Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

À espera da proposta do Botafogo, Luís Oyama afirma: "Minha vontade é permanecer"


Volante de 24 anos está em fim de empréstimo e pertence ao Mirassol, com que o Bota ainda não se entendeu. Prazo de preferência do clube carioca termina em dois dias




Luís Oyama segue sem destino certo para 2022. Em fim de empréstimo ao Botafogo e com vínculo com o Mirassol, o volante está entre a vontade de permanecer no Rio de Janeiro e o impasse financeiro entre os clubes, que ainda não se entenderam. Ao ge, ele se manifestou sobre o assunto.





Volante pertence ao Mirassol — Foto: Vitor Silva/Botafogo



- Diante das inúmeras mensagens que tenho recebido através das redes sociais sobre a minha permanência no Botafogo, gostaria de esclarecer que a minha vontade, do meu staff e do Mirassol, é que eu possa permanecer. Entretanto, depende única e exclusivamente do Botafogo, viabilizar essa situação - disse.



- Iniciamos as tratativas há algum tempo, entretanto, não obtivemos respostas. Estou adaptado ao clube, a cidade e como forma de respeito aos torcedores devo esse posicionamento - completou.


+ Botafogo não chega a acordo com Warley
+ Vinicius Lopes deve ser o primeiro reforço
+ Contratações para 2022: veja quem chega, fica e sai




Rodrigo Capelo fala sobre a possível venda do Botafogo: "É o caminho mais inteligente" (https://ge.globo.com/video/rodrigo-capelo-fala-sobre-a-possivel-venda-do-botafogo-e-o-caminho-mais-inteligente-10168926.ghtml)


Nesse mês de dezembro, o Mirassol negou a primeira proposta alvinegra pelo jogador. O Bota não ofereceu nem 30% do que o clube paulista esperava receber pelo volante. Desde então, o lado carioca prometeu nova investida, que ainda não se concretizou.


O assunto voltou à pauta nessa semana porque o contrato está a dois dias do fim e também por conta das redes sociais. Oyama foi visitar a cafeteria de Jefferson em São José do Rio Preto. A postagem atraiu muitos botafoguenses que cobraram o jogador pela renovação.




Post teve repercussão na torcida — Foto: Reprodução


O contrato de empréstimo do Botafogo com Oyama, válido até 31 de dezembro de 2021, não prevê cláusula de renovação automática e nem valor fixado de compra. Como o volante valorizou no mercado, o clube paulista vê a chance de lucrar. O Bota tem preferência na aquisição do atleta pelos próximos dois dias. A partir daí, o Mirassol vai partir para conversas com outras equipes que sinalizaram interesse.



Aos 24 anos, Luís Oyama possui contrato com o Mirassol até maio de 2023. Revelado pelo clube do interior paulista, o volante atuou emprestado por Atibaia e Ponte Preta antes de se destacar no último Paulistão e despertar o interesse do Botafogo. Terminou a temporada 2021 em alta, com 31 jogos, dois gols e duas assistências vestindo a camisa alvinegra.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

"Golaço": o que o Botafogo ganha com a permanência de Enderson Moreira para a temporada 2022


Comentaristas analisam continuidade do trabalho do treinador, que pediu garantias para ficar




Para focar completamente no planejamento de 2022, o Botafogo precisou, nas últimas semanas, convencer Enderson Moreira a ficar. Mesmo com a cláusula de renovação automática, o treinador colocou o futuro no clube em dúvida ao pedir garantias de que teria um elenco competitivo desde o início da temporada. A diretoria sinalizou positivamente para a solicitação do técnico, que respondeu com o tão esperado "fico".


+ Botafogo não chega a acordo com Warley



Enderson tem se reunido com o departamento de futebol para definir as prioridades do elenco alvinegro e discutir os nomes desejados para a próxima temporada. A ideia é ter um time competitivo para disputar o Campeonato Carioca em bom nível e, assim, o técnico conseguir ficar à frente do Botafogo também na disputa da Série A. Ele sabe que um estadual ruim pode comprometer a continuidade do trabalho em General Severiano.


+ Vinicius Lopes deve ser o primeiro reforço





Enderson Moreira acerta permanência no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Quando o técnico assumiu em julho, o time estava na 14ª colocação da Série B, com 13 pontos em 36 disputados e a 10 do G-4, que era o principal objetivo da temporada. A modo de comparação com o antigo treinador, Marcelo Chamusca (três vitórias, quatro empates e três derrotas), em seus 10 primeiros jogos, Enderson liderou a equipe em oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 83,3% de aproveitamento.


+ Dedé confirma contato com o Botafogo


Sob orientação do novo comandante, o Botafogo pegou a curva da ascensão e não desceu mais. A regularidade foi um dos méritos de Enderson, que também conseguiu recuperar jogadores que não vinham de boas performances na temporada. Por isso o esforço da diretoria para atender as expectativas do professor.



A princípio, os atletas vão se reapresentar ao Botafogo no dia 3 de janeiro. O clube avalia algumas opções de lugares fora do Rio para concentrar no início de 2022, sendo o próprio Nilton Santos uma possibilidade.


+ Contratações para 2022: veja quem chega, fica e sai




Rodrigo Capelo explica o que sabemos sobre as vendas de Botafogo e Cruzeiro (https://ge.globo.com/video/rodrigo-capelo-explica-o-que-sabemos-sobre-as-vendas-de-botafogo-e-cruzeiro-10161820.ghtml)



O que o Botafogo ganha com a permanência de Enderson Moreira? Esta foi a pergunta que o ge fez a três comentaristas da Globo, e a resposta foi unânime: ganha muito. Veja abaixo:


Lédio Carmona

"O Botafogo ganha tudo com a presença do Enderson, porque ele conhece o clube. Não vou dizer que ele montou o elenco, mas ele soube trabalhar com esse elenco, deu liga, conhece os problemas do grupo e do Botafogo. Além disso, é um bom treinador. É um treinador experiente que conhece a Série B, como ele provou, e conhece a Série A. Então perder o Enderson nesse momento seria um problema, porque ele é um técnico encaixado, que já conhece todas as dificuldades e virtudes do Botafogo. É fundamental mantê-lo para o projeto 2022".


Raphael Rezende

"O trabalho do Enderson foi espetacular na Série B. Como a manutenção do elenco não tem se mostrado fácil e nem mesmo é recomendável na minha opinião, a permanência dele garante continuidade ao processo. Será uma temporada extremamente complexa para o Botafogo, com mudança de perfil do grupo de jogadores com o andamento da SAF, e trabalhar pela estabilidade do dia a dia será uma missão e tanto, fundamental para o sucesso esportivo do clube, independentemente do aumento do investimento".


Sérgio Xavier Filho

"A permanência do Enderson é um golaço. O que aconteceu nesse casamente entre Enderson e Botafogo é algo muito raro. A gente quase que não encontra paralelos. Um treinador que chega num momento em que o clube está temendo não subir e, alguns meses depois, sem tantas modificações de elenco, foi trocando pneu e mexendo no motor com o carro andando e o negócio deu certo. Um case de um treinador que rapidamente entende o que tem nas mãos, consegue montar o Botafogo possível para aquele momento e consegue se conectar com jogadores, isso é raro.


Os atletas enxergam um técnico que trabalha nessas condições como diferente. O único dado que me chama atenção nessa história é que nos trabalhos anteriores, após um certo tempo ele tinha alguma dificuldade de gerir elenco, por ser muito exigente, vimos brigas em clubes anteriores. No Botafogo isso não aconteceu de forma expressiva. Esse Enderson que amadurece como gestor de grupo é um cara muito importante. Basta a gente imaginar a situação inversa: se o Enderson sair, quem vem para o Botafogo? O resumo da ópera: golaço".



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro