pela primeira vez, mas ele teve uma febre muita alta um pouco antes do jogo. Precisamos de mais estabilidade.A linha defensiva tem tido muitos problemas. Agora tivemos o Marçal. Teve o Carli, o Cuesta, o Saraiva... nunca fomos uma linha estável ao longo do campeonato - lamentou.





Luís Castro Botafogo — Foto: Marcos Ríboli



+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 16h30, contra o Ceará, no Nilton Santos.



Outros trechos

Leitura do jogo

Devíamos ter perfurado mais. Deveríamos ter levado a linha de defesa deles mais para trás. Mais na profundidade e menos na aproximação. Se não houver esses movimentos de profundidade, não adianta. Não iremos furar a linha deles. Não conseguimos fazer isso. Foi o que pedi ao Matheus quando ele entrou. Quando jogamos com quatro na frente, sabia que daríamos espaços ao Corinthians. Ainda mais que o Victor Pereira tinha colocado jogadores descansados. Mas tínhamos que arriscar tudo contra uma equipe de muita qualidade. O Corinthians também nos criou muitas dificuldades. Sabíamos que eles fariam uma pressão forte no início do jogo. Abrimos o jogo com uma oportunidade com o Piazon. Criamos dificuldades ao Corinthians. Depois eles equilibraram o jogo e ficaram por cima. Depois nós ficamos por cima. Foram três chutes no gol para cada um.




Veja a coletiva de Luís Castro após a derrota do Botafogo para o Corinthians (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-a-coletiva-de-luis-castro-apos-a-derrota-do-botafogo-para-o-corinthians-10807342.ghtml)



Perdas importantes

Perdemos dois jogadores muito importantes com 15 minutos de jogo, como já havíamos perdido o Carlos Eduardo (antes do jogo) e depois perdemos o Marçal nos minutos iniciais. Sabemos que o Marçal é fundamental pela forma como comunica com Jeffinho e com Mezenga, que são dois meninos. Ele tem essa capacidade de orientar. É natural que com a saída do Marçal tenha nos deixado com uma maior fragilidade.


Muitas adversidades

Sempre falo o que meu coração diz. Sou um treinador muito positivo. Sempre penso que vamos conseguir os objetivos e superar as adversidades. Mas confesso que tem sido demasiado. Ao longo da minha carreira nunca tive tantas adversidades como venho tendo no Botafogo. Continuo positivo e a acreditar, mas a dimensão psicológica não existe somente para os jogadores. Existe também para o treinador e para todos. Há momentos que tenho que lutar. Perdemos o Eduardo a poucos minutos do jogo. Para uma equipe que está em construção, é extremamente difícil. Não é uma missão impossível, mas é uma missão de muita dificuldade.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Atuações do Botafogo: garotos falham em derrota, e ataque não aparece


Mezenga e Hugo levam as piores notas após o 1 a 0 para o Corinthians




Gatito Fernández: Fez defesas importantes e teve boa atuação, apesar do gol do Corinthians. Nota: 6,5.


Daniel Borges: foi pouco exigido porque o Corinthians concentrou esforços no outro lado do campo. Nota: 5,0.


Philipe Sampaio: Foi o mais regular da defesa, mas também falhou na jogada do gol. Nota: 5,0.


Lucas Mezenga: falhou na jogada que abriu o placar para o Corinthians. Pareceu perdido quando precisou fazer parceria com outro jovem pela esquerda de defesa. Foi mais estável no segundo tempo, mas o erro foi decisivo. Nota: 4,0.







Melhores momentos: Corinthians 1 x 0 Botafogo, pela 20ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/U7RmcgkBxAM?start=4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Marçal: saiu lesionado antes dos 15 minutos de jogo. Sem nota.


Tchê Tchê: Correu bastante, principalmente quando ficou como praticamente o único homem de marcação no meio. Mostrou mais serviço sem a bola do que com ela. Nota: 5,0.




Róger Guedes disputa a bola com Mezenga e Hugo — Foto: Marcos Ribolli


Patrick: Não fez bom jogo. Até tentou algumas finalizações, mas sem sucesso. Foi sacado no início do segundo tempo Nota: 4,5.


Lucas Fernandes: buscou bastante o jogo, apesar de não ter conseguido criar tanto. Jogou o segundo tempo sobrecarregado quando Luís Castro deixou só dois jogadores no meio. Nota: 5,5.



Tchê Tchê analisa atuação do Botafogo em derrota pro Corinthians: "Fizemos um jogo muito equilibrado" (https://ge.globo.com/futebol/video/tche-tche-analisa-atuacao-do-botafogo-em-derrota-pro-corinthians-fizemos-um-jogo-muito-equilibrado-10807219.ghtml)



Lucas Piazon: Jogou como ponta e como meia e teve atuação apagada. Nota: 5,0.


Jeffinho: Conseguiu fazer algumas jogadas de efeito, principalmente no segundo tempo. Não teve o mesmo brilho da rodada passada. Nota: 6,0.


Erison: Quase nenhum destaque, mas não foi por falta de esforço. Levou perigo em pouquíssimas jogadas Nota: 4,5.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!




Entraram


Hugo: Precisou substituir um dos jogadores mais experientes do time e não foi bem. Foi muito atacado pelo Corinthians e cometeu erros. Para piorar, sentiu indisposição que prejudicou ainda mais a atuação. Nota: 4,0.



Luis Henrique: Tentou pela direita e pela esquerda, mas não conseguiu furar a defesa do Corinthians. Nota 5,0.


Matheus Nascimento: entrou nos minutos finais. Sem nota.


Vinícius Lopes: entrou nos minutos finais. Sem nota.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — São Paulo

Após disputas e chapéus, Corinthians e Botafogo se enfrentam com portugueses desenvolvendo trabalhos



Timão e Glorioso disputaram Luís Castro, que foi para o clube carioca. Mas é Vítor Pereira, no time paulista, que vive melhor momento





Luís Castro e VP possuem trabalhos consolidados em Portugual (Foto: MONTAGEM LANCE! / COM FOTOS DA AFP)



Corinthians e Botafogo se enfrentam pela segunda vez na temporada neste sábado (30). No entanto, podemos até dizer que o duelo deste fim de semana é o terceiro entre os clubes neste ano.


+ Quem joga no futebol brasileiro e vai à Copa? Veja nomes bem cotados e quem ainda sonha


Isso porque antes mesmo do Brasileirão começar, Timão e Glorioso chegaram a disputar a contratação do técnico português Luis Castro, hoje no time carioca.

Corintianos e botafoguenses demitiram os seus técnicos anteriores logo nos primeiros jogos desta temporada. E quando ambas as equipes foram ao mercado para repor o comando o foco era em uma opção europeia.

No caso do Corinthians, a ideia era embarcar em uma onda que vinha dando certo nos últimos anos com rivais, vide Jorge Jesus no Flamengo e Abel Ferreira no Palmeiras. O clube do Parque São Jorge não tinha um treinador estrangeiro desde 2005 e a busca por um 'gringo' foi justamente para sair das mesmice.

Já a busca no mercado por parte do Botafogo foi em convergência da transformação da equipe SAF e a compra pelo americano John Textor. A ideia era ter no comando do clube um profissional de filosofia moderna e especialista em trabalho com base.


ALVOS PRIMÁRIOS

Dentro desse perfil traçado pelo Fogão, Luis Castro sempre foi a prioridade. Mesmo ele estando empregado, no Al-Duhail, do Qatar.

Já o Corinthians sempre teve Vítor Pereira como o plano A. Mas inicialmente ouviu uma negativa do treinador, que decidiu ficar em Portugal, por conta de problemas particulares envolvendo a família da sua esposa.


DISPUTA POR LUIS CASTRO


Com o 'não' de VP, o nome de Castro foi apresentado ao Timão, que buscou atravessar o Bota na negociação e também iniciou conversas com Luís.

O Timão chegou a ter o aceite do treinador, mas viu duas questões atrapalharem o negócio: o Botafogo, que esteve durante todo o tempo em busca de convencer Luís Castro que o seu projeto era melhor, e o Al-Duhail, que em nenhum momento facilitou o pagamento da multa rescisória do técnico.

Paralelamente a isso, John Textor sempre expôs que a parte financeira não era problema e pagaria a multa por Luis.

O Timão, por sua vez, diante das dificuldades se retirou da negociação e fez uma segunda investida por Vítor Pereira, que dessa vez aceitou a proposta.


INÍCIOS DOS TRABALHOS

Vítor chegou ao Corinthians na reta final da primeira fase do Campeonato Brasileiro e, de cara, se viu em meio aos desafios do calendário. Com jogos encavalados, tentou colocar em prática o seu time 'de 1 a 11', mas a parte física da equipe ficou comprometida e o treinador 'recalculou rota' desenvolvendo o rodízio.

O momento mais conturbado do Timão sob o comando de Vítor Pereira foi ateunado justamente quando o clube do Parque São Jorge enfrentou o Botafogo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O elenco corintiano vinha de forte pressão, com protestos de torcedores uniformizados, após perder a estreia da Libertadores, contra o Always Ready, na Bolívia.

O triunfo sobre o Glorioso, no Engenhão, gerou uma retomada corintiana.

Já o Botafogo alternou altos e baixos e fez um primeiro turno irregular, mas a impressão é que vem evolução pela frente. Luís Castro sofreu com lesões nessa metade inicial de Brasileirão e nunca conseguiu, de fato, desenvolver uma espinha dorsal na equipe. É verdade, porém, que faltou adaptabilidade por parte dele quanto aos problemas do Alvinegro em alguns momentos - o que pode explicar a posição do clube na tabela.

De todo modo, a atuação da equipe nos últimos três jogos - apesar da derrota para o Santos - foi positiva e já mostrou um Botafogo bem diferente do começo do turno. A expectativa, caso tudo continue andando para este caminho, é de um time mais encorpado. Isso, consequentemente, vem de encontro à chegada de novos jogadores.


Fonte: LANCE/Fábio Lázaro e Sérgio Santana/São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ)

Corinthians x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da 20ª rodada do Brasileirão




Corinthians e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena. A partida é válida pela primeira rodada do segundo turno do Brasileirão. O ge acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos – clique aqui para acessar tudo sobre Corinthians x Botafogo.


+ Veja a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro


O Timão vem de uma dura derrota no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Depois dos 2 a 0 sofridos para o Atlético-GO, o Corinthians quer virar a chave e focar no Brasileirão. O time de Vítor Pereira está a quatro pontos do Palmeiras, líder da competição. Porém, na próxima terça-feira tem decisão com o Flamengo na Libertadores; assim, a torcida corintiana pode ver um time mexido.




Corinthians e Botafogo jogam neste sábado, na Neo Química Arena — Foto: ge



Vindo de boas exibições nos últimos jogos, o Botafogo conseguiu unir o desempenho ao resultado no último sábado. A vitória em cima do Athletico-PR ajudou a diminuir a pressão do time, que só havia marcado um gol nos sete jogos anteriores. Para continuar com as boas notícias, a equipe terá o reforço de Adryelson, contratação mais recente que vai para o jogo.


Transmissão: Premiere para todo o Brasil, com narração de Milton Leite e comentários de Grafite, Maurício Noriega e PC Oliveira.


Tempo real: o ge acompanha todos os lances do jogo (clique aqui para acessar).




Cabral Neto avalia Corinthians x Botafogo pela 20ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/cabral-neto-avalia-corinthians-x-botafogo-pela-20a-rodada-do-brasileirao-10803965.ghtml)



Escalações prováveis

Corinthians – Técnico: Vítor Pereira


O técnico português deve ter apenas dois desfalques para o jogo deste sábado. Renato Augusto está em fase de transição, e Raul Gustavo, com um edema na coxa, trabalha para voltar na Libertadores. Pensando em gerir o elenco para o jogo com o Flamengo e se mantendo no topo do Brasileirão, Vítor Pereira deve mexer no time. Já que Yuri Alberto e Róger Guedes não devem atuar juntos, é provável ver um deles no banco de reservas. O argentino Fausto Vera pode ganhar minutos começando como titular. Willian deve ganhar descanso.


Provável escalação: Cássio; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Balbuena e Lucas Piton (Fábio Santos); Cantillo, Roni e Fausto Vera (Giuliano); Gustavo Mosquito, Adson e Róger Guedes (Yuri Alberto).





Provável escalação do Corinthians para o jogo contra o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Raul Gustavo (edema na coxa) e Renato Augusto (transição física).


Pendurados: Du Queiroz, Giovane e Raul Gustavo.


+ Mais notícias do Corinthians


Botafogo – Técnico: Luis Castro


Vindo de vitória, o Botafogo deve manter a base do time que venceu o Athletico-PR. Castro pode fazer mudanças pontuais na defesa e, principalmente, no meio de campo. É possível que o treinador aumente o poder de marcação ao tirar Eduardo para colocar mais um volante.


No ataque, a expectativa é de que Jeffinho continue no time titular, apesar da concorrência pesada de Luis Henrique. O novo xodó da torcida está em alta depois do gol marcado no último jogo.


Provável escalação: Gatito; Daniel Borges, Sampaio, Mezenga (Kanu) e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo (Oyama) e Lucas Fernandes; Piazon, Jeffinho e Erison.





Provável Botafogo contra o Corinthians — Foto: ge


Quem está fora: Breno, Kayque, Victor Cuesta, Diego Gonçalves, Del Piage, Gustavo Sauer, Carlinhos, Rafael, Victor Sá e Joel Carli (departamento médico).


Pendurados: Hugo, Erison, Philipe Sampaio, Del Piage e Lucas Fernandes; Luís Castro (treinador).


+ Mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Assistente 2: Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)


"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!"






Fonte: Por Redação do ge — São Paulo