Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Após derrota do Botafogo, Bruno Lage bate na mesa, diz palavrão e pede: "Acreditem como nós"



Líder do Brasileirão emendou a terceira derrota seguida no Brasileirão



Mesmo que ainda líder do Brasileirão, o Botafogo conheceu a terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. A equipe de Bruno Lage perdeu para o Corinthians por 1 a 0 pela 24ª rodada, na Neo Química Arena, e o técnico foi enérgico ao pedir o apoio da torcida para entender o momento do time.



Após derrota do Botafogo, Bruno Lage bate na mesa, diz palavrão e pede: "Acreditem como nós" (https://ge.globo.com/video/apos-derrota-do-botafogo-bruno-lage-bate-na-mesa-diz-palavrao-e-pede-acreditem-como-nos-11970478.ghtml)


- Puxem para cima agora, é do que eles (jogadores) precisam. O torcedor do Botafogo é apaixonado, de um clube grande, mas na primeira rodada estavam lá 10 mil. Agora estão 50, 60 mil a empurrar esse time. Foram eles (jogadores) que puxaram para cima. Agora eles precisam desse carinho. E não que "olha, vamos entregar o ouro, vamos perder". Não, c******! Acreditem como nós, porque eles acreditam. Estavam com 10 jogadores a correr, p****. Deram a vida pelo capitão, que teve que sair aos 25 minutos. Agora é o momento de estarmos todos juntos. Se tiverem que bater, batam em cima do treinador, sem problema nenhum. Segundo turno é difícil, as equipes já sabem como o Botafogo joga, as virtudes, como podem nos atacar. Faz parte do nosso trabalho, do meu trabalho, entender como vamos ganhar. E vamos ganhar! - desabafou, enquanto batia na mesa.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Bruno Lage comanda Botafogo contra o Corinthians na Neo Química Arena — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Da mesma maneira que eu estou assertivo aqui, vocês entendam que é a forma que eu estou. As pessoas dizem: "Olha, como ele é parado na área técnica". Sou parado porque estou me controlando. É assim que eu trabalho todos os dias com meus jogadores, passando energia positiva. Passem também, torcedores. Se tiverem que apontar o dedo, apontem para mim, sem problema nenhum. É no Bruno, é no Bruno, é no Bruno. Deem carinho máximo para eles, não exponham mais pressão ou mais ansiedade, deem liberdade total para eles jogarem o jogo - completou, e pediu desculpas pelos palavrões ditos ao término da coletiva.


Sobre o resultado do jogo, Lage definiu como "inglório" e destacou a atuação após expulsão do lateral-esquerdo Marçal, aos 20 minutos do primeiro tempo, após levantar o pé e acertar Pedro.


- É um resultado inglório, principalmente pela atitude e performance mostrada quando ficamos com um jogador a menos, com 10. O que posso dizer aos torcedores do Botafogo é aqui ninguém desiste, independente de haver sinais de alerta ou não. É contra tudo, como essas situações do futebol, como perdermos nosso capitão por cartão vermelho, e contra todos, porque é um campeonato muito competitivo e temos que jogar contra todos - disse sobre o resultado.


Questionado se considera a terceira derrota no Brasileirão como um sinal de alerta, assim como Tchê Tchê disse na saída de campo, ele rebateu.


- Foi o Tchê Tchê que falou, Tchê Tchê que pode responder o que significa o sinal de alerta. Hoje o que nós sentimos é isso, até mesmo fora, o adversário tem um enorme respeito. E nós temos que ter essa dimensão de campeão, e perceber quais são os passos das equipes que jogam contra nós. Fomos contra o Atlético-MG, jogaram para a trás, e aqui a mesma coisa, perceberam que éramos muito fortes em transição, em blocos, com saída rápidas. Se o sinal de alerta é isso, temos que perceber o que precisamos fazer quando tivermos a posse de bola. Os adversários viram o Botafogo jogar seis meses, e agora temos que perceber onde estão os espaços para darmos continuidade ao nosso jogo.




Tchê Tchê diz que Botafogo precisa ter "cabeça boa" após derrota contra Corinthians (https://globoplay.globo.com/v/11970415/)


Com este resultado, o Botafogo permanece com os 51 pontos, perdendo a chance de aumentar a vantagem para o vice-líder Palmeiras, com 44. O time paulista perdeu por 1 a 0 para o Grêmio na rodada. A próxima partida do Botafogo é na segunda-feira (02/10), às 20h, contra o Goiás, no Nilton Santos.


Outras respostas de Bruno Lage na entrevista coletiva:


Sinal vermelho

- O sinal vermelho são as derrotas. Mas isso já tem vindo antecipar um pouco a equipe desde o início, quando eu cheguei. Quem está do outro lado, também estuda o nosso adversário. E não está a dar o espaço que nós criávamos. Nós temos que continuar a trabalhar e também jogar da maneira que é: ter o espaço para jogar, não ter espaço nas costas e, quando o adversário nos oferece o espaço, para construir.



- Nos jogos anteriores, em dois, três passes a gente estava dentro da área. Quando agora o adversário joga em bloco baixo, não conseguimos fazer isso de estar em dois, três passes. Temos que desmontar com posse, criar outro tipo de jogo. E é ter as duas coisas. A equipe tem trabalhado muito bem nisso. Com o Flamengo fez um bom jogo, criando oportunidades desta forma.


- Temos que olhar e perceber a dimensão que esta equipe tem e eles tomarem de consciência que são os líderes, que tem sete pontos de avanços. E agora quando vão jogar contra o Atlético-MG ou Corinthians, eles que estão lá trás e nós que temos que procurar os espaços e termos que ser a equipe de ter mais paciência com bola para criar oportunidades de gol.





Corinthians 1 x 0 Botafogo | Melhores momentos | 24ª rodada do Brasileirão 2023



O tem a dizer aos torcedores sobre as derrotas

- Por palavras, a primeira coisa é olhar para o espírito que a equipe tem e a forma que, com menos um jogador, fez o jogo. Lutou, correu e criou oportunidade o suficiente, na minha opinião, para empatar. Se empatássemos hoje, seria mais um ponto que abriríamos do nosso adversário. Continuamos com sete pontos de avanço. Quem ganhou dos primeiros seis, sete classificados nesta rodada? As equipes vão todas lutar por objetivos e qualquer jogo, seja dentro ou fora de casa, serão difíceis. Nós viemos de uma sequência de quatro derrotas, aonde três são fora e sabemos o quão difícil é jogar fora.


- Aqui no Brasil sente-se e pesa muito o fator fora e casa pela torcida. A direção, jogadores e comissão técnica estão todos juntos e nós sabemos o que temos que fazer. Temos um percurso e estamos convictos do trabalho que temos que fazer.


- Todos que andam no futebol sabem que havia um momento em que podia chegar esta sequência. Se olhar para trás, estes rapazes que estiveram ali (em campo) fizeram uma sequência de vitórias que bateu recorde. Se olhar para trás, nos últimos 20 anos, se houve um campeão que não teve um momento de perder pontos... Mais importante do que isso. Estamos a perder pontos e ainda temos sete de vantagem. Estamos contentes? Não. Queríamos ter chegado aqui e vencido.



- Eu peço ao torcedor que se concentre é na equipe do Botafogo. Continue a apoiar estes jogadores, porque o que eles fizeram é de uma grandeza enorme. É nesta altura que eles precisam de apoio, conforto.


- Eu os falei há duas rodadas, minhas decisões não podem ser motivos de maior ansiedade e maior pressão para os jogadores. Jogadores tem é que sentir carinho. Ir na rua e ouvir. Passar no aeroporto e ouvir: “Bora que a gente está aqui com vocês”. Não é para o treinador. Treinador está imune a isto. É para os jogadores porque foram eles que fizeram isso. Eles têm que sentir essa dimensão do que é o Botafogo hoje em dia. É a melhor equipe do campeonato tem mais de 50 pontos e terá que fazer uma reta final como foi de início. É um momento que vai passar e vamos já preparar o próximo jogo para ganhar os três pontos.

Atuações do Botafogo: Marçal e Di Plácido são os piores contra o Corinthians; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na derrota na Neo Química Arena pelo Brasileirão














Ranking de Atuação

Ordenar por:




Lucas Perri - GOL

nota ge 6.0
público 7.3

Fez o que pôde para tentar evitar o resultado. Antes do gol de Gil, fez uma grande defesa em cabeçada do próprio zagueiro, mas não foi suficiente.



Di Placido - LAT

nota ge 3.0
público 2.3


Foi desarmado com extrema facilidade por Matheus Bidu no lance do gol do Corinthians. Achava que a bola estava controlada, levou corpo e saiu na pior. Noite para esquecer.



Júnior Santos - ATA

nota ge 4.5
público 4.4


Teve a bola do empate nos minutos finais. Poderia ter cabeceado para o lado e Eduardo, eventualmente, completaria para o gol. Resolveu chutar e Cássio defendeu.



Adryelson - ZAG

nota ge 5.5
público 6.4

Foi firme nas disputas pelo chão e apareceu bem na defesa. Não esteve envolvido no lance do gol.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 4.0
público 5.6

Foi superado no alto com certa frequência - inclusive no lance do gol de Gil. Teve dificuldade no tempo de bola contra os adversários.



Marçal - LAT

nota ge 1.0
público 0.1

Expulso com 20 minutos de jogo de forma completamente infantil ao dar uma solada no tornozelo de Pedro no campo de ataque. Time, que até então controlava o jogo, piorou.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 4.5
público 3.9

Não foi o volante que geralmente dita o ritmo de jogo que o Botafogo se acostumou a ver. Com a expulsão, ficou muito mais preso à marcação e se limitou tecnicamente.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 5.5
público 4.9

Melhorou os passes da equipe. Apareceu no setor ofensivo com mais qualidade.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 7.0
público 7.6

Fez um pouco de tudo: foi volante, meia-direita, lateral-esquerdo e lateral-direito. Se sacrificou pelo time após a expulsão de Marçal e não comprometeu em nenhuma das funções.


10º
Eduardo - MEI

nota ge 3.5
público 2.6

Errou praticamente tudo que tentou. Para piorar, ficou sem função após a expulsão de Marçal - na teoria, atacava como um meia, mas marcava como um segundo volante. Na prática, não conseguiu exercer nenhum com qualidade.


11º
Victor Sá - ATA

nota ge 4.0
público 4.3

Sumido do jogo. Pouco ameaçou os laterais do Corinthians mesmo quando o Botafogo estava com 11 jogadores em campo.


12º
Carlos Alberto - ATA

nota ge --
público 5.3


Entrou na reta final do jogo.


13º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 5.0
público 3.9


Venceu várias disputas aéreas e conseguiu fazer pivôs contra a marcação do Corinthians, mas prendeu muito a bola e pecou na hora de dar passes para os pontas.


14º
Hugo - LAT

nota ge 6.0
público 7.3

Seguro na marcação e tímido no ataque. Entrou em um contexto muito desfavorável e mesmo assim mostrou serviço.


15º
Luis Henrique - ATA

nota ge 5.0
público 4.3

Ficou isolado quando a equipe ficou com um jogador a menos, mas não criou nada nas raras oportunidades que teve a bola no pé.


16º
Diego Costa - ATA

nota ge 5.5
público 5.0

Entrou em uma fase muito ruim do jogo, com o time perdendo e tendo um atleta a menos. Assim, mais brigou do que jogou. Correu e se dedicou, mas pouco fez ofensivamente.


17º
Bruno Lage - TEC

nota ge 4.0
público 1.2

Obviamente não tem nenhuma culpa com a infantil expulsão de Marçal, mas o meio-campo do Botafogo ficou enfraquecido durante todo o jogo com Eduardo de segundo volante - posição que não foi alterada até o apito final.



Leia mais sobre o Botafogo:

Corinthians x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 24ª rodada do Brasileirão




Corinthians e Botafogo se enfrentam nesta sexta-feira, às 20h, na Neo Química Arena, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O Premiere transmite a partida ao vivo, e o ge acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos - clique aqui para seguir.



+ Siga o ge Corinthians no WhatsApp

+ Siga o ge Botafogo no WhatsApp





Veja também:

+ Mais informações do Botafogo


O Corinthians tenta acabar com o jejum de cinco jogos sem vencer e sair da parte de baixo da classificação. O Timão está na 14ª colocação, com 27 pontos, três acima da zona de rebaixamento.


Além disso, a equipe de Vanderlei Luxemburgo quer retomar o bom futebol e ganhar forçar às vésperas das semifinais da Copa Sul-Americana, que passou a ser a prioridade alvinegra na temporada.




Corinthians x Botafogo: saiba tudo sobre o jogo da 24ª rodada do Brasileirão Série A 2023 (https://ge.globo.com/video/corinthians-x-botafogo-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-24a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2023-11959205.ghtml)


O líder Botafogo soma 51 pontos e vem de duas derrotas seguidas no Brasileirão. Mas como o vice-líder Palmeiras perdeu na quinta para o Grêmio por 1 a 0, pode voltar a abrir vantagem na ponta. A vantagem atual é de sete pontos.


Assim como o Corinthians, o Glorioso buscar voltar a ter boas atuações no Brasileirão e, consequentemente, voltar a vencer. A equipe tem a melhor defesa e o melhor ataque da competição.




Neo Química Arena, palco de Corinthians x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli


Transmissão:

O Premiere transmite ao vivo para todo o Brasil.
O ge acompanha em Tempo Real com vídeos dos principais lances - clique aqui.


Escalações prováveis

Corinthians - Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Há algumas dúvidas na escalação do Timão, que prioriza a semifinal da Copa Sul-Americana, na terça-feira. Luxemburgo já adiantou que o planejamento é usar os titulares, mas evitando que a maioria deles jogue por 90 minutos. Fábio Santos e Renato Augusto, por exemplo, devem começar no banco de reservas. Bruno Méndez e Gil retornam pois já cumpriram suspensão.


Escalação provável: Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Matías Rojas (Ruan Oliveira ou Gustavo Mosquito); Wesley (Pedro) e Yuri Alberto.





Quem está fora: Giovane (lesão muscular anterior de coxa), Roni (trauma no tornozelo) e Paulinho (recuperação de cirurgia no joelho)


Pendurados: Cássio, Caetano, Lucas Veríssimo, Matheus Bidu, Biro, Fagner, Fausto Vera, Maycon, Gabriel Moscardo, Roni, Ruan Oliveira e Yuri Alberto.


+ Outras notícias do Corinthians


Botafogo - Técnico: Bruno Lage

Para o duelo, Lage terá o retorno de Gabriel Pires, que cumpriu suspensão no último jogo. No entanto, o retorno dele ao time ainda não está confirmado. Caso volte, a tendência é que a equipe conte com Tchê Tchê atuando mais avançado pelo lado direito. Lucas Perri está recuperado de um travamento nas costas e volta ao gol.


Escalação provável: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Júnior Santos) e Eduardo; Tchê Tchê, Victor Sá e Tiquinho Soares.




Quem está fora: Rafael e Patrick de Paula (lesionados)


Pendurados: Rafael, Matías Segovia, Philipe Sampaio, Hugo e Janderson


+ Outras notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP)
VAR: Rafael Traci (VAR-Fifa-SC)


Corinthians x Botafogo: quem é favorito? Veja a nossa análise



Fonte: Por Redação do ge — São Paulo

Com derrota do Palmeiras, Botafogo tem chance de abrir vantagem “inalcançável” por título brasileiro



Todo time que abriu dez pontos de vantagem em relação ao vice-líder na era dos pontos corridos foi campeão



A derrota do Palmeiras para o Grêmio dá ânimo ao Botafogo, que enfrenta o Corinthians às 20h desta sexta-feira na Neo Química Arena, pela 24ª rodada. Além de ter a chance de recuperar a moral por três derrotas seguidas, a equipe comandada por Bruno Lage pode se reencontrar com uma marca histórica positiva.






Mansur sobre o momento do Botafogo: "Não pode fabricar uma tensão desnecessária" (https://ge.globo.com/sportv/programas/troca-de-passes/video/mansur-sobre-o-momento-do-botafogo-nao-pode-fabricar-uma-tensao-desnecessaria-11960701.ghtml)


+ Jogadores do Botafogo têm culto com Ricardo Oliveira antes de jogo contra o Corinthians


Atualmente com sete pontos de vantagem em relação ao Palmeiras, o Alvinegro terminará a rodada com dez de diferença em caso de um resultado positivo. Nenhum clube na história do Brasileirão de pontos corridos deixou de ser campeão após abrir esta diferença para o segundo colocado.



O Botafogo já tinha alcançado essa diferença na 14ª rodada após vencer o Grêmio. A vantagem para o vice-líder chegou a ficar em 13 pontos, mas caiu com as duas derrotas seguidas recentes. Agora, pode voltar a ficar em dois dígitos.





Jogadores do Botafogo comemoram gol contra o Flamengo — Foto: André Durão


Os outros clubes que abriram 10 pontos de vantagem no Brasileirão


Corinthians em 2017
Flamengo em 2019
Palmeiras em 2022


Bruno Lage não venceu uma partida fora de casa desde que assumiu o comando do Botafogo. Na pior das hipóteses - uma derrota na Neo Química Arena -, o Alvinegro terminará a rodada seguindo com os atuais sete pontos de vantagem na liderança.



Leia mais sobre o Botafogo: