Páginas

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Com Botafogo líder, Luís Castro rebate críticas do início do ano: "Nos jogaram no lixo"



Treinador português foi ovacionado pelos torcedores no estádio Nilton Santos após a partida que venceu por 3 a 0




O Botafogo venceu o Corinthians por 3 a 0, gols de Tiquinho Soares (2) e Eduardo, chegou à quinta vitória em cinco rodadas do Campeonato Brasileiro e é o líder da competição. Depois da partida, o treinador Luís Castro rebateu as críticas que a equipe sofreu após o começo ruim de temporada.




Botafogo 3 x 0 Corinthians - Melhores Momentos - 5ª rodada do Brasileirão 2023


- Nós já tínhamos dado sinais, na temporada passada, que éramos um time a ficar de olho nos campeonatos. Mas o ser humano esquece muito rápido. Por conta de um estadual, que nem fizemos pré-temporada, nos jogaram no lixo. Isso mexe com os brios das pessoas. Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais do que as palavras, e carrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada - disse o treinador.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Tiquinho, Júnior Santos e Cuesta são os melhores contra o Corinthians


O treinador português comentou também os pedidos de demissão que sofreu ao longo do começo do ano, com direito a faixa estendida pelos torcedores nas arquibancadas do estádio Raulino de Oliveira.


- Querem melhorar o futebol brasileiro? Destaque o que há de melhor no futebol brasileiro. Sou ser humano, erro como os outros. Não posso errar? Em outros trabalhos as pessoas erram uma ou três vezes ninguém fala para afastar. E aqui tem que me afastar. Deem tempo aos treinadores também.


"Não é no Botafogo, é em todos os clubes. Deem tempo como dão a muito de vocês que vão para as profissões e erram uma, duas, três vezes e os mantém nos cargos e depois são grandes jornalistas, médicos ou engenheiro. Não é para mim que quero tempo, deem tempo ao futebol" - afirmou.



Giba Perez, sobre sucesso do Botafogo: "Serve de exemplo para o futebol brasileiro" (https://ge.globo.com/podcasts/video/giba-perez-sobre-sucesso-do-botafogo-serve-de-exemplo-para-o-futebol-brasileiro-11598977.ghtml)



Invicto há 15 jogos, o Botafogo lidera o campeonato de forma isolada, seguido pelo Palmeiras, que tem dois pontos a menos. Apesar do bom momento, Castro tratou a sequência como algo que "se esvai com o tempo".


- O prestígio dos clubes caminha ao longo dos tempos e não precisa de vitórias, precisa de dignidade. Mas o que nos preocupou foi dignidade. E fomos sempre dignos. Trabalhamos muito. A derrota é só uma derrota, só que a derrota às vezes apagam toda a dignidade que levamos a campo. E tem pessoas desonestas intelectualmente, que colocam em pauta os seres humanos nesse momento.


"O Botafogo realmente está de volta, mas é pelo seu prestígio ao longo dos tempos e fica mais vivo. Não é pelo resultado", completou


No próximo domingo (14), o Botafogo terá a chance de se tornar o recordista isolado de vitórias para iniciar um Brasileiro de pontos corridos quando enfrentar o Goiás na Serrinha às 18h30. Confira todas as respostas de Luís Castro na entrevista coletiva:


Momento

- Podemos justificar com várias respostas, mas a maior de todas é o trabalho, dedicação, ambição dos jogadores e o rigor que eles colocam em cada momento do jogo. A forma como eles entendem o jogo, todas as estratégias, e que tentam reproduzir no momento ofensivo e defensivo.


- Talvez explique também que muitos desses jogadores não tinham chances nas equipes que jogavam antes e viram aqui uma oportunidade de voltar ao que eram antes. Hoje é fácil dizer que o elenco é muito bom. É bom, é verdade, mas não jogava.


- Nós já tínhamos dado sinais na temporada passada que éramos um time a ficar de olho nos campeonatos. Mas o ser humano esquece muito rápido. Por conta de um estadual que nem fizemos pré-temporada, nos jogaram no lixo. Isso mexe com os brios das pessoas. São pessoas que sentem e se sentiram muito agredidas. Tentaram dizer que éramos lixo, que éramos o último dos últimos seres humanos em relação ao futebol.


- Esse momento diz que o tempo é precioso, muito mais do que as palavras, e se encarrega de colocar as coisas no lugar. Não é preciso dizer nada. Vamos continuar o trabalho, seguir humildes, e fazer aquilo que é obrigação do treinador, fazer a torcida feliz, a administração feliz e os jogadores felizes.





Luís Castro em Botafogo x Corinthians — Foto: André Durão



Resgate do Botafogo

- Prefiro pegar mais abaixo, a mudança do Botafogo. Prefiro pegar no evento que teve no Botafogo esta semana com todos os departamentos, aí está o futuro, a grande mudança do Botafogo, através do professor João Paulo Costa, com o staff em volta dele para fazer uma academia que tem qualidade, mas que precisa percorrer caminho para chegar à excelência para servir um clube de excelência.


- A fama dos times que jogam sem perder, se esvai com o tempo. Mas o prestígio dos clubes caminha ao longo dos tempos e não precisa de vitórias, precisa de dignidade. Mas o que nos preocupou foi dignidade. E fomos sempre dignos. Trabalhamos muito.


- A derrota é só uma derrota, só que a derrota às vezes apagam toda a dignidade que levamos a campo. E tem pessoas desonesta intelectualmente e colocam em pauta os seres humanos nesse momento. O Botafogo realmente está de volta, mas é pelo seu prestígio ao longo dos tempos e fica mais vivo. Não é pelo resultado.


Sem time titular

- Não há um time titular. Por muito que queiram, não há. O Tchê [Tchê] e o Marlon pode desenvolver a 6. O Carlos Eduardo e o Tchê [Tchê] podem fazer a 10. Falaram que o Cuesta não vai jogar, mas vai outro. Vamos dizer que é a mesma coisa, mas são jogadores diferentes. Mas para mim não há.


- Não vamos nos enganar. Ganhamos, mas não vamos nos enganar. Temos problemas para resolver. Nós não podemos entrar no exagero. Há uma ou outra deposição mais deficitária. Uma coisa eu sei, jogue quem jogar vai dar tudo de si.


- Muitas vezes, olhamos para o jogo e percebemos que falta ocupar aquele espaço, mas logo o jogador já vê. "Ah, no início não faziam isso". Mas jogamos com a casa nas costas por dois meses, sem nosso estádio por dois meses. Não é desculpa. O terreno de jogo é fundamental para desenvolver o bom futebol. As principais ligas jogam com os melhores gramados. Mas tem gente que acha que tem jogar da mesma forma no terreno baldio ou num bom gramado.


- Querem melhorar o futebol brasileiro? Destaque o que há de melhor no futebol brasileiro. Já viu que nas redes não aparece problema de ninguém? Queremos explorar nos outros tudo que é bom. Mas sou ser humano, erro como os outros. Não posso errar? Em outros trabalhos as pessoas erram uma ou três vezes ninguém fala para afastar. E aqui tem que me afastar. Deem tempo aos treinadores também.


- Não é no Botafogo, é em todos os clubes. Deem tempo como dão a muito de vocês que vão para as profissões e erram uma, duas, três vezes e os mantém nos cargos e depois são grandes jornalistas, médicos ou engenheiro. Não é para mim que quero tempo, deem tempo ao futebol.


Metas

- Não muda nada no objetivo, que é ganhar o próximo jogo. Nosso objetivo vai ser sempre o mesmo, ganhar. O jogo de hoje já não interessa. O que nos interessa é o presente que pode levar a um bom futuro.


Tiquinho

- Conheço o Tiquinho há muitos anos, do Vitória de Guimarães, Porto. Sempre foi a pessoa que demonstra ser aqui. Ser humano muito bom, de grupo, e que percebe que só o trabalho leva a conquistas. Um exemplo para todo. E a nível de jogar, é um finalizador e que faz o que mais gosto que é pivotear no centro e joga na largura do campo, e faz as tarefas defensivas com rigor. Jogador de equipe, de jogo, de treino, excelente profissional. É como todos os outros jogadores do Botafogo. Não tem ninguém que fique aquém.


Setor direito

- Quero lembrar que abrimos o campeonato com o São Paulo. Fomos ao Bahia, Flamengo, Mineiro e jogamos contra o Corinthians. As equipes jogaram sempre um bom trabalho. Mudamos elementos nesses setores. Sauer, Segovia e todos jogaram bem. Em uma análise, todos tiveram erros, mas a equipe ficou equilibrada. Não há um setor mais frágil ou mais forte. Nunca vi fragilidade do lado direito.




"O torcedor do Botafogo tá sendo muito feliz", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-torcedor-do-botafogo-ta-sendo-muito-feliz-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11611045.ghtml)



Reviravolta

- Há quatro dimensões do rendimento. Uma delas, é psicológica. Mesmo quando todos não acreditam, como líder, temos que fazer acreditar. Sempre acreditamos, com a família unida, nunca abrimos brecha. O mais difícil era reverter essa onda. Lembro que na final da Taça Rio, que não queríamos, mas era a realidade. Com surpresa nossa, quando ganhamos fomos insultados por todo estádio.


- Não entendemos. Ou era seguir bem unidos, a situação estava insustentável. Não entendíamos que estávamos há 5 jogos sem perder e continuávamos. Entregávamos resultados positivos, e recebíamos insultos. Só tínhamos uma forma a fazer, era seguir, com apoio da administração. Estávamos unidos, com apoio de todos os departamentos. A dimensão mental se manteve. Não foi ao fundo.


- Precede a dimensão física, tática e técnica. Ela estando boa como esteve, resgatamos a equipe. Voltamos à casa, a um gramado de qualidade e as coisas aconteceram.


Relação com os jogadores

- Eu nunca deixei de rir para os meus jogadores, sempre me entreguei. Muitas vezes não ri na sua frente, mas para mim a vida não é sempre resultados. O trabalho com dignidade está acima dos resultados. Por muito que vocês queiram colar o resultado à vida das pessoas, quem não tem dinheiro não tem direito a viver? Para mim não é só o resultado que conta. É o trabalho com dignidade e honestidade intelectual que conta.


- Há muitos anos o Brasil é livre, vem ao estádio quem quer. Quem não quer não vem. Todos que vieram, obrigado pelo apoio. Os que não vieram porque economicamente não podem ou o horário é ruim porque no outro dia tem trabalho, eu não comento.


- Nunca foi lixo o Botafogo e nem nunca será. Não há recado nenhum. O Botafogo é uma instituição de prestígio. Vamos continuar defendendo o prestígio do Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sérgio Santana e Vinicius Rodeio — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Tiquinho, Júnior Santos e Cuesta são os melhores contra o Corinthians



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória pelo Campeonato Brasileiro



Lucas Perri [GOL]: foi um mero espectador da partida em boa parte do jogo. Fez uma defesa segura quando foi exigido. Nota: 6,5.




Botafogo 3 x 0 Corinthians - Melhores Momentos - 5ª rodada do Brasileirão 2023



Di Plácido [LAD]: não comprometeu e fez um jogo de segurança. Chegou a sofrer com a dobra de Róger Guedes e Fagner no começo do segundo tempo, mas, no geral, se saiu bem nos duelos. Nota: 6,5.



Adryelson [ZAG]: mais uma vez sólido. Foi seguro no alto e teve segurança nas saídas curtas. Nota: 7,0.


Cuesta [ZAG]: absoluto dentro de campo. Levou a melhor em praticamente todas as disputas contra Yuri Alberto e ainda teve participação decisiva no primeiro gol. Um dos melhores da partida. Nota: 8,0.


Marçal [LAE]: fez Adson passar batido na partida com uma atuação segura na defesa. Além disso, foi importante para o começo das jogadas da equipe. Nota: 7,0.


Marlon Freitas [VOL]: atacou e defendeu na mesma intensidade. Correu o tempo inteiro para pressionar e ser o primeiro homem de combate na primeira linha do Botafogo. Fez bom jogo. Nota: 7,0.


Gabriel Pires [VOL]: surpresa na escalação, o camisa 14 ditou o ritmo no meio-campo e foi o principal ponto de criatividade da equipe de Luís Castro. O volante deu o passe que "criou" o lance do pênalti em cima de Júnior Santos. Nota: 7,5.





Tiquinho Soares comemora gol em Botafogo x Corinthians — Foto: André Durão



Eduardo [MEI]: não fez lá um jogo tão participativo no sentido técnico, mas foi importante para dar presença no meio-campo. Foi responsável por finalizar a jogada no golaço coletivo marcado no terceiro tento. Nota: 7,0.


Júnior Santos [ATA]: foi a principal dor de cabeça para a defesa do Corinthians. Correu, driblou e passou por cima da marcação de Fábio Santos em boa parte da partida. Sofreu o pênalti que resultou no segundo gol de Tiquinho. Nota: 8,0.


Tiquinho Soares [ATA]: partida típica de centroavante. Marcou dois gols com a marca de um camisa 9. No primeiro, mostrou oportunismo dentro da área. No segundo, foi frio para vencer Cássio na marca da cal. Mais uma vez sendo protagonista. Nota: 8,5.


Victor Sá [ATA]: abaixo em relação ao trio de ataque titular. Muito importante no sentido de recomposição e pressão na saída de bola, mas tomou decisões erradas na hora de passar e chutar no ataque. Nota: 6,5.




"O torcedor do Botafogo tá sendo muito feliz", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-torcedor-do-botafogo-ta-sendo-muito-feliz-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11611045.ghtml)



Entraram

Luís Henrique [ATA]: colocou mais energia do lado esquerdo. Não fez uma grande jogada de destaque, mas foi importante para melhorar a força naquele setor. Nota: 7,0.


Matías Segovia [ATA]: botou fogo no jogo. Deu a assistência para o terceiro gol e criou chances para, no mínimo, mais duas finalizações perigosas. Nota: 7,5.


Tchê Tchê [VOL]: começou a jogada do terceiro gol com uma bela arrancada e ainda deu uma finalização perigosa. Entrou bem. Nota: 7,5.


Janderson [ATA]: entrou no fim. Sem nota.


Lucas Fernandes [MEI]: já entrou nos instantes finais da partida. Sem nota.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Corinthians: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da quinta rodada do Brasileirão



Botafogo e Corinthians duelam pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Nilton Santos. O Premiere transmite para todo Brasil, e o ge acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir). Os cariocas têm 100% de aproveitamento jogando em casa, e os paulistas tentam a primeira vitória como visitante.


+ Veja a tabela do Brasileirão






Marcelo Raed analisa Botafogo x Corinthians, pela 5ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/marcelo-raed-analisa-botafogo-x-corinthians-pela-5a-rodada-do-brasileirao-11603535.ghtml)



Invicto há 14 partidas, o Botafogo é o líder isolado do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento e 12 pontos somados depois de quatro rodadas, a melhor campanha do time para abrir o torneio nacional desde 1981.



Já o Corinthians vai para seu terceiro jogo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que ainda não venceu. O técnico perdeu para o Independiente Del Valle, pela Conmebol Libertadores, e empatou com o Fortaleza, pelo Brasileirão, ambos os jogos em casa. Agora, tenta a primeira vitória.


Mais do que isso: precisa do resultado para não correr risco de voltar à zona de rebaixamento da competição. O Timão vive uma maratona de jogos e logo após enfrentar o Botafogo terá pela frente clássico contra o São Paulo, neste domingo, na Neo Química Arena.



Transmissão: Premiere
Tempo Real: o ge acompanha todos os lances, com vídeos exclusivos (siga clicando aqui)


Prováveis escalações


Botafogo - técnico: Luís Castro


O treinador português não tem nenhum novo desfalque em relação à vitória contra o Atlético-MG, no último domingo. As dúvidas são por conta das alternâncias que Castro vem fazendo na escalação para se adaptar aos diferentes adversários.


A possibilidade de enfrentar um Corinthians mais fechado, pode levar o treinador a mudar os pontas, mas as boas partidas de Júnior Santos e Victor Sá os credencia a seguir no time.



Provável escalação: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Gustavo Sauer), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares.


Pendurados: Tiquinho Soares, Cuesta e Di Plácido.


Desfalques: Patrick de Paula, Rafael e Danilo Barbosa (lesionados); Gatito (transição).



Corinthians - técnico: Vanderlei Luxemburgo


O Timão tem como principal desfalque o volante Fausto Vera, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O meia Guilherme Biro se apresentou à seleção brasileira sub-20 e também é baixa para o duelo. Além, é claro, de Renato Augusto, fora de combate desde o início do mês passado.


Alguns jogadores não foram relacionados por opção de Luxa: o volante Cantillo, o lateral-direito Rafael Ramos, o zagueiro Balbuena e o atacante Júnior Moraes. Em relação ao time, a formação deve sofrer algumas mudanças além da de Fausto. Maycon e Paulinho brigam pela vaga.



Na frente, Yuri Alberto, que foi banco na rodada passada, pode seguir fora do time titular.


Provável escalação: Cássio, Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu (Fábio Santos); Roni, Maycon (Paulinho) e Matheus Araújo; Adson, Pedro (Yuri Alberto) e Róger Guedes.





Pendurado: Róger Guedes


Desfalques: Fausto Vera (suspenso), Guilherme Biro (seleção brasileira sub-20) e Renato Augusto (em transição após cirurgia no joelho).



Arbitragem




Anderson Daronco marca impedimento em lance de Fluminense e Paysandu, pela Copa do Brasil — Foto: Alexandre Durão



Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistente 1: Bruno Boschilia (FIFA-PR)
Assistente 2: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Quarto árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto (VAR FIFA-MG)
AVAR: Frederico Soares Vilarinho (MG)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro