Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Para pré-temporada ideal, Botafogo teria de ignorar regras do Carioca



Luís Castro quer preparação até fevereiro. Ferj tenta influenciar em escalações



Fazer a pré-temporada ideal será uma decisão que o Botafogo terá de tomar não só no âmbito esportivo, mas também comercial. Para dar o tempo de preparação que o técnico Luís Castro necessita, o clube terá de ignorar parte do regulamento do Campeonato Carioca, postura que a Ferj ameaça com punição financeira.


+ Após cirurgia, Eduardo deve voltar a jogar em abril





Luís Castro em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A diretoria alvinegra já definiu que ao menos o início da competição será com o time B, formado em sua maioria por jogadores sub-23 e alguns do elenco profissional que tiveram pouco espaço. Oito promessas do sub-20 também foram incluídas na lista.



Castro quer um mês


Em excursão na Inglaterra, o elenco do Botafogo entrará de férias no próximo dia 5 de dezembro. A reapresentação está prevista para 8 de janeiro, quando começará a pré-temporada. Na última entrevista coletiva, Luís Castro adiantou que quer ao menos quatro semanas de treinos para deixar a equipe em condição de competir.


+ Após pouco espaço, Kanu pode sair para 2023

+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora




Em Londres, Botafogo treina no CT do Crystal Palace (https://ge.globo.com/video/em-londres-botafogo-treina-no-ct-do-crystal-palace-11166837.ghtml)


- Viemos de uma época muito desgastante, que nos levou a puxar a equipe de situações não confortáveis. Depois de uma exigência dessas, é preciso férias, até porque o próximo ano será muito difícil. Eu gosto que os jogadores tenham de cinco a seis semanas de descanso. Não será possível, voltaremos no dia 8 de janeiro. Precisamos de no mínimo quatro semanas para colocar a equipe em competição - afirmou o português.


Nesse período, inclusive, o clube pretende fazer outra excursão internacional, desta vez nos Estados Unidos. A diretoria tenta viabilizar um período de treinos e amistosos na América do Norte.



Multa milionária


Esse tempo ideal de preparação deixaria os principais jogadores do elenco fora do Campeonato Carioca até a sétima rodada. Aí está o lado comercial da decisão, já que as regras da competição prometem punição para uma ausência tão longa.


+ Textor: "Carioca será bom torneio para o time B"





John Textor, sócio majoritário da SAF Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Aprovado pelos clubes na reunião arbitral de novembro, o regulamento do Campeonato Carioca obriga os clubes a utilizarem a "equipe considerada principal" após a terceira rodada da Taça Guanabara. A multa para quem desobedecer é no valor da cota fixa mínima dos direitos de transmissão.



O que diz a regra


"Art. 50 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva."


+ Leia mais notícias do Botafogo




🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro