Páginas

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Vc sabia? Palco em Medellín traz sorte ao Botafogo e já teve até título de Garrincha


No total dos confrontos, foram cinco partidas, com três vitórias dos brasileiros e dois empates, 11 gols a favor e sete contra. Ídolo participou e venceu torneio amistoso realizado em 1954




Se depender do histórico do confronto com o Atlético Nacional, em Medellín, a torcida do Botafogo pode começar a ficar mais confiante para a partida da próxima quinta-feira, pela segunda fase da Libertadores da América. Até hoje, o Alvinegro venceu três partidas e empatou duas, sendo que ainda comemorou o título da Taça Brasil-Colômbia em 1954, o primeiro internacional de Garrincha, que marcou um dos gols na "decisão".



#Libertadores | Partidos: 1°/8/1954 At.Nacional 1-2 Botafogo | 7/8/1954 At.Nacional 1-3 Botafogo | 12/1/1958 At.Nacional 1-2 Botafogo |(1/2) pic.twitter.com/2TYmcfVg47April 11, 2017


No passado, os times brasileiros costumavam jogar torneios fora do país, e não era diferente com o Botafogo, que tinha muitos craques em seu elenco. Em 1954, por exemplo, o clube foi convidado para participar da Taça Brasil-Colômbia e não tomou conhecimento dos adversários. O palco dos jogos foi justamente o Estádio Atanasio Girardo, que receberá o duelo da próxima quinta-feira pela Libertadores da América.


O primeiro embate com a equipe "verdolaga" como é chamada carinhosamente pelos torcedores, foi o terceiro do torneio amistoso e acabou em 2 a 1. Os gols de Quarentinha e Garrincha deram o título ao Botafogo, que já havia superado o Independiente de Medellín (4 a 1) e o Millonarios (2 a 0).


Partidos (2/2) | 5/4/1964 At.Nacional 3-3 Botafogo | 31/1/1972 At.Nacional 1-1 Botafogo | pic.twitter.com/taZtGLpsw4April 11, 2017


O Botafogo permaneceu na cidade colombiana e voltou a enfrentar o Atlético Nacional. Novamente no Atanasio Girardo, o Alvinegro venceu mais um amistoso por 3 a 1, gols de Neyvaldo, Carlyle e Quarentinha, este o maior goleador da história do Glorioso. Os clubes só foram se reencontrarm em 12 de janeiro de 1958, quando o meia Edison marcou duas vezes e fechou o placar em 2 a 1.


Em 5 de abril de 1964, houve pela primeira vez um empate: 3 a 3. O último confronto foi no dia 31 de janeiro de 1971. Jarzinho, que é pai de Jair Ventura, atual técnico do Botafogo, fez o gol em uma nova igualdade no placar, que acabou 1 a 1.


Atlético ainda não perdeu em casa em 2017

Imagem aérea do estádio Atanasio Girardot (Foto: Divulgação)

Com capacidade para cerca de 45 mil torcedores, o Estádio Atanasio Girardot faz parte do complexo esportivo da cidade de Medellín, recebendo os mais diversos eventos, esportivos ou culturais. Casa dos principais times da região, o local traz ótimas recordações na temporada 2017 para a torcida do Atlético Nacional. Até agora, a equipe não sabe o que é perder em seus domínios. São sete vitórias e um empate. Resultados que a ajudaram a liderar e se manter invicto no Campeonato Colombiano, tendo o melhor ataque (22 gols) e a melhor defesa (quatro gols sofridos).


Será que o Botafogo vai manter o tabu e ainda ser responsável pela primeira derrota do rival em casa esse ano? Isso nós só vamos saber após o jogo da noite da próxima quinta-feira.



Fonte: GE/Por Felippe Costa, GloboEsporte.com, Medellín, Colômbia