Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Botafogo: Dia produtivo em Saquarema e mudanças à vista



A novidade ficou por conta da escalação de Vitor Junior no lugar de Elkeson que foi barrado


Vitor Junior, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Vitor Junior deve ser titular contra o São Paulo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
O dia de treinamentos em Saquarema foi produtivo e serviu para que o técnico Oswaldo de Oliveira tirasse suas conclusões para a montagem do time que enfrenta o São Paulo, domingo, às 16h00, no Engenhão, que marca a estreia do Botafogo no Brasileirão 2012.

Com os desfalques anunciados de Marcelo Mattos e Antônio Carlos por contusão, além de Lucas suspenso e Andrezinho em fase final de recuperação de um estiramento na coxa esquerda, dois dos jovens que subiram da base tiveram chances de integrar o time titular no  treino tático dessa quinta-feira, realizado no centro de treinamento da CBV. Gabriel treinou na lateral direita e deve ir pro jogo, o mesmo acontecendo com Jadson que deverá substituir  M. Mattos no time titular.

Apesar dos desfalques, o técnico Oswaldo, que é sempre muito comedido nas substituições, surpreendeu a todos ao escalar o meia Vitor Júnior como titular no lugar de Elkeson, que treinou entre os reservas.

A escalação definitiva ainda não foi confirmada pelo técnico e o treino, com tantas modificações, pode ter sido usado para definir alternativas pro jogo e despistar o adversário. Tanto que, conforme noticiado pelas resenhas de fim de tarde, o treino teve apenas nove jogadores na equipe titular e Elkeson ainda pode aparecer na escalação, pra domingo. 

O time principal se movimentou com Jefferson, Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vitor Júnior e Maicosuel. Do outro lado do campo estiveram reunidos Fellype Gabriel e Loco Abreu, em treinamento específico de passes e tiros a gol, e ainda os reservas Lennon que é opção pra lateral direita, Dória, Gilberto e Matheus Menezes.   

Durante a movimentação, Herrera foi utilizado no time reserva, simulando a movimentação que Luiz Fabiano faz no São Paulo, se posicionando entre os zagueiros para tentar confundir a marcação. Foi muito exigido pelo treinador nesse posicionamento.

Pelo apronto de hoje, Oswaldo dá sinais que manterá o esquema de um único homem à frente, estando descartada a possibilidade de utilização do Herrera enfiado na frente, junto ao Loco Abreu. O posicionamento dos meias de armação também está mantida com F. Gabriel, Maicosuel e a entrada de Vitor Júnior no lugar de Elkeson. O posicionamento da zaga também é o mesmo, com  novidades apenas das peças de reposição.

A tendência é que o time da estreie com Jefferson, Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vítor Júnior, Maicosuel e Fellype Gabriel (Elkeson); Loco Abreu.

Felip@odf



Assim como em 2011, comentaristas apontam Santos como favorito à taça



Fluminense e Corinthians aparecem atrás do time de Neymar e Ganso nas preferências. Náutico e Portuguesa são citados por todos como rebaixados

Elencos fortes e regulares, craques, boas campanhas recentes e manutenção do grupo na janela de transferências. Esses são alguns dos fatores citados pelos comentaristas para apontar Santos, Fluminense e Corinthians como as equipes favoritas ao título do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo sábado, dia 19 de maio. O Timão é o atual campeão, o Peixe faturou o Paulistão, e o Tricolor levou o Carioca. Os três também estão disputando as quartas de final da Taça Libertadores.
A convite do GLOBOESPORTE.COM, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao vigésimo colocado. É um desafio complicado, segundo eles, já que o principal torneio nacional tem registrado equilíbrio entre os times e muitas mudanças ao longo da competição, principalmente com a chegada da janela de transferências, alterada pela CBF de 1º a 31 de agosto para 20 de junho a 20 de julho.

No ano passado, por exemplo, nenhum dos participantes cravou o Corínthians como campeão. Curiosamente, o melhor palpite destinado ao Timão foi um quarto lugar. Santos e Cruzeiro, que dominaram as expectativas de título, terminaram o Brasileirão 2011 respectivamente nos 10º e 16º lugares.

- Parece muito fácil falar agora, vendo como os times estão. Mas a janela às vezes dá um tapa no tabuleiro da competição, vira o jogo, então tudo pode mudar. É que nem na Fórmula 1: você tem que ir para o box, precisa parar e ajustar seu carro. Quando você volta para a pista é que vai ver se vai continuar igual ou se vai mudar alguma coisa - disse Marvio dos Anjos, blogueiro do GLOBOESPORTE.COM.

Montagem - Neymar, Fred e Emerson Sheik (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Santos, Fluminense e Corinthians são os favoritos para os comentaristas
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Com os nove palpiteiros, uma classificação geral foi elaborada. Funciona da seguinte maneira: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo, 19, o terceiro, 18, e assim por diante, até o vigésimo, que leva um ponto. Deu Santos em primeiro lugar, com o Fluminense logo atrás, e o Corinthians, atual campeão, completando o pódio.

O Timão é seguido por Internacional, São Paulo e Vasco. Flamengo, Botafogo, Grêmio e Palmeiras vêm logo depois, completando os dez primeiros. Curiosamente, o Cruzeiro, que em 2011 era um dos favoritos, aparece apenas na 12ª colocação, logo atrás do Atlético-MG (veja ao final do texto os palpites de cada jornalista e a classificação geral em um infográfico).
Para o comentarista do PFC e da TV Bahia, Darino Senna, o Santos precisa superar a si próprio para ficar com o título. A vantagem do Peixe se dá, na opinião dele, pela presença de dois jogadores.

Com Neymar e Ganso, os maiores adversários do Santos estão na própria Vila Belmiro"
Darino Senna, comentarista do PFC e da TV Bahia


- Com Neymar e Ganso em grande fase, os maiores adversários do Santos estão na própria Vila Belmiro - a falta de peças de reposição e a desmotivação em caso de conquista da Libertadores. Se conseguir superar esses "rivais internos", o Santos de Neymar leva a única taça nacional que lhe falta - apostou.
O blogueiro Ayrton Baptista Junior, que comanda o Blogueiros & Barangas, do GLOBOESPORTE.COM/Paraná, faz coro ao outro palpiteiro.
- Santos e Fluminense só não estarão entre os primeiros se a depressão ou a euforia pós-Libertadores contaminá-los – relatou.
Já o comentarista da RBS, do Rio Grande do Sul, e blogueiro do Vida Real, Mauricio Saraiva, que apostou no Timão como campeão, exaltou a manutenção do trabalho feito por Tite em 2011.
- O time de Tite tem como destaque o trabalho coletivo, a regularidade e a solidez defensiva, qualidades que levaram o Corinthians à conquista do Brasileirão 2011. Todos estes atributos estão mantidos, a começar pelo comandante - relatou.
Na zona da degola, houve alguns times apontados por todos os jornalistas, como Náutico, que aparece mais vezes na lanterna, e a Portuguesa. No geral, além desses dois, Sport e Atlético-GO seriam os outros rebaixados. Para o comentarista da TV Globo Nordeste Lúcio Surubim, a dificuldade do clube pernambucano se dará por ter um time ainda em formação.
- O Náutico vai ter muita dificuldade, principalmente no início, com o time em formação e depois vai ter que contar muito com a sorte para fugir do rebaixamento. Lembrando que o campeonato é longo, e muita coisa mudará - concluiu.

Confira abaixo os palpites dos comentaristas e a classificação geral:

Info Palpites Comentaristas 16-05-12 (Foto: Infoesporte)


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Diretoria do Bota assume postura cautelosa por Liedson



Alvinegro ainda deseja ter o atacante, mas não com contrato de 18 meses, o que é desejo do atual jogador do Corinthians 


Liedson - Treino do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)
Liedson na mira do Botafogo (Foto: Miguel Schincariol)
LANCEPRESS!
A busca por reforços segue como prioridade no Botafogo. No entanto, o pensamento da cúpula de futebol alvinegro e da comissão técnica é que tudo precisa ser estudado ao máximo para que erros no planejamento não aconteçam e os gastos sejam direcionados de forma efetiva.

Assim, o interesse em Liedson permanece, já que o nome foi aprovado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. No entanto, para contar com o atacante, atualmente no Corinthians e com término de contrato no dia 30 de julho, o Botafogo não fará loucuras. Liedson quer um vínculo longo, pois acredita que o próximo acerto será o último contrato dele como profissional devido à idade – 34 anos – e às lesões que vem enfrentando.

A ideia vai de encontro com o pensamento da diretoria alvinegra, que não está disposta a oferecer um vínculo nestes moldes, ainda mais pelo salário de R$ 300 mil, bem acima do teto atual do elenco, e sem ter a segurança que o atleta possa render em alto nível.

O fato é que Oswaldo de Oliveira quer um atacante e mais quatro reforços para a disputa do Brasileirão. Seedorf é o sonho da diretoria, com contatos quase que diários com os representantes do jogador. Para a lateral esquerda, Lima foi o escolhido. O jogador aguarda o término do contrato com o Internacional, no próximo mês, para se apresentar. Um volante e o zagueiro Tanaka fechariam a lista para 2012.

Leia mais no LANCENET! 


Jobson voltou a ser afastado e não tem previsão de retorno aos treinos com o grupo
Jobson voltou a ser afastado e não tem previsão de retorno aos treinos com o grupo

Após investir aproximadamente R$ 3 milhões na contratação de Jobson junto ao Brasiliense, o Botafogo está em uma sinuca de bico. O clube tenta negociar o atacante, mas esbarra na ‘parceria’ com o time candango, que detém 40% dos direitos econômicos do atleta. O jogador segue envolvido em inúmeras polêmicas, está perdendo valor no mercado e, consequentemente, dificulta a vida do Alvinegro em uma possível transação.

O gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, se reuniu com Jobson na tarde desta terça-feira, em General Severiano, e puniu mais uma vez o jogador. Após ouvir justificativas para a sequência de faltas nas últimas semanas, o cartola decidiu afastar o atacante do convívio com os companheiros. Ele não tem prazo para voltar a treinar com o grupo principal. Além disso, Jobson levou mais uma multa no salário.
A equipe da capital federal não tem o mesmo interesse do Glorioso em negociar Jobson. Isso porque atualmente o jogador não apresenta o mesmo valor que tinha no passado. Os dirigentes do Brasiliense acreditam numa volta por cima do atacante e na valorização do atleta.
“É uma situação muito delicada. Qualquer decisão que o Botafogo tomar deve agradar também ao Brasiliense. Não é nem um pouco simples esta situação”, disse uma fonte ligada ao time de General Severiano, que prefere não se identificar.
Entretanto, o comportamento de Jobson não vem agradando ao Botafogo. O atacante faltou a três treinamentos na última semana e discutiu com o fisiologista Altamiro Bottino, após não concordar com uma ordem do profissional. Além disso, o jogador foi visto na noite carioca em algumas oportunidades, apesar de negar.
“Não sabemos se essas histórias são verdadeiras. O atleta que tem o histórico... Tem aquele ditado: “quem faz a fama deita na cama”. Não sei se é verdade, não vi e não estive presente em nenhuma dessas vezes. Até que se prove o contrário eu acredito no atleta e ele me diz que não está fazendo isso”, afirmou o vice de futebol André Silva em entrevista coletiva.
O dirigente, no entanto, afirmou que existe o lado humano por trás de toda essa história. Segundo André Silva, o jogador conta com o carinho da diretoria, mas deve corresponder para continuar jogando futebol normalmente.
“Queremos ajudá-lo em sua vida. O Botafogo perderá um patrimônio se ele não for bem, mas é a vida dele que está se esvaindo. O patrimônio maior de um jogador, ou de qualquer um de nós, é a sua vida. Ele está jogando a dele fora. É uma situação de empregador e seu funcionário, mas é uma situação humana também. Existe essa relação com o Jobson”, ponderou.
Jobson está afastado por atos de indisciplina por tempo indeterminado. O atacante treinará diariamente em General Severiano, separado do grupo. O jogador ficou de fora da intertemporada feita pelo elenco em Saquarema, no centro de treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). O elenco ficará na cidade da Região dos Lagos até sexta-feira, quando volta para o Rio de Janeiro. No domingo, às 16h, o Glorioso estreia no Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, no Engenhão.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro


JOBSON É AFASTADO E NÃO TEM PRAZO PARA VOLTAR A TREINAR COM GRUPO

Paciente com os problemas de Jobson neste ano, o clube não cogita rescindir o contrato
Paciente com os problemas de Jobson neste ano, o clube não cogita rescindir o contrato
   

Botafogo afasta Jobson, e jogador não tem prazo para voltar a treinar com grupo

O gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, se reuniu com Jobson na tarde desta terça-feira, em General Severiano, e puniu mais uma vez o jogador. Após ouvir justificativas para a sequência de faltas nas últimas semanas, o cartola decidiu afastar o atacante do convívio com os companheiros. Ele não tem prazo para voltar a treinar com o grupo principal. Além disso, Jobson levou mais uma multa no salário.
Ao lado de dois jogadores que não estão nos planos de Oswaldo de Oliveira para a sequência da temporada – Caio e Felipe Menezes –, Jobson irá realizar exercícios físicos em General Severiano a partir de quinta-feira e se recuperar de uma lesão muscular. Paciente com as indisciplinas do jogador, o clube não cogita rescindir o seu contrato, que termina em 2015. Um acordo para emprestar o atleta, no entanto, não está descartado.
A última polêmica de Jobson aconteceu justamente nesta terça-feira, antes de encontro com Barros. Na parte da manhã, ele confundiu o local marcado para treinar e não apareceu no Engenhão. O atacante foi para General Severiano, local da reunião com o Botafogo.
O vice de futebol, André Silva, não revela os problemas do jogador. Entretanto, ele avisa que o clube continuará com a política de multas. “Quando a pessoa erra, ela é multada. Com erros acumulados, a porcentagem aumenta”, explica.
O grupo principal do Botafogo está em Saquarema para um período de treinamentos antes da estreia no Campeonato Brasileiro. O time se prepara para jogo contra o São Paulo, às 16h deste domingo. Fora dos planos para o torneio nacional, Caio deverá ser emprestado. Já Felipe Menezes encerra contrato de empréstimo no dia 30 de junho e a diretoria divulgou que não renovará o vínculo.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro


Seedorf mantém interesse de permanecer na Europa e deixa Botafogo como plano B



Seedorf ainda quer jogar na Europa, mas não descarta atuar pelo Botafogo em 2012
Seedorf ainda quer jogar na Europa, mas não descarta atuar pelo Botafogo em 2012

O Botafogo sonha em ver Seedorf com a camisa alvinegra ainda em 2012, mas o holandês mantém o interesse em permanecer na Europa - principalmente na Itália, Espanha ou Inglaterra. Segundo apurou o UOL Esporte, o Glorioso é visto pelo meia como 'plano B', apesar de o veterano ter gostado da proposta apresentada pelos dirigentes cariocas na temporada passada. Prova disso, é que os representantes do atleta foram os responsáveis por reiniciar este contato com o time de General Severiano este ano.

Após investir aproximadamente R$ 3 milhões na contratação de Jobson junto ao Brasiliense, o Botafogo está em uma sinuca de bico. O clube tenta negociar o atacante, mas esbarra na ‘parceria’ com o time candango, que detém 40% dos direitos econômicos do atleta. O jogador segue envolvido em inúmeras polêmicas, está perdendo valor no mercado e, consequentemente, dificulta a vida do Alvinegro em uma possível transação.

Os dirigentes do Botafogo nunca demonstraram muito otimismo com a possível chegada de Seedorf, embora isso fosse uma realidade. Entretanto, a revelação de que o apoiador mantém desejo de continuar na Europa, desde que seja em um clube de alto nível, esfriou as negociações com o Glorioso. Internamente, a diretoria ainda acredita na possibilidade de contar com o holandês. Mas o discurso público não demonstra o mesmo otimismo.
“Se eu disser que não é possível, estarei mentindo. Senão, não trabalharíamos e insistiríamos nesse projeto. Se vai dar certo ou não, já não posso dizer. Vamos com calma”, disse o vice de futebol, André Silva.
Por outro lado, a cúpula de futebol do Glorioso já deu mostras, em um passado recente, de que é capaz de conduzir e concretizar negociações improváveis. Liderados por Anderson Barros, os dirigentes surpreenderam em 2011 e contrataram o volante Renato, que estava no Sevilla-ESP. O anúncio foi feito sem que ninguém soubesse dessa possibilidade e causou espanto na própria torcida botafoguense.
Agora, a diretoria espera repetir o desempenho com o discurso cauteloso. Uma forte ligação com o Brasil pesa a favor do Botafogo. Seedorf é casado com Luviana, brasileira e nascida no Rio de Janeiro. O casal tem até um apartamento na orla de Ipanema, zona sul da cidade. Por isso, o apoiador já revelou o desejo de jogar no futebol brasileiro - mais especificamente no carioca. Entretanto, o holandês aposta que ainda pode jogar mais uma temporada na Europa antes de iniciar nova empreitada em sua carreira, apesar dos 36 anos de idade.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro

Mattos aprova retiro e diz que sonhava com cenário diferente pré-Brasileirão



Volante ressalta, porém, que caminho do trabalho está certo, apesar da necessidade de reforçar o time para as competições restantes no ano



O sentimento de decepção ainda está longe de ser deixado de lado pelos jogadores do Botafogo. Só mesmo a chegada do Campeonato Brasileiro para começar a apagar o gosto da derrota que ficou após a eliminação na Copa do Brasil, para o Vitória, e a perda da final do Campeonato Carioca, para o Fluminense, ambas em intervalo de uma semana. O volante Marcelo Mattos admite que os planos para os dias que antecedem a principal competição da temporada eram bem distintos.


- Ficamos chateados pela situação, ninguém esperava nada disso. O plano era outro, e tínhamos condição para chegar bem. Mas o caminho está certo. Temos que continuar lutando, só um pode ganhar a cada competição. Vem o Brasileiro aí e tenho certeza de que estaremos jogando bem de novo perto do topo - comentou o camisa 5, que se prepara no elogiado retiro em Saquarema para voltar no domingo, contra o São Paulo, no Engenhão, em clássico válido pela primeira rodada, depois de se ausentar da finalíssima do estadual por dores na coxa direita.

marcelo mattos botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Marcelo Mattos lamenta momento, mas pensa à frente e quer grupo focado (Foto: Fernando Soutello/AGIF)


- É muito bom, ficam todos juntos e concentrados, o trabalho rende mais. É hora mesmo de nos recolhermos, fazermos o nosso quietinhos para mudar essa situação. Se pudéssemos fazer mais isso (sair do Rio para treinar) ao longo da temporada, seria válido - frisou.


Esta é a segunda vez que o grupo alvinegro se ausenta da capital apenas para trabalhar. As duas oportunidades foram para o equipado CT da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A primeira, em janeiro, durou, menos de dez dias. Agora, será de somente quatro dias.


De caras novas, o lateral Lennon e o meis Vitor Júnior - que já entrou em campo uma vez pela Copa do Brasil - se destacam, além do jovem Gilberto, da base, também lateral. Mas a diretoria está à procura de nomes para a zaga, para a ala esquerda, para o meio-campo e para o ataque. Despontam na lista até aqui Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus; Lima, do Internacional; Seedorf, do Milan-ITA; e Liedson, do Corinthians, respectivamente, por enquanto.


- Temos bons jogadores, sim, mas todo elenco às vezes precisa de reforços. Não é difícil identificar que houve um ou outro momento em que faltou uma reposição mais completa.


Por André Casado Rio de Janeiro

Suspensão de Lucas abre acirrada disputa pela lateral direita no Bota



Gabriel sai na frente, mas agora tem concorrência de Gilberto e Lennon pela vaga de titular contra o São Paulo, na estreia do Campeonato Brasileiro



  
Lennon no terino do botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Recém-contratado, Lennon pode fazer sua estreia


(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)



Expulso no jogo da eliminação do Botafogo para o Vitória na Copa do Brasil, Lucas não poderá enfrentar o São Paulo, na estreia do time no Campeonato Brasileiro, domingo, no Engenhão. Com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira abriu uma concorrência pela vaga na lateral direita entre Gabriel, Gilberto e Lennon.

Pela manhã, ele comandou um treinamento de cruzamentos e finalizações, no qual os três se revezaram. À tarde, Gabriel, que na verdade é volantel, e Gilberto continuaram trabalhando na posição no treino técnico, enquanto Lennon ficou na esquerda, ao lado de Márcio Azevedo.

Os três jogadores são jovens, mas Gabriel, de 19 anos, é o que tem mais experiência entre os profissionais. Ele já havia atuado em finais de jogos e participou de todo o segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Vitória e da decisão do Carioca contra o Fluminense, quando o time também perdeu por 1 a 0. Por isso, é o principal candidato.

Gilberto, também de 19 anos, foi integrado aos profissionais para essa fase de treinamentos em Saquarema, antes doo Brasileiro. Ele já havia ficado no banco de reservas na final contra o Flu.

Contratado recentemente, Lennon, ex-Vila Nova-GO, de 20 anos, chegou ao clube em recuperação de uma lesão no tornozelo direito e começou a treinar com o grupo nesta semana. No começo do ano, atuou a maior parte do tempo improvisado na lateral esquerda.


Nesta quinta-feira, Oswaldo deve fazer um treinamento tático e definir o time que enfrentará o São Paulo. No dia seguinte, trabalhará novamente pela manhã e seguirá para o Rio.
Por Thales Soares Saquarema, RJ

Por Thales Soares Saquarema, RJ

Imprensa italiana diz que Juve fez proposta por Elkeson

 

Diário "Tuttosport" diz que italianos ofereceram cerca de R$ 10 milhões ao Botafogo, que só libera o meia por R$ 18 milhões



Elkeson está na mira da Juventus, que quer emprestá-lo para um clube menor (Foto: Cléber Mendes)


Elkeson - Fluminense x Botafogo (Foto: Cléber Mendes)

Elkeson está na mira do Juventus que quer
empretá-lo para um clube menor

Turim (ITA) O diário esportivo italiano "Tuttosport" noticiou, nesta quarta-feira, que a Juventus (ITA) fez uma proposta pelo meia Elkeson, do Botafogo. Segundo a publicação, o clube italiano ofereceu cerca de 4 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões) ao Botafogo para contar com os serviços do jogador.

Ainda de acordo com o diário, a ideia dos dirigentes juventinos é fazer um investimento a longo prazo com o jogador: adquiri-lo em definitivo para, em seguida, emprestá-lo a outro clube menor para que pegue experiência. O Botafogo, porém, está interessado em liberá-lo apenas por 7 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões).

Para os italianos, Elkeson tem características físicas que o tornam "pronto" para o "Calcio", o Campeonato Italiano. A Juventus, campeã italiana desta temporada, é um dos clubes interessados pelo meia alvinegro, que também está sob os olhares do Atlético de Madrid (ESP), atual vencedor da Liga Europa.

Com idade olímpica (22 anos), Elkeson está fora da lista atual da Seleção Brasileira sub-23, que disputará os Jogos de Londres. Com a camisa alvinegra, que passou a vestir no ano passado, quando chegou do Vitória por R$ 5 milhões, o meia maranhense disputou 59 jogos e fez 18 gols.

O "Tuttosport" ainda lembrou as outras abordagens da Velha Senhora a jogadores brasileiros. Os meio-campistas Gabriel e Guilherme Appelt, adquiridos pelo clube junto ao Resende, em 2011, foram citados.

Leia mais no LANCENET!