Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Após vitória sobre o Sport, Botafogo vai ao sul encarar o Grêmio na Arena





Semana cheia para trabalhar até enfrentar Grêmio, fora de casa, pelo Brasileirão! Foco no próximo desafio! #VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)


Finalmente uma vitória. Depois de passar cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Botafogo bateu o Sport por 2 a 0 no Nilton Santos, pela 21a. rodada da competição.

Era um jogo dito de seis pontos que nos valeu os três a mais na tabela ao tempo em que impediu a subida de um concorrente direto na briga para se manter afastado da zona da degola.

O Glorioso soma agora 25 pontos. Estava na 11a. posição após encerramento da rodada mas perdeu uma posição (12a.) ao ser ultrapassado pelo Bahia que venceu o Ceará no meio de semana em jogo adiado da 15a. rodada.

Por enquanto a nossa briga é no meio da tabela. Além do Bahia (25), o América-MG (26) e Fluminense (26) continuam na nossa frente enquanto outros concorrentes encostaram ou permanecem na nossa cola. É o caso do Santos e do Vasco que somam 24 pontos e ainda tem jogos adiados à cumprir. Já o Sport (20), que não pontua há quatro e não vence há onze jogos, despencou para a 18a. posição mergulhando fundo na zona do rebaixamento.


O GLORIOSO DESPERTOU! Carli faz de cabeça, Aguirre 
finalmente desencanta, e Botafogo derrota o Sport 
no Nilton Santos! (@FoxSportsBrasil)

No confronto de sábado, o Bota conseguiu a esperada vitória com dois gols marcados no segundo tempo. O primeiro de Carli aos 16' e o segundo, de Aguirre aos 38'. O gol do uruguaio foi o primeiro dele com a camisa alvinegra.

Com a estreia do atacante Erik que veio por empréstimo do Palmeiras, o Glorioso pressionou os pernambucanos desde o início da partida. Criou algumas boas chances mas não conseguiu furar a meta rubro-negra. Numa delas, Rabello, diante de Magrão, cabeceou sozinho pra fora e em duas outras, o goleiro interceptou um cruzamento de Gilson para Brenner em boas condições e Carli desperdiçou um rebote de frente para o goleiro. Por sua vez, o Leão pouco incomodou o goleiro Diego do sub-20 que fazia a sua estreia no time principal.


No segundo tempo, o Bota voltou mais aceso, com vontade de decidir o jogo. Tanto que aos 13 minutos Luiz Fernando recebeu de Valencia pela esquerda, se livrou da marcação e cruzou no meio da área onde Carli escorou de cabeça para o fundo do gol. Era o primeiro do Fogão. O Sport tentou sair para o embate mas o segundo gol parecia questão de tempo. Era só acertar o último passe e confirmar a vitória. Mais à vontade, Erik subiu de produção e passou a buscar espaços que não teve no primeiro tempo. Brenner, muito mal na partida, perdeu a chance de ampliar e deixou a missão para Aguirre. O uruguaio, que entrou no final do jogo, marcou o segundo logo após perder chance clara diante de Magrão. Tabelou com Jean pelo meio, rompeu a área adversária e tocou com categoria na saída do goleiro. Era o primeiro gol do atacante com a camisa alvinegro depois de 15 jogos, e o gringo comemorou muito com os companheiros. 


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Sem vencer há cinco jogos, Botafogo recebe o Sport num duelo de seis pontos...


O Imortal e o Glorioso estão empatados no retrospecto... 
Quem vai desequilibrar esses números? (Canal Premiere)
O Botafogo já está em Porto Alegre para onde embarcou na tarde de sexta-feira após o treino-apronto no campo anexo do Niltão. Hoje, às 16h, o Alvinegro vai para o confronto com o Grêmio na Arena, abrindo a 22a. rodada do Brasileirão.

O adversário, além de seguir firme na Libertadores, soma 37 pontos e defende a quinta posição no campeonato com uma campanha de destaque. Conseguiu dez vitórias e sete empates e foi derrotado apenas quatro vezes com a aproveitamento de 58%.

No histórico dos confrontos pelo Brasileirão, foram disputadas 54 partidas com absoluta igualdade entres as equipes. O Botafogo venceu 19 vezes, ocorreram 16 empates e o Grêmio venceu outras 19. O Tricolor gaúcho marcou 71 gols contra 64 do Alvinegro carioca.

No primeiro turno, jogando no Nilton Santos, o Bota venceu por 2 a 1 com um golaço de Gilson no final. Era a nossa primeira vitória na competição. O lateral acertou um chute raro aos 46 minutos quando tudo caminhava para um empate. O Grêmio, que veio ao Rio com um time reserva reforçado por Luan, quase conseguiu o intento de voltar com um ponto para o sul. O placar começou a ser construído ainda no primeiro tempo com Brenner marcando aos 35' para o Alvinegro e Michel descontando no minuto seguinte para o Tricolor.


Com dois jogos atrasados realizados ontem, assim ficou a 
classificação do Brasileirão! (@FoxSportsBrasil)
Com uma campanha bem abaixo do esperado após a Copa o Bota dá mostras de que pode reagir sob o comando de Zé Ricardo caso o técnico possa contar com a volta dos encostados no DM. A vinda de reforços é improvável e o ciclo parece ter se encerrada com a chegada do atacante Erik.

O time faz uma campanha bem razoável jogando em casa mas não consegue repetir a performance quando joga fora.

Dos trinta e três pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu o Vasco em São Januário. O aproveitamento pífio de 18,18% é muito abaixo do aceitável e precisa urgentemente ser melhorado sob pena de corrermos riscos desnecessários no final.

Já em casa, dos trinta pontos disputados como mandante, conquistamos dezenove. Vencemos Grêmio, Fluminense, CAP, Chape e Sport; empatamos com Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos e fomos derrotados pelo Galo. Nesse caso, o aproveitamento que era de 59,25% subiu para 63,33%.

No cômputo geral dos dois turnos, o aproveitamento que era de 36,7% subiu para 39,7% com a vitória sobre o Sport. Em 21 jogos o time conseguiu seis vitórias, sete empates e foi derrotado oito vezes. De mesma forma, a média de gols continua muito baixa. Marcamos 20 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 27 vezes. O saldo negativo é de 7 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, Gatito, João Paulo, Leandrinho, Marcos Vinícius, Igor Cássio, Lindoso, Renatinho e Kieza entregues ao DM ou em fase de transição, resta a Zé Ricardo armar a equipe com dois desenhos táticos bem distintos. Aquele utilizado contra o Palmeiras (fora) jogando com três volantes, um meia e dois atacantes ou utilizar dois volantes, um meia e três atacantes como fez  contra o Sport (casa). Pelas notícias chegadas após o treino desta sexta, Zé optou por manter o time com os três atacantes.

Com a volta de Saulo, Diego, goleiro do Sub-20 que fez a sua estreia contra o Sport, volta ao banco como a única opção possível no momento. O zagueiro Yago herda a vaga deixada por Rabello que cumpre suspensão e Moisés volta à lateral-esquerda no lugar de Gilson. Do meio para frente o time deve ser mantido, com... mais »



Por Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr 

Com titulares "fominhas", Yago se prepara para fazer apenas seu 5º jogo em quase seis meses de Botafogo


Zagueiro de 26 anos atuará pela primeira vez ao lado do Carli, companheiro que substituiu em todas as quatro partidas realizadas com a camisa alvinegra



Oficialmente jogador do Botafogo desde 4 de março, Yago completará seis meses de clube na semana que vem. Mas suas participações são raríssimas até então. Culpa dos "titulares fominhas". Desde o anúncio da contratação do zagueiro por empréstimo junto ao Corinthians, Carli só perdeu cinco jogos. Igor Rabello é ainda mais presente. Neste sábado, às 16h, em Porto Alegre, será desfalque pela primeira vez em 2018 - levou o terceiro amarelo.


Em coletiva concedida na quinta-feira, o técnico Zé Ricardo adiantou que Yago é o provável substituto de Rabello, e o zagueiro garante estar preparado caso seja confirmado no time titular.


- Procuro sempre estar pronto para quando a oportunidade aparecer. Tenho trabalhado forte para ajudar o Botafogo da melhor maneira possível. Se eu for realmente o escolhido pela comissão técnica para enfrentar o Grêmio, darei o meu máximo para que o time saia de campo com um resultado positivo.



Yago em ação contra o Ceará. Jogador se machucou na partida em questão (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Yago tem quatro jogos como alvinegro, em três foi titular e no outro entrou no decorrer da partida. Sempre como substituto de Carli. Sua estreia aconteceu no empate por 1 a 1 com o Vitória, em 27 de maio. O argentino estava suspenso por acúmulo de três amarelos.


No dia 6 de junho, contra o Ceará, um grande susto. Yago entrou aos 23 minutos da etapa final, quando Carli levou uma pancada na região abdominal. Com apenas 13 em campo, bateu a cabeça duas vezes em bola aérea. Primeiro contra o ombro do goleiro Éverson e depois no chão. Deixou o time com menos um e ficou impossibilitado de jogar na rodada seguinte, contra o Botafogo, na qual Carli seguiu como desfalque. Após exames, foi constatado que não sofreu nenhuma lesão.


Yago deixa o jogo após choque de cabeça com Éverson aos 35 do 2º tempo


Yago conquistou sua primeira vitória em 13 de junho, nos 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no Nilton Santos. O argentino ainda se recuperava das dores na região do abdome. O último jogo do zagueiro de 26 anos foi na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, em 22 de agosto, quando Carli foi poupado.


Agora com Igor Rabello como desfalque, Yago jogará pela primeira vez pelo lado esquerdo. Quando fez dupla com Rabello, atuava pela faixa onde Carli costuma jogar. Apesar da mudança, ele assegura que não será situação nova na carreira.


- Nunca joguei com o Carli, mas não vejo problema. Atuei mais na esquerda do que propriamente na direita - explicou.



Fonte: GE/Por Fred Gomes, Rio de Janeiro